domingo, 27 de maio de 2007

MONSENHOR VIEIRA NA HISTÓRIA DE PATOS 2
Recebemos, durante a semana, várias mensagens de ouvintes e leitores do programa na internet, se solidarizando com os termos do comentário que aqui fizemos no último domingo sobre a idéia de retirar a estátua de Mons. Vieira, da praça João Pessoa para colocar numa praça escondida ao lado da Escola Estadual Mons. Vieira.
Na terça-feira, o coordenador de Comunicação da Prefeitura, Vicente Conserva, entrou em contato conosco para dizer que a estátua não seria mais tirada do local atual, na frente da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Mons. Vieira, na Praça João Pessoa.
Ontem, o vereador José Motta também ligou para mim para assumir a paternidade da idéia de levar a estátua de Mons. Vieira para a praça construída ao lado do Colégio e que teria o nome do saudoso sacerdote. Disse-nos Zé Motta que fora informado da intenção dos familiares de Mons. Vieira de confeccionar um busto do seu parente para colocar na Praça João Pessoa e, por isso, esposara a idéia de levar a estátua para a indigitada praça. Argumentei que a idéia dos familiares era outra, conforme me fora transmitida pelo professor Durval Fernandes, primo do Mons. Vieira e, como ele, ex-diretor daquele colégio. Segundo Durval, os familiares pretendem mandar confeccionar um busto ou estátua de bronze para colocar na praça João Pessoa e colocar a estátua dentro do Colégio em lugar de destaque. Informou que representantes da família já estariam em contato com a Secretaria de Educação do Estado para viabilizar a nova localização da estátua assim que a nova escultura fique pronta.
A nosso ver, desde que uma nova escultura seja colocada na Praça João Pessoa, a melhor localização para a atual estátua seria o interior do Colégio que leva o nome de Mons. Vieira, onde ele estaria espiritualmente mais à vontade. E até sugeriríamos que a estátua antiga fosse colocada no espaço existente à frente das duas escadarias que dão acesso à diretoria, mais ou menos no local de onde Padre Vieira fazia preleções aos seus milhares de alunos.
Com relação à nova escultura em bronze que a família anuncia, poderia ser colocada ou nas escadarias da Praça João Pessoa ou no espaço existente entre os canteiros da parte de cima da praça, desde que fique em posição fronteira ao colégio. Reconheço que a atual posição é inconveniente pois fica no leito da rua. O que não admito de maneira nenhuma (mas quem sou eu para enfrentar os iluminados e poderosos de plantão?) é que a estátua de Mons. Vieira seja jogada no lixo, por maior que tenha sido o esforço em transformar o antigo monturo em praça, escondida de quem passa pela Praça João Pessoa. Por mais árvores e luminárias que lhe agreguem, continuará a ser um local escondido, ideal para namoros escusos e rodadas de fumaça.
No ano em que se comemora seu centenário de nascimento, Mons. Vieira deveria receber da cidade de Patos, de que foi grande benfeitor, as mais expressivas homenagens. (LG)
STJ suspende depoimentos; irmão de dono da Gautama é liberado (Folha Online, 26/05/2007 - 19h31 )
A ministra do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Eliana Calmon manteve a prisão do funcionário da Gautama no Piauí João Manuel Soares, acusado de participar de esquema de fraude de licitações. O depoimento de Soares terminou por volta de 19h.
No fim da tarde, Calmon havia revogado a prisão de Dimas Soares de Veras, irmão do dono da Gautama, Zuleido Soares de Barros Veras, suspeito de ser o chefe do suposto esquema.
A notícia da prisão de Dr. Dimas surpreendeu quantos o conhecem. Dimas é uma pessoa correta e honesta. Até bem pouco tempo ele tocava a vida empresarial sozinho, apesar das dificuldades, sem recorrer ao irmão rico. Como há poucos meses ele passou a trabalhar para a empresa Gautama, do seu irmão Zuleido, acredito que não tenha nenhum envolvimento com as irregularidades de que o grupo é acusado, apesar de seu nome ter sido citado nas investigações e, inclusive, divulgada a gravação de um telefonema dado para ele por Zuleido. Pela parte do diálogo divulgado pela televisão não se percebe nenhum envolvimento maior do Dr. Dimas. Estamos torcendo para que ele sai ileso desta confusão. (LG)
COLETIVOS VERSUS ALTERNATIVOS
A grande dificuldade para manter uma empresa de transporte coletivos em Patos é a concorrência predatória das chamadas lotações. A baixa freqüência dos coletivos obriga a população a recorrer aos transportes alternativos, criando um círculo vicioso, pois a baixa utilização dos coletivos impede a utilização de um maior número de ônibus. Pode parecer impopular a medida mas a STTRANS tem que desestimular o uso das lotações até que a empresa de ônibus se firme. O novo superintendente tentou implantar uma medida para diminuir o uso dos alternativos, medida essa que foi revogada diante da reação dos motoristas dos alternativos. Sugerimos à STTRANS uma forma de desestimular a concorrência predatória dos alternativos sem impedi-la de todo. A sugestão que demos durante a semana, no nosso FACTORAMA, é só permitir que circulem os alternativos que estejam devidamente legalizados. Como há muitos alternativos clandestinos e em péssimo estado de conservação, bastaria proibir que circulassem os que não estão legalizados e em condições de circular. Com a oferta menor de lotações, os ônibus teriam um aumento na demanda e ninguém poderia reclamar pois apenas se estaria aplicando a lei exigindo que os veículos fossem de aluguel, os motoristas habilitados como profissionais, o alvará em dia e o veículo com as mínimas condições de utilização como transporte público. Para isso teria que haver uma fiscalização séria e constante. Aliás, a clandestinidade tanto de alternativos como no serviço de moto-táxi é uma desmoralização para as nossas autoridades. Está na hora de a curadoria do consumidor entrar em cena e exigir o cumprimento da lei, impedindo a circulação dos clandestinos. (LG)
DIVERSAS
DINALDO DEVE ACOMPANHAR CÁSSIO EM VIAGEM A BRASÍLIA.
O deputado Dinaldo Wanderley está viajando hoje para Brasília, acompanhando o governador Cássio Cunha Lima, juntamente com os deputados Manoel Ludgero e Tarcísio Marcelo. Cássio e os deputados vão visitar vários ministérios em busca de verbas para o Estado e para as regiões de interesse de cada deputado. Dinaldo diz que vai defender os pleitos de Patos e outras cidades da região.

MORADORES DA RUA FÉLIX ARAÚJO RECLAMAM DE BURACO.
Moradores da rua Félix Araújo, na Vila Cavalcanti, fazem veemente apelo ao setor responsável da Prefeitura de Patos para mandar tapar um buraco no calçamento daquela rua que tem prejudicado muito aos moradores. O buraco é tão grande que nele até um caminhão já ficou atolado e outro que foi acudi-lo quase atola também. O buraco já tem vários meses e os responsáveis ou irresponsáveis fazem ouvidos moucos aos seguidos apelos dos moradores. Talvez a obra não gere uma “comissão” compensatória.

PSB REALIZOU ENCONTRO REGIONAL.
O Partido Socialista Brasileiro realizou na manhã de hoje, na Associação Comercial, o seu encontro regional, reunindo representantes do partido em toda a região. O prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho, e os deputados federais Manoel Júnior e Marcondes Gadelha eram esperados no evento, além de deputados estaduais e outras lideranças.

PREFEITURA DE PATOS FIRMOU MAIS UM TERMO DE AJUSTE COM PROCURADORIA.
Segundo fomos informados esta semana, a Procuradoria da Prefeitura de Patos firmou mais um termo de ajuste de conduta diante do Ofício local do Ministério Público do Trabalho. Desta vez o compromisso firmado foi no sentido de pagar em 30 dias valores do décimo terceiro dos agentes comunitários de saúde não pagos na época oportuna. Outro compromisso assumido foi entregar em até 60 dias as portarias de todos os agentes que tiveram a sua situação regularizada em lei recentemente aprovada.
Polícia prende acusado de matar albergada em Patos (Portal Correio, sexta-feira, 25/05/07)
A polícia de Patos prendeu na manhã desta sexta-feira (25) no bairro Noé Trajano, naquele município, um cidadão, de 30 anos, acusado de matar a tiros a albergada Rosinalda Batista Pereira Barros, de 31 anos, conhecida como Rose. O crime aconteceu na quinta-feira, cerca de 6:15 da manhã, logo depois de Rose sair do Presídio local onde dormira. O fato verificou-se na rua dos 18 do Forte a cerca de trinta metros da residência da vítima. Na Delegacia de Patos, Girnaldo foi reconhecido por testemunhas que disseram à delegada Ana Carolina Ferreira, responsável pelo caso, que o acusado teria recebido R$ 3 mil para executar a albergada e também comerciante. Girnaldo negou participação no crime mas foi indiciado por homicídio.
Segundo informações colhidas pela reportagem, a Polícia chegou ao nome do suspeito por conta de uma denúncia feita por outro albergado. Horas após o assassinato de Rose este outro preso, que dorme toda noite no presídio, procurou a polícia para denunciar que há poucos dias fora procurado pelo suspeito que o convidara para executar Rose, em troca de três mil reais. De posse da informação, a Polícia teria ido no encalço do suspeito que desaparecera logo depois do homicídio e só veio a aparecer na noite do dia do crime. Segundo se informa o suspeito, apesar de negar a autoria do homicídio, teria sido reconhecido por algumas testemunhas, além de outros indícios colhidos pela Polícia, cuja investigação foi conduzida pela Delegada Ana Carolina Adissi. A delegada continua reunindo elementos para identificar o mandante do assassinato, já que o suspeito além de negar o crime alega desconhecer quem teria interesse na liquidação de Rose. (LG)
REGISTROS de 27/05/2007
Registramos o aniversário no domingo, 20/05/2007, do Dr. José Maurício Cajuaz, grande figura casado com a Dr. Adalmira Marques Cajuaz, os dois antigos ouvintes dos nossos programas. Na segunda, lideranças do PMDB de Malta homenagearam o Dr. Cajuaz, presidente local do partido, pelo seu aniversário e pelos cinqüenta anos de serviços prestados à região, desde que aqui chegou vindo do seu Ceará natal. Médico de muita experiência, Cajuaz virou também político tendo sido o primeiro prefeito eleito de Condado e depois prefeito de Malta. Daqui os parabéns do programa para o velho amigo e esposa.
Aniversário na terça-feira, 22 de maio, do meu afilhado Tiago, filho dos compadres Luiz Paca e Neta. Parabéns dos pais, dos manos Luciana, Lucivânia e José, dos avós Vicente e Lu, dos tios e primos. E dos padrinhos o locutor que vos fala e de Arlene.
Na última quinta-feira, 24 de maio, fez um ano da morte do bispo emérito de Patos, Dom Gerardo Andrade Ponte. Em todas as paróquias da diocese foram celebradas missas pelo sufrágio de sua alma, no horário comum de sete horas da noite.
Também na quinta-feira, os familiares de Antônio Araújo de Melo mandaram celebrar missa de 30º dia em sufrágio de sua alma. Araújo foi um dos maiores craques do futebol nordestino.
Aniversário ontem, de Adriana (a Nenen) filha do meu primo-irmão Pedro Neto e de dona Lucinha. Parabéns dos pais, dos manos Manoel Borrego, Andréia e Adriano, dos sobrinhos Fagner e Ana Lívia, dos avós, tios e primos.
Aniversário na próxima terça-feira, 29 de maio, de Luiza Meira Barros Neta, filha de Ronaldo e Conceição. Parabéns dos pais e do mano Carlinhos.

domingo, 20 de maio de 2007

MONSENHOR VIEIRA NA HISTÓRIA DE PATOS

Por duas vezes esta semana falamos no nome do saudoso Mons. Manoel Vieira, nos nossos programas de rádio. A primeira vez foi no Factorama da segunda-feira, quando recordávamos aos torcedores nacionalinos, que a conquista do primeiro campeonato do clube, no domingo anterior, tinha uma história que remontava há quarenta e cinco anos atrás, quando o clube foi fundado. E entre as figuras maiores desta história estava o Mons. Vieira, a quem ninguém fizera referências nas comemorações do primeiro título estadual.

Na quarta-feira, voltei a falar no nome do Mons. Vieira, depois de ser surpreendido com a notícia de que uma estátua sua, existente em frente ao Colégio que leva seu nome, na Praça João Pessoa, ia ser transferida para um arremedo de praça construída no antigo monturo existente no lado esquerdo do mesmo Colégio. Da posição original, em frente ao Colégio que virara Estadual mercê dos seus esforços, e onde sua estátua parece vigiar quem entra e quem sai no estabelecimento a que dedicou quase trinta anos de sua vida, soubéramos que pretendiam escondê-lo num tradicional reduto de bêbados e maconheiros, escondido das vistas de quem passa pela praça. Só mesmo o desconhecimento do que Mons. Vieira representou para Patos poderia ditar tal mudança.

Mas esquecer ou desconhecer os que tudo fizeram por Patos, parece ser a sina de muitos que têm dirigido a cidade nos últimos tempos. Figuras como Ernani Sátyro, a maior expressão política de Patos, além de intelectual dos mais importantes, não seria lembrado pelos patoenses não fora a instituição de uma Fundação que guarda as suas memórias. A cidade não lhe dedicou sequer um beco.

A Padre Vieira o governo do Estado dedicou o marco maior de sua atividade na cidade de Patos, dando ao antigo Colégio Diocesano, transformado em Escola de 2º grau o seu nome. Mas não foi o Colégio Estadual a única obra a que Mons. Vieira se dedicou na cidade de Patos.

O Padre Manoel Vieira chegou a Patos no final da década de trinta para dirigir o Ginásio Diocesano, inaugurado pela Diocese de Cajazeiras em 1937 e que tivera no Padre Vicente Freitas o seu primeiro diretor. Padre Vieira tinha pouco mais de trinta anos quando aqui chegou, mas já trazia a experiência de dirigir o Ginásio Diocesano de Cajazeiras, berço da educação no interior da Paraíba.

No Ginásio Diocesano, Padre Vieira começou um trabalho hercúleo para a época de fazer de uma escola mantida pela Igreja naquela cidade pobre do semi-árido nordestino o mais importante estabelecimento de ensino do interior de Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte. Para ali vinham os estudantes daqueles quatro estadosva que pretendiam ser alguma coisa na vida. Os que podiam pagavam pela educação e pelo internato, que mantinha dezenas de bolsistas, recrutados por Padre Vieira em toda a região, entre jovens que queriam progredir intelectualmente. Muitos dos quais iam se juntar a ex-seminaristas que ele acolhia para trabalhar como professores. Nos últimos setenta anos foram inúmeros os médicos, engenheiros, dentistas, bancários, professores, advogados, padres e políticos que passaram pelo tradicional estabelecimento da Praça João Pessoa. Ter estudado no Diocesano e depois Estadual de Patos era carta de apresentação para emprego em qualquer parte e garantia de sucesso em qualquer curso ou concurso em que se metessem. Alunos egressos do Colégio da Praça João Pessoa eram campeões nos vestibulares de João Pessoa, Recife e Fortaleza. Aqui estudaram governadores, deputados, desembargadores, além de honrados cidadãos que se orgulhavam de ter aprendido as lições escolares e de cidadania ministradas pelo Padre Vieira e as equipes, entre as melhores do Estado, que ele sempre formou ao seu redor.

Mas não foi moldar o Colégio Diocesano depois Colégio Estadual, a única grande obra de Mons. Vieira em Patos. Ele foi um baluarte na luta pela implantação da Diocese de Patos, aqui instalada em 1959. Ele se empenhou tanto pela implantação da Diocese que todo mundo pensa que iria virar o nosso primeiro bispo. Nomeado Dom Expedito, Padre Vieira virou vigário geral e continuou a secundar Dom Expedito na construção da diocese.

Logo em seguida ele se empenhou em outra grande obra. Trazer para Patos uma escola estadual para tornar acessível a educação secundária e colegial aos estudantes pobres que não podiam pagar no Diocesano ou no Cristo Rei, escola feminina fundada na mesma época. A demanda de estudantes pobres que queriam estudar era muito superior à capacidade das duas escolas diocesanas de conceder bolsas de estudos para os pobres, graças às sobras das mensalidades que os pais de melhores posses pagavam. Padre Vieira se aproveitou da amizade que tinha com lideranças udenistas como Pedro Gondim, Ernani Sátiro e Zé Cavalcanti e conseguiu que fosse criado o Ginásio Estadual de Patos. Na falta de um prédio para acolher a nova escola estadual, ele convenceu Dom Expedito a vender o prédio da Praça João Pessoa e construir um novo prédio para o Diocesano. Por isso, criado o Ginásio Estadual, o Diocesano continuou a funcionar ali até 1967, quando se mudou para o novo prédio construído no Belo Horizonte. Padre Vieira sofreu críticas por ter influído na venda do colégio, mas o tempo se encarregou de provar que ele tinha razão. Sob sua direção, o Estadual continuou a ser referência em todo o sertão. Mas o Estadual oferecia apenas o curso ginasial, enquanto o Diocesano oferecia primário, ginásio e científico. Padre Vieira só descansou quando o Estado criou o curso científico que passou a funcionar em 1963. Eu próprio fui dos últimos bolsistas do Diocesano e dos primeiros inscritos no Colégio Estadual.

Outra grande luta do Mons. Vieira foi a aquisição pela diocese de uma emissora de Rádio. Dom Expedito tinha grande prestígio junto aos seus colegas de episcopado e Mons. Vieira tinha os contatos locais e, em comum com Dom Expedito, a visão da importância de uma emissora de rádio para os trabalhos pastorais. Dom Expedito conseguiu com o Movimento de Educação de Bases, organizado pela Igreja, os recursos para a aquisição da Rádio Espinharas, que está aí, até hoje, prestando inestimáveis serviços a Patos. Dom Expedito, Mons. Vieira e Padre Milton Alencar formaram a primeira diretoria da Rádio Espinharas de Patos Ltda., depois convertida em Fundação Cultural Nossa Senhora da Guia.

Uma coisa que Padre Vieira sempre valorizou, enquanto educador foi o esporte. Para isso construiu um campo de futebol nos fundos do Diocesano, onde Botafogo de Inocêncio, Esporte, Fluminense e o próprio time do Ginásio enfrentavam os seus adversários. Atém 1965, o campo do Ginásio foi a nossa principal praça de Esportes.

Até 1961, o Esporte, fundado alguns anos antes para suceder o Botafogo de Inocêncio Oliveira, era o único representante da cidade. Um grupo de funcionários das repartições federais sediadas em Patos, como Correio, DNER, DNOCS e Rede Ferroviária, resolveram criar um time de futebol a que deram o nome de Nacional. Padre Vieira logo encampou a idéia. O clube, cujo time inicialmente era formado por empregados das repartições federais, passou a organizar um time mais competitivo para enfrentar o já tradicional Esporte de Patos. E aí foi importante o apoio do Mons. Vieira. No final de 1964, enquanto lutava junto a Federação Paraibana, juntamente com outros desportistas ardorosos, pela entrada de Esporte e Nacional do Campeonato Paraibano, Mons. Vieira tratou de fortalecer o Nacional. Nesta época, meio time do Nacional, trabalhavam no Colégio Estadual. Ribamar que já era professor, passou a ter a companhia de João Batista, Teixeirinha, Bastinho, Perequeté, Zé Canário, Petrônio e outros que se transformaram em inspetores de alunos. Passaram a ganhar do Estado, o salário que o time ainda não podia pagar. Um ou outro dos acima pode até não ter sido inspetor de alunos, mas foi tenho certeza aluno de uma turma noturna que Mons. Vieira criou só para adultos, turma da qual eu fui professor de Português. A luta de 1964, surtiu efeito e já em 1965, Nacional e Esporte participaram do seu primeiro campeonato paraibano. Cresceu aí, portanto, à sombra do Colégio Estadual, o campeão de 2007. Nascido nas repartições públicas federais, criado no Estadual. E dirigido, no primeiro, campeonato, por outro esquecido dos campeões de agora, Dr. Amaury Vicente.

O trabalho feito em Patos, o reconhecimento do Governador João Agripino, eleito em 1965, pelo trabalho eficiente de Mons. Vieira, fizeram dele o primeiro secretário de Educação de um dos maiores governadores que a Paraíba teve em sua história. Mas não demorou muito no cargo. Alguns meses depois foi convocado para uma missão tão importante quanto árdua. Substituir Ernani Sátiro como deputado federal da região, já que Ernani ameaçava pendurar as chuteiras. No fim, “os revolucionários de 1964” fizeram questão da presença de Ernani na Câmara e houve um certo estremecimento na UDN local. Mas, a campanha de Mons. Vieira estava nas ruas e Patos terminou elegendo os dois. Mons. Vieira cumpriu todo o seu mandato com eficiência trabalhando por toda a região que o ajudou a se eleger. Apesar de sacerdote católico conseguiu verbas até para o Centro Espírita da cidade. Filho de Uiraúna, a cidade que mais padres deu à Paraíba, Padre Vieira se fez antes de tudo filho de Patos. Por nossa cidade ele combateu todas as lutas do seu tempo, a ela dedicou todo o seu mandato de deputado federal. Infelizmente, problemas na visão o desestimularam a continuar na política e ele terminou a vida no exercício no múnus sacerdotal, como capelão de presídios na capital do Estado. Um acidente tirou-lhe a vida, alguns dias depois da eleição de Ronaldo Cunha Lima para governador.

Infelizmente, muita gente esquece ou procura fazer com que sejam esquecidos aqueles que tudo fizeram pela cidade. Enquanto procuram criar um culto para uma figura menor da nossa política, procuram empanar o brilho daqueles cujo brilhantismo ofusca a pequenez do novato. Não sei de quem foi a idéia de jerico (que me perdoem os jegues, tão malsinados nos últimos tempos) de tirar a estátua de Mons. Vieira de sua posição vigilante na frente da Escola que ele fez, para esconder num antigo monturo, tão freqüentado por bêbados, prostitutas e maconheiros. Que mandem para ali estátuas de figuras menores da nossa história. Se a estátua de Mons. Vieira incomoda no leito da rua, que a coloquem nas escadas da praça João Pessoa ou no espaço existente bem em frente ao Colégio, no platô da praça, onde não vai incomodar a ninguém. Afinal, a praça é do povo de Patos e poderia ter em cada canto uma homenagem a patoenses ilustres a quem não se prestou a homenagem merecida. E que venham para a praça outras figuras como Dom Fernando Gomes, Dom Expedito, Ernani Sátyro, Nabor Wanderley pai, Allyrio Wanderley, Otacílio Queiroz, Clóvis Sátyro, Darcílio Wanderley, Bivar Olinto, Romero Nóbrega, Zé Gaioso e tantos outros que contariam as coisas bonitas da história de Patos. E que reservem uma outra praça para as figuras folclóricas, Tranca-Ruas e Manduri à frente. Seria uma maneira de ensinar aos pósteros um pouco da história da cidade.

Neste ano de 2007 se comemoram os cem anos do nascimento de Mons. Manoel Vieira, nascido em 1907. Não será com atitudes mesquinhas como esta de desalojá-lo do pedestal de estátua que se homenageará quem tanto amou Patos e quem tanto fez por ela. Só o despeito de quem nada tem a apresentar de benefícios feitos a Patos poderia ditar atitude tão mesquinha. (LG)

REGISTROS 20/05/2007

  1. Faleceu no último dia 03 de maio, Rita Novo, residente no sítio Poços, município de Teixeira. Viúva de um primo de minha avó, Rita ia completar 100 anos no dia 5 de maio e os parentes estavam programando uma festa para o domingo 6 de maio, para comemorar o seu centenário. Daqui as nossas condolências a todos os familiares de Rita que até bem pouco tempo era ouvinte assíduo deste programa.


PROGRAMAÇÃO DO SÃO JOÃO DE PATOS.

É a seguinte a programação do São João de Patos, anunciada esta semana pelo prefeito Nabor Wanderley:

SÃO JOÃO DE PATOS 2007

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

FESTIVAL DO FOLCLORE JUNINO DE PATOS – PB

DIA 21/06 Parte Cultural

quinta-feira Orquestra Sanfônica

Violeiros

Forromônica

Final do Concurso Forró Pé de Serra

Beto Brito

DIA 22/06 Pinto do Acordeon

sexta-feira Aécio Flávio e Banda

Cavaleiros do Forró

DIA 23/06 Delmiro Barros

Sábado Assissão

Solteirões do Forró

DIA 24/06 Flor de Limão

Domingo Cicinho Lima

Banda Calypso

DIA 25/06 Flor da Pele

Segunda-feira Elba Ramalho

DIA 26/06 Geraldinho Lins

Terça-feira Bandoleiros do Forró

Mastruz com Leite

DIA 27/06 Aviões do Forró

Quarta-feira Adonis Antônio

Cowboys Fora da Lei

Garotões do Forró

DIA 28/06 Cheiro de Menina

Quinta-feira Luciene Melo

Saia Rodada

DIA 29/06 Capilé

Sexta-feira Forró na Tora

Capim Cubano

DIA 30/06 Ton Oliveira

Sábado Internautas do Forró

Felipão e Forró Moral

Obs.: Todos os dias teremos atrações regionais


ADVOGADOS VÃO TENTAR ANULAR DECISÃO DE CONSELHO DA UFPB.

O deputado Gilvan Freire recebeu do GIAASP no último domingo toda a documentação pertinente ao processo de criação da Faculdade de Medicina, concluído pela UFCG com a decisão se destinar a nova escola para a cidade de Cajazeiras como era desejo do reitor Thompson Mariz. Além de Gilvan, outros advogados estão sendo postos à disposição da comissão encabeçada pelo GIAASP para contestar a decisão. Duas frentes podem ser atacadas no possível recurso, ambas baseadas no aspecto formal do processo. Uma pretende atacar o relatório tendencioso apresentado para informar a votação pelos membros do Colegiado Pleno. Outro recurso deve atacar o fato de a decisão ter sido tomads pelo Colegiado, quando seria competência da Câmara de Ensino Superior, cuja formação é distinta do pleno e menos influenciável pelo Reitor.

Esta semana, o deputado federal Luiz Couto esteve reunido com os representantes do GIAASP quando a questão foi também discutida. Luiz Couto depois de ouvir as informações da comissão, sugeriu uma outra alternativa, além dos recursos. A sugestão do deputado Luiz Couto é no mesmo sentido daquela dada por Virgílio Trindade no seu Radar e secundada por nós no programa do domingo. O deputado petista, sem desestimular diretamente a utilização dos recursos, sugeriu que a Comissão que tem o GIAASP à frente deveria começar a batalhar para conseguir o desmembramento da UFCG com a criação da Universidade do Sertão e a instalação em Patos da reitoria da nova Universidade. (LG)


PATOENSES INAUGURAM A SEDE DE SUA ASSOCIAÇÃO EM JOÃO PESSOA.

A Associação dos Filhos e Amigos de Patos (ASFAP) inaugurou, na manhã de ontem, com uma animada feijoada, a sua sede na Avenida Cabo Branco, na capital do Estado. A festa teve muita comida, muita bebida, muita música e muita animação e compareceu toda a colônia patoense radicada na capital, além de amigos e visitantes. O presidente Josean Freire diz que agora espera a constante presença dos patoenses na sede de sua associação. Agora os patoenses têm outro local para se encontrarem sem ser a Barraca do Pau Mole, em Tambaú, e os velórios de João Pessoa. A sede da ASFAP fica na beira-mar à altura do número 4100 e espera por sua visita. Infelizmente, meu compromisso com o programa impediu minha ida para a inauguração. (LG)

domingo, 13 de maio de 2007

QUAL SERÁ A PRÓXIMA BATALHA?
GIASSP e outras entidades programaram uma reunião de avaliação para a noite desta sexta-feira. Unidas na defesa da implantação da Faculdade de Medicina em Patos, as entidades iriam avaliar a derrota e a possibilidade de recursos judiciais. Eu não sei se detectaram alguma falha no processo decisório. Todo mundo sabe que Thompson Mariz manipulou os votos daqueles representantes que são dependentes dele e o resultado não poderia ser outro que não a vitória de Cajazeiras. Se não houve falha formal no processo, não há porque espernear. Inês é morta.
Só parcialmente concordo com avaliação do vereador/deputado Bonifácio Rocha de que Patos cuidou tardiamente de entrar na luta pela Faculdade de Medicina. Sousa entrou na disputa há quase tanto tempo quanto Cajazeiras e só conseguiu um voto no Colegiado Pleno da UFCG. Para mim, a avaliação correta foi feita pelo deputado Dinaldo Wanderley em pronunciamento na Assembléia Legislativa. Quem determinou o resultado final do processo foi a manipulação feita pelo Reitor Thompson Mariz. O Reitor simplesmente tinha na mão os trinta votos que foram destinados para Cajazeiras e usou-os como queria. Todos sabemos que tais representantes são eleitos pela comunidade de professores, funcionários e alunos, mas muitos deles foram eleitos em chapas apoiadas pelo Reitor e continuam a girar em torno dele. De independentes poucos poderão se arvorar. A maioria deles são meros áulicos do governante de plantão.
Como a decisão do Colegiado é soberana, entendemos que pouco poderá ser feito. Seja na área judicial, seja na área política. Não adianta chorar sobre o leite derramado. Temos é que “partir para outra”.
O companheiro Virgílio Trindade, em seu programa Radar, esta semana, lembrou um outro objetivo pelo qual poderemos lutar a partir de agora.
Existe um projeto de criação de uma Universidade do Sertão. Seria uma entidade que reuniria todos os campi universitários do Sertão: Patos, Sousa, Cajazeiras, Pombal e Iraporanga. O nosso objetivo, segundo propõe Virgílio, seria lutar, a partir de agora, para que Patos fosse escolhida como sede da Universidade do Sertão. E a luta seria não dentro da Universidade de Campina Grande, onde quem manda, por enquanto, é Thompson Mariz. O que ele menos quer é perder poder. Seria a nível de Congresso Nacional e de Ministério da Educação. Claro que nós partimos em certa desvantagem por não termos representantes no Congresso, mas poderíamos nos pegar com o Senador Efraim Morais que é da região e com todos os deputados federais que não têm vínculo mais próximo com Sousa e Cajazeiras. A reitoria da Universidade do Sertão seria uma espécie de prêmio de consolação para Patos, mas representaria um capital importantíssimo para o futuro. Ao invés das regras serem ditadas por Campina Grande, seriam ditadas a partir de Patos e, esperamos, que com democracia e não com a autocracia com que agiu Thomson Mariz.
Concordo em gênero, número e grau com o companheiro Virgílio Trindade. Não vale a pena chorar sobre o leite derramado. Vamos lutar agora pela Universidade do Sertão. Com ela ganhará todo o Sertão e Patos, com justiça, ganhará também o seu quinhão. Afinal, uma luta de duzentos anos, de nossos pais e avós, para fazer de nossa cidade a mais importante de todo o Sertão, não será frustrada pelos “Thompson Mariz da vida”. Mesmo com a derrota recente, continuamos com todos os méritos a ser a maior cidade universitária do Sertão. Está aí a nossa Francisco Mascarenhas com quase cinqüenta anos e onze cursos superiores, além dos que estão em implantação. Além, claro, dos cursos, por enquanto, vinculados à UFCG. Mas queremos mais. Queremos o acesso à Universidade Pública para todos aqueles que não podem pagar uma escola particular. Por isso a luta continua. Vamos em frente.
NACIONAL SAGROU-SE CAMPEÃO PARAIBANO DE FUTEBOL 2007.
Depois de perder a primeira partida das finais, na última quarta-feira, para o Atlético em Cajazeiras, por 2 a 1, o Nacional reabilitou-se nesta tarde, no José Cavalcanti, e sagrou-se, pela primeira vez na sua história, campeão paraibano de futebol. O placar de 3 a 0 fez justiça ao maior volume de jogo do Nacional desde o primeiro tempo, quando ganhou por 1 a 0 e ainda se deu ao luxo de perder um pênalti. No segundo tempo fez mais dois gols e provocou uma grande festa na cidade de Patos. Ribinha, talvez o melhor jogador em campo, fez o primeiro gol. Wescley marcou o segundo e Lamarr, com um lindo gol, deu números definitivos ao placar. A cidade toda está em festa. Fundado em 1982, o Nacional, pela primeira vez se sagra campeão paraibano de futebol.
porque sou medeiros?
Há alguns dias, estive no consultório do Dr. José Eimard de Moraes Medeiros, na capital do Estado. Curioso por sobrenomes, descobri que o Dr. José Eimard é santaluziense da gema, dos Morais e Medeiros que proliferam por lá. Ciente do meu interesse ele me deu de presente um livro interessante: PORQUE SOU MEDEIROS?. Publicado pela Editora Universitária da UFPB, o livro foi escrito por Tereza de Jesus Medeiros. A autora, do alto dos seus 94 anos, apresenta o resultado de um trabalho exaustivo de pesquisa em livros, em secretarias de igrejas, em entrevistas e conversas para rastrear as origens dos Medeiros de Santa Luzia e de quantas outras famílias oriundas dela. Apesar de não ser Medeiros eu me interessei pelo livro, pelas ligações familiares que os Morais temos com aquelas famílias. Alguns amigos nossos são citados no livro como dona Creuzelina (esposa de Zé Melquíades), Dr. Rivaldo Medeiros (com referências a avós e bisavós) e dona Canuta de Medeiros (que foi casada com Cícero Torres), que eu pensava que era de Juazeirinho e descobri que tem profundas raízes em Santa Luzia. Claro que quem ler o livro, que faz referências e conta fatos referentes a personagens mais importantes, mas na maior parte apenas lista as pessoas de cada família, vai ver seus enganos em citações. Caberá à autora e a quem herdar a tarefa ir fazendo as correções para manter o livro atualizado. Eu, por exemplo, notei a falta do nome de dona Lourdes Medeiros, irmã de Dr. Rivaldo, entre os filhos de Godofredo. Todos os filhos de Cícero Torres são dados como filhos de dona Canuta, quando sabemos que apenas Palmira, Pautila e Pautula são filhos de Dona Canuta, enquanto Orlando, Oscar, Nair e Natália são filhos da primeira esposa de “seu” Cícero (Hermínia, conhecida por Mocinha), por sinal irmã de dona Canuta, que terminou de criá-los. O livro foi fruto de um trabalho de muitos anos e só merece elogios pela dedicação de dona Tereza. E, certamente, será um ponto de referência para os milhares de Medeiros espalhados por todo o mundo. Na gênese da família, a nível de Santa Luzia, no início do século XVIII, estava uma Morais (Antônia de Morais Valcacer) que talvez faça parte das origens da família Morais, entre nós. Agradecemos daqui ao Dr. José Eimard, que por sinal, foi o responsável pela revisão final e digitação da obra, por ter nos possibilitado este contato com o livro de dona Tereza.
JUSTIÇA E PROCURADORIA GERAL DO ESTADO FARÃO AUDIÊNCIA DE CONCILIAÇÃO FISCAL.
Devedores da Receita EdFederal de Patos e região terão oportunidade de fazer acordos para pagamentos dos seus débitos no período entre 21 de maio e 1º de junho.
Durante este período os Juizes das 4ª e 5ª Varas da Comarca de Patos estarão realizando audiências em que os devedores em fase de execução ou aqueles com débitos ainda em fase de cobrança administrativa (embora ainda não inscritos na Dívida Pública) poderão conciliar e resolver amigavelmente o pagamento dos seus débitos. O Dr. Gilberto Medeiros presidirá os trabalhos que serão realizados no auditório do Júri do Fórum Miguel Sátyro. Nos processos em fase de execução não serão cobradas as custas, sendo entretanto devidos os honorários advocatícios que também serão cobrados nos processos administrativos.
A Procuradoria está intimando todos os devedores sejam os com débito inscrito seja os em cobrança administrativa a comparecerem no período de 21 de maio a 1º de junho.
Idêntico procedimento será estendido, em futuro próximo, às comarcas de Santa Luzia, São Mamede, Teixeira, Água Branca e Princesa Isabel, de acordo com entendimentos feitos com os juízes daquelas comarcas.
As informações foram passadas para o programa pelo Dr. Adilson Leite da Silva, procurador de Justiça do Estado que está à frente das providências. (LG)
REGISTROS
1) Faleceu no final da tarde do último domingo, em Patos, vítima de enfarto fulminante de miocárdio, o Dr. Francisco Brilhante de Oliveira. Nascido em 15 de outubro de 1948, na cidade de Coremas, Dr. Brilhante era juiz de direito tendo passado por várias comarcas antes de chegar à Comarca de Patos, na década de oitenta. Juiz da Comarca foi vítima de acusações contra a sua postura de magistrado tendo sido afastado do cargo. Recorreu a todas as instâncias judiciais tendo sido posteriormente absolvido. Como não teria aceito outra comarca que não a de Patos foi colocado em disponibilidade, com a percepção dos vencimentos do cargo, assim permanecendo até agora, quando faltava pouco tempo para atingir a idade de aposentadoria. O corpo foi velado em sua residência na cidade de Patos no domingo até cerca de meia noite, quando foi levado para a cidade de Coremas, onde ocorreu o seu sepultamento no final da tarde da segunda-feira. Dr. Brilhante mantinha-se sempre bem informado, principalmente, sobre política e era ouvinte assíduo dos nossos programas. Daqui as nossas condolências a todos os seus familiares.
2) Faleceu na noite da última quinta-feira, em Patos, Alzira Jerônimo Vieira, 84 anos, viúva de Afonso Cavalcanti Vieira (Bacalhau), falecido no último dia 16 de fevereiro. Alzira era prima legítima de minha mãe e grande amiga nossa. O sepultamento de Alzira aconteceu no final da tarde desta sexta-feira, no cemitério de Santo Antônio. Daqui as nossas condolências para Juarez e Afonso e demais familiares pelo passamento de Alzira, menos de noventa dias depois da morte de Bacalhau.
3) Na última quarta feira, 10 de maio aniversariou a empresária Keila Suênia. Ela irmã do Jornalista Genival Júnior e filha do meu amigo Genival Félix, comemorou com a família os trinta e oito anos de vida. A ela os nossos parabéns.
4) Dois dos meus seis filhos mudaram de idade esta semana. Artur completou 18 anos na terça-feira, 08 de maio, e Luma completou doze na quinta-feira, 10 de maio. Artur recebeu os amigos no sábado da semana passada, Luma reuniu os coleguinhas de turma nesta sexta, na Escola Conviver. Ambos receberam os parabéns dos pais, da avó Maria Nóbrega, dos manos, tios, primos e sobrinhos.
5) Meu velho e querido amigo Chico Bocão, completou nova data na quarta-feira, 09 de maio. Já Zé Motta aniversariou ontem, 12/05. Bonifácio Rocha, meu vereador e deputado, estará aniversariando na próxima 3ª, 15/05. A todos eles os parabéns do programa.
6) No próximo domingo, às oito horas da manhã, na Matriz do Jatobá, será celebrada a missa de trigésimo dia por alma de José Eriberto Meira da Silva, filho dos meus amigos Pedro Jorge e Fátima.
7) Hoje é Dia das Mães. Quero homenagear daqui a minha mãe, Constantina Lima de Morais (falecida há 34 anos), ouvinte dos primórdios deste programa. Às minhas tias, mães dos meus primos e quase mães minhas. Às mães dos meus filhos. À minha filha, já mãe de dois netos meus. À nora mãe dos meus outros dois netos. À irmã mãe de dois sobrinhos. Às mães que nos ouvem e às mães dos que nos escutam. Àquelas que não conseguiram ser mães, mas são mães na intenção. Àquelas que não foram mães, mas se tornaram mães. A todas as mães: jovens e velhas, pobres e ricas, brancas, pretas, amarelas e vermelhas, vivas ou falecidas. E principalmente à mais mãe de todas as mães, pois mãe de todas as mães, Maria, mãe de Jesus, o Salvador.

domingo, 6 de maio de 2007

  1. REGISTROS DE 06/05/2007
    Neste dia 02 de maio, quarta-feira, fez quarenta anos que tomei posse no Banco do Brasil. A minha primeira agência foi a agência de Piancó, inaugurada em 1963. Em 1970 me transferi para Patos, em 1974 para o Cesec Recife, em 1979 para Teixeira, 1981 novamente para Patos, em 1983 outra vez para o Cesec Recife, de onde voltei em 1989, para agência de Patos. Dali fui para o Cesec Patos, onde me aposentei em 10 de janeiro de 1994.
  2. Queremos transmitir daqui a nossa solidariedade ao velho amigo Clodomiro Alves de Medeiros (Codó) e dona Marlene Torres de Medeiros pela maneira trágica como foi tirada do meio da família, na última segunda-feira, a sua filha Tarsiana Torres Medeiros de Figueiredo. A Codó e todos os familiares as nossas condolências.
  3. Esta semana comemoramos dois aniversários. Meu terceiro filho, Artur Nóbrega Lucena Lima de Morais, completa dezoito anos, nesta terça-feira, 08 de maio. O último dos meus pernambucanos está se preparando para se submeter a vestibular de Medicina na UFPB. Outra aniversariante da semana é Luma Nóbrega Lucena Lima de Morais a minha caçula, que completa doze anos neste dia 10 de maio. Artur recebeu os amigos e parentes mais próximos ontem à noite no “mezzanino” do prédio onde residimos na capital do Estado. Luma comemora na quinta-feira com os coleguinhas da Escola Conviver onde estuda. Artur e Luma recebem os parabéns dos pais, dos manos Liana, Júnior, Luciana e Bruno, dos sobrinhos Heitor, Lara, Júlia e Netinho, da avó Maria Nóbrega, dos tios e primos.
  4. No próximo sábado, 12/05, será celebrada a Missa de 30º dia em sufrágio da alma de Suely Sátiro Dantas. Será na Igreja da Conceição, às quatro e meia da tarde. Suely era irmã da nossa velha amiga Sandra, tesoureira da Rádio Espinharas.
CRIME TRAUMATIZA A CIDADE DE PATOS.
A cidade de Patos foi surpreendida no final da noite da última segunda-feira com a notícia do assassinato de Tarsiana Torres Medeiros de Figueiredo. O crime teria ocorrido por volta das dez e quarenta e cinco da noite, segundo telefonema recebido pela polícia, nas proximidades de uma barragem existente no bairro do Salgadinho. O telefone foi dado por um homem que afirmou ter ouvido os tiros e o barulho de uma mota se afastando. Várias viaturas da PM, juntamente com agentes do Serviço Reservado da PM se deslocaram para o local, confirmando a veracidade do teor do telefonema. Ao lado do corpo da vítima, a polícia encontrou um telefone celular. Verificando os registros de telefonemas dados para a vítima nas últimas horas, a polícia teria chegado a um desses telefonemas que teria sido dado por um motorista de táxi da Rodoviária. Confrontado pela polícia, o taxista disse que emprestara o seu celular a um outro taxista que tentava falar com uma pessoa que não estava atendendo quando ele usava o seu próprio celular. O segundo taxista foi localizado em casa e identificado como a pessoa que mantinha até bem pouco tempo um relacionamento amoroso com a vítima. O taxista, identificado pela polícia como Rosemiro Sales de Assis, residente no bairro do Salgadinho, foi preso e encaminhado para a 5ª Superintendência de Polícia Civil, de onde, depois de ouvido foi levado para a Penitenciária local. Alguns outros indícios coligidos pela polícia reforçam a identificação do suspeito através do telefone celular. Um vigia de rua que trabalha próximo ao local do crime teria visto a moto passar com o casal e pouco depois ouviu os tiros e a passagem do suspeito de volta, sozinho. A vítima teria sido atraída para o encontro fatal por um telefonema em que o suspeito ameaçava a vida de um filho menor da vítima, fruto de um casamento anterior, se ela não atendesse ao seu chamado. O telefonema teria sido presenciado por uma pessoa ligada à vítima. Moradores das ruas Miguel Sátiro e Tiradentes teriam visto quando o suspeito apanhou a vítima nas proximidades da barraca de Tião, numa pracinha próxima no final da Miguel Sátyro. Segundo os vizinhos da vítima, durante o relacionamento com o suspeito, eram constantes as brigas do casal por motivos de ciúme e era freqüente ela ser surrada pelo suspeito. O relacionamento fora rompida há algum tempo, mas o suspeito continuava a insistir por uma reconciliação.
Ontem pela manhã foi realizada em Patos uma caminhada pela Paz, promovido pelos movimentos ligados aos direitos da mulher e por familiares da mais nova vítima de agressão fatal contra mulheres. A caminhada que começaria em frente à Catedral, às nove horas da manhã, estava programada para ir até a frente do Presídio Regional, com uma parada em frente ao Fórum Miguel Sátyro, para pedir justiça.
VICENTE CONSERVA GARANTE QUE NABOR ANUNCIA MUDANÇAS ATÉ O DIA 10.
Em contato com o companheiro Virgílio Trindade, o coordenador de Comunicação da Prefeitura, jornalista Vicente Conserva, confirmou que haverá mudanças na equipe do prefeito Nabor Wanderley. Vicente, entretanto, minimizou as mudanças dizendo que serão feitos apenas alguns ajustes. O Secretário de Planejamento, e também jornalista, Mizael Nóbrega, por outro lado, garante que as mudanças não serão meramente decorativas. Garante que haverá mudanças profundas.
O nosso colaborador jornalista Adilton Dias apurou que, na última sexta-feira, aconteceria uma reunião do prefeito com sua equipe, vereadores e lideranças do partido para discutir as mudanças.

RILDIAN GARANTE QUE SAI DA STTRANS POR VONTADE PRÓPRIA.
Dado como uma das mudanças certas na equipe da atual administração, o superintendente da STTRANS diz que tem sido vítima de “fogo-amigo”, nos últimos dias mas que sairá do órgão por vontade própria. Ele diz que pessoas ligadas ao grupo do prefeito têm divulgado a sua substituição, mas não seria esse o “animus” de Nabor. Rildian diz que entende que cumpriu a missão que lhe foi confiada (realizar mudanças profundas no trânsito de Patos) e que vai partir para outros desafios.
Corre, entretanto, a informação, nos bastidores da política local, de que, em recente reunião das lideranças do partido, a deputada Chica Motta teria “pedido a cabeça” de Rildian, alegando que ele seria fonte de desgaste para a administração.
Admite-se que Rildian enfrentou sérias resistências para a implantação de mudanças que melhoraram sensivelmente o trânsito de Patos. Mas quem ganhou com isso foi a população de modo geral. Os insatisfeitos foram justamente os que se sentem prejudicados pessoalmente com as mudanças. Espera-se que no caso de mudanças na STTRANS não seja destruído o trabalho feito até agora. Neste caso, os responsáveis pela saída de Rildian seriam responsáveis pelos problemas que surgirem daqui pra frente. E ainda há muitas irregularidades no nosso trânsito, como a existência de moto-taxistas e taxistas clandestinos que ameaçam o serviço de transportes públicos. Pessoas que trafegam na “contra-mão” em ruas de mão única, veículos carregando pedra, areia e barro sem a cobertura obrigatória da carroceria, transporte alternativo em veículos de uso pessoal e outros abusos. A STTRANS precisa de alguém que tenha moral para combater estes abusos.

NABOR ESTARIA PRETENDENDO DESCARTAR OSCIP.
Circulou esta semana na sala de imprensa da Prefeitura a informação de que o prefeito Nabor Wanderley estaria pretendendo, nos próximos sessenta dias, descartar uma OSCIP que presta serviço na cidade de Patos e que seria fonte de várias irregularidades. Outra informação que corre é que pessoas ligadas a esta OSCIP estariam insatisfeitas com a administração justamente por essa pretensão de contrariar o seu interesse.
Com relação à OSCIP é bom lembrar que a Prefeitura de Patos assinou o Termo de Ajuste de Conduta com o Ministério Público do Trabalho em que se comprometeu a realizar concurso público para as áreas atendidas por uma OSCIP, principalmente na área de Saúde, e admitir os concursados, descartando os trabalhadores fornecidos pela OSCIP. Como o prazo acertado no Termo de Ajuste de Conduta vence no próximo mês de agosto, a decisão de Nabor (descartar a OSCIP em sessenta dias) deveria estar baseada neste compromisso e não em ânimo próprio.

MÚCIO NÃO DEVE IR PARA PMDB.
Em entrevista a Virgílio Trindade, sábado passado no Radar, o ex-vereador Guaray Martins disse que é muito provável que o ex-deputado Múcio Satyro, que se desfiliou do PTB, assine ficha de filiação em um dos partidos que apóiam o prefeito Nabor Wanderley, de quem Elizabeth Sátyro, esposa de Múcio, é Secretária de Ação Social. Guaray acha que dificilmente Múcio se filiará ao PMDB. Guaray, um dos escudeiros de Múcio Satyro, disse que não acompanharia Múcio na sua nova opção, mas deve ir para o DEM (ex-PFL) pois continuará apoiando o deputado Dinaldo Wanderley, único candidato, segundo ele, capaz de derrotar o atual prefeito Nabor Wanderley. Guaray entende que a oposição a Nabor deve marchar junta, discutindo internamente algum problema existente dentro do grupo. Guaray entende que qualquer dissidência na base de Cássio Cunha Lima, a nível local, só beneficiará ao atual prefeito.