domingo, 27 de janeiro de 2008

REGISTROS
  1. Estamos, eu e Arlene, rindo à toa. Artur, quinto filho meu e segundo dela, passou no vestibular de Medicina da UFPB. Foi o décimo segundo lugar. Como nós, também comemoram Dr. Eduardo Lemos (meu ex-aluno) pelo filho Eduardo Júnior, e Secundino Trindade pelo filho Arthur, ambos aprovados no Vestibular de Medicina (24º e 25º lugar). Entre, outros patoenses, claro, que comemoram a vitória dos seus filhos nesta e outras áreas. Por sinal, o primeiro lugar de Medicina e 2º de todo o Vestibular também seria patoense: Cássio Lins Gil de Farias.
  2. Quem está aniversariando na próxima quarta-feira, 30 de janeiro, é o companheiro radialista, meu cunhado e compadre Aécio Nóbrega. Recebe os parabéns da mãe dona Maria Nóbrega, da esposa Madalena, dos filhos Poliana, Poliesse (minha afilhada) e Anderson, do neto David, dos oito irmãos e doze sobrinhos. Também os meus.

MAIS UMA VITÓRIA.

Seu Antônio e Dona Constantina nasceram na zona rural de Patos há uns noventa anos atrás. Com muito esforço aprenderam a ler. Naquela época, na zona rural os alunos estudavam uma série de livros. Primeiro livro, segundo livro, terceiro, quarto e quinto livro. Cada um correspondia a mais ou menos uma série atual, mas podia ser vencido em menos de um ano, em um ano ou em mais tempo. Dependia do interesse do aluno e da disponibilidade do professor que tomava as lições. Seu Antônio só estudou o primeiro livro, mas aproveitou um mestre que passava pela região e aprendeu as quatro operações, frações e regra de três. Simples e composta, acreditem. Dona Constantina foi mais longe estudou até o quinto livro. Os conhecimentos reduzidos de “seu” Antônio foram ampliados pela leitura. Ele lia tudo que lhe caísse nas mãos: folhetos de cordel, pedaços de jornal, páginas de revistas. Jornais e revistas muitas vezes utilizados como papel de embrulho, nos estabelecimentos onde ele trabalhava. Com o pouco que aprendeu foi balanceiro na bolandeira de Cícero Torres, na Pia, e depois caixeiro em uma venda dos Pereiras na Quixaba. Neste povoado conheceu Dona Constantina que, com seu primário quase concluído e o gosto pela leitura, virara professora de primeiras letras. “Desasnou” um bocado de gente, entre ele, Dr. Alcides Candeia.

Casados preferiram morar em Patos onde teriam mais chance de criar os filhos que viriam. Nasceram cinco, dos quais conseguiram criar três. Apesar de seus próprios horizontes limitados tinham a percepção que só o estudo faria com que os filhos tivessem uma vida menos sacrificada do que a que eles próprios tiveram. Educar os filhos passou a ser uma obsessão. Mas o estudo em Patos, para quem não podia pagar no Diocesano e no Cristo Rei, se limitava ao curso primário oferecido pelos grupos escolares Rio Branco e Coriolano de Medeiros e algumas escolas isoladas. A oportunidade de educar o mais velho surgiu com a inauguração de um seminário em Cajazeiras. O sonho das famílias católicas era ter um filho padre. E se não chegasse a se ordenar o rapaz, pelo menos, estudava. E foi o que aconteceu com Luiz. Depois de cursar o primeiro e o segundo ano no Coriolano de Medeiros, fez um apressado terceiro com uma professora particular em Patos e conseguiu passar no teste para o quarto ano no Seminário. Ali fez o quinto ano e passou para o ginásio tendo cursado os quatro anos que o habilitaram a fazer o Científico no Diocesano e depois Estadual de Patos.

A filha mais nova, Fátima, aproveitou a chance que lhe foi oferecida por uma tia que era freira e morava em Timbaúba (PE). Ali concluiu o primário e o ginásio, vindo concluir as duas primeiras séries do científico no Colégio Estadual de Patos.

Leda, a filha do meio, continuou a estudar em Patos e terminou o ginásio também no Colégio Estadual, à época já implantado em Patos.

Luiz fez dois concursos no Banco do Brasil, sendo aprovado no segundo deles. Com isso pode ajudar Fátima a começar o curso de Medicina na Universidade Federal da Paraíba, onde concluíra o Científico no Colégio Universitário. O curso foi concluido na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Encaminhada Fátima, Luiz também se formou cursando Jornalismo e depois Direito, na Universidade Católica e Federal de Pernambuco, respectivamente. Leda só concluiu o pedagógico e virou mãe de família.

Dona Constantina não viu nenhum dos filhos formados, mas viu Fátima fazendo Medicina e Luiz funcionário do Banco do Brasil. Seu Antônio viu coroados os esforços dele e da esposa com dois dos filhos formados.

Leda teve um casal de filhos, sendo que um se formou em Agronomia e outra em Veterinária. Ambos fizeram Mestrado e estão em vias de concluir o Doutorado. Fátima não teve filhos mas apoiou Leda na educação dos seus. Luiz teve seis filhos. Deles três já formados. Uma em Farmácia, hoje doutora e professora da UFPB, outro formado em Farmácia e Bioquímica é funcionário público federal em Natal. A terceira fez Fisioterapia e trabalha em Brasília. O quarto termina Direito na UFPB em março. O quinto me deu (afinal, Luiz sou eu), a mim e à mãe, uma grande alegria esta semana. Foi aprovado no Vestibular de Medicina da UFPb. Artur Nóbrega Lucena, Lima de Morais como “dona” Constantina e “seu” Antônio, ficou em décimo segundo lugar. A sexta filha é especial, não tem a facilidade que os outros tiveram. Todos, entretanto, (filhos e netos) herdamos de “seu” Antônio e “dona” Constantina o gosto pelo estudo e a paixão pela leitura. Talvez nesta última (a paixão pela leitura) tenhamos a responsável maior pelo sucesso no estudo.

Onde estiverem, “seu” Antônio e “dona” Constantina devem estar rindo à toa. Valeu o seu esforço. O seu sonho está se tornado realidade. Daquele agricultor, depois comerciário e, por fim, escrivão de polícia e daquela agricultora, professora leiga e depois dona de casa, quase todos os descendentes estão formados. A leitura e o estudo estão nos fazendo vitoriosos. A eles dedicamos mais esta vitória. De um neto com quem ela, falecida em 1973, nem sonhou (conheceu apenas os dois primeiros) e que ele, morto em 1996, mal conheceu. E, por coincidência, Fátima, a primeira a se formar, e Artur, o último a optar, como a tia e madrinha, escolheram a Medicina. E ela, como ele, ficaram entre os primeiros. (LG)

_______________________________________________________________

BATALHÃO DE BOMBEIROS DEVE GANHAR NOVO QUARTEL ESTE ANO.

O Quarto Batalhão Bombeiro Militar, sediado em Patos, deve ganhar este ano o seu novo quartel. O atual é muito acanhado e com a independência do Corpo de Bombeiros deverá haver recursos para construir o novo quartel, cujo terreno foi doado há vários anos pelo empresário Daniel Moreira, o Daniel da Coroa. (LG)

_______________________________________________________________

TRE ARQUIVOU PROCESSOS CONTRA VEREADORES PATOENSES.

Pelo menos dois vereadores patoenses que trocaram de partido depois do prazo determinado pelo TSE, se livraram de perder os mandatos por infidelidade partidária: Zefinha das Bolsas e Expedito Simões, o Pipi. Como os suplentes que pediram a cassação dos seus mandatos também eram infiéis, o TSE entendeu que não eram parte interessada no pedido e mandou arquivar os processos. Como terminou o prazo para novos interessados fazerem novo pedido, só o povo de Patos é poderá cassar Zefinha e Pipi, nas eleições deste ano. Falta o Tribunal Regional decidir o caso do vereador Marcos Eduardo, também acusado de infidelidade. Ou mandá-lo também para o julgamento popular. (LG)

_______________________________________________________________

LADRÃO DEU AZAR EM PATOS. FOI SURPREENDIDO PELO PRÓPRIO COMANDANTE DO BATALHÃO.

Um ladrão deu azar esta semana, em Patos, quando tentava furtar uma moto. O comandante do Batalhão, coronel Guimarães, passava pelo local e achou a atitude do “indivíduo” suspeita. Quando o interpelou, o ladrão correu, mas os policiais acionados pelo coronel conseguiram prendê-lo. Segundo se comenta o referido indivíduo tem ficha das mais sujas. (LG)

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

REGISTROS

  1. Aniversário na última segunda-feira do meu velho amigo e ouvinte, Rubens Almeida, ex-vereador patoense. Na mesma data também aniversariou sua filha Rubenisa. Daqui os nossos parabéns para os dois.
  2. Na última quinta-feira, 17 de janeiro, fez um ano da morte de meu velho amigo Afonso Rodrigues Vieira, o Bacalhau. Pouco tempo depois morreu sua fiel companheira, minha prima Alzira. Daqui para Afonso, Juarez e demais familiares o nosso abraço.
  3. Aniversário hoje de meu compadre Luiz Paca, residente na Granjazinha Asa Branca, no município de São José do Bonfim. Parabéns da esposa Dona Neta, das filhas Luciana (Maria) e Lucivânia (Nenen) e dos jovens vaqueiros Zé Paca e Tiago. Também dos manos e sobrinhos. Junto os meus, de Arlene, das crianças e de Fernanda.
    ________________________________________________________________
    VIOLÊNCIA QUE PREOCUPA.
    A cidade de Patos foi surpreendida nos últimos dias por uma série de assassinatos que tem preocupado autoridades e comunidade. Para alguns, não deveria preocupar pois atingiu na maioria marginais ou pessoas ligadas ao tráfico ou consumo de drogas. Mas há registro de que pelo menos uma das vítimas não tinha antecedentes criminais e teria sido morto por engano. Fossem mesmos todos marginais ou traficantes, a preocupação deveria ser a mesma. Afinal, a partir do momento em que alguém toma nas mãos o encargo de julgar e punir sumariamente, toda a sociedade corre perigo. A impunidade do pretenso justiceiro termina por fazê-lo pensar que pode tudo e a partir daí todos ficamos sem segurança.
    Falamos em justiceiro, por que os crimes são todos muito parecidos e a polícia já teria evidências de que um mesmo individuo teria a participação em todos os crimes, ou pelo menos naqueles em que houve alguma testemunha. O matador seria alguém que se veste de preto e se movimenta em uma moto da mesma cor.
    Pelo menos um dos crimes (o do Espetinho) teria sido cometido por um exímio atirador que teria alvejado a sua vítima de longa distância e no meio de várias pessoas. O detalhe dá o que pensar. Exímios atiradores, em sua maioria, são marginais de alta periculosidade ou policiais. Se há um destes à solta por aí, cometendo crimes, estamos todos a perigo.
    De qualquer maneira, a polícia não está inerte. A Polícia Civil tem investigado e junto com a Militar tem realizado blitzen tentando descobrir quem é o matador.
    A Polícia Civil já estaria trabalhando em cima de algumas pistas e apela para que a comunidade auxilie dando informações. A sociedade tem o direito de cobrar das Polícias Civil e Militar a elucidação dos crimes, mas, por seu lado, tem obrigação de colaborar com a polícia dando informações. Qualquer fato ligado à série de crimes pode ser de grande ajuda. E você pode dar a informação sem se identificar. A Polícia trabalhará em cima das informações, mesmo anônimas, na sua busca de chegar ao matador ou matadores. Enquanto este matador estiver à solta, todos nós estaremos correndo perigos.
    ________________________________________________________________
    ESTADO PRETENDE CRIAR VÁRIAS DELEGACIAS EM PATOS.
    O Delegado da 5ª Região de Polícia Civil, Dr. Marcos Vasconcelos, anunciou esta semana que a Assembléia Legislativa já autorizou a instalação em Patos da Delegacia de Serviços Concedidos. A referida delegacia, que, inicialmente, terá jurisdição em todo o Sertão, deverá investigar e processar crimes contras as empresas de serviço público, como as fornecedoras de água e energia. Nela serão investigados os furtos de água e energia cometidos através de “gatos” e outras formas de desvio. O delegado regional informou ainda que já foi encaminhado à Assembléia Legislativa o projeto que cria mais duas delegacias em Patos. Um delas vai se especializar na investigação de homicídios e outra em crimes que envolvam crianças e adolescentes. Estas duas delegacias terão jurisdição somente na comarca de Patos.
    ________________________________________________________________

    TRT CONDENOU SINDICATO DOS COMÉRCIÁRIOS DE PATOS A PAGAMENTO DE MULTA.
    Julgando embargos impetrados pelo Sindicato dos Comerciários de Patos contra decisão sua que confirmava a anulação de eleição determinada pela Vara Trabalhista Local, o Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba denegou o novo embargo e considerou que o sindicato pretendeu apenas ganhar tempo no cumprimento da decisão, aplicando multa ao Sindicato por litigância de má fé.
    ________________________________________________________________

    PTB PATOENSE VAI DECIDIR SE APOIA DINALDO OU NABOR.
    O presidente local do Partido Trabalhista Brasileiro, empresário Vicente das Bolsas, informou à imprensa, esta semana, que, durante reunião do partido realizada na segunda-feira na capital do Estado, o presidente estadual da legenda, deputado Armando Abílio, liberou a secção local do partido para decidir quem vai apoiar nas eleições para prefeito de Patos em 2008. Segundo Vicente deverá ser feita uma consulta às bases para definir para quem vai o apoio de partido, a nível local.
    Com relação ao motivo principal da reunião, Vicente disse que o partido resolveu apoiar o prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho, em sua luta pela reeleição.
    ________________________________________________________________

    POLÍCIA CIVIL ESTÁ FAZENDO BLITZEN E APREENDENDO VEÍCULOS SEM PLACA.
    A Polícia Civil tem efetuado várias blitzen, com apoio de Polícia Militar, para coibir a presença nas ruas da cidade de veículos sem emplacamento, diante de crimes acontecidos em que os responsáveis teriam usado veículos sem placa. Só na quarta-feira, foram apreendidas onze motos sem placa, das quais apenas seis teriam sido regularizadas.
    ________________________________________________________________

    PARAIBANO COMEÇA HOJE. NACIONAL E ESPORTE ESTREIAM.
    Começa hoje o campeonato paraibano de 2008. O Nacional, campeão paraibano de 2007, entreia enfrentando o Cruzeiro de Itaporanga, em jogo marcado para o Estádio Zezão, na Rainha do Vale. Ônibus, caminhões e automóveis partiram de Patos logo depois do almoço lotados de torcedores nacionalinos que foram torcer pelo Canário em seu jogo de estréia. O Estádio Zezão, recém reformado deverá receber casa cheia pois o jogo está mobilizando os desportistas de todo Vale do Piancó e região.
    Enquanto isso, o Esporte estréia enfrentando o Atlético de Cajazeiras, em jogo marcado para o José Cavalcanti, aqui em Patos. Torcedores do Esporte devem encher o Municipal onde esperam uma vitória do clube para partir na frente nas disputas deste ano.
    O Esporte não terá muita dificuldades para vencer o Atlético que até esta semana não tinha sequer o plantel completo para as disputas deste ano.
    PS. Nacional venceu o Cruzeiro por dois a zero, com gols de Helinho e Marcelo, ambos no segundo tempo. Enquanto isso, o Esporte venceu o Atlético por três a dois. Altair, Delany e Miltinho marcaram os gols do Patinho do Sertão, cabendo a Gerailton e Vladimir descontarem para os cajazeirenses.
    ________________________________________________________________
    Onze motos apreendidas em Patos, esta semana (Jornal da Paraíba)
    Onze motos, todas de cor preta, supostamente usadas pelos criminosos para a prática de homicídio na região, foram apreendidas na última quinta-feira, na cidade de Patos, Sertão paraibano, durante uma operação dos agentes da Polícia Civil. O que mais chamou a atenção da equipe foi o fato de nenhuma das motocicletas possuírem placas. As motos foram recolhidas em vários pontos. O superintendente da Polícia Civil de Patos, Marcos Vasconcelos, avaliou a ação como positiva, pois segundo ele, as motos apreendidas podem ter relação com os últimos assassinatos praticados na Região de Patos e municípios vizinhos, onde os criminosos ainda não foram identificados. As informações repassadas à polícia, por testemunhas dos homicídios não desvendados até o momento, dão conta de que os matadores abordam as vítimas quando estão de moto, normalmente preta e sem placa, para evitar a identificação dos mesmos. No primeiro levantamento feito pela Superintendência de Polícia, ficou constatado que as motos não são roubadas, no entanto quase todas se encontram com o emplacamento atrasado ou sem placas.
    ________________________________________________________________

    MORADORES DA HORÁCIO NÓBREGA QUEREM SINAL NO HOSPITAL
    Moradores da Avenida Horácio Nóbrega, nas proximidades do Hospital Regional, procuraram o programa para fazer um apelo ao prefeito Nabor Wanderley e a STTRANS. Eles querem a colocação de um semáforo no cruzamento que dá acesso ao Hospital Regional. Segundo os moradores, a construção, há poucos dias, de um “cuscus” no cruzamento melhorou o acesso, mas já ocorreram dois acidentes no local, mesmo depois do melhoramento. Argumentam que os veículos que vêm do lado do DER e querem entrar para o lado do Hospital têm que esperar que diminua o fluxo que vem no sentido centro/bairro, o que acontece inclusive com ambulâncias que tentam o acesso ao Hospital Regional, retardando o seu acesso, num local onde uma demora pode ser fatal. (LG)
    ________________________________________________________________
    SINFEMP DIZ QUE VAI APURAR DENÚNCIAS DE FRAUDE EM CONCURSO PÚBLICO.
    O Sindicato dos Funcionários Públicos de Patos e Região (SINFEMP) distribuiu nota dizendo que, diante das denúncias de que teriam ocorrido irregularidades no concurso público promovido pela Prefeitura Municipal de São José do Sabugi, iria apurar as denúncias e caso se confirme a ocorrência de irregularidades irá acionar a justiça para a anulação do concurso. (LG)
    ________________________________________________________________

domingo, 6 de janeiro de 2008

Aumento de impostos é necessário para ajustar orçamento.
Muita gente tem criticado o governo por aumentar alguns impostos como forma de compensar o corte da CPMF. Mas como diz a sabedoria popular “ninguém faz omelete sem quebrar os ovos” ou o axioma econômico também de cunho popular “governo não fabrica dinheiro”. O que queriam os responsáveis pela extinção da CPMF e seus acólitos? O governo tinha preparado o orçamento 2008, considerando os quarenta bilhões de reais arrecadados através da CPMF. Agora, para ajustar o orçamento, tem que ir buscar o dinheiro que substitua a CPMF em outra parte. Ou então reduzindo os gastos. O caminho talvez seja o meio termo. Reduzir gastos, cortar investimentos e aumentar impostos. Só que aí começa a chiadeira. Ao reduzir gastos um dos primeiros atingidos são os funcionários públicos, cujos reajustes o governo anunciou que iria suspender. Para cortar investimentos, o governo vai ter que reduzir as verbas destinadas às emendas parlamentares, foco de gritaria geral, principalmente em ano de eleição. Ao aumentar impostos, reclamam os empresários e os ricos, porque vão ter que pagar mais. Entre os empresários atingidos, estão os donos de bancos, os queridinhos dos senadores que votaram contra a CPMF. Agora, o governo tem que administrar este angu. Mas os parlamentares que votaram contra a CPMF vão ter que pagar o preço pelo angu que cozinharam. Além do corte das verbas que pretendiam ver utilizadas por seus redutores eleitorais, importantes num ano de eleição, vão ter que enfrentar a fúria dos funcionários públicos federais. Efraim Morais e Cícero Lucena estão nos devendo uma conta que lhes custará caro. Não adianta vir com desculpas esfarrapadas. Ao votarem contra a CPMF os dois senadores paraibanos prejudicaram os programas sociais do governo, os programas de saúde e, por via, indireta os funcionários públicos federais, em cujo espinhaço vai cair uma parte da conta para cobrir a falta da CPMF.

O que quer Gilvan Freire?
Meu velho amigo Gilvan Freire está pisando na bola. Ninguém sabe o que ele quer. Talvez quem tenha feito a análise mais contundente sobre Gilvan Freire tenha sido Efraim Morais. Gilvan andou fazendo criticas nos últimos dias a Efraim, Cícero Lucena e Dinaldo Wanderley. Efraim, em recentes declarações a imprensa, disse que Gilvan não merecia nem resposta. Segundo Efraim, o ex-deputado está sem mandato, sem cargos e sem votos. E está se colocando a serviço dos governos de plantão. É partidário de Lula em Brasília, de Cássio na Paraíba, de Ricardo Coutinho em João Pessoa, de Veneziano em Campina Grande e de Nabor em Patos. Segundo Efraim, tudo leva a pensar que Gilvan está procurando algum cargo oficial, em qualquer governo, em qualquer lugar.
Efraim estranhou também as críticas que Gilvan fez a Cícero Lucena a quem até pouco tempo chamava de “compadre”, “a quem devia tudo”.
Outra crítica recente de Gilvan foi ao deputado Dinaldo Wanderley que se encarregou de responder a Gilvan em recente programa de rádio. Dinaldo disse que Gilvan disse que não votaria em Dinaldo por que Dinaldo não teria votado nele nas últimas eleições. Dinaldo retrucou que Gilvan se lançou candidato a deputado estadual e, só depois, resolveu se lançar candidato a deputado federal e que então, ele (Dinaldo) já estava comprometido com a candidatura de Ronaldo Cunha Lima. O atual deputado disse ainda que Gilvan votar contra ele não era novidade, pois nunca contara com o voto do ex-deputado. Que, por sinal, na última eleição já votou em Nabor Wanderley. Em contato com colegas da imprensa, Dinaldo disse que a maioria das lideranças patoenses que votaram em Gilvan hoje estão com ele (Dinaldo) e votam nele para prefeito de Patos. Aliás, a conclusão é nossa, com os ataques a Dinaldo, Gilvan vai terminar se indispondo com muitos amigos e levar quase nada no seu pretenso apoio a Nabor.