domingo, 25 de novembro de 2007

SEMANA 19 A 25 DE NOVEMBRO DE 2007

REGISTROS
Quem aniversariou na última terça-feira, 20/11, foi minha cunhada Ângela Maria Nóbrega Lucena. Recebeu os parabéns de sua mãe Dona Maria Nóbrega, de todos os manos, sobrinhos e cunhados.
Na última quarta-feira, meu filho do meio, Bruno Nóbrega Lucena Lima de Morais completou nova idade: 22 anos. Acadêmico de Direito na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Bruno deve concluir no mês de março próximo, e estagia no setor jurídico da Caixa Econômica Federal. Recebeu os parabéns do seu velho pai, de sua mãe Arlene, dos manos Liana, Júnior, Luciana, Artur e Luma, da avó Maria Nóbrega, de todos os tios, primos e sobrinhos. Também os da namorada e de Fernanda Brito. Bruno comemorou com a família na quarta e com os amigos ontem na noite.
Faleceu na quinta-feira em Patos, vitima de AVC, Pedro Miguel de Morais. Filho de minha tia-avó Cristina, Pedro foi durante muito tempo carroceiro e pequeno comerciante e tinha 87 anos de idade. Primo legítimo de meu pai, Pedro era muito querido de toda a família. O sepultamento aconteceu no final da tarde de sexta-feira. Daqui as nossas condolências a todos os familiares.
Registramos o aniversário, no dia de ontem, 24 de novembro, de Leiliane, filha de minha amiga Silvia, residente na rua Deodoro da Fonseca. Para ela, os parabéns do programa.
Faleceu sexta-feira em Terezinha no Piauí, Capitão Zezé, primo irmão de minha sogra, Maria Nóbrega. Reformado do Exército e radicado em Terezina, José Cândido da Nóbrega, o capitão Zezé vinha frequentemente a Patos, onde tinha imóveis e muitos amigos. Era muito atencioso com toda a família que lhe queria muito bem. Nascido em 15 de março de 1926, Zezé tinha 81 anos de idade. Deixou viúva e cinco filhos. O sepultamento aconteceu ontem em Terezina. Daqui as nossas condolências a todos os familiares.
Registramos o aniversário hoje do Secretário de Meio-Ambiente da Prefeitura de Patos, meu velho amigo Edileudo Lucena, filho de outro velho amigo Edmilson Costa. Para Edileudo os meus parabéns, os de Arlene e os do programa.
No próximo sábado, 1º de dezembro, o casal Severino Luiz Camboim (Bindu) e Adalice comemoram cinqüenta anos de feliz união conjugal. Os filhos Alba, Alda, Aldo, Alta, Miriam e Alexandre convidam parentes e amigos para a celebração religiosa que terá lugar às oito horas da noite, na Capela do Colégio Cristo Rei, na rua Peregrino Filho. Agradecemos o belo convite que nos foi remetido e daqui parabenizamos o casal pelo feito cada vez mais raro. Uma união de cinqüenta anos.

A COLUNA DE CÍCERO
É cada vez mais comum a tentativa de nossos administradores de amordaçarem a imprensa para que não lhe façam críticas ou só divulguem notícias que lhe sejam favoráveis. Antes os visados eram os próprios jornalistas cooptados através das tradicionais assessorias de imprensa. Espécie de “cala-boca” para que só divulgassem as notícias favoráveis. Depois passaram a comprometer os próprios veículos, através de vultosos contratos publicitários que garantem a parcialidade do veículo nas matérias editoriais. São famosos os casos divulgados na cidade de Cajazeiras, onde radialistas de diversas emissoras foram demitidos por divulgarem notícias que desagradavam o prefeito daquela cidade. Mais, recentemente, os companheiros de Cajazeiras denunciaram a demissão de jornalista Gilberto Silva pelo Correio da Paraíba, atribuindo o fato à sua recusa de veicular notícia mentirosa sobre a administração estadual, por imposição da direção do jornal.
Outra mostra desta tentativa de amordaçar a imprensa foi divulgada aqui mesmo em Patos, quando um secretário da Prefeitura chegou a ameaçar de demissão o jornalista Cícero Araújo, do mesmo Correio da Paraíba, por ter divulgado notícias que não interessavam à administração local.
Os que acompanham o nosso programa se lembram de um fato comentado por nós de uma mobilização de funcionários da prefeitura de Patos, que fizeram um ato público em frente ao Palácio Clóvis Sátyro, e o único repórter que apareceu no local foi o companheiro Airton Alves, aqui da Espinharas. Comentando com um companheiro de imprensa escrita a ausência de outros repórteres, ele simplesmente alegou que não podia dar cobertura a eventos daquela natureza pois seu jornal tinha um contrato de publicidade com a Prefeitura de Patos.
O fato mais recente de tentativa de manipulação da imprensa local aconteceu a semana passada com o mesmo Cícero Araújo que fora, anteriormente, ameaçado de demissão. Cícero mantém uma coluna no Correio da Paraíba, Vitrine, onde divulga, semanalmente, notas de Patos e região. Principalmente, notas políticas onde procura espelhar as disputas que já se esboçam nos vários municípios da região, com vistas às eleições de 2008. Como muitas destas notícias não interessam à administração local, a atividade de Cícero incomoda aos áulicos do poder local. O fato deprimente foi usarem, certamente com a conivência de gente do próprio Correio, a coluna de Cícero e nela incluírem algumas notas que, segundo o próprio Cícero, não foi ele quem redigiu. Isso é falsidade ideológica. Uma coisa é matéria editorial de responsabilidade do veículo, outra a matéria assinada em artigos, reportagens ou coluna. O veículo pode tentar influir na linha do jornalista, nunca alterar o que ele escreve. E, no caso da Vitrine, como as notas incluídas de contrabando eram todas favoráveis à administração local e a pessoas a ela ligadas, fica nítido o interesse existente por trás da manobra. Uma das notas, inclusive, chama a atenção: é uma favorável ao vereador Zé Motta que tem sido vítima de freqüentes críticas por parte do próprio Cícero. Outra nota repudiada por Cícero era a que dava conta de uma pesquisa refletindo amplo favoritismo do atual prefeito com relação à disputa de 2008. Cícero diz que não poderia divulgar esta pesquisa, por que ela simplesmente não existe.
O fato deve colocar de sobreaviso o público. É por demais conhecida a oposição sistemática que faz o Correio da Paraíba ao atual governo estadual. Justificada, claro, pelo interesse que seu proprietário tem em assumir a vaga de Maranhão no Senado, no caso de insucesso de Cássio nos processos que são movidos contra ele. O mesmo fato explica a cobertura intensa que o grupo dá às administrações municipais ligadas ao senador Maranhão. Mas o povo da Paraíba não é bobo e por isso, muita gente diz que já não acredita no que o jornal e os demais veículos do grupo dizem. A manipulação da coluna de Cícero é apenas uma gota dágua no oceano de atos de manipulação do noticiário visando beneficiar determinados interesses. O eleitor deve ter muito cuidado com os jornais que lê (ainda bem que pouca gente ler os jornais da Paraíba) e o ouvinte com as emissoras que vê ou escuta. E, claro, com os jornalistas e radialistas a que presta atenção. Acreditar em tudo o que se publica é fazer papel de bobo. (LG)

domingo, 18 de novembro de 2007

DEPUTADOS E SENADORES DISCUTEM EMENDAS E PREJUDICAM PATOS.
Deputados e senadores paraibanos se reuniram esta semana para selecionar as emendas que apresentariam ao Orçamento 2008. No final, duas propostas de emendas do Governo do Estado que beneficiariam a cidade de Patos foram retiradas da lista e não foram incluídas no Orçamento 2008. Uma delas beneficiava a duplicação da BR 230, trecho Campina Grande a Patos, a outra permitiria a construção pelo Governo do Estado de um Centro de Convenções na cidade de Patos. A maioria das emendas beneficiou João Pessoa e Campina Grande, inclusive uma que prevê a duplicação da Rodovia da Sulanca, que sai de Campina Grande em busca de Caruaru. Como Patos não tem representante na Câmara nem no Senado a região terminou sendo prejudicada. Acabou prevalecendo a força dos senadores que participam da Comissão do Orçamento, principalmente, o senador José Maranhão, presidente da Comissão. Efraim Morais é o segundo vice-presidente e Cícero Lucena é membro titular. Entre os deputados, Welligton Roberto (PR) e Manoel Júnior (PSB). Parece que o jeito é a gente torcer pela desgraça alheia para possibilitar a posse de Bonifácio Rocha. (LG)

MANOEL JÚNIOR QUER REGULAMENTAR CANDIDATURAS DE ANALFABETOS.
O deputado Manoel Júnior vai certamente causar polêmica, mas anunciou um projeto dos mais oportunos. Ele quer regulamentar as candidaturas dos semi-analfabetos. A Constituição permite que o analfabeto vote e não estabelece limites claros para que os semi-analfabetos sejam candidatos. Como não se pode privar os analfabetos dos representantes que eles merecem, que pelo menos se exija destes representantes o mínimo de conhecimento para exercer o mandato. É muito comum vereadores assinarem documentos de cujo teor não têm o menor conhecimento, justamente por que não sabem ler. Na proposta anunciada por Manoel Júnior os candidatos deverão saber ler, escrever e interpretar e saber pelo menos as quatro operações aritméticas fundamentais. A perícia seria feita pelo juiz eleitoral ou por uma comissão nomeada por ele. Por enquanto, só o bom senso de alguns juizes é que tem determinado a realização de tais perícias, sem que a questão seja devidamente regulamentada em lei. (LG)

sábado, 17 de novembro de 2007

REGISTROS
Registramos o aniversário, no sábado da semana passada, de Manoel Ferreira de Oliveira, o Borrego, filho do meu primo-irmão Pedro Neto e de Lucinha. Recebendo os parabéns dos pais, dos manos Adriano, Andréia e Adriana, da filha Ana Lívia, da namorada Arizoneide, dos tios e primos. Também os meus e do programa. Borrego se restabelece de recente cirurgia na perna esquerda onde recebeu um implante de platina.
Quem aniversaria na próxima terça-feira, 20/11, é minha cunhada Ângela Maria Nóbrega Lucena. Recebe os parabéns de sua mãe Dona Maria Nóbrega, de todos os manos, sobrinhos e cunhados.
Na próxima quarta-feira, meu filho do meio, Bruno Nóbrega Lucena Lima de Morais completa nova idade: 22 anos. Bruno cursa Direito na UFPB, devendo concluir no mês de março próximo, e estagia no setor jurídico da Caixa Econômica Federal. Daqui os parabéns do seu pai, de sua mãe Arlene, dos manos Liana, Júnior, Luciana, Artur e Luma, da avó Maria Nóbrega, de todos os tios, primos e sobrinhos. Também os da namorada Aninha e de Fernanda Brito.
Registramos o aniversário, no próximo sábado, 24 de novembro, de Leiliane, filha de minha amiga Silvia, residente na rua Deodoro da Fonseca. Os parabéns do programa.

LEI SECA NA PRAÇA DA ALIMENTAÇÃO.
A prefeitura de Patos tomou uma decisão que, no primeiro momento, me pareceu uma piada. Proibiu a venda de bebidas alcoólicas na Praça da Alimentação. Até agora não recebi nenhum “release” do setor de comunicação comentando ou justificando a medida. Tomei conhecimento, através de comentários de freqüentadores da Praça e só acreditei quando um comerciante do local me confirmou a informação. O local é público. Não é uma escola ou praça de esportes freqüentada exclusivamente por menores. Qual a justificativa para a medida? Houve quem insinuasse que a medida se destinasse a coibir a prostituição infantil. Será que vai surtir efeito? Será a Praça da Alimentação o único local da cidade onde é possível procurar companhia para encontros amorosos, seja com adultos ou adolescentes? Segundo eu soube, os responsáveis pela Lei Seca, baixada por portaria ou decreto municipal, queriam que a Curadoria proibisse a venda de bebidas alcoólicas na Praça e esta se recusou, alegando que não tinha base legal para a proibição. Se a Curadoria não tinha base legal, onde a prefeitura foi buscá-la? Seria bom que se divulgasse.
E agora surgem outras perguntas. Quando vão proibir a venda de bebidas alcoólicas nos Mercados Públicos? E na Praça Coração do Jatobá, onde além de bebidas dizem que outros produtos tóxicos correm frouxos? E nas outras praças, onde existem coretos freqüentados por apreciadores das bebidas alcoólicas? E no Terreiro do Forró, vão proibir já no próximo São João? Aliás, por falar em coreto e em terreiro, será a proibição de bebidas alcoólicas que motivou a destruição do Coreto II ou foi a febre de reforma da atual administração?
Muitos de nós pensávamos que a desativação de alguns coretos e praças tivesse justificativa administrativa. Acomodarem órgãos públicos numa administração que só sabe reformar. Aliás, há quem diga que querem destinar a Praça da Alimentação a um Mercado de Artesanato. Proibir a venda de bebidas seria uma forma de desestimular os comerciantes e fazê-los abandonar os quiosques que seriam entregues a artesãos, apadrinhados por determinada figura que quer se eleger vereador. Por que a Prefeitura não constrói um mercado de artesanato e abandona a prática da “meia-sola”? Será que a atual administração não tem capacidade de construir nada e só faz reformar? Será que reformar dá mais resultado financeiro do que construir?
Com relação à proibição de vendas de bebidas alcoólicas na praça, será que algum muçulmano assumiu cargo na prefeitura e nós da imprensa não estamos sabendo? Será que a lei vigente no setor é a lei do Corão? “Ó fiéis, as bebidas inebriantes, os jogos de azar, a dedicação às pedras e as adivinhações com setas, são manobras abomináveis de Satanás. Evitai-os, pois, para que prospereis”. (Alcorão, 5:90)[Surata 5, versículo 90]
Aqui uma ressalva. Não sou comerciante de bebidas, nem apreciador inveterado. Tomo meus goles eventuais e prefiro fazê-lo em ambientes reservados. Nunca na companhia de menores. Raramente vou à Praça da Alimentação e quase sempre em busca de um lanche. Mas sempre que me encontro com pessoas que estiveram em Patos, colegas do Ministério, comerciantes, viajantes todos se referem de forma elogiosa à Praça da Alimentação e nunca como ponto de prostituição infantil. É um local animado, onde se encontra gente jovem, onde se pode bater um bom papo, onde se pode beber descontraído, sem medo de confusão. Hoje a Praça é uma espécie de cartão postal da cidade de Patos. Por que esta hipocrisia de proibir a venda de bebidas alcoólicas, se a proibição da venda para menores é antiga e punível na forma da lei?
Esta questão precisa seR melhor explicada, pela administração municipal. A decisão merece ser reformada. Se acham que a Praça é mal localizada (eu também acho) que construam outra. Mas que não privem a cidade de Patos de uma das poucas opções de lazer que nos restam em local aberto. Ou será que a concorrência dos bares é que ficou incomodada e levou o prefeito a tomar a esdrúxula medida? Já não basta o que fizeram com o espetinho do Ranieri, forçando sua saída da Sólon de Lucena, por pura picuinha?
Vamos esperar uma justificativa aceitável para a medida tomada ou sua revogação pura e simples. Patos merece isso. Chega de hipocrisia.

POPULAÇÃO FICOU SEM ASSISTÊNCIA MÉDICA POR QUATRO DIAS.
Merecido o repouso dos funcionários da prefeitura durante o feriadão. Mas não tem sentido a cidade ficar sem assistência médica durante quatro dias. Foi o que aconteceu neste final de semana. Com o feriado da quinta-feira e o “enforcamento da sexta” e o fechamento no sábado e no domingo, a população de Patos ficou sem atendimento nos postos médicos, durante quatro longos dias. Nada contra os feriados, mas não custava nada a Secretaria de Saúde do município manter plantões em alguns postos para o atendimento da população. O fechamento dos postos criou problemas no Hospital Regional e no Hospital Infantil, responsáveis pelos atendimentos de urgências e de problemas mais graves.
Outro problema que tem acontecido, em virtude do sub-dimensionamento dos serviços de saúde do município, é que as consultas urgentes estão sendo marcadas para até sessenta dias ou mais e muitas terminam não sendo atendidas por ausências dos médicos. Com isso a população é que está sofrendo por falta de atendimento público, obrigando-a a recorrer às clínicas privadas populares. Ou será que tudo é feito de propósito para aumentar o faturamento destas clínicas?

SUPLAN E FUNDO DE POBREZA VEM CONHECER OBRAS DA APAE.
Representantes da SUPLAN e do Fundo de Amparo à Pobreza deverão vir a Patos esta semana conhecer as obras de construção da sede própria da APAE em Patos. Atendendo a um pedido do deputado Dinaldo Wanderley, o governador Cássio Cunha Lima determinou a liberação de quinhentos mil reais do Fundo de Amparo à Pobreza para a obra da APAE, valor que estará sendo liberado nos próximos dias. A visita dos representantes da SUPLAN e do Fundo de Amparo à Pobreza está ligada à liberação destes recursos.

HIGIA LUCENA DISTRIBUI NOTA SOBRE DISCURSO DE MARCOS.
“Não entendo a falta com a verdade, a indelicadeza e grosseria do Presidente desta Casa na sessão ordinária de 06 de novembro de 2007 em pronunciamento, dizendo que na honrosa gestão de meu pai, Petrônio Lucena, eu na qualidade de diretora, tratava os funcionários desta casa aos chicotes.
“Muito me surpreendo e junto requerimento de Votos de Congratulações, datado de 02/04/2002, dio nobre vereador Emanoel Falcão, reconhecendo minha dedicação, equilíbrio, organização e determinação prestada à Câmara Municipal de Patos, requerimento este assinado por todos os vereadores, inclusive pelo atual presidente desta casa, que usando da palavra quis denegrir minha imagem durante minha passagem por esta casa... ...Mas Deus e o Povo irão dar a resposta”. Hígia Lucena.
No requerimento, subscrito pelos demais vereadores, está inscrito no segundo parágrafo: “Dra. Hígia vem se destacando de forma positiva, mostrando um trabalho louvável, munido de muita dinâmica de grupo e de um bom relacionamento, tanto com os vereadores como com os servidores desta Casa Legislativa, além do público, fortalecendo a administração de seu estimado pai, presidente Petrônio Lucena que, diga-se de passagem vem realizando um ótimo trabalho, no comando da Casa de Juvenal Lúcio de Sousa”. E conclui: “Portanto, esse é o reconhecimento, o incentivo e a gratidão dos que fazem a Câmara Municipal, que fazendo justiça, presta-lhe esta justa e merecida homenagem, pois por sua dedicação, equilíbrio, organização e determinação nos negócios da Câmara Municipal, habilitou-se a receber considerações, conquistadas com um trabalho sério e voltado para o engradecimento desta Casa do Povo”.

FUNCIONÁRIOS DA CÂMARA RECLAMAM DE CORTE DE GRATIFICAÇÕES.
Fomos procurados por vários funcionários antigos da Câmara de Vereadores de Patos que reclamaram de gratificações que recebiam há vários anos, incorporadas pela Lei 3.359/2004, de 01/04/2004, e que foram retiradas, há vários meses, pela atual administração. Diz a referida Lei, no artigo 20, de suas Disposições Gerais: “As gratificações deferidas pelo Presidente da Mesa Diretora incorporam-se aos vencimentos, quando pagas por mais de cinco anos, de forma ininterrupta, e por mais de oito anos, quando pagas intercaladamente” E acrescenta no parágrafo único: “Quando houver variação de valorse nas gratificações deferidas e for o caso de incorporação, seja esta feita pelo maior valor pago ao beneficiário, devidamente corrigido”.
Infelizmente, na condição de representantes do povo que os elege, não podemos exigir dos ilustres vereadores que sejam ilustrados em conhecimentos administrativos, legais ou econômicos. Mas para isso é que existem os assessores. Um prefeito ou vereador, por analfabeto que seja, se bem assessorado pode fazer um bom trabalho se tiver bom senso e receber uma assessoria de bom nível. Pena é que ao invés de assessores a maioria nomeia “puxa-sacos” e estes terminam patrocinando todo tipo de absurdos legais e administrativos, para agradar os seus protetores.

SAÚDE REGULARIZOU PAGAMENTOS DE CONTRATADOS.
Há alguns meses atrás, veiculamos aqui a reclamação de funcionários contratados de vários órgãos de saúde da Prefeitura de Patos, de que, desde o início da administração do atual secretário, só estavam recebendo os seus salários depois do dia quinze do mês seguinte ao vencido. Na nossa caminhada de segunda-feira passada fomos informados por um destes funcionários de que o pagamento havia sido regularizado e que desde o mês passado passaram a recebem junto com os demais funcionários. Fica aqui o nosso registro.

AMBULANTES FORAM À CÂMARA PEDIR ISENÇÃO DE TAXAS EM EVENTOS.
Representantes dos ambulantes que vendem bebidas, lanches e objetos nos eventos promovidos em locais públicos foram à Câmara de Vereadores na última terça-feira pedir aos seus representantes que conseguissem da administração municipal a isenção do pagamento de taxas nos eventos onde fossem exercer o seu comércio. Alegaram que não vão ao evento se divertir, mas tentar conseguir a própria subsistência e seu faturamento depende muito do fator sorte, não tendo sentido pagarem taxas por isso. Os vereadores ficaram de discutir a questão com os setores competentes da administração municipal e levar uma solução para os ambulantes já na sessão da próxima terça-feira. O pleito deles é mais do que justo. Para evitar abusos, basta que estejam devidamente cadastrados junto ao setor competente da administração. A não ser que também queiram proibir a venda de bebidas nestes eventos.

SHEILA DIZ QUE É CANDIDATA A VEREADOR PELO PSDB.
O eleitorado GLS de Patos tem o seu primeiro candidato assumido. A belíssima Sheila procurou a imprensa esta semana, para dizer que é candidata a vereador em Patos, nas próximas eleições, e que está filiada ao PSDB. A novidade não é a presença de um representante da categoria na nossa Câmara, onde pelo menos alguns simpatizantes já tiveram assento, às vezes formando numerosa bancada. A novidade é que Sheila é transexual ou transgênero e assume esta condição. Pode se transformar na mais legítima representante da categoria, por sinal, cada vez mais numerosa.

DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO DE CÂNCER DE COLO DO ÚTERO.
De acordo com a Estimativa de Incidência de Câncer no Brasil para o ano de 2006 o câncer de colo do útero é a terceira neoplasia maligna mais comum entre as mulheres, sendo superado pelo câncer de pele (não-melanoma) e pelo câncer de mama. É a quarta causa de morte por câncer em mulheres. Para o ano de 2006, deveriam ocorrer 19.260 novos casos de câncer do colo do útero.
Vários são os fatores de risco identificados para o câncer do colo do útero, sendo que alguns dos principais estão associados às baixas condições sócio-econômicas, ao início precoce da atividade sexual, à multiplicidade de parceiros sexuais, ao tabagismo (diretamente relacionados à quantidade de cigarros fumados), à higiene íntima inadequada e ao uso prolongado de contraceptivos orais. Estudos recentes mostram ainda que o vírus do papiloma humano (HPV) tem papel importante no desenvolvimento a neoplasia das células cervicais e na sua transformação em células cancerosas. Este vírus está presente em mais de 90% dos casos de câncer do colo do útero. A prevenção primária do câncer do colo do útero pode ser realizada através do uso de preservativos durante a relação sexual. A prática do sexo seguro é uma das formas de evitar o contágio pelo HPV, vírus que tem um papel importante no desenvolvimento de lesões precursoras e do câncer.
A principal estratégia utilizada para detecção precoce da lesão precursora e diagnóstico precoce do câncer (prevenção secundária) no Brasil é através da realização do exame preventivo do câncer do colo do útero (conhecido popularmente como exame de Papanicolaou). O exame pode ser realizado nos postos ou unidades de saúde que tenham profissionais da saúde capacitados para realizá-los. (Instituto Nacional do Câncer)
O Dia 27 de novembro é o Dia Nacional de Combate ao Câncer do Colo do Útero, você que tem entre 35 e 49 anos e nunca fez o exame preventivo ou fez há mais de três anos, aproveite e procure um posto médico da rede estadual ou municipal e faça o exame preventivo. Descoberto a tempo e tratado no início você tem 100% de cura.
No período de 26 a 28 de novembro, o 3º Batalhão da Polícia Militar estará promovendo para esposas e familiares de militares uma campanha de prevenção, que constará de palestras, distribuição de brindes do Boticário, maquiagem e limpeza de pele, também oferecidos pelo Boticário. A coordenação é de Hígia Lucena, funcionária do 6º Núcleo Regional de Saúde.

MORADORES RECLAMAM DA PRESENÇA DE ANIMAIS NAS RUAS.
Rebanhos de cabras e ovelhas e bandos de jumentos, além de bois e cavalos tem sido visto com freqüência nos diversos bairros da cidade e até em ruas centrais. Parece que a administração municipal não quer “peitar” os proprietários e tem fechado os olhos à presença dos animais. Chamamos a atenção do diligente Sebastião da Casa do Fazendeiro, nosso Secretário de Agricultura, para o fato. Enquanto Zé Pequeno ganha o salário com o mínimo de esforço, os animais tomam conta da rua. Se se reclama a Zé Pequeno ele diz que só pode agir se receber ordens. E tem razão. Ele não é besta para enfrentar os proprietários que podem soltar os cachorros em cima dele. Várias pessoas já abordaram o programa pedindo as providências.

NOTICIÁRIO DA CÂMARA
ORLANDO CONFIRMOU RENÚNCIA À LIDERANÇA DO PMDB.
A Câmara se reuniu na terça, com a presença de todos os senhores vereadores. Usaram da tribuna Orlando Xavier, Ivanes Lacerda e Zé Motta. Orlando ratificou o anúncio de que estava deixando a liderança do partido, apesar dos apelos que lhe foram feitos para desistir da renúncia. Disse que ia oficiar ao partido para que fosse indicado o seu substituto. Na sessão foram protocolados três projetos. Dois do Dr. Ivanes: um tornando obrigatória a colocação de adesivos nos carros locados pela Prefeitura, indicando o fato, e outro criando o programa Empresa Cidadã. Outro de Orlando Xavier dá o nome de Carlos José Benício a uma rua do Residencial Guanabara. Em primeira votação foram aprovados dois projetos. Um do Poder Executivo criando o Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social e outro de Chico Bocão dando o nome de Estefânia Pereira Souto ao Banco de Alimentos do bairro da Vitória. Foram aprovados também, em segunda votação, os cinco projetos aprovados a semana passada.
A Câmara não se reuniu na quinta-feira, em virtude do feriado de 15 de novembro, devendo voltar a se reunir na próxima terça.

domingo, 11 de novembro de 2007

REGISTROS
No sábado, 03 de novembro quem esteve aniversariando foi meu velho amigo e ouvinte Dr. Manoel Luiz, delegado da Polícia Civil. Recebendo aqui os parabéns da esposa Dra. Marinês, da filha e da sogra, e também do programa.
Registramos o aniversário, na última segunda-feira, 05 de novembro, do ex-deputado Múcio Sátiro, um dos proprietários das co-irmãs, Rádios Panaty AM e FM.
Quem aniversariou no dia 07/11, quarta-feira, agora dia do radialista, foi o jornalista Adilton Dias, antigo colaborador dos nossos programas. Comemorou em família com sua Mary, recebendo mensagens de ardorosas fãs. Meus parabéns, juntamente com Arlene e as crianças.
Outro aniversariante da mesma quarta, 07 de novembro, foi Luciana (Maria) filha dos meus compadres Luiz Paca e Neta. Recebendo os parabéns dos piís, dos manos Lucivânia (Nenen), José e Tiago, dos tios, primos e avós. Também os meus de Arlene, das crianças e de Fernanda.
O aniversariante da última sexta-feira foi meu velho amigo Pedro Ferreira da Silva. Mais de oitenta, mas enxuto que só eu. Trabalhando e viajando como nos velhos tempos. Comemorou junto com dona Martina, filhos, noras e netos. Aliás, hoje eles têm outra comemoração. Pedro e dona Martina fazem 57 anos de casados e bem casados. Parabéns para o jovem casal que sempre nos honra com a audiência dominical, agora na sua granja Tanque Coberto, no município de Teixeira.
Aniversário no último sábado, 10/11, de Dado Morais, velho amigo nosso, comerciante na rua Horácio Nóbrega. Parabéns de sua Lourinha, também os meus e os da mana Leda.
Quem está comemorando nova data na próxima terça, 13/11, é o meu compadre Padre Valdomiro, vigário geral da diocese de Patos. Assim como vinho, quanto mais velho melhor. Faz tempo que passou dos sessenta e ainda está enxuto e em plena atividade. Os parabéns deste seu compadre, da comadre Arlene, do afilhado Artur e de todas as demais crianças que lhe queremos muito bem. Recebe também os parabéns dos seus paroquianos da comunidade de Nossa Senhora das Graças, no Jardim Europa, entre as quais a mana Leda.

NABOR DIZ QUE VAI REFORMAR ESTÁDIO MUNICIPAL.
Depois da repercussão negativa gerada pelo desastre sofrido pelo Nacional na fase final do campeonato brasileiro da série C, jogando longe de sua torcida por falta de condições no Estádio Municipal, o prefeito Nabor Wanderley agora está correndo atrás do prejuízo. Em contato com a imprensa ele anunciou esta semana que vai reformar o Estádio Municipal José Cavalcanti, com recursos próprios do município. Confirmou que já havia um projeto pronto e que a prefeitura já dispunha dos recursos para as obras.
Resta-nos esperar que as obras estejam prontas, quando da realização da próxima Copa Brasil, quando o Nacional será um dos representantes paraibanos na disputa. Sob pena de o Nacional sofrer outro prejuízo, tanto financeiro como desportivo, por jogar fora de casa como aconteceu este ano.

ORLANDO XAVIER ANUNCIOU RENÚNCIA À LIDERANÇA DO PMDB.
O vereador Orlando Xavier anunciou na tribuna da Câmara, na sessão da última terça, que não continuaria como líder do PMDB. Segundo se comenta, Orlando estaria se sentindo desprestigiado, pois Zé Motta, líder da situação, age como um “rolo-compressor” sem ouvi-lo para nada. A última gota teria sido episódio que ocorreu em sessão anterior, quando ele, Orlando, pediu vistas de um projeto de Zé Motta e não lhe foram concedidas as vistas, para que ele pudesse examinar o projeto com mais vagar.

RADAR ENTREVISTOU MESSIAS, NO SÁBADO DA SEMANA PASSADA.
Um dos maiores craques do futebol de Patos, Manoel Messias (Marreta) agora quer dar show noutro gramado. Messias é candidato a vereador nas próximas eleições, em Patos, pelo PSDB. No sábado passado, o companheiro Virgílio Trindade, antigo treinador de Marreta, nos tempos do Nacional, entrevistou o político Messias. Numa entrevista bem movimentada, Messias, além de confirmar a sua candidatura, disse que Dinaldo é o único candidato de oposição com condições de vencer o atual prefeito Nabor Wanderley. Perguntado sobre quem seria mais prejudicado com a candidatura de Socorro Marques respondeu que o mais prejudicado seria Dinaldo. E com a candidatura de Bonifácio Rocha? “Todo mundo, inclusive, eu”, respondeu, de “bate-pronto”, o antigo craque. (LG)

JOSIMAR DE HOSPITAL DIZ QUE VAI COBRAR NA JUSTIÇA O MANDATO DE MARCOS EDUARDO.
O suplente de vereador Josimar do Hospital, em contato com a imprensa, disse que vai recorrer ao TRE pedindo a cassação do mandato do vereador Marcos Eduardo, atual presidente da Câmara de Patos. Eleito pela coligação PFL/PSDB, Marcos Eduardo filiou-se recentemente ao PMDB, incorrendo, portanto, em infidelidade partidária. Josimar, filiado ao PFL, é o segundo suplente da coligação, enquanto que o primeiro suplente, Enemarques Marques Dantas, que se mudou do PSDB para o PPS também teria incorrido em infidelidade partidária, o que daria a Josimar o direito de assumir o cargo. Como os suplentes só podem pedir a cassação do infiel se o partido não pedir dentro do prazo de trinta dias depois da regulamentação da matéria pelo TSE, Josimar só poderá recorrer à Justiça se o próprio PSDB não pedir.

CANDIDATOS SITUACIONISTAS RECLAMAM DE TRABALHO DE IVÂNIO EM FAVOR DE RANIERI.
Alguns candidatos de partidos da base do prefeito Nabor Wanderley estão reclamando à boca pequena do trabalho que é feito pelo vice-prefeito Ivânio Ramalho em favor do seu irmão Ranieri Ramalho, candidato a vereador em 2008. Dizem que Ivânio deveria trabalhar para todos e não só para o seu irmão como vinha fazendo. Entendemos que não procede esta preocupação dos candidatos a vereador da situação. Nas últimas eleições, Ranieri também andava colado em Ivânio, além de ter tido um dos mais ativos vereadores de oposição e assim mesmo não conseguiu se eleger, ficando na sexta suplência da coligação.
Outra fonte de reclamação tem sido o suplente de vereador Enemarques Marques Dantas. Segundo alguns candidatos da base situacionista, apesar de adversário do prefeito, Enemarques é atendido em tudo que solicita na prefeitura, com mais prestígio até de que alguns vereadores dos partidos da base de Nabor.

TERMINOU O CONGRESSO DE CURA E LIBERTAÇÃO.
Terminou ainda há pouco, no Colégio Cristo Rei, o Congresso de Cura e Libertação que teve como pregador o Padre Luiz Carlos, da arquidiocese de João Pessoa. O encerramento aconteceu com missa presidida pelo nosso bispo diocesano, Dom Manoel dos Reis de Farias, na Capela do Colégio Cristo Rei.

NOTICIÁRIO DA CÂMARA
CÂMARA SE REUNIU NA TERÇA COM TODOS OS VEREADORES PRESENTES.
Usaram da tribuna os vereadores Orlando Xavier, Bosco Medeiros, Inácio de Gelo, Chico Bocão e Ivânes Lacerda. Dois assuntos polêmicos foram abordados. Orlando anunciou a renúncia à liderança do PMDB e Inácio de Gelo manifestou a sua preocupação com o fato de que, com Marcos Eduardo ameaçado de cassação do mandato por infidelidade partidária, só o presidente vinha acompanhando as obras de construção da nova sede da Câmara, sem a participação dos demais membros da mesa. Marcos não teria gostado da intervenção de Inácio, alegando que não seria cassado pois já tinha a defesa pronta e que quem quisesse acompanhar as obras teria todo acesso à documentação. Deram entrada na sessão dois projetos de Marcos Eduardo, um emendando a Lei Orgânica do Município e outro revogando uma lei municipal. Outro de Zé Motta dando o nome de Severino Inácio de Morais a uma escola no sítio Pitombas. Em segunda votação foram aprovados quatro projetos já aprovados a semana passada. Aprovados também quatro requerimentos, um deles de Bosco Medeiros apresentando votos de congratulações à imprensa pelo novo dia do radialista que ocorria naquela data.

BONIFÁCIO E ZÉ MOTTA DISCUTIRAM VETO NA QUINTA-FEIRA.
O assunto mais polêmico da sessão de quinta-feira foi o veto do prefeito Nabor Wanderley a projeto de Bonifácio Rocha que dispunha sobre o processo de multas de trânsito cobradas pela STTRANS. Bonifácio demonstrou seu inconformismo com o veto, enquanto Zé Motta defendia a posição do prefeito. Os dois foram os únicos a usar a tribuna, numa sessão a que faltaram Orlando Xavier e Dr. Ivanes. Deram entrada dois projetos. Um de iniciativa do Poder Executivo criando o Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social outro de Chico Bocão denominando de Estefânia Pereira de Souto o Banco de Alimentos do bairro da Vitória. Foram aprovados em primeira votação vários projetos. Um de Marcos Eduardo emenda a Lei Orgânica do Município para reduzir o tempo de tramitação de projetos com urgência/urgentíssima de trinta para quinze dias. Outro do mesmo Marcos Eduardo determinando que os assessores dos vereadores passem indicados por eles próprios. Projeto de Inácio de Gelo que reconhece de utilidade pública a Associação de Moradores do Belo Horizonte, também foi aprovado. Assim como dois projetos de Zé Motta: um modificando a lei que denominou a rua Severino Paulo Barbosa e outro que denomina Escola Severino Inácio de Morais a uma escola municipal do sítio Pitombas. Também foram aprovados dois requerimentos.

FABINHO REASSUMIU CÂMARA DE SANTA TEREZINHA.
O vereador Fabinho ganhou mais uma batalha na justiça paraibana. O Tribunal de Justiça não acatou esta semana o agravo de instrumento impetrado pelo vereador José do Egito contra liminar que determinara a posse de Fabinho e com base no qual José do Egito havia assumido o cargo. A liminar inicial volta a vigorar, mas a situação só seria definida definitivamente quando o Tribunal de Justiça julgar o mérito da questão. A batalha judicial deve continuar.

GEORGE TRINDADE CONFIRMA CANDIDATURA A VEREADOR EM SÃO JOSÉ DO BONFIM.
Em contato com companheiros da imprensa, George Trindade, filho do grande líder João Dino de Souto, confirmou que é mesmo candidato a vereador pelo PMDB, nas próximas eleições, em São José do Bonfim. Diante da pergunta de como reagiria se seus cunhados, Zeno Araújo e Macarrão, também fossem candidatos, ele respondeu que mesmo assim concorreria. (LG)

domingo, 4 de novembro de 2007

REGISTROS
Registramos o aniversário na segunda-feira, 29/10, dos radialistas Jefferson Saldanha, repórter da Rádio Itatiunga, e Bertrand Freire, sócio-diretor da Cidade Morena, assim como de Miguel Motta, prefeito de São José do Bonfim.
Faleceu na última terça-feira, o ex-prefeito da cidade de Emas, Antônio Loureiro, velho ouvinte deste programa. Deixou viúva minha comadre Anete para quem mandamos daqui as nossas condolências, juntamente com as de Arlene e das crianças. Para ela e para todos os filhos de Antônio Loureiro que foi sepultado na quarta-feira, na sua querida Emas.
Na quarta-feira, 31 de outubro, aniversariou o nosso ouvinte René Fontes, residente na Praça João Pessoa.
Quem aniversaria, na próxima quarta-feira, 7 de novembro, dia do radialista, é o jornalista e radialista, Adilton Dias, nosso colaborador. Recebe os parabéns de sua Mary, meus e de Arlene.

RONALDO RENUNCIA AO MANDATO DE DEPUTADO E EVITA JULGAMENTO NO STF
A renúncia era a saída que restava a Ronaldo para se livrar do julgamento no STF marcado para amanhã. Na condição de deputado federal ele tinha direito ao chamado foro privilegiado que lhe garantia o julgamento no Supremo Tribunal Federal. Só que deste julgamento não poderia haver recurso para uma instância superior que não existe. Daí a renúncia. Com ela o processo será remetido para a justiça comum, onde Ronaldo será submetido ao Tribunal do Júri na capital paraibana. Além da possibilidade de os seus advogados sensibilizarem os jurados e conseguirem a sua absolvição, ele ainda poderá recorrer de uma eventual condenação para o Tribunal de Justiça, para o Superior Tribunal de Justiça e até para o mesmo Supremo Tribunal Federal de que escapou agora. A nosso ver são as únicas vantagens que ele tira (e não são poucas) de sua renúncia. O ganho de tempo será da possibilidade de recursos, pois o julgamento pelo tribunal do júri não deverá demorar muito, pois o processo já estava pronto para julgamento. (LG)

GILVAN DIZ QUE VOTA EM NABOR.
O ex-deputado Gilvan Freire disse, domingo passado em seu programa de rádio, que, se o PDT não apoiar Nabor, ele se licencia e vota no atual prefeito. Se o partido apoiar Nabor ele sobe nos palanques. O apoio de Gilvan a Nabor não é novidade pois ele sempre acompanhou Chica Motta e votou em Nabor nas últimas eleições. Por outro lado, no mesmo programa, o ex-vereador Zé Lacerda disse que desta vez ele e Gilvan estarão em palanques separados, pois vota em Dinaldo Wanderley para prefeito. Por sinal, Zé Lacerda é um dos nomes mais cotados para vice na chapa encabeçada por Dinaldo Wanderley. (LG)

CANDIDATOS DO PT DEBATEM EM PATOS.
Candidatos à presidente estadual do PT estiveram em Patos, ontem, em debate na Câmara de Vereadores com a participação de filiados da região. O debate teve a participação dos candidatos Luiz Couto, Frei Anastácio, Francisco Linhares e Zé Costa, ausente Paulo Sérgio. O primeiro turno das eleições do PT se realiza no dia 2 de dezembro e o segundo, se necessário, no dia 16 de dezembro. Só terão direito a voto os filiados dos municípios onde houver diretório municipal, não votando os filiados dos municípios onde só houver comissão provisória.
A eleição do diretório municipal de Patos terá três candidatos disputando: o atual presidente Vital Henrique, João de Lima e Diassis Torres. (LG)

MOVIMENTAÇÃO DA CÂMARA DE PATOS
VEREADORES SE REUNIRAM COM AGENTES DE ENDEMIAS.
Antes da sessão da terça-feira, os vereadores se reuniram com os agentes de combates às endemias que fazem várias cobranças ao prefeito Nabor Wanderley como o pagamento de uma gratificação a quem têm direito, a entrega das suas portarias de nomeação e de equipamentos de segurança. Ficou acertado que uma comissão de vereadores irá com uma comissão de agentes participar de uma audiência com o prefeito na próxima segunda-feira.
Na sessão da terça estava ausentes Orlando Xavier e Dr. Ivanes. Na tribuna, o vereador Bonifácio Rocha manifestou sua irresignação pelo fato do prefeito Nabor Wanderley haver vetado um projeto seu que modificava o rito de processamento das multas de trânsito para permitir a defesa oral dos motoristas multados.
Deu entrada projeto legislativo de iniciativa da Mesa da Câmara regulamentando cargos e vencimentos de tesoureiro, chefe e assessor de cerimonial e assessores de imprensa. Zé Motta propôs a denominação de duas praças. Foram aprovados oito projetos, em 1ª votação, sendo dois do Poder Executivo e seis do Legislativo. Os projetos do Poder Executivo pedem autorização para desafetar dois terrenos um no Conjunto José Mariz, para abertura de uma avenida, e outro no Coreto II para construção de uma Praça de Eventos. Dos projetos dos vereadores, um de Inácio de Gelo concede o título de cidadão patoense para o vereador Augedir Barbosa; dois de Marcos Eduardo concedem o título de cidadão patoense para o casal Getúlio e Cleide Xavier César, enquanto três projetos de Zé Motta denominam os Postos do Programa de Saúde da Família do Jardim Queiroz, Jardim Guanabara e Vila Mariana, homenageando Jones Medeiros, Ana Raquel Barreto e Diego Camboim, respectivamente.

APROVADOS DOZE PROJETOS NA QUINTA-FEIRA.
A sessão da quinta-feira teve a ausência apenas do vereador Dr. Ivanes. Foram aprovados doze projetos. Em segunda votação os oito projetos aprovados em primeira votação na terça. E em primeira votação quatro projetos: Um do Poder Executivo aprova o Plano Municipal de Educação para o período 2007/2017. Outro da Mesa da Câmara regulamenta os cargos e os vencimentos de tesoureiro, chefe de cerimonial e assessor de cerimonial e de assessores de imprensa. Um projeto de Zé Motta denomina de Dom Gerardo de Andrade Ponte uma praça a ser construída na intersecção das ruas Rui Barbosa, Leôncio Wanderley e Severino Martins, em frente à antiga usina de Adauto Pereira. Outro, também de Zé Motta, dá o nome do Coronel José Clementino da Silva a uma praça no Jardim Queiroz. Usaram da tribuna Bonifácio Rocha, Inácio de Gelo e Zé Motta. Foram aprovados vários requerimentos, com destaque para um de Zé Motta solicitando a administração municipal a construção de um calçadão, na rua Roldão Meira, entre a Catedral e o prédio da Cúria Diocesana. Não sei de quem foi a idéia. Mas vai atrapalhar muito o acesso de autos e motos para quem vem do centro em demanda das ruas Deodoro da Fonseca, Miguel Sátiro, Tiradentes e a própria Roldão Meira, provocando arrodeios desnecessários.


REGIONAIS
SANTA TEREZINHA REALIZA SELEÇÃO PARA AGENTE DE COMBATE ÀS ENDEMIAS
A Prefeitura de Santa Terezinha vai realizar no próximo mês de janeiro, uma seleção para quatro vagas de agentes de combate às endemias. As inscrições para a seleção começam amanhã e vão até a próxima sexta-feira, 9 de novembro. As inscrições deverão ser feitas na Secretaria de Administração da Prefeitura Municipal de Santa Terezinha, no horário de oito horas ao meio dia, mediante o pagamento de uma taxa de inscrição de trinta reais. Na oportunidade, o candidato devidamente identificado preencherá um formulário de inscrição que lhe será entregue, juntamente com um edital detalhado. O requisito mínimo é possuir o ensino fundamental completo. A prova objetiva será realizada no dia 6 de janeiro, de 09:00 às 13:00h. Os aprovados participarão de um curso de formação profissional, antes de serem nomeados e empossados. (LG)

LADRÕES DE BOMBAS ELÉTRICAS ATERRORIZAM AGRICULTORES DE SANTA TEREZINHA
O problema não é exclusivo de Santa Terezinha. Houve um grande aumento de furtos em toda zona rural sertaneja. Diz a sabedoria popular que “a ociosidade é mãe de todos os vícios”. Há muita gente desocupada na zona rural. A ociosidade é um passo para a bebida, o jogo e as drogas e isso demanda dinheiro. Daí estarem proliferando os pescadores e caçadores “de araque” que pegam uma espingarda ou uma vara de pescar e saem pela zona rural, não atrás de caça ou de pesca mas de objetos que possam vir buscar de noite. A idéia de usar o serviço de inteligência da polícia é interessante. Hoje qualquer policial sabe onde estão os focos de marginais na zona rural. Já ouvi de muitos os comentários de que determinadas comunidades servem de ponto de apoio para os marginais da periferia das cidades maiores que se juntam com os verdadeiros agricultores, com a única finalidade de praticar delitos, acobertados pela proverbial honestidade do homem rural. O verdadeiro agricultor normalmente nem sabe da atividade do seu vizinho e quando descobre fica incomodado com a vizinhança inoportuna. (LG)
CUIDADO COM A PRÓSTATA!
Nos últimos tempos, dois amigos meus foram vitimados por problemas de próstata. Ambos depois dos sessenta anos. O câncer de próstata é o tumor que mais atinge os homens depois dos cinqüenta anos de idade. Por isso é importante fazer a prevenção. Um tumor detectado ainda no início pode ser tratado com remédios ou por uma cirurgia, sem maiores seqüelas para o paciente. Descoberto o tumor em estágio avançado, mesmo com tratamento, as seqüelas serão maiores, podendo em alguns casos o tratamento ser perdido.
A prevenção mais comum é feita com o toque retal e com o PSA, um exame feito a partir do sangue do paciente. Os dois se complementam. Como o toque é antipático, muito gente pensa que só o PSA resolve. É importante que você faça o PSA periodicamente. PSA “é um exame de sangue que mede níveis de uma substância relacionada a alterações presentes na próstata. Na maioria das vezes, quando muito aumentado, significa que houve uma alteração maligna das células dessa glândula. Porém, quando os níveis estão levemente aumentados, pode ser devido a qualquer outra alteração da próstata, inclusive um toque retal recente. Por outro lado, alguns pacientes com câncer de próstata não tem esse exame alterado”, segundo o site ABC da Saúde. O toque porém é importantíssimo e para alguns indispensável para detecção precoce do câncer de próstata.
Como o câncer de próstata aumenta muito de incidência depois dos cinqüenta anos é importante que nós homens façamos a prevenção a partir dos cinqüenta anos de idade. Por isso, não perca tempo, se já fez cinqüenta. Procure um urologista e peça orientação sobre a prevenção do câncer de próstata. Você pode não ter nada na próstata. Ótimo. Mas se tiver, sempre haverá tempo para um tratamento. E quanto mais cedo isso for feito, melhor. Eu mesmo venho fazendo prevenção desde os cinqüenta anos e até hoje venho sem problemas. Mas ninguém perde por esperar. Dizem que quem não tiver problemas de próstata até os oitenta anos, dos cem não passará, sem que tais problemas apareçam. Vou pagar para ver. Mas sempre fazendo prevenção.
Deixe a vaidade de lado. Se você tem mais de cinqüenta, procure o especialista e faça a sua prevenção. O machismo pode custar caro. (LG)