domingo, 30 de setembro de 2007

REGISTROS

  1. Quem fez aniversário, na 5ª, 27/09, foi o radialista e vereador Orlando Xavier. Para nosso velho amigo, os parabéns do programa.
  2. No mesmo dia, dona Cecília Medeiros, mãe do vereador Bosco Medeiros, fez 85 anos de idade. Parabéns do programa a que assiste há muitos anos.
  3. Registramos o aniversário, ontem, de Fernanda Brito Vigolvino, filha dos meus amigos Genival Vigolvino e dona Joana Nilza Brito. Fernanda mora conosco há doze anos. Parabéns meus, de Arlene, de Bruno, Artur, Luma, Liana e Júnior. Também de seus pais, irmãos e sobrinhos, com os quais ela foi comemorar o evento.
  4. Registramos o aniversário, também ontem, de um velho e querido amigo nosso, ouvinte do programa de muito tempo, o Padre Acácio Cartaxo Rolim, vigário emérito da cidade de Malta. Padre Acácio comemorou 95 anos em almoço em que reuniu vários amigos, entre os quais, minha amiga Luzia Machado. Padre Acácio foi meu professor de Francês, na década de sessenta, no Colégio Estadual de Patos.


CÁSSIO INAUGUROU O NOVO PRESÍDIO.
Finalmente inaugurado o novo presídio da cidade de Patos. Construído na administração anterior, o presídio foi deixado inacabado e concluído pelo atual governador que o inaugurou na última segunda-feira, depois de vários adiamentos. A inauguração aconteceu pela manhã e no final da tarde todos os detentos foram levados para suas novas acomodações. Por enquanto, o antigo presídio será utilizado pelos presos condenados a penas leves, mulheres e albergados.
Durante o seu discurso, o governador Cássio Cunha Lima anunciou que o governo recebera uma proposta do empresário João Lêucio Gomes Palmeira, presidente da Fundação Francisco Mascarenhas, mantenedora das Faculdades Integradas de Patos. Segundo informou o governador, o empresário propôs ao Estado, construir um novo presídio para a destinação que está sendo dada agora à velha Cadeira, em troca da cessão desta para a Fundação que ampliaria as suas atuais instalações que praticamente cercam o velho presídio. (LG)
CÁSSIO ANUNCIOU QUE CONSEGUIU VERBAS PARA ESTRADAS DA REGIÃO.
Em entrevista concedida durante a sua visita a Patos, na última segunda-feira, feriado dedicado à Padroeira da Cidade, o governador Cássio Cunha Lima anunciou a pavimentação de várias estradas. Segundo o governador o Estado está negociando um empréstimo com o Banco Mundial para o asfaltamento da estrada PB 228 que liga a cidade de Patos a Assunção, passando por Salgadinho. Também estariam incluídos no empréstimo as obras de asfaltamento da Rodovia Antônio Tota, ligando São José do Bonfim a Mãe-Dágua, a estrada Malta/Vista Serrana e a conclusão da estrada Piancó/Nova Olinda. Cássio anunciou também que em breve o Estado asfaltará os acessos ao Agrocentro e ao Novo Presídio Regional de Patos. (LG)
FUNDAÇÃO CASA DE JOSÉ AMÉRICO ENTREGOU DIPLOMAS EM PATOS.
O presidente da Fundação Casa de José Américo, Flávio Sátyro Fernandes Filho, esteve em Patos esta semana entregando uma série de diplomas a personalidades patoenses. O evento aconteceu, na noite da última quinta-feira, na Fundação Ernani Satyro.
Os diplomas outorgados pela Fundação pessoense, dentro do PROJETO RECONHECER, constituem em um Certificado de Reconhecimento Cultural pelo que tem sido realizado por estas personalidades na região de Patos. Os diplomas que deverão ser concedidos a personalidades das diversas regiões do Estado, foram assinados pelo Governador Cássio Cunha Lima, pelo Secretário de Educação e Cultura Neroaldo Pontes e pelo presidente da Fundação Casa de José Américo. Foram homenageados o poeta Antônio Américo de Medeiros, a artista plástica Fran Lima, o presidente da Fundação Francisco Mascarenhas João Lêucio Gomes Palmeira, o historiador José Mota Victor (presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Patos), o historiador José Romildo de Sousa (presidente da Fundação Ernani Satyro), o museólogo Luís Fragoso Filho, o radialista Luiz Gonzaga Lima de Morais, o professor jornalista e multimídia Misael Nóbrega, o cantor musico e compositor Nilson Batista e o escritor jornalista e professor Virgilio Trindade. Virgílio falou em nome dos homenageados agradecendo a prebenda. Após a sessão houve uma apresentação dos poetas repentistas Genaldo Pereira e José Carlos do Pajeú, nos jardins da Fundação Ernani Satyro.
Na oportunidade foi feito também o lançamento do livro O Ano do Nego, de autoria de José Américo de Almeida.
ASSOCIAÇÃO DE IMPRENSA ELEGEU SUA NOVA DIRETORIA.
A Associação de Imprensa do Sertão Paraibano (AISP) realizou na última sexta-feira a eleição para renovação de sua diretoria. Duas chapas disputaram as eleições que aconteceram de oito da manhã ao meio dia, na Associação Rural. Uma delas formada só de mulheres tinha como candidata a presidente a jornalista Neuman Oliveira, uma das mais antigas da cidade. A outra tinha como cabeça de chapa o radialista Cláudio Pascoal atual integrante do plantel da Rádio Espinharas. A eleição foi muito disputada mas terminou com a vitória da chapa de Cláudio Pascoal que suplantou a adversária por vinte e nove votos a vinte e três.
Vamos torcer daqui, para a que a nova diretoria resgate o sentido original em que pensaram os seus fundadores. Ter uma entidade que se dedicasse à defesa intransigente da categoria, ao invés de servir de trampolim para auferir vantagens pessoais. Vamos dar um crédito de confiança aos novos dirigentes, mas vamos cobrar uma atuação independente e vigilante. (LG)
PMDB ANUNCIOU PARA HOJE NOVAS FILIAÇÕES AO PARTIDO.
Em entrevista coletiva que concedeu na última quinta-feira, o prefeito Nabor Wanderley disse que seu partido vai promover hoje uma série de novas filiações. O ato foi anunciado para a sede da ACIAP. Como o PSL (partido sob influência do prefeito) anunciou para o mesmo local a sua convenção municipal, a ser realizada até às quatro da tarde, presume-se que só no final da tarde se realiza a festa para receber os novos peemedebistas. (LG)
ACIAP REALIZA ELEIÇÕES NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA.
A Associação Comercial e Industrial realiza na próxima sexta-feira, 5 de outubro, as eleições para renovação de sua diretoria. Os associados poderão registrar chapas até 72 horas antes das eleições de acordo com edital divulgado a semana passada. (LG)
GOVERNADOR CONVOCOU DIRETOR DE HOSPITAL PARA CONVERSA.
Diante das divergências públicas entre o atual diretor do Hospital Regional de Patos, Dr. George, e o diretor anterior, Dr. Ivanes, o governador Cássio Cunha Lima está tentando aparar as arestas entre os dois. Anteriormente, o governador conversou com o Dr. Ivanes e esta semana deverá acontecer uma conversa com o Dr. Georges, para discutir os problemas existentes no Hospital Regional e que têm motivado as divergências entre os dois. (LG)
ZENO ARAÚJO SE FILIOU AO PPS E PODE DISPUTAR CARGO EM 2008.
O empresário Zeno Araújo, até pouco tempo filiado ao PMDB em São José do Bonfim, comunicou esta semana a sua desfiliação do partido e já se filiou a uma nova legenda. Zeno agora está inscrito no PPS e é uma das alternativas do partido para as disputas de 2008. Com militância política há muitos anos em São José do Bonfim, onde já foi candidato a vice-prefeito, casado com uma filha do maior líder da história do município, o ex-prefeito João Dino de Souto, Zeno está a disposição de seu novo partido para enfrentar as próximas eleições. (LG)
HUMBERTO MARINHO DEVE SER CANDIDATO EM SÃO MAMEDE
Outra candidatura que se firma a cada dia na região do Sabugy é a do médico Humberto Marinho. Ex-prefeito de Santa Luzia e ex-vice prefeito em São Mamede, Humberto Marinho foi preterido de concorrer em Santa Luzia ao fim do seu mandato, justamente pela sua postura de independência no exercício do cargo. Em vista disso, rompeu com os seus parentes daquela cidade e retornou o seu domicílio eleitoral em São Mamede onde se filiou ao PMDB. Hoje é o melhor nome de que o partido dispõe naquela cidade, pela sua reconhecida honradez e seriedade no trato da coisa pública. (LG)

domingo, 23 de setembro de 2007

REGISTROS DE 23/09/2007
Aniversariou, ontem, José, filho dos meus compadres Luiz Paca e Neta. Zé Paca, nome com que é conhecido nas vaquejadas da região, é um promissor derrubador de gado, secundado pelo meu afilhado Tiago, que faz esteira para o irmão. Ainda bem que ainda continua a estudar. Parabéns daqui para José, que completou dezoito anos, dos pais, dos manos Luciana (a Maria), Lucivânia (a Nenen) e de Tiago. Dos avós Vicente e Lu, dos tios Carlos Antônio, Carmiolanda e Pedro Neto, dos primos e do povo lá de casa.
Quem também aniversariou ontem foi meu amigo Antônio Caetano da Mata-fome, espécie de ouvinte-símbolo do programa, que nos escuta desde a primeira Revista, entre 1972 e 1974, ou seja há mais de trinta e cinco anos. Antônio Caetano completou oitenta e oito anos e não perde o programa por nada no mundo. Parabéns meus, de todos os meus e dos que fazem o programa. E claro, de filhos, netos e bisnetos.
Na próxima quarta-feira é o aniversário de Socorro, filha dos meus amigos Orlando e Raimunda, residentes lá na Malhada de Pedra. Parabéns dos pais, manos e sobrinhos. E também os nossos.
Quem aniversaria no próximo sábado é Fernanda Brito, filha dos meus amigos Genival Vigolvino e Nilza Brito. Fernanda mora conosco há doze anos, tendo praticamente criado Luma, minha filha mais nova. Parabéns dos pais, irmãos, sobrinhos e namorados. Também os meus, de Arlene, das seis crianças, de dona Maria Nóbrega e de Ângela.
O programa tem fiéis ouvintes espalhados pelo Brasil afora, graças à internet. Esta semana soube de mais um que não perde o nosso programa. É o Dr. Graciano que faz residência médica em São Paulo e, saudoso da terrinha, não perde o programa que pode ser ouvido pela internet no endereço revistadasemana.com. Sem “br”. Como me disseram que o Dr. Graciano é filho de velho amigo meu, eu pediria que ele confirmasse a informação, para o e-mail lgmorais@uol.com.br


SALVEMOS O VERA CRUZ.
Tomei conhecimento nos últimos dias da difícil situação financeira por que passa o Instituto Educacional Vera Cruz. A alta inadimplência, ou seja, os constantes atrasos no pagamento das mensalidades por parte dos pais dos alunos têm trazido dificuldades financeiras que chegam a obrigar a empresa a atrasar o salário dos seus funcionários. E há o risco até de fechamento da instituição o que seria uma grande perda para a cidade de Patos.
Mantido pela Fundação Duarte Dantas, fundada pelo saudoso Mons. Manoel Vieira, o Vera Cruz tem oferecido, ao longo do tempo, educação de boa qualidade a alunos de toda Patos. A condição de entidade filantrópica, dirigida por pessoas desprendidas que não fizeram da educação um meio de vida, tem possibilitado que o Vera Cruz ofereça educação de bom nível para os nossos padrões para alunos que de outro modo não teriam uma instrução de qualidade. E para ali convergiram ao longo dos anos, filhos de ricos que buscam uma boa educação e filhos de pessoas de menores posses a quem a mensalidade se torna acessível pelo sentido filantrópico da instituição. E milhares de alunos foram beneficiados ao longo dos anos por bolsas de estudo, parciais ou totais, que a escola podia oferecer.
Agora toda esta história pode se perder. A Escola tem tido dificuldades nos últimos anos para honrar os seus compromissos. E alguma coisa tem que ser feita para salvá-la. Não adianta aumentar as mensalidades ou cortar as bolsas pois seria renegar a sua história de possibilitar a educação a quem menos pode pagar. Os pais dos atuais alunos têm que tomar conhecimento da situação e fazer o maior esforço possível para pagar em dia as mensalidades. A não ser que queiram os seus filhos de volta à escola pública, cuja qualidade tem decaído com o correr do tempo. Além de não ter o que o Vera Cruz prodigaliza aos seus alunos, uma educação cultural e religiosa, além da instrução normal.
Mas além do esforço pela atualização do pagamento e a pontualidade daqui pra frente, há que sanar os problemas acumulados. Uma idéia seria uma campanha entre ex-alunos e seus pais. Principalmente aqueles que hoje estão bem de vida, graças justamente à educação que receberam no Vera Cruz. Não custa nada se desfazer de algum pouco diante de quem lhe deu o muito que você hoje tem. Ao longo destes anos, muitos educadores se dedicaram ao Vera Cruz, muitas vezes até sem receber nada, como a atual diretora que não tem recebido remuneração pela sua diuturna dedicação, ou recebendo muito aquém do que receberiam em outras escolas. Se essas pessoas foram capazes desta dedicação desinteressada, por que você não pode abrir mão de um pouco do muito que tem para ajudar a sua escola?
Fica aí o nosso apelo. Que, diga-se de passagem, não foi sugerido por ninguém. Alguns talvez até fiquem chateados pela minha iniciativa. Mas, quando soube das dificuldades por que passa a escola, resolvi dar a minha contribuição para um tão importante equipamento educacional da cidade de Patos. Afinal, os meus dois filhos mais velhos, Liana e Júnior, hoje formados e bem encaminhados na vida, começaram ali os seus estudos primários. Que a obra de Mons. Vieira, Durval Fernandes e Terezinha, Marlene e Murilo César, Eneida Alencar e tantos outros heróis anônimos (muitos lhe dedicaram toda a vida) não seja desmantelada pela insensibilidade atual. Salvar o Vera Cruz seria mais uma homenagem que Patos prestaria a esse grande educador e dos maiores benfeitores da cidade, Mons. Vieira, no ano do centenário de seu nascimento.
Salvemos, pois, o Vera Cruz. (LG)

ASSEMBLÉIA HOMENAGEIA MONS. VIEIRA EM SESSÃO ESPECIAL
A Assembléia Legislativa homenageia no dia 3 de outubro, em sessão especial, ao Mons. Manoel Vieira. As homenagens se dão por conta das comemorações no centenário de nascimento do grande educador que foi também Secretário de Educação do Estado e deputado federal. O Centenário de Mons. Vieira, que foi diretor do Colégio Diocesano de Patos por quase trinta anos e primeiro diretor do Colégio que hoje tem o seu nome, acontece no dia 13 de outubro. Outras homenagens devem acontecer na capital do Estado onde ele residia quando morreu, em Patos, onde morou por quase trinta anos, e em Uiraúna sua cidade natal. (LG)

RECONHECIMENTO CULTURAL A PERSONALIDADES DE PATOS
A Fundação Casa de José Américo, presidida por Flávio Sátiro Fernandes Filho através de seu Conselho Deliberativo outorgou a várias personalidades de Patos o Certificado de Reconhecimento Cultural.
Os Homenageados são: Antonio Américo, Fran Lima, João Leuson Palmeira Gomes, José Mota Victor, José Romildo de Sousa, Luis Fragoso Filho, Luiz Gonzaga Lima de Morais, Misael Nóbrega, Nilson Batista e Virgilio Trindade.
A solenidade de entrega realizar-se-á no dia 27 de setembro (quinta-feira), as 20:00h, no auditório da Fundação Ernani Satyro. Na oportunidade será lançado o livro O Ano do Nego, de autoria de José Américo de Almeida.
Informações: Fundação Ernani Satyro/FUNES (83)3421-3639

NABOR QUER LEVAR RODOVIÁRIA PARA SHOPPING SEBRAE.
O prefeito Nabor Wanderley anunciou esta semana a intenção de levar a Rodoviária de Patos para o Shopping Sebrae. Segundo ele, a Rodoviária ocuparia o térreo do prédio e o Shopping funcionaria no primeiro andar. Para atender à Universidade Estadual da Paraíba que pretendia a cessão do prédio para ali funcionar, Nabor disse que a Prefeitura ofereceria um terreno, onde a universidade edificaria as suas instalações. (LG)

TCE APROVOU CONTAS 2004 DO INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DE PATOS
Em sessão realizada na última quarta-feira, o Tribunal de Contas do Estado aprovou por três votos a um as contas do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Patos, referente ao ano de 2004, último ano da administração do ex-prefeito Dinaldo Wanderley. Adversários do atual deputado discordavam das contas ora aprovadas pela corte de contas. Há alguns dias, o Tribunal de Contas da União mandou arquivar um processo relativo à prestação de contas da administração Dinaldo Wanderley com relação à aplicação de recursos da FUNASA. A prestação também era contestada pelos opositores do ex-prefeito. (LG)

BAGACEIRA VOLTOU À FESTA DE SETEMBRO.
Uma das mais fortes tradições da Festa de Setembro voltou este ano, depois de vários anos sem se manifestar: a Bagaceira. Voltou tímidamente, com apenas uma barraca, mas voltou. Esperamos que tenha voltado para ficar. A Bagaceira fica na rua João da Mata, próximo à Praça da Pelota. Estivemos lá, rapidamente, na última terça-feira, com dos colegas auditores, Evilásio e Ruy. Não tinha o explendor dos meus tempos de rapaz, quando reunia intelectuais e jornalistas, mas já era uma promessa. E se você não foi até lá, aproveite que hoje é o último dia. (LG)

MORADORES DO BIVAR OLINTO RECLAMAM DE ABASTECIMENTO DÁGUA.
Moradores do conjunto Bivar Olinto procuraram o programa para reclamar do problema no abastecimento dágua da comunidade. Segundo os reclamantes a água só chega na parte da manhã e no máximo até duas horas da tarde. A partir daí some das torneiras para só voltar no dia seguinte. Fazem um apelo à CAGEPA para tentar regularizar a situação. (LG)

SESC-LER REALIZA EXPOSIÇÃO.
O SESC-LER, no bairro do Morro, está apresentando, desde quarta-feira, a exposição PORTINARI, TRABALHO E JOGO. A exposição, aberta diariamente de 8 às 11 e de 2 às 5 da tarde, vai até o sábado, 29 de setembro, com entrada franca. (LG)

RILDIAN PIRES DIZ QUE NÃO VAI PARA O PMDB.
O suplente de vereador Rildian Pires procurou o programa esta semana para desmentir a informação de que se filiaria ao PMDB. Rildian disse que é comunista de carteirinha e não tem por que deixar o PcdoB. Disse ainda que seria um suicídio político ir para o PMDB onde a disputa é grande. São muitos candidatos para as três ou quatro vagas que o partido ocupará. Disse que o PCdoB prefere uma coligação com um partido pequeno, onde suas chances serão maiores. Rildian ganhou visibilidade na atual administração, principalmente pelo fato de ter sido o responsável por importantes mudanças no trânsito da cidade de Patos, como superitendente da STTRANS e tem amplas chances de voltar para a Câmara. (LG)

DR. CELSO DEVE SE FILIAR AO PPS E GENIVAL JÚNIOR É PETISTA.
Dois novos nomes que se dispõe a disputar as próximas eleições para vereador definiram seus partidos nos últimos dias. Um foi o médico Dr. Celso Nóbrega que anunciou a filiação ao PPS. Outro foi nosso companheiro jornalista Genival Júnior. De tradicional família de políticos, Genival é sobrinho dos ex-vereadores Polion Carneiro (recentemente falecido) e de Lodim. Genival optou por se filiar ao PT. (LG)

ZÉ PINDOLA VOLTOU PARA O PFL E NIVALDO ANUNCIA RECADASTRAMENTO.
Depois dos acertos com o PSDB e outros partidos da oposição local, o antigo PFL, agora DEM ou Democratas, está se preparando para as disputas do ano que vem. Uma das últimas aquisições foi a filiação do ex-vereador Zé Pindola que voltou à legenda. Por sinal, com a mudança de nome, o presidente Nivaldo Sátiro está promovendo um recadastramento de todos os filiados. Segundo ele adverte, quem quiser disputar as próximas eleições pelo partido tem que participar do recadastramento sob pena de perder a filiação. No próximo dia 20 de outubro, o partido estará realizando convenções municipais para renovar o seu diretório local. (LG)

ZEFINHA DAS BOLSAS DESISTE DE DISPUTA E CUNHADA PODE ENTRAR EM SEU LUGAR.
Segundo comentários que circularam esta semana a vereadora Zefinha das Bolsas teria desistido de disputar a reeleição em 2008. Seu irmão, Vicente das Bolsas, seu principal cabo eleitoral estaria inclinado a indicar para seu lugar a sua esposa, Glícia Lucena. Como a irmã de Glícia, Hígia, também é candidata, serão duas filhas do falecido vereador Petrônio Lucena disputando o cargo. Hígia, que toda vida assessorou o pai, inclusive dirigindo a Câmara em seus dois mandatos de presidente, é um dos nomes fortes da oposição para a Casa de Juvenal Lúcio de Sousa. Glícia terá o apoio do eleitorado ligado a Vicente das Bolsas que elegeu Zefinha mesmo concorrendo com o sogro dele, Petrônio. (LG)

VIRGILIO CONVIDADO POR SOCORRO MARQUES NÃO ACEITA CONCORRER A VICE.
O jornalista Virgílio Trindade, ex-vice prefeito e ex-vereador em nossa cidade, foi convidado esta semana pelo PPS local para formar na anunciada chapa da deputada Socorro Marques, como candidato a vice. Virgílio agradeceu o convite feito por intermédio do ex-vereador Enemarques Marques, mas disse que não tinha mais nenhuma pretensão eleitoral. Virgílio está desencantado com a política em todos os níveis.
Ontem, entrevistada pelo próprio Virgílio em seu programa Radar, a deputada Socorro Marques anunciou o nome do médico Gilberto Marinho como seu companheiro de chapa em 2008. Gilberto, que nunca foi candidato a cargo eletivo, ocupou a Secretaria de Saúde do município na administração do Dr. Ivânio Ramalho. (LG)

FERIADO DA PADROEIRA ADIA A FEIRA PARA A TERÇA.
Em virtude do feriado de amanhã, dia de Nossa Senhora da Guia, padroeira da cidade, os mercados da cidade e o comércio estarão fechados durante todo o dia. Com isso a nossa feira semanal foi adiada para a próxima terça-feira. (LG)

ASSOCIAÇÃO REALIZA ATO PÚBLICO EM FAVOR DA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS.
A Associação de Pacientes Renais realiza um ato público na próxima quarta-feira, 26 de setembro, ao lado da Telemar sob o tema DOE UM ÓRGÃO, SALVE UMA VIDA, SÓ DEPENDE DE VOCÊ. Em uma campanha em favor da doação de órgãos para transplantes. O movimento visa também sensibilizar as autoridades de saúde para ampliarem o número de máquinas de hemodiálise no Hospital Regional já que a demanda é muito grande com paciente de todo o sertão polarizado por Patos. (LG)

PPS REALIZA ENCONTRO REGIONAL.
O PPS realizou durante toda a manhã de hoje o seu encontro regional do Sertão. Além de lideranças locais, estiveram presentes o presidente estadual do partido José Bernardino, o vice-presidente deputado Nivaldo Manoel e a secretária-geral deputada Socorro Marques. (LG)

COMISSÃO DO MEC VEM ANALISAR CONDIÇÕES PARA CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
Estará em Patos, na próxima quarta-feira, uma comissão do Ministério da Educação que deverá verificar as condições para a implantação de um curso de Educação Física na Fundação Francisco Mascarenhas. Há poucos dias, esteve em Patos uma comissão semelhante que veio examinar as condições para a implantação do curso de Odontologia. Segundo as informações, a comissão teria saído satisfeita com a avaliação feita e os dirigentes da Fundação aguardam a publicação oficial da autorização do MEC para realizar os exames vestibulares. (LG)

PR DE SANTA TEREZINHA REALIZA CONVENÇÃO HOJE.
O Partido Republicano (PR) ao qual estão filiado o prefeito Ruy Pontes está realizando desde a nove horas da manhã de hoje a sua convenção municipal. O evento, que se realiza na Câmara de Vereadores, deve se encerrar às cinco da tarde, sendo seguido de um churrasco numa churrascaria da cidade. Ruy deve ser candidato à reeleição com o apoio do PMDB da vizinha cidade. (LG)

PARTIDOS E CANDIDATOS SE DEFINEM EM SÃO JOSÉ DE ESPINHARAS.
Antônio de Gonguinho, candidato a prefeito assumido pelo PT, pode ser vice de Ariano Wanderley numa possível aliança com o PMDB. Paulo Marchante diz que é candidato a prefeito pelo PPS. Já o prefeito Renê Caroca, que não pode mais ser candidato porque foi reeleito em 2004 tem três nomes para escolher o seu candidato. O próprio sobrinho Márcio Caroca (segundo alguns o favorito), o empresário Diassis Binga (filho do atual presidente da Câmara Chico Binga) e o médico Ricardo Wanderley. É bem provável que dois deles formem a chapa de situação.
Já o ex-prefeito Zezito Gomes deverá lançar um dos seus filhos como candidato a vereador. A escolha deve ser feita entre Salomão ou Rômulo Gomes. (LG)

PAULISTA REALIZA FESTIVAL DE VIOLEIROS HOJE À NOITE.
O poeta Geraldo Alves está promovendo hoje à noite, na cidade de Paulista, o I FESTIVAL DE REPENTISTAS DE PAULISTA. Seis duplas, formadas por alguns dos melhores repentistas em atuação no Nordeste, participarão do evento. Ao lado de poetas experientes, estarão alguns novatos de muito futuro. Sebastião da Silva e Moacir Laurentino; Ivanildo Vilanova e Valdir Teles; Raimundo Caetano e Rogério Menezes; Edmilson Ferreira e Antônio Lisboa; Jonas Bezerra e Acrísio de França; e Jorge Macedo e Raimundo Lira são os repentistas que estarão em ação, a partir das oito da noite, na Churrascaria Amigão. (LG)

domingo, 16 de setembro de 2007

REGISTROS (16/09/2007)
Quem aniversariou na quarta-feira, foi o Dr. Egilmário Bezerra, conceituado médico local, que já foi prefeito da sua Cacimba de Areia. Egilmário deve tentar a reeleição o ano que vem. Parabéns meus e do meu companheiro de trabalho Evilásio Moreira, seu parceiro de longa data.
Aniversário na quinta-feira de meu companheiro da Rádio Espinharas, Ribamar. Aliás Ribamar vai tentar a vereança nas próximas eleições aqui em Patos, pelo PT. Espero que tenha mais sorte do que eu. Com os eleitores e com o PT. Ribamar é importante liderança comunitária no Salgadinho;
Também aniversariou na quinta-feira, do meu amigo Igor, filho de Sílvia Letícia, companheira de trabalho no Ministério, em Patos. Parabéns dos pais, do mano Sávio e do bisavô Severino Carneiro. Nossos parabéns.
O aniversariante da sexta-feira, primeiro dia da Festa de Setembro, foi o prefeito Nabor Wanderley, que recebeu os parabéns dos funcionários da municipalidade na própria sexta, na prefeitura, com direito à uma execução especial da Banda Vinte e Seis de Julho. Parabéns do programa.
Aniversário amanhã, 17/09, da vereadora Zefinha das Bolsas. Por sinal Zefinha deve migrar nos próximos dias do PR para o PTB, partido pelo qual deve disputar a reeleição. Parabéns pelo aniversário.
No próximo dia 23 de setembro está fazendo um ano da morte do nosso velho e querido amigo José Humberto de Farias Soares, para a família Beto, para os amigos Jacaré. Nascido em 25 de novembro de 1963 em Taperoá, filho dos meus amigos Everson e Dona Nenen, comerciantes na Rodoviária de Patos, Jacaré depois de casado passou a residir na cidade de Currais Novos. Grande figura humana fez muitas amizades na época em que trabalhava no bar do pai, na nossa Rodoviária. Sua morte deixou tristes parentes e amigos. Agora a família está mandando celebrar uma série de missas em sufrágio de sua alma. Hoje pela manhã foi celebrada uma missa aqui na Catedral da Guia. No próximo sábado, 22 de setembro, às sete da noite, será celebrada uma missa na Matriz de Nossa Senhora da Conceição em Taperoá, no domingo, à mesma hora, na Matriz de Santana em Currais Novos e às sete e meia, na Catedral de Nossa Senhora da Conceição em Campina Grande. Na segunda-feira, 24 de setembro, às cinco da tarde na Igreja de Santa Maria Gorete em Caruaru. Para Everson e Dona Nenen, um grande abraço e muito obrigado pelo convite que faço meu para os meus amigos e ouvintes.

NOTICIÁRIO LOCAL E REGIONAL
O TREM DA ALEGRIA DA CÂMARA DE PATOS
O presidente da Câmara de Vereadores de Patos continua muito mal assessorado. Mas não será criando mais cargos que ele vai resolver o problema, mas escolhendo melhor os seus assessores. Esta semana tive acesso a um projeto dele em que declara de utilidade pública a Associação Social Esconderijo do Altíssimo. Não discuto os méritos da tal associação que sequer conheço, mas quem redigiu o projeto parece que queria gozar com a cara do presidente dizendo que ela assinava sem ler, tão ruim era a redação do projeto. O redator simplesmente copiou o artigo do estatuto da tal associação que dizia das finalidades da entidade. E o presidente assinou em baixo.
Mas eu volto aqui ao assunto Trem da Alegria. Ele foi muito mal informado ou, se ouviu não entendeu o que eu disse aqui no programa passado. Eu não disse em parte alguma que ele havia criado cargos. No primeiro parágrafo da notícia eu dizia textualmente: “A Câmara de Vereadores de Patos deve discutir nos próximos dias um projeto da sua Mesa Diretora que cria um verdadeiro trem de alegria”. Eu me referia a um projeto, assinado pelo presidente e dois outros membros da mesa. O projeto, a cujo texto tive acesso, foi retirado de discussão por um pedido de vistas do vereador Bonifácio Rocha e criava mais de oitenta cargos. Não foi submetido a votação, porque alguns vereadores adiantaram que não o aprovariam e a mesa desistiu do projeto.
Não tenho nada pessoal contra o presidente da Câmara que sempre tem me tratado com respeito. Mas me reservo o direito de criticar as coisas que acho erradas. É a função que cabe ao jornalista independente. Tudo o que afirmei no comentário do domingo passado corresponde à realidade. Em momento algum disse que o presidente criou cargos, mas que encaminhou para votação um projeto que criava cargos. E muitos. Numa Câmara que tem mais de quarenta funcionários cedidos a outros órgãos, a maioria desses servidores sem fazer nada. Se os cedeu, e não quero dizer aqui que tenha sido o atual presidente, é por que não precisa deles. (LG)

Vereador denuncia: Está havendo terrorismo fiscal em Patos (Patos Online) O vereador Bonifácio Rocha (PSB), usou a tribuna da Câmara Municipal de Patos em sessão realizada na noite desta terça-feira (11/09), para reclamar do arrocho fiscal que está acontecendo em Patos por parte dos órgãos do Estado.
Segundo Bonifácio, está havendo um “terrorismo” fiscal com fiscais nas portas dos estabelecimentos, promovendo uma rígida fiscalização eletrônica. Esse fato, segundo o vereador, está deixando os comerciantes, sobretudo os pequenos, apavorados.
Bonifácio afirmou que em um país onde a carga tributária é uma das maiores do mundo, uma fiscalização perene, e a toda hora nos estabelecimentos, afronta os comerciantes. Bonifácio, que também é contador, explicou que essa rigidez, não irá acabar com a sonegação, mas sim aumentá-la.
Ele afirmou que não é a favor da sonegação, mas sim, contra a fiscalização, às vezes rígida demais e arbitrária.
Rocha comparou a atual situação vivida pelos comerciantes de Patos, com o arrocho fiscal promovido na gestão do então governador da Paraíba, José Agripino, onde vários comerciantes de Patos quebraram, sendo registrado inclusive suicídio.
Há na notícia, a nosso ver, um engano. Talvez do redator da notícia, pois conhecemos os conhecimentos contáveis de Bonifácio Rocha. O engano é quando se coloca na boca de Bonifácio a declaração de que “está havendo um “terrorismo” fiscal com fiscais nas portas dos estabelecimentos, promovendo uma rígida fiscalização eletrônica”. Se a fiscalização é eletrônica não está acontecendo na porta dos estabelecimentos. O que pode acontecer é que, graças à informática, o fiscal já chega no estabelecimento sabendo de tudo, o que tem aterrorizado os empresários. Mas os contadores também já estão todos informatizados e têm condições de orientar os seus clientes. O problema é que, como já me reportaram muitos contadores, os empresários não querem aceitar as suas orientações e terminam “entrando bem”. A sonegação paga um preço. O cidadão acha que está lucrando com ela, chega até a concorrer deslealmente com os colegas de ramo baixando os preços, e quando a fiscalização os flagra vêem que o pretenso lucro virou prejuízo. (LG)

Nabor rebate números do IBGE
Os dados estatísticos preliminares colhidos pelo IBGE em Patos, que apontam para uma população de 95.375 habitantes, geraram grande polêmica e indignação na cidade, principalmente por parte da Prefeitura Municipal, clubes de serviços, que discordam dos dados.
O prefeito Nabor Wanderley disse que não há lógica nesses números preliminares, tendo em vista que hoje a população supera os 100 mil habitantes, segundo dados da Secretaria de Saúde do Município. Ele citou a taxa de natalidade no município, que mantém uma média anual de 1.900 e estimativa de mortalidade de 600, ou seja, confirmando que o número de pessoas vem crescendo a cada ano.
Eu concordo com o prefeito Nabor Wanderley. É por demais sabido que Patos tem uma população flutuante devida, principalmente, a estudantes de outras cidades que residem temporariamente em Patos. Mas não existe explicação para o fato de a população ter caído numa cidade que longe de estar decadente, pulsa de crescimento, com construção de inúmeros edifícios residenciais e casas do mais diversos tamanhos. Infelizmente, mais uma vez vamos correr atrás do prejuízo. Diante dos números preliminares a administração municipal deveria ter feito uma campanha de esclarecimento para que todos aqueles que dizem que não foram procurados pelos recenseadores procurassem o IBGE para serem incluídos no número dos habitantes da cidade. Não sei se ainda há tempo para reparar o erro. (LG)

SAULO ARAÚJO DEVE SE FILIAR AO PRB.
Ao contrário do que prevíamos em nosso Factorama de que Saulo Araújo deveria ser convidado por Nabor para se filiar ao PMDB, não foi esse o convite que Saulo recebeu. Nosso colega aposentado do Banco do Brasil e jornalista formado na FIP, que deve sair candidato a vereador nas próximas eleições, foi convidado por Nabor para integrar o Partido Republicano Brasileiro (PRB) que deverá ser parceiro do PMDB nas eleições do ano que vem. Saulo deverá, inclusive, ser um dos indicados para compor a comissão provisória do partido em Patos. O PRB, segundo se especula deverá formar uma coligação com o PT e outros partidos do grupo situacionista para as disputas proporcionais. Na majoritária o partido formará com o PMDB que deverá apresentar chapa proporcional própria. (LG)

JORNAL DA TARDE PASSA A SER APRESENTADO COM ESTÚDIO ABERTO.
Depois de mais de trinta anos de existência com o atual formato, o Jornal da Tarde da Rádio Espinharas muda de forma e conteúdo. Além da apresentação das notícias, abrirá o microfone para a participação do ouvinte fazendo denúncias e apelos e terá a participação de vários apresentadores, lendo as notícias e fazendo comentários. Airton, Cláudio, Fábio e Mário apresentarão o novo ESTÚDIO ABERTO, com formato parecido com o programa polêmico que Airton Alves apresentava aos sábados. O novo programa começa na terça-feira, 18 de setembro e será apresentado de meio dia às duas da tarde. (LG)

MONUMENTO DA PRAÇA JOÃO PESSOA GANHA ACESSO CALÇADO.
Um monumento existente da Praça João Pessoa, erguido há mais de cinqüenta anos para comemorar os primeiros cinqüenta anos de nossa emancipação política ganhou um novo acesso. O monumento exibe uma mensagem do grande intelectual patoense Allyrio Wanderley e era cercado de grama o que inibia as pessoas educadas para não pisar na grama, entre os quais o companheiro Virgílio Trindade que nos deu conta da novidade. Agora quem quiser ler o que dizia o nosso ilustre conterrâneo, cinqüenta anos atrás, pode chegar junto do monumento para um momento de reflexão. (LG)

COMPANHEIROS DE IMPRENSA DEVEM ELEGER NOVA DIRETORIA DA AISP.
Foi marcada finalmente a nova eleição para a diretoria da Associação de Imprensa do Sertão da Paraíba, cuja diretoria tivera o mandato extinto em agosto passado sem providenciar uma nova eleição. Um grupo de companheiros resolveu “pegar o pião na unha” e por a Associação para funcionar em defesa dos interesses da categoria. Foi indicada uma comissão eleitoral presidida pelo companheiro Hamilton Silva que está tomando todas as providências para a realização das eleições que devem acontecer no próximo dia 28 de setembro, uma sexta-feira, na Associação Rural. A votação deverá acontecer entre às oito da manhã e o meio dia. Três chapas estão sendo anunciadas: uma encabeçada por Neuman Oliveira, uma segunda por Cláudio Pascoal e uma terceira por Jéferson Saldanha. As chapas devem ser inscritas de amanhã até sexta-feira. O ideal a nosso ver seria uma chapa de consenso já que todos estão imbuídos do desejo de recuperar a nossa associação para trabalhar em benefício de toda a categoria. Como as chapas estão sendo colocadas, a de Neuman composta só por mulheres, a de Cláudio com base nos companheiros da Espinharas e a de Jéferson representando a Itatiunga, fica comprometido o sentido de união da categoria. O ideal, repetimos, seria a representação de todos os órgãos de imprensa da cidade, ou pelo menos dos principais, já que há muitos veículos de uma pessoa só. (LG)

PARTIDOS DE OPOSIÇÃO EM PATOS TAMBÉM DEVEM FORMAR DUAS CHAPAS PARA VEREADOR.
Os partidos de oposição em Patos, PSDB, PFL, PP, PDT, PTB e PR devem formar duas chapas para concorrer às eleições proporcionais em 2008. Uma das coligações será puxada pelo PSDB e outra pelo PFL. A decisão foi tomada em duas reuniões que aconteceram no final da semana passada. Uma primeira reunião aconteceu no escritório do empresário Vieirinha, presidente do PP, a segunda realizou-se na residência do deputado Dinaldo Wanderley quando foi acertado o acordo entre as diversas lideranças partidárias. (LG)

PATOS DEVE GANHAR DUAS NOVAS PONTES.
Duas notícias auspiciosas foram dadas no início da semana. Por uma, o prefeito Nabor Wanderley anunciou que já conseguiu um milhão e meio de recursos federais para a construção de uma ponte ligando a rua dos 18 do Forte ao bairro de Salgadinho. Pela outra, o deputado Dinaldo Wanderley informou que o Governo do Estado já mandou realizar o levantamento topográfico para a construção de uma segunda ponte sobre o rio da Cruz, paralela à atual ponte do Figueiredo ligando a segunda pista do Monte Castelo/Jatobá, na rua Sólon Medeiros, ao bairro de Santo Antônio, na altura da rua Alto Casteliano. Concretizadas as duas obras, será solucionado o problema de engarrafamento da Ponte do Figueiredo e se criará uma alternativa de trânsito de saída para Campina Grande sem passar pelo Centro da Cidade. (LG)

MUDANÇAS NA FESTA DE SETEMBRO.
Algumas mudanças foram feitas para a tradicional Festa de Setembro que começou na última sexta-feira e vai até as solenidades religiosas da segunda-feira, 24 de Setembro.
Enquanto as barracas da quermesse continuarão na frente da Catedral, os parques e barracas de comes-e-bebes se concentrarão em redor da Catedral, da Prefeitura até a Praça João Pessoa. Serão utilizadas toda a rua Solon de Lucena, e partes da Epitácio Pessoa, Bossuet Wanderley, Peregrino Filho, João da Mata e Praça João Pessoa. O trânsito para quem vem de Teixeira e Piancó escoará pela Rui Barbosa que ficará livre e no sentido da saída pelas Leôncio Wanderley e Pedro II. A rua Pedro Firmino também ficará livre em toda a sua extensão para a passagem de quem vem de Campina ou sai para aquela cidade. Também ficará livre para o trânsito o trecho da Epitácio Pessoa, da Pedro Firmino até a Horácio Nóbrega.
Outra novidade, esta na quermesse, é que não haverá leilões, que segundo a comissão organizadora seriam responsáveis pelo fato de muita gente evitar o pavilhão central. Segundo algumas pessoas da comissão, os leilões, embora trouxessem aporte financeiro, serviam para uns poucos que gostavam de se exibir e afugentava os que queriam evitar ostentação. Concordamos com o argumento. Eu mesmo nunca gostei de leilões de quermesse. Não faz meu gênero. (LG)

FUNDAÇÃO ERNANI SATYRO COMEMORA NASCIMENTO DE SEU PATRONO.
A Fundação comemorou na última quinta-feira os noventa e seis anos de nascimento do ex-governador Ernani Sátyro. Como parte da programação foi encerrado o projeto Pintando A Melhor Idade com a entrega dos diplomas aos participantes, foi lançado o CD Prelúdio, de Nenen do Sax, e houve a cerimônia de entrega, pelos familiares de Sebastião Fernandes, de objetos de valor histórico pertencentes ao pai de Amaury e Flávio Sátyro. (LG)

Edmilson do Mercadinho será aceito pelo grupo dos ex e suplentes.
O suplente de vereador Edmilson do Mercadinho que havia sido esnobado pelo grupo de suplentes e ex-vereadores, sob argumento de que, por ter estrutura financeira poderia ter mais chance de que os demais, agora tem a sua filiação admitida pelo que está sendo chamado de Grupo da Morte. O apelido é decorrente da sua iniciativa de não admitir os que têm mais chance por terem maior suporte financeiro, o que certamente dificultará que o grupo atinja o quociente eleitoral, necessário para garantir vagas na Câmara. (LG)

FILARMÔNICA DE TAPEROÁ SE APRESENTA EM RECIFE.
A Filarmônica Maestro João Ferreira, de Taperoá, comandada por nosso velho e querido amigo Zé da Trompa (José Francisco Fernandes) se apresentou garbosamente, na última sexta-feira, de 10:30 às duas da tarde, no Festival de Cultura Popular, realizado na capital pernambucana, e que homenageava ao taperoaense de coração Ariano Suassuna. Os músicos paraibanos foram entusiasticamente aplaudidos pelo público pernambucano. (LG)

domingo, 9 de setembro de 2007

DOUTOR RUI PONTES NEGA FILIAÇÃO AO PMDB.
Foram divulgadas informações nos últimos dias dando conta da iminente ida do prefeito Ruy Pontes para o PMDB. O próprio Dr. Ruy procurou a imprensa para desmentir a informação. Segundo ele, há uma aproximação com o ex-prefeito Naíde Cabral, este sim filiado ao PMDB, visando uma coligação entre o PFL do Dr. Ruy e o partido de Naíde. Nas conversas se estuda a indicação de Demétrio Dantas, genro de Naíde e ex-prefeito do município, como candidato a vice na chapa encabeçada pelo Dr. Ruy. Disse ainda o Dr. Ruy que o próprio PSDB do seu antecessor Zé Afonso, teria feito proposta semelhante a Naíde propondo o lançamento do seu nome a vice de Zé Afonso. Concluindo, o Dr. Ruy negou qualquer estremecimento na sua amizade pessoal e política com o deputado Dinaldo Wanderley e, por tabela, com o governador Cássio Cunha Lima. Disse que a coligação com o PMDB será um fato meramente local.

MALTA GANHA MAIS UM PARTIDO.
Foi empossada na última sexta-feira, 7 de setembro, na cidade de Malta a comissão provisória do PSB na cidade de Malta. O novo partido está sendo presidido pelo ex-prefeito Dr. Antônio Fernandes. O evento foi prestigiado pelo vereador patoense e suplente de deputado federal Bonifácio Rocha e pelo deputado estadual Guilherme Almeida.

WILSON BRAGA PODE SER CANDIDATO A PREFEITO DE CONCEIÇÃO.
Sem um candidato competitivo para as próximas eleições, na sua cidade natal, o deputado federal Wilson Braga está sendo pressionado por partidários seus a disputar as eleições para prefeito em 2008, na cidade de Conceição. O atual prefeito, Alexandre Braga Pegado, sobrinho de Wilson, foi eleito duas vezes, em 2000 e 2004, na primeira oportunidade derrotando o seu adversário Rômulo Antônio Pires Leite, por 5.598 votos a 3.943, e na segunda vencendo José Ivanilson Soares de Lacerda por 5.298 a 4.606. A diferença caiu de 1.655 votos em 2000 para 692 em 2004. Impedido de ser candidato, Alexandre tem dificuldades para indicar um sucessor que seja competitivo. Com base em pesquisas para consumo interno, os partidários de Wilson acham que só ele teria condições de manter o grupo no poder e apelam por uma candidatura do ex-governador. Para isso, entretanto, Wilson tem que mudar seu domicílio eleitoral de João Pessoa, onde é eleitor, para a cidade de Conceição, até o dia 5 de outubro. (LG)
CÂMARA DE PATOS PROMOVE TREM DA ALEGRIA
A Câmara de Vereadores de Patos deve discutir nos próximos dias um projeto da sua Mesa Diretora que cria um verdadeiro trem de alegria. Atualmente a Câmara possui um quadro de 68 (sessenta e oito) servidores dos quais apenas 28 (vinte e oito) prestam serviços. Os demais 40 (quarenta) estão cedidos a outros órgãos. O presidente Marcos Eduardo achou pouco e agora quer elevar este número para 150 (centro e cinqüenta). Ou seja, enquanto assembléias legislativa e Congresso Nacional reduzem seus quadros, a Câmara de Patos, que certamente está nadando em dinheiro, quer engordar a sua folha de pagamento com mais 82 (oitenta e dois) funcionários. Pela proposta em discussão, a Câmara teria 38 (trinta e oito) cargos efetivos e 112 (cento e doze) cargos comissionados. Destes 112, apenas 17 (dezessete) trabalhariam no serviço interno da própria Câmara, os demais 95 (noventa e cinco) seriam destinados aos gabinetes dos 19 (dezenove) vereadores, ou seja, cada vereador teria cinco cargos comissionados em seus gabinetes (um supervisor de gabinete, um assessor parlamentar, um assessor de comunicação, um assistente parlamentar e uma secretária de gabinete parlamentar). Segundo se comenta estes noventa e cinco cargos seriam o “cala-boca” para os vereadores aprovarem o projeto, pois como os cargos são de livre nomeação do presidente este poderia negociar cada cargo com os vereadores.
Vale ressaltar que, se a Câmara cedeu quarenta servidores para outros órgãos, é porque não precisa deles. Ou seja, se a Câmara está funcionando com vinte e oito funcionários e cedeu os outros quarenta não tem necessidade de trinta e oito.
O projeto esconde outra “casca de banana”. Autoriza o Presidente a conceder “até 200% (duzentos por cento) de gratificação ao servidor, quando o mesmo exceder o expediente normal , através de portaria definindo o porcentual desta gratificação”. Ou seja, além do trem da alegria cria uma verdadeira fábrica de horas-extras. Quem quiser ganhar mais é só deixar tudo para última hora e demorar o mais possível na execução do serviço, para garantir três vezes o seu salário.
Na sessão da quinta-feira houve um bate-boca em torno da matéria. O presidente Marcos Eduardo teria chamado o vereador Inácio de Gelo de traidor, ao que Inácio retorquiu que não tinha traído ninguém e que votara em Marcos Eduardo a pedido do ex-prefeito Dinaldo Wanderley. Durante a sessão, Inácio de Gelo mandou que o seu nome fosse retirado do projeto de criação do Plano de Cargos, Carreira e Vencimento da Câmara de Vereadores de Patos. Por sua vez, o vereador Bonifácio Rocha, presidente da Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização, pediu vistas do projeto para melhor examiná-lo. Como Bonifácio é um dos mais respeitados dos nossos parlamentares, conhecido pela sua seriedade, está se aguardando com ansiedade um pronunciamento dele sobre a matéria.
É importante que o eleitor fique ligado na discussão e votação desta matéria, que representa uma verdadeira imoralidade administrativa, que pode aumentar a folha de pagamento da Câmara em mais de cem mil reais, por mês.
Enquanto a Câmara de Patos aumenta os cargos e a despesa com eles, na Assembléia Legislativa da Paraíba se anuncia reduções para conter os gastos. Isto é uma injustiça. Enquanto a Assembléia Legislativa corta despesas, a Câmara de Patos nada em dinheiro.

COLÉGIO ESTADUAL MONS. VIEIRA REALIZOU UMA SÉRIE DE HOMENAGENS AO SEU PATRONO..
Professores e alunos da Escola de Primeiro e Segundo Graus de Ensino Fundamental Mons. Manoel Vieira, antigo Colégio Estadual, promoveram nos últimos dias 5 e 6 de setembro, vários eventos com que visam comemorar o centenário de nascimento do grande educador que teve o nome homenageado no título da referida escola. Durante os dois dias, foram exibidos, no Centro Cultural Amaury de Carvalho, na Praça João Pessoa, fotografias, recortes de jornais e objetos pessoais com referência ao Mons. Vieira. Na quarta, na Fundação Ernani Sátyro, foram exibidos documentário e vídeos com fatos da vida do homenageado. Na quinta-feira, foi aposta na biblioteca do Colégio uma placa comemorativa dos cem anos de nascimento daquele sacerdote, educador e político que tanto engrandeceu a cidade de Patos.
No próximo mês de outubro, a família e amigos do Mons. Vieira estarão também lhe prestando homenagens pelo centenário do seu nascimento. Inclusive, com a aposição de uma estátua sua dentro do Colégio e o relançamento de um livro que conta a sua vida. (LG)

NÚMEROS PRELIMINARES DO IBGE DIZEM QUE PATOS SÓ TEM 95.375 HABITANTES.
O escritório local do IBGE informou nos últimos dias que a cidade de Patos tem apenas 95.375 habitantes. Segundo Osvaldo de Sousa, dirigente local do órgão, muitas casas estão fechadas e em muitas outras as pessoas não querem atender ao recenseador, motivo pelo qual estes números são provisórios. Como muita gente afirma que não foi recenseada, Osvaldo orienta estas pessoas a que procurem o escritório do IBGE para participarem do censo, ao mesmo tempo em que apela para as pessoas que não quiseram receber os recenseadores que abram as portas numa nova tentativa que será feita. Diz que todos os recenseadores estão devidamente identificados e que não há perigo para quem os recebe. Se houver qualquer dúvida, as pessoas podem ligar para o IBGE ou para a Polícia. A população de um município é importante para a determinação do montante de recursos a ser distribuído pelo governo através do FPM, assim como para indicar outros benefícios. A população indicada previamente, por exemplo, já garante ao município onze vagas na Câmara ao invés das atuais dez. Isto se o Congresso não aprovar nenhuma mudança nesta questão. (LG)

BONIFÁCIO ROCHA CONVIDOU INÁCIO DE GELO A FORMAREM UMA CHAPA.
Esta semana, companheiros de imprensa testemunharam, na Sala de Imprensa da Câmara de Vereadores, o convite que o vereador e suplente de deputado federal Bonifácio Rocha fez ao seu companheiro de Câmara Inácio de Gelo. Bonifácio convidou a ser seu companheiro numa chapa que seria anunciada imediatamente naquele mesmo local. Inácio de Gelo declinou do convite e disse que inclusive talvez não fosse nem candidato a vereador. Inácio foi o sexto candidato mais votado nas eleições de 2004, com 1.491 votos. (LG)

VEREADORES HOMENAGEADOS NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA.
Na última terça-feira, a Assembléia Legislativa homenageou todos os vereadores pela passagem naquela data do seu dia. A sessão da Assembléia foi proposta pelo deputado estadual Dinaldo Wanderley. Durante a sessão usou da tribuna o vereador patoense Bosco Medeiros, homenageando seus colegas vereadores de todo o país. (LG)

ZÉ PINDOLA VOLTA DO PR PARA O PFL.
Vereadores e candidatos a vereadores estão se organizando para as disputas de 2008, fixando-se nos partidos pelos quais pretendem concorrer. O ex-vereador Zé Pindola, incomodado com o anúncio de que o ex-vereador Cláudio Barreto iria comandar o partido em que Pindola estava, o PR, e temendo uma aproximação entre Cláudio e o PMDB, decidiu voltar ao PFL partido pelo qual já se elegeu vereador. Outra definição teria sido tomada nos últimos dias pela vereadora Zefinha das Bolsas, cuja ida era dada como certa para o PMDB. Zefinha, segunda mais votada em 2004, com 2.068 votos resolveu continuar no PTB comandado por seu irmão Vicente das Bolsas, depois de uma certa pacificação entre PFL e PSDB, partidos com os quais deve se juntar o PTB, no próximo ano. (LG)

PARTIDO VERDE CRESCE EM PATOS.
Dirigido pelo ex-vereador Madiel Conserva, o PV tem crescido em Patos. Outra aquisição recente do partido é a do sargento bombeiro Toinho Nascimento, que apresenta um programa da Carismática na Rádio Espinharas. Toinho e outras aquisições recentes do partido deverão se filiar brevemente em solenidade que terá a presença do presidente nacional do partido, Fernando Gabeira. (LG)

MARIA CRISPIM NEGA CANDIDATURAS DA FAMÍLIA.
A vereadora Maria Crispim procurou a imprensa esta semana para anunciar que nem ela nem nenhum irmão seu será candidato a vereador em 2008. O desmentido de Maria se prendeu ao fato de terem anunciado que seu irmão Elizardo seria candidato a vereador nas próximas eleições. (LG)

RILDEMAR NUNES IRÁ PARA PP.
O executivo Rildemar Nunes cuja candidatura a vereador em Patos foi anunciada aqui no último domingo já decidiu em que partido vai se filiar. Ele deverá ir para o PP dirigido a nível local pelo empresário Vieirinha. (LG)
Ministro desmente que governo trabalha para salvar Calheiros (Jornal da Paraíba)
A questão Renan Calheiros é muito sensível para o presidente Lula. O presidente não quer melindrar os partidários de Renan porque precisa dos votos deles. Mas não quer afrontar o sentimento da nação que quer a cabeça de Renan. O trabalho de “cabala” que está sendo feito, segundo a notícia pelo Ministro Walfrido Guia e pela líder no PT no Senado, Ideli Salvatti, tem que ser discreto. E no fundo, pode representar apenas jogo-de-cena, justamente, para não melindrar os partidários de Renan. Alguma coisa como “a gente está tentando, mas, como o voto é secreto, não tem como saber quem votou contra ou a favor”. (LG)
Palocci defende CPMF por ter sonegação quase nula (Agência Câmara)
É por isso que as coisas no Brasil não andam. Trancado nos gabinetes de Brasília as autoridades não sabem do que acontece pelo país afora. Dizer que não acontece sonegação da CPMF é mostrar profundo desconhecimento da realidade nacional. Se você já teve a sua conta bloqueada por algum cheque devolvido pelo Banco, o tradicional cheque sem fundo, sabe muito bem disso. Quando precisa limpar seu nome, você vai atrás da empresa onde fez a compra e descobre que ele passou seu cheque para um terceiro, que o passou para um quarto, de cujas mãos foi a um quinto e assim por diante. Ou seja, seu cheque virou moeda e saiu de mão em mão sem que nenhuma dessas pessoas tenha pago a CPMF. Pois esta só será paga quando o último portador depositar o cheque em um Banco. Ao depositar o cheque, o emitente paga a CPMF e só ao sacar o valor depositado, aquele último portador pagará a CPMF. A não ser que este último portador do primeiro cheque passe outro cheque que vai seguir o mesmo caminho e a CPMF só será paga por ele, quando o cheque for sacado da conta dele. Assim são milhares sonegando a CPMF sem que as autoridades como Antônio Palloci, escondidas nos gabinetes de Brasília, tomem conhecimento. (LG)

Receita aponta possível aumento de tributos se CPMF acabar (Agência Câmara)
É aquela velha história. Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. O Governo só teria dois caminhos para enfrentar a falta da CPMF. Ou diminui os gastos ou encontra nova receita para cobrir os bilhões da CPMF. Como a maioria dos governos o nosso é muito mais competente para criar tributos do que para economizar na aplicação das Receitas. Vamos terminar pagando a CPMF por mais alguns anos. Os governadores fazem bico para manobrar suas bancadas em favor da prorrogação da CPMF, mas bastará o governo ceder um pouco, destinando parte da CPMF para os Estados, para eles “abrirem as pernas” e apoiarem a prorrogação da contribuição. Mas nós dizíamos aqui durante a semana, o que praticamente foi confirmado pelo presidente Lula depois. O Governo Federal está muito mais interessado em manter a CPMF como medida de fiscalização da circulação de altos valores no crime organizado e na lavagem de dinheiro, do que, propriamente, na arrecadação federal permitida pelo chamado imposto do cheque. (LG)
HOMENAGENS A MONS. VIEIRA.
Professores da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Manoel Vieira, o tradicional Colégio Estadual da Praça João Pessoa, prepararam uma programação esta semana, para homenagear o grande educador que dirigiu o Colégio nos seus primórdios. Exibição de documentário sobre o Padre Vieira na Fundação Ernani Sátiro, exposição de fotos e objetos pessoais na Fundação Cultural Amaury de Carvalho e aposição de placa comemorativa na biblioteca do colégio são alguns dos eventos programados. Os professores se antecipam em um mês às comemorações do centenário do nascimento de Mons. Manoel Vieira que acontece no próximo mês de outubro. No próximo mês, a família e amigos do grande educador deverão promover também uma série de eventos comemorando o seu centenário de nascimento.
Um dos maiores oradores sacros que conheci, parelha do grande Padre Joaquim de Assis Ferreira, Padre Vieira procurava incutir nos seus alunos a fé que o animava. No antigo Colégio Diocesano, substituído pelo Colégio Estadual, os alunos internos assistiam missa todo dia, celebrada pelo seu diretor, o próprio Padre Vieira. Os alunos externos assistiam missa uma vez por semana, na quarta-feira. Até os protestantes assistiam à missa. Lembro-me de dona Lin, professora de Inglês, de tradição evangélica, assistindo à missa, muito compenetrada, junto com as filhas Meta e Melissa, como faziam os demais professores e alunos.
Mas além de presidir a missa diária ou semanal dos seus alunos, Padre Vieira estimulava a fé dos seus estudantes, nos momentos de crise por que passava uma pessoa da casa. Numa crise de apendicite que o deixou às portas da morte, na precariedade da assistência que lhe podia dar o antigo Hospital São Geraldo que funcionava na atual rua Peregrino Filho, ele pediu aos seus alunos que orassem por ele, pois Deus garantiria a sua saúde. E nunca época em que uma simples operação de apêndice ainda trazia altos riscos, com altas de taxas de letalidade, ele teve sucesso e pode com seus alunos agradecer a Deus.
Em outros episódios semelhantes ele mobilizou o alunado para rezar com ele em benefício de alguém que passava por um momento crítico. Lembro bem de pelo menos dois episódios que eram contados pelos mais antigos. Um envolveu um aluno chamado Queiroguinha, de tradicional família sousense. Outra apendicite aguda que pôs em risco a vida daquele interno do colégio. Padre Vieira mobilizou professores, alunos e auxiliares para orarem na capela pela saúde do companheiro que resistiu à, então delicada operação. Outro episódio envolveu o aluno a que todos se referiam depois pelo apelido de Cacimbão. Não cheguei nem a saber o nome próprio daquele aluno. Interno do colégio, Cacimbão caiu num poço amazonas que servia para o abastecimento do Diocesano, numa época em que a cidade nem sonhava com água encanada. Na queda uma pancada na cabeça da qual ninguém acreditava que ele escaparia. Depois de providenciar a remoção do estudante para o hospital, Padre Vieira mobilizou professores, alunos e funcionários para orar por ele e Cacimbão herdou do episódio o apelido que o acompanha, acredito, até hoje, pelo menos entre os contemporâneos de internato.
Um terceiro episódio aconteceu comigo mesmo. Em 02 de novembro de 1961, senti-me mal enquanto assistia a um filme no saudoso Cine Eldorado. Levado às pressas para o SAMDU, serviço de assistência médica pública então existente na rua Paulo Mendes, o médico diagnosticou apendicite aguda e mandou que fosse levado urgente para o Hospital Regional. Ali, com base nos sintomas, numa época em que esperar por exames laboratoriais podia representar a morte em casos urgentes, Dr. Olavo, Dr. Geraldo e Dr. Alcides me operaram do apêndice. Segundo relatos posteriores, o apêndice nada tinha. Já que eu estava com abdome aberto retiraram o apêndice. Mas meu estado de saúde não teve melhoras, justamente porque o problema não era no apêndice. E eu fiquei entre a vida e a morte, fui colocado no balão de oxigênio e recebi a extrema-unção, sacramento da Igreja para os moribundos. Enquanto os médicos lutavam para salvar minha vida, Padre Vieira mobilizou meus colegas de todos os turnos e turmas para rezar por mim. O risco inicial passou, mas eu continuei, indo e voltando, de casa para o hospital, durante vinte e cinco dias. Padre Vieira continuou a comandar as orações em meu favor e diante da recomendação para que eu fosse transportado para Recife, centro de referência médica da região, fez uma campanha financeira entre os alunos e, por intermédio do então deputado Zé Cavalcanti, conseguiu o avião do governador Pedro Gondim, para que eu fosse transferido para a capital pernambucana. Enquanto isso, professores, alunos e funcionários, comandados por Padre Vieira, continuavam a rezar por mim enquanto companheiros meus a mando de Padre Vieira se revezavam na minha cabeceira ajudando minha família nos meus cuidados. Transferido para Recife, continuavam as orações que certamente ajudaram na minha recuperação. Lá a primeira providência, ditada pelo então estudante de Medicina, Sávio Vieira, sobrinho de Padre Vieira, foi mudar a minha dieta o que foi feito antes que fosse internado no Hospital Pedro II. Com a mudança da dieta começaram as melhoras e quando saí do hospital um mês e quinze dias depois, os médicos só suspeitavam de uma pancreatite aguda, como motivo da minha doença. Anos depois descobri, por acaso, lendo uma revista médica em um consultório recifense, que os sintomas da pancreatite aguda mascaram os sintomas da apendicite, só distinguíveis por um exame radiológico ou análises clínicas. No final, valeram as orações de Padre Vieira e meus companheiros, que me acompanharam espiritualmente durante todo a minha doença.
Ainda hoje, eu lembro com carinho a capela, linda na sua simplicidade, onde Padre Vieira celebrava a missa e comandava as orações. Pena que o crescimento da demanda pelo ensino público ali ministrado tenha obrigado o Estado a dar novas destinações a nossa capelinha.
Grande educador, político altamente produtivo como deputado federal , Padre Vieira foi antes de tudo um sacerdote dedicado e que continuou fiel ao seu ministério até a morte. Já com avançada idade se dedicava aos presos, celebrando missa e assistindo espiritualmente os detentos seja no presídio do Roger, seja no Quartel da PM, seja nos quartéis do Exército, seja na Polícia Federal, tudo em João Pessoa, onde passara a residir.
As homenagens que hoje lhe são prestadas, por professores, alunos e funcionários da Escola que leva seu nome, apenas fazem justiça a quem deu tudo de si para fazer daquela Casa um dos mais respeitados educandários do Estado, seja na sua fase de Colégio Diocesano, seja na fase de Colégio Estadual, seja hoje, quando novos e antigos servidores batalham por honrar uma tradição que ele ali implantou. Eu me orgulho de ter sido aluno e professor dos dois colégios: Diocesano e Estadual. E me orgulho, mais ainda, da amizade com que Padre Vieira me honrou e das oportunidades que me ofereceu para chegar ao que hoje sou.

REGISTROS (09/09/2007)

  1. No último dia 6 de setembro, meu pai Antônio Torres de Morais teria feito, se vivo fosse, 93 anos de idade.
  2. Quem também aniversariou na quinta-feira, 6 de setembro, foi meu velho e querido amigo Otoni Medeiros, por muitos anos funcionário da Farmácia de Dr. Basílio. Eu conheci Otoni há uns cinqüenta anos atrás quando ele veio morar na rua dos 18 do Forte onde eu já morava. Para ele, os parabéns do programa.
  3. Registramos o aniversário na última sexta-feira, na Dra. Fátima Lima, a mais jovem das minhas irmãs. Aposentada do Ministério da Saúde, Dra. Fátima é médica do Quadro da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte, residindo atualmente em Natal. Para ela os parabéns dos manos Gonzaga e Leda, dos sobrinhos Júnior, Liana, Luciana, Bruno, Artur e Luma, dos sobrinhos-netos Heitor, Lara, Júlia e Netinho, das cunhadas, tios, primos e amigos.
  4. Ontem, às quatro da tarde, na Igreja de Santo Antônio, foi celebrada a missa de 30 dias por alma do saudoso vereador patoense, Abdias Guedes Cavalcanti. A igreja ficou lotada de amigos e parentes do grande Abdias.
  5. Ontem à tarde, na Igreja da Conceição, e hoje pela manhã, na Catedral da Guia, foi celebrada a missa de segundo aniversário por alma de Marlene de Azevedo Barbosa, esposa do meu velho amigo Zé Barbosa e mãe do ex-vereador patoense, Josimar do Hospital. Amigos e parentes prestigiaram a celebração religiosa.
  6. A família Lima de Morais está em festa. Desde a semana passada os três Luiz Gonzaga Lima de Morais estão sob céus nordestinos. Eu passei por dias de chuva chata em João Pessoa. O Júnior se esfalfa entre João Pessoa e Natal preparando sua instalação na capital potiguar para a qual foi transferido pelo órgão em que trabalha, a ANVISA. E o Gonzaga Neto gozou da hospitalidade da avó materna em Campina Grande. Na sexta estivemos os três juntos em Campina Grande (onde fui rever no neto que não via há mais de ano) e à noite na capital paraibana, onde me juntei com a metade dos filhos e todos os netos para uma ceia familiar, em casa da filha mais velha. O avô ri à toa, agora com os quatro netos por perto.
  7. A semana passada recebi um e-mail de um ouvinte sugerindo que esta REVISTA DA SEMANA seria uma sucessora da revista VEJA, publicada pela Editora Abril. Só esta semana vim a entender o e-mail daquele ouvinte. Esta semana chegou a minhas mãos uma publicidade da editora oferecendo uma assinatura da REVISTA DA SEMANA. É uma revista muito interessante, com características bem parecidas com as da nossa REVISTA. Ela se propõe a resumir os fatos noticiados durante a semana, em matérias curtas que não cansem o leitor. Como eu nunca registrei o título, que por sinal já pertenceu a uma outra revista que circulou até um quarenta anos atrás, não posso impedir a Editora Abril de utilizar o nome. O risco agora é ela tentar impugnar o nome que utilizamos desde 1972. Para você acessar a nossa revista basta digitar no seu navegador www.revistadasemana.com, enquanto que para acessar o sítio da revista da Abril, você tem que acrescentar um “br” ao endereço acima. Como a revista da Abril dificilmente vai divulgar os fatos de que nos ocupamos aqui, não temos medo da concorrência.

domingo, 2 de setembro de 2007

MARCOS EDUARDO VAI MUDAR DE LADO.

    confirmando as especulações que davam como certa a sua ida para o PMDB, o atual presidente da Câmara de Vereadores de Patos, praticamente sacramentou a sua filiação ao partido situacionista local, na última sexta-feira. Depois de encontro com o prefeito Nabor Wanderley, quando teria sido feitos os acertos a nível local, Marcos Eduardo encontrou-se na última sexta-feira com o prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego, e com seu irmão Vital do Rego Filho, quando teriam sido feitos os acertos finais para a ida definitiva de Marcos Eduardo para os braços do situacionismo local. Marcos deverá assinar a ficha de filiação ao PMDB nos próximos dias, juntamente com outros nomes de peso, entre os quais, Juliana Sátyro, filha do ex-deputado Múcio Sátyro e da atual secretária de Ação Social, Elizabeth Sátyro. Juliana é um dos mais fortes nomes em disputa das vagas de vereador em nossa Câmara em 2008. (LG)


 

PEDRO OLIVEIRA LANÇA REVISTA.

    O executivo Pedro Oliveira amplia suas atividades na área jornalística com o lançamento de mais um veículo. Depois do seu jornal Empresarial, editado há vários anos, lançou esta semana o primeiro número de uma revista, também denominada Empresarial, Marcas e Eventos. Agradecemos o envio do primeiro exemplar do novo veículo, que traz várias matérias interessantes sobre empresas e empresários locais, além de outras figuras do mundo político e social de Patos e região. Desejamos bom sucesso a Pedro em sua nova empreitada. (LG)

  1. Aniversário hoje de Sílvia Letícia, que presta serviço na agência do Ministério do Trabalho em Patos. Parabéns do seu pai/avô, Severino Carneiro, do marido João Batista, dos filhos Sávio e Ítalo, e dos colegas de trabalho.
  2. Na próxima quinta-feira, 6 de setembro, se vivo fosse, meu pai, Antônio Torres de Morais, completaria 93 anos de idade. Saudades, minhas, de Leda, de Fátima, noras, netos, bisnetos e demais familiares.
  3. Registramos o aniversário, na próxima sexta, da mana Dra. Fátima Lima, médica psiquiatra, residente em Natal, no Rio Grande do Norte. Parabéns dos manos e sobrinhos.
  4. Registramos aqui o recebimento de duas publicações: a plaquete Edivaldo Motta, Quinze Anos de Saudade, enviada pelo vereador Zé Motta, e o livro Famílias Pereira Cavalcanti e Loureiro Lopes, de Francisco Cavalcanti e Franciraldo Loureiro (tio e primo do companheiro Virgílio Trindade). Ambas as publicações foram remetidas por intermédio de Virgílio.

LUZIA SOBRAL, UMA HEROÍNA ANÔNIMA.

         Faleceu, na última terça-feira em Patos, na simplicidade de seus 89 anos, Dona Luzia Sobral. Morreu quase no anonimato, como viveu, à sombra dos seus três filhos. Como muitas das nossas mães, era, entretanto, uma verdadeira heroína. Nova, bonita, casou com um filho de família rica de São Mamede, Adalberto Xavier de Andrade, filho de Luiz Xavier de Andrade, comerciante da então vila, pertencente a Santa Luzia. Inteligentíssimo, Adalberto era também um boêmio. Nem o nascimento dos três filhos fez com que ele sossegasse. Sem nenhum motivo, movido só por um coração cigano, Adalberto abandonou a família e foi buscar outras regiões do país, terminando por parar na região Centro-Oeste. Deixou para trás Luzia e os três filhos do casal: Marconi, Alberto e Lúcia. Luzia não desesperou. Tocou a vida para a frente e com ajuda de uma família unida, à sombra do velho Manoel Italiano, fazendeiro do Mocambo de Baixo, compadre de meu avô. Pôs os filhos na escola e deu de si tudo para vê-los criados e encaminhados na vida. Aos dez anos, Marconi foi encaminhado para o Seminário de Cajazeiras, levado por sua tia Noinha, na turma fundadora daquele educandário, em 1955. Ali Marconi chamou a atenção pela inteligência brilhante, mas também pela inquietude do comportamento. Era o sangue do pai, inteligente e boêmio. Enquanto os irmãos seguiam os estudos (ambos chegaram a se formar), Marconi "deu pro mundo". Boêmio e político. Por conta do seu verbo ardente, eleito vereador em Patos, terminou sendo preso pela ditadura militar e encaminhado para João Pessoa. Era, segundo ele, a vingança de um deputado local que não esquecera a derrota que sofrera na eleição do ano anterior, quando Marconi era um dos mais ardentes oradores do palanque de Olavo Nóbrega, de quem foi líder na Câmara de Vereadores. Com Marconi preso e sem muitos recursos financeiros para contratar um advogado, Dona Luzia usou uma parcela de seu inesgotável patrimônio de sertaneja guerreira, a coragem. Tomou um ônibus da IPALMA e partiu para João Pessoa. Na Rodoviária, tomou um ônibus que ia em busca da praia e pediu ao motorista que a deixasse em frente ao Grupamento de Engenharia, onde o grupo de jovens lideranças patoeenses estava preso. Ali pediu à sentinela para falar com o general Samuel Correia, comandante do quartel. A sentinela informou que o comandante não atendia naquele dia, mas diante da insistência de dona Luzia, encaminhou-a ao oficial do dia, que confirmou a informação da sentinela. Seus rogos insistentes fizeram com que o oficial falasse com o comandante que resolveu atendê-la. Diante do general, dona Luzia só não fez se ajoelhar (embora Marconi conte que ela se ajoelhou diante da bandeira nacional), para dizer que o filho nada tinha de subversivo, que era apenas um menino impulsivo, que até seminarista fora. Apelou para os sentimentos filiais do general, que certamente tinha uma mãe, e outros apelos que terminaram comovendo o militar. Diante daquelas lágrimas e daqueles rogos, o general Samuel Correia, terminou prometendo: "Vá para casa, minha senhora, ainda hoje a senhora beija o seu filho". Assim prometeu, assim fez. Mas dona Luzia, não foi para casa, esperou o filho lá mesmo, em frente ao quartel, em plena Epitácio Pessoa. E, na sua coragem de sertaneja guerreira, conseguiu aquilo que Napoleão Nóbrega conseguira, alguns dias antes, por intermédio da OAB (libertar Romero). E que a família de Ruy Gouveia conseguira para o futuro deputado, utilizando advogados e influências políticas. Marconi e Ruy saíram no mesmo dia.

         Esta era Luzia Sobral. Que continuou pela vida em fora, servindo de guardiã para os filhos que Adalberto não quisera criar com ela. E foi essa guerreira que terminou conseguindo fazer de Marconi o brilhante advogado que conhecemos. Encaminhados Lúcia e Alberto, dona Luzia mexeu com os brios de Marconi: "Se não fosse você eu já teria dado uma resposta a seu pai". Ela queria ver Marconi formado, como os irmãos. E terminou conseguindo. Marconi foi trabalhar em Campina Grande e ali voltou aos estudos e conseguiu fazer o curso de Direito, com o que terminou Advogado do Estado, atuando brilhantemente até se aposentar naquela cidade serrana. Em Campina dividiu mesas de bares e noites de boemia com outros poetas e tribunos como Raimundo Asfora e Ronaldo Cunha Lima. 

         Luzia morreu na madrugada da terça-feira, 28 de agosto, aos 89 anos. Mas ainda teimando. Brigando contra o diabetes, comia açúcar escondido o que lhe provocou a insuficiência cardíaca que a vitimou. Nascida em 16/04/1918, em Santa Luzia, filha de Manoel Paulino Sobral (Manoel Italiano) e Maria Marcelina Sobral, foi casada com Adalberto Xavier de Andrade, de quem teve três filhos: Marconi, Alberto (já falecido) e Lúcia. Amigos e familiares a acompanharam à ultima morada, na mesma terça, no Cemitério de São Miguel.  

         Homenageio daqui às heroínas anônimas do sertão, mulheres iguais a D. Luzia e D. Constantina minha mãe, que por sinal eram amigas e nascidas no mesmo ano, que tudo fizeram, lutando com todas as dificuldades, para fazer dos filhos alguma coisa de que pudessem se orgulhar.