domingo, 24 de fevereiro de 2008

REGISTROS

REGISTROS
1. Faleceu na última segunda-feira ,18/02, , na capital pernambucana, o patoense Silvio Renato Diniz Alves, mais conhecido como Sílvio Alemão. Filho de Severino Alves (Severino da Vaca), antigo motorista de caminhão hoje taxista, Sílvio foi diretor da Quarta Ciretran e atualmente era camioneiro. Ele foi acometido de problemas cardíacos na fronteira Alagoas/Pernambuco sendo socorrido para Recife onde faleceu. O sepultamento se deu no final da segunda-feira em Patos.
2. Aniversariou, ontem, o suplente de vereador Pedro Alexon Dias Jerônimo, funcionário da Caixa Econômica Federal, em Patos.
3. No próximo domingo, 2 de março, a nossa REVISTA DA SEMANA completa 28 anos de lançamento nesta última fase. São vinte e oito anos ininterruptos de apresentação, mantendo sempre a mesma linha o que lhe tem garantido a fidelidade de milhares de ouvintes. Perdeu a companhia do FACTORAMA, mas tenta continuar dando conta do recado.
_______________________________________________________________
A SAÚDE DE PATOS AINDA ESTÁ MAL
Outro dia eu ouvi uma pessoa reclamando que tinha procurado um posto médico e não tinha sido atendido por que o médico estava de férias. Outro reclamava de que não fora atendido por que era dia de atendimento de hipertensos. Esta semana ouvi um colega radialista reclamando das filas no Hospital Regional. Tem alguma coisa errada na área de Saúde na cidade de Patos. Claro que não é exclusividade nossa.
O médico tem direito a férias, claro. O que não pode é todos os médicos saírem de férias de uma vez, Afinal a doença não escolhe hora. Como em qualquer empresa ou repartição tem sempre que haver um substituto para quem está de férias, senão a coisa não funciona. Nos casos de funções que têm que ser ocupadas por um profissional, tem que haver outro profissional de reserva para a substituição nas férias ou nas ausências eventuais. Não pode é o serviço ficar sem atendimento, simplesmente por que alguém faltou ou está de férias. Segundo a vereadora Zefinha das Bolsas as comunidades que representa (São Sebastião e adjacências) estão sem médico desde dezembro.
Com relação a haver um dia para uma determinada especialidade, tudo bem. Faz parte da organização e da necessidade de otimizar a utilização dos especialistas. Mas e como ficam os outros doentes, sem atendimento?
Os postos médicos, não sei se todos, fecham no final da tarde. A quem recorrer no caso de adoecer durante noite?
São problemas como este que geram filas no Hospital Regional. Afinal, com a municipalização da saúde, o município se obrigou a fazer os atendimentos de baixa complexidade, ficando para o Hospital o atendimento de média complexidade ou que precisem de internação. Da mesma maneira que as consultas médicas com especialistas devem ser feitas no Frei Damião, ambulatório onde os atendimentos são limitados em número.
O colega radialista que reclamava das filas do Hospital Regional esqueceu ou não percebeu que as filas no Hospital só podem acontecer em calamidades públicas, grandes desastres ou tiroteios com muitos feridos. Que em alguns casos podem até justificar a requisição de atendimento em hospitais particulares.
Fila no Hospital para atendimento de baixa complexidade denuncia que o atendimento nos postos médicos do município não está funcionando. Seja por ausência de médicos, por férias ou por subdimensionamento dos quadros dos postos médicos.
E aqui uma sugestão. Por que a prefeitura não equipa alguns postos em localizações estratégicas para atendimento de baixa complexidade durante a noite? Bastariam três postos. Um para atender Santo Antônio, Jatobá e Maternidade, outro para atender Belo Horizonte e Morro e um terceiro para atender a Brasília, Salgadinho e São Sebastião. Com um médico plantonista durante toda a noite?
O Programa de Saúde da Família foi uma das idéias mais geniais em termos de saúde e prevenção adotadas no Brasil nos últimos anos. Mas o atendimento médico não pode ficar restrito a determinada comunidade, determinada especialidade e determinado horário. O programa facilita o atendimento, mas não pode deixar ninguém de fora. Nem os “quase turistas” como eu. Que por sinal, tenho sido bem atendido nas poucas vezes que procurei o Hospital (um acidente como fogos e uma urgência de alergia) e o Posto Médico da minha comunidade (onde tomei a vacina dos idosos).
Como todos temos direitos iguais à assistência médica, vamos aguardar providências para calar as reclamações.
_______________________________________________________________
CÍCERO LUCENA SE LICENCIA, CARLOS DUNGA ASSUME E RÔMULO VAI PARA A CASA CIVIL.
Dizendo ter recebido uma convocação do governador Cássio Cunha Lima, o senador Cícero Lucena anunciou que está tirando uma licença de quatro meses do seu mandato de Senador. Afirmou que sai tranqüilo por saber que seu suplente Carlos Dunga está à altura do mandato de senador.
Para assumir a vaga de Cícero, Carlos Dunga se afastou da Casa Civil do Governo da Paraíba, dando lugar ao deputado federal Rômulo Gouveia, que, por sua vez, se licenciou da Câmara dos Deputados. Embora, Rômulo tenha afirmado inicialmente que sua ida para a Casa Civil não tem nada a ver com a sua pretensão de sair candidato a prefeito em Campina Grande, a sua desculpa não engana ninguém. Na Casa Civil ele fica muito mais próximo de Campina Grande e ganha visibilidade a nível local. Posteriormente, Rômulo admitiu a vantagem afirmando: “Estava em Campina de quinta a segunda, agora estarei todos os dias, isso me permitirá ficar mais perto das demandas do município”.
Caso o deputado seja o escolhido do PSDB para concorrer à prefeitura de Campina Grande, ele só deverá se desincompatibilizar do cargo em junho, quatro meses antes da eleição. (LG)
_______________________________________________________________
PROCESSO CONTRA MARANHÃO VOLTA AO TRE.
Uma ação de impugnação do mandato do senador José Maranhão que fora indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba vai voltar a julgamento. A Coligação por Amor à Paraíba recorreu ao TSE que mandou que o processo fosse julgado pelo Tribunal Regional. José Maranhão recorreu contra a decisão do TSE, mas seu recurso não foi aceito e agora o TRE vai ter que processar a Ação de Impugnação de mandato eletivo contra o senador José Maranhão. O interessante é que a acusação contra José Maranhão é de que ele teria usado o jornal A UNIÃO para alavancar a sua candidatura ao Senado. (LG)
_______________________________________________________________
DEPUTADO PRETENDE MUDAR HORÁRIO DE SESSÕES DA ASSEMBLÉIA.
O deputado Carlos Dunga Júnior anunciou a apresentação de um projeto legislativo para mudar o horário das sessões, hoje realizadas na parte da manhã. Dunga Júnior pretende com isso aumentar a freqüência dos seus pares às reuniões da Casa de Epitácio Pessoa. Pela proposta, as sessões de segunda a quinta seriam realizadas à tarde e apenas as da sexta, na parte da manhã. (LG)
_______________________________________________________________
IGREJA UNIVERSAL PÔS CINE SÃO FRANCISCO À VENDA.
A Igreja Universal parece ter desistido de transformar o Cine São Francisco em um novo templo da denominação. Segundo se informa o prédio estaria à venda. E aqui uma pergunta. Por que a Prefeitura de Patos não compra o prédio para transformá-lo num teatro? O prefeito Nabor Wanderley disse que pretendia adquirir o prédio com esta finalidade quando descobriu que a Universal já estava com o negócio bem adiantado. Agora que a Universal desistiu seria a vez de Nabor retomar a idéia da compra. Patos há muito que precisa de um teatro a exemplo do acontece com Cajazeiras, cidade bem menor do que a nossa e que há muito tempo dispõe de um teatro que serve de palco a um movimento teatral dos mais ativos. (LG)
AUTORIDADES E ENTIDADES DISCUTIRAM SEGURANÇA.
Realizou-se na última quarta-feira, na Associação Comercial, a reunião de que demos notícia aqui no último domingo, com a finalidade de discutir a violência que tem preocupado a cidade de Patos, nos últimos dias. Presente à reunião o Dr. Isac Torres (diretor do Forum local), o delegado Marcos Vasconcelos (da Delegacia Regional da 5ª Região), Tenente Coronel Guimarães (do III BPM), vereador Bonifácio Rocha (representando a Câmara), um representante do prefeito Nabor Wanderley, representantes dos Conselhos Municipais, de clubes de serviço e de outras entidades.
Foi resolvido que autoridades e entidades defenderão a criação de uma Delegacia da Infância e da Juventude para reprimir a criminalidade jovem, assim como a implantação de uma Casa de Recuperação do Menor, para reeducar os menores infratores. O delegado Marcos Vasconcelos pediu a mobilização da comunidade junto aos deputados da região em favor da aprovação do projeto que cria a Delegacia de Homicídios, projeto que tramita na Assembléia Legislativa, assim como da pretendida Delegacia da Criança e do Adolescente. (LG)
SERVIÇO MILITAR CONVOCA JOVENS NASCIDOS EM 1990.
A Sétima Delegacia do Serviço Militar está convocando todos os jovens residentes em Patos, nascidos no ano de 1990 a comparecerem até o dia 30 de abril, no horário de 7:30 às 11:30 horas, à Delegacia do Serviço Militar, na rua Bossuet Wanderley, 541, por trás do Colégio Cristo Rei. Devem conduzir uma certidão de registro civil e uma fotografia 3 x 4. Os jovens residentes nos municípios da região devem comparecer à Junta de Serviço Militar de sua cidade no mesmo período e para o mesmo fim de alistamento militar. (LG)
CÁSSIO VIRÁ A PATOS NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA.
O governador Cássio Cunha Lima estará em Patos na próxima terça-feira. Deverá inaugurar a reformada Delegacia da Mulher, descerrar uma placa na Casa da Cidadania, no Guedes Shopping Center, homenageando o vereador Petrônio Lucena, e assinará um cheque de quinhentos mil reais destinados à construção da sede da APAE em Patos. Cássio inaugura ainda um telecentro no Quartel do III BPM. Às seis e meia da noite se dirige para o Hospital Infantil onde inaugura a tão aguardada UTI Infantil. A ajuda à APAE e entrega da UTI Infantil são reivindicações do deputado Dinaldo Wanderley, a pedido de quem o governador deve inaugurar, em breve, a UIT Neo-natal, na Maternidade Peregrino Filho. (LG)
EM AUDIÊNCIA CONCEDIDA A DINALDO, CÁSSIO REAFIRMOU COMPROMISSOS.
Em audiência que concedeu na última segunda-feira ao deputado Dinaldo Wanderley, o governador Cássio Cunha Lima reafirmou os compromissos assumidos anteriormente com o deputado patoense. Garantiu a construção de uma nova ponte sobre o rio da Cruz, paralela à ponte do Figueiredo, um Ginásio de Esportes no Jatobá, calçamento no Jatobá e Monte Castelo, calçamento e canal no bairro da Maternidade e mandou Dinaldo procurar um terreno para o Estado adquirir para a construção de mais duzentas casas na cidade. (LG)
TENENTE CORONEL GUIMARÃES DEVE DEIXAR COMANDO DO III BPM.
Depois de manter por vários anos o trabalho iniciado por seus últimos antecessores que, a partir do Coronel Xavier, pacificaram a cidade de Patos, o Tenente Coronel Guimarães foi transferido para Campina Grande. Para seu lugar foi nomeado o coronel Everaldo Dutra que comandava o Policiamento do Trânsito na Capital. O coronel Guimarães foi homenageado esta semana na Câmara dos Vereadores pelo trabalho que realizou na cidade. (LG)
PARTIDOS DITOS DE ESQUERDA SE REUNIRAM EM PATOS.
PT, PCdoB, PSB, PHS, PSL, PRB, PTdoB, e PCB, reunidos ontem na Associação Comercial, por seus representantes em Patos discutiram a criação de um Conselho Político visando as eleições 2008 e cobraram uma posição do PSB, dirigido pelo Dr. Aluísio Queiroz, sobre a sucessão municipal. Querem que o PSB que se desligou da base do prefeito Nabor Wanderley decida com quem fica, se com o atual prefeito se com o deputado Dinaldo Wanderley.
Circula nos bastidores que o PSB pode até indicar o vice na chapa encabeçada pelo ex-prefeito Dinaldo Wanderley.
Por falar em vice, circula na cidade a informação de que o PMDB teria consultado o TRE sobre os riscos que correria uma candidatura do Dr. Ivânio Ramalho a vice de Nabor, diante Ação de Impugnação de mandato eletivo que tramita contra ele na Justiça Eleitoral. Segundo se comenta a resposta teria sido de que o partido correria riscos. Será que estão querendo descartar a candidatura de Ivânio? (LG)
_______________________________________________________________
MORADORES DA DEODORO DA FONSECA RECLAMAM DE GALERIA.
Moradores da rua Deodoro da Fonseca pedem providências urgentes da Prefeitura com relação a uma galeria existente nesta rua que está afundando em toda a sua extensão. Em alguns locais já possibilitando a saída de insetos que infestam as residências dos locais. Dizem que o calçamento da galeria está afundando, embora ainda não haja escoamento de dejetos a céu aberto, o que poderá acontecer se providências não forem tomadas. Alegam que já fizeram vários apelos aos setores da prefeitura, sem que nenhuma providência tenha sido tomada. A Deodoro da Fonseca fica no centro da cidade, entre a Solon de Lucena e a Praça João Pessoa. (LG)
_______________________________________________________________
DEPUTADA PATOENSE TEM CELULAR FURTADO EM PLENA SESSÃO DA ASSEMBLÉIA DO ESTADO (Patos Online) A deputada Socorro Marques (PPS), teve uma surpresa não muito agradável na manhã desta quarta-feira (20/02), dentro do plenário da Assembléia do Estado da Paraíba. Socorro Marques teve um aparelho celular roubado, enquanto participava da sessão.
“Putsgrila”. Quer dizer que tem ladrão até no plenário da Assembléia? No portal PATOS ONLINE um internauta criticou a manchete por chamar Socorro de deputada patoense. Denuncia desconhecimento. Apesar de antiga liderança em Vista Serrana, Socorro Marques reside em Patos há muitos anos o que faz dela também nossa deputada, apesar de ter tido aqui reduzida votação (2.293 votos contra 16.456 de Dinaldo, 12.529 de Francisca Motta e 4.144 de Antônio Mineral). Chica Motta também não é patoense por nascimento, mas por adoção, e é considerada patoense desde que aqui se radicou, casada com Edivaldo Motta. (LG)
COMUNIDADE PREOCUPADA COM PATRIMÔNIO DA UNIÃO BENEFICENTE.
Algumas pessoas procuraram o programa preocupadas com as informações de que a UNIÃO BENEFICENTE DE ARTISTAS E OPERÁRIOS entidade que funciona há muitos anos na rua Bossuet Wanderley (e onde aprendi as primeiras letras com dona Matilde) estaria com seu patrimônio à venda. Segundo as informações a entidade tem apenas três sócios e estes estariam vendendo o patrimônio. Será que a entidade vai desaparecer e o patrimônio que é da comunidade vai ser alienado? A quem recorrer? (LG)
PREFEITURA OFERECE APENAS TRÊS MIL PARA INDENIZAR BARRAQUEIROS DA PRAÇA DA ALIMENTAÇÃO.
Como antecipamos aqui, quando comentamos a proibição de venda de bebidas na Praça da Alimentação, a praça está fadada a ser desativada. A proibição de venda de bebidas afugentou os freqüentadores do local e agora a prefeitura está oferecendo três mil reais como indenização aos barraqueiros para que entreguem os quiosques. Será que três mil reais é o preço justo para quem negocia no local há mais de dez anos e tira dali o sustento da família? Por que a prefeitura, ao invés da promessa de um futuro quiosque no Terreiro do Forró, não constrói logo uma Praça de Alimentação no Terreiro e não transfere os comerciantes de um local para o outro? Nós sempre criticamos a localização da atual praça da alimentação, mas sempre defendemos que a praça fosse transferida para outro local. Por que a prefeitura não constrói outra praça? Será que só sabe reformar, fazer meia-sola? E o mostrengo vai ficar no mesmo local? (LG)

domingo, 17 de fevereiro de 2008

REGISTROS

1. Registramos o falecimento, na segunda-feira, 10/02, na cidade da Quixaba, de José Pereira Lopes (Zuca). Agricultor e vereador naquele município por três legislaturas, Zuca era casado com a minha prima Amilda Candeia, filha de Pedro Candeia de Lima e minha tia Dizinha. Zuca deixou os filhos Aluisio, Admilton, Aécio, Jose Carlos, Cleonilda, Neila e Sheila. O sepultamente ocorreu na terça-feira, lá mesmo na Quixaba. Daqui as nossas condolências a todos os familiares.
2. Faleceu na madrugada da última terça-feira, 11/02, em Patos, Manuel de Lucena Gomes, mais conhecido como Bilé. Ele tinha 93 anos de idade e era viúvo de minha tia Severina Torres de Lucena. Tiveram seis filhos (Maria, Mariza, Marizete (já falecida), Marinete (Neta), Maria Elizabete (Betinha) e Henrique Neto), vinte e um netos, vinte e cinco bisnetos e um trineto. O sepultamento ocorreu na manhã da quarta-feira, no cemitério de São Miguel, com grande acompanhamento de parentes e amigos. Muito ativo até um ano atrás, Bilé estava imobilizado em virtude de uma queda que lhe provocou a quebra do fêmur. A idade avançada impedia a realização de uma cirurgia e ele entrou em depressão e como quê desistiu de viver. Casado com a mais velha das minhas tias paternas e único a morar em Patos, nos últimos trinta anos, Bilé se transformou na referência da família a cuja casa todos íamos, como quando eram vivos meu avô e minha avó. Bilé gostava de viajar, de trabalhar na agricultura (fez roçado até os noventa anos) e era exímio contador de histórias.
Outro velho amigo nosso que faleceu esta semana foi de Sebastião Ramos de Lima (Sebastião do Foto). Com mais de noventa anos, Sebastião foi durante muitos anos fotógrafo e proprietário do Foto Patos, na rua Solon de Lucena. Foi meu patrão, por alguns meses, logo depois que saí do seminário. Residente, durante muitos anos, na antiga rua da Pedra, Sebastião eEra uma pessoa muito benquista na cidade de Patos, tendo deixado grande número de amigos. Viúvo há vários anos de dona Estelita, Sebastião do Foto, vivia há algum tempo com uma das filhas. Foi sepultado em Patos, no final da última terça-feira, no cemitério de São Miguel.
Registramos o aniversário ontem, 16 de fevereiro, de nossa antiga ouvinte Cilede Carneiro, filha do meu saudoso amigo Severino Canuto e de dona Diva Carneiro. Casada com meu velho amigo e ouvinte Genival Félix, Cilede é mãe do companheiro Genival Junior. Recebeu os parabéns do esposo Genival, dos filhos Genival e George e demais familiares. Também os do programa.
5. Aniversário na próxima terça, 19 de fevereiro, de Rivanho Ferreira de Sousa, filho dos meus amigos Orlando e Raimunda. Recebendo os parabéns dos pais, das manas Socorro, Orlanda, Acione, Ozivândia e Rosalba, da filha Vitória, dos cunhados e sobrinhos.
6. Aniversário nesta quinta-feira, 21 de fevereiro, de dona Terezinha Alves, mãe do nosso companheiro, auditor fiscal do Trabalho, Flávio Suélio. Dona Terezinha que reside em Patos na rua Joaton Aires, recebe os parabéns do seu esposo, José Benvinda, de todos os filhos e netos.
_______________________________________________________________
PATOS PRECISA URGENTE DE UMA DELEGACIA DE HOMICÍDIOS.
Há alguns dias atrás noticiamos aqui que o Superintendente de Polícia, Marcos Vasconcelos, divulgara a intenção do Governo Estadual de criar em Patos uma Delegacia de Homicídios. Patos dispõe atualmente de duas delegacias distritais, uma Delegacia de Ordem Econômica e uma Delegacia da Mulher. Nas duas distritais existem os dois titulares e seis Delegados plantonistas. As duas outras delegacias contam também com os seus titulares. Ao todo dez delegados. Os titulares tocam o expediente durante o dia, enquanto que os plantonistas se revezam no atendimento no horário noturno e finais de semana. Além disso cabe aos titulares das distritais cobrir os municípios da grande Patos que não dispõem de delegados de carreira.
Com tantos delegados por que se criaria mais uma Delegacia de Homicídios?
Conversando, esta semana, com o Dr. Manoel Martins, um dos delegados distritais, procurei ouvir a justificativa para a criação de uma Delegacia de Homicídios. Segundo o Dr. Martins, os homicídios de mais fácil solução são solucionados pelas equipes das duas delegacias, no dia a dia. Mas, por falta de continuidade nas investigações, sempre ficam por investigar alguns crimes que demandam uma investigação mais demorada. Um plantonista que tira o seu plantão e passa vários dias sem trabalhar perde o contato com as investigações de crimes acontecidos durante os seus plantões. Os distritais têm um grande número de processos para acompanhar e terminam também perdendo o controle daquelas investigações mais trabalhosas. Além de terem de investigar todos os outros tipos de crimes que ocorram no território de sua jurisdição. Em decorrência disso vários crimes de homicídio terminam ficando sem solução. Segundo o Dr. Martins, nos últimos cinco anos, cerca de trinta crimes de homicídios não foram punidos pois as investigações não foram concluídas. Como a impunidade incentiva a criminalidade, o resultado destes trinta crimes impunes são muitos outros homicídios cometidos, vários deles também destinados a ficarem sem solução, gerando um circulo vicioso da pior qualidade.
Com uma Delegacia de Homicídios todos os crimes da espécie seriam investigados, através desta Delegacia, por uma equipe especializada que seria responsável pela solução dos crimes, sem aquela de empurrar de um delegado para o outro ou de um agente para outro. E claro, uma determinada equipe, escalada para uma investigação, não perderia “o fio da meada” das averiguações e pesquisas, levando a um resultado muito mais positivo.
Além do mais, uma Delegacia Especializada reúne informações sobre a maneira com que agem determinados indivíduos, que armas possuem, que modalidades praticam e que vão formar um arquivo para orientar futuros inquéritos da espécie, dando aos profissionais da polícia um profundo conhecimento do submundo do crime local. A especialização dos policiais termina levando a um trabalho muito mais produtivo.
Em conseqüência disso chamamos a atenção das lideranças políticas da região, principalmente, dos nossos deputados estaduais e dos fazedores de opinião para a necessidade de defendermos todos a urgente criação de uma Delegacia Especializada em Homicídios, na Superintendência de Polícia da 5ª Região. A não ser que alguém esteja gostando de manter, na gaveta, estes crimes insolúveis. (LG)
PS. Tomamos conhecimento, ontem, de que várias entidades locais pretendem promover na próxima quarta-feira(20/02), um encontro para discutir a crescente onda de violência, que acomete a cidade de Patos. Uma das sugestões poderia ser a criação da Delegacia Especializada em Homicídios, de que tratamos acima. (LG)
_______________________________________________________________
MADIEL LANÇOU LIVRO COM LEIS DE SUA AUTORIA.
O ex-vereador Madiel Conserva lançou na última sexta-feira, na Câmara de Vereadores, um livro contendo as leis municipais originadas por projetos de sua autoria, na época em que foi vereador em Patos. O evento contou as presenças do prefeito Nabor Wanderley, do deputado Dinaldo Wanderley e do conselheiro do Tribunal de Contas, Flávio Sátiro Fernandes que fez a apresentação do livro. (LG)
SERVIDORES DOS CORREIOS DENUNCIAM MAU ATENDIMENTO.
Representantes do Sindicato dos Empregados dos Correios lançaram na última sexta-feira em Patos uma carta à população em que protestam contra a falta de carteiros e atendentes nas agências dos correios, inclusive em Patos, o que tem provocado mau atendimento e atraso na entrega das correspondências. Eles defendem a realização urgente de concurso público para reforçar o quadro da repartição. O evento foi realizado na Praça Getúlio Vargas. (LG)
PT EMPOSSOU NOVA DIRETORIA DO DIRETÓRIO LOCAL.
Com a presença do deputado federal Luiz Couto, do estadual Rodrigo Soares e do prefeito Nabor Wanderley, realizou-se, neste sábado, em Patos, a posse da nova direção municipal de PT, tendo à frente o advogado Vital Henrique, reeleito para a função. (LG)
UAC REALIZA ENCONTRO REGIONAL.
A União das Associações Comunitárias está realizando durante todo o dia de hoje um encontro regional para discutir sua participação no Congresso a se realizar em breve em Salvador, assim como a sua programação para 2008. O encontro está se realizando na sede do Círculo Operário. (LG)
SINFEMP REALIZOU ENCONTRO ONTEM.
O Sindicato do Funcionários Municipais de Patos e Região (SINFEMP) realizou um encontro, ontem, na Associação Comercial, quando foram discutidos vários assuntos de interesse da categoria. O encontro reuniu representantes da base em municípios de toda a região. (LG)
SINDICATO DE ARTISTAS EMPOSSOU NOVA DIRETORIA.
Foi empossada na última sexta-feira em Patos a nova diretoria do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversões de Patos (muito prazer). (LG)
ZÉ PARAÍBA VOLTA A PATOS PARA SHOW EM MARÇO.
O aplaudido humorista Zé Paraíba volta a Patos para fazer rir o público no próximo dia 8 de março. O show será no Patos Tênis Clube. Zé Lezin é casado com uma patoense, neta do grande maestro Hermes Brandão. (LG)
EDILEUDO VIAJOU A BRASÍLIA PARA PARTICIPAR DE CONFERÊNCIA.
O Secretário de Meio-Ambiente, Edileudo Lucena, viajou esta semana para Brasilia, onde participou da terceira conferência nacional sobre meio ambiente. (LG)
MEIO AMBIENTE RESPONSÁVEL POR PODA E RETIRADA DE MATERIAL.
Passou para a jurisdição da Secretaria do Meio Ambiente a tarefa de providenciar a poda de árvores da cidade e a retirada dos restos vegetais oriundos da poda. Como o equipamento de que dispõe para a função é restrito, a Secretaria estabeleceu uma escala de bairros onde vai fazer a retirada e para isso pede a compreensão da população. No caso de pretender podar alguma árvore, o morador interessado deverá comunicar o fato à Secretaria para que esta possa agendar a retirada do material de modo a impedir incômodos para os vizinhos. O secretário Edileudo Lucena pede a compreensão de todos. (LG)
_______________________________________________________________
COMPRADOR DE GADO VÍTIMA DE GOLPE EM SÃO JOSÉ DO BONFIM.
Um conhecido comprador de gado de São José do Bonfim foi vítima de um golpe nos últimos dias, que lhe deu um prejuízo de mais de três mil reais. Apareceu na região um cidadão de boa aparência que começou a fazer amizade com moradores da região. Além da boa aparência o cidadão conduzia boa quantia em dinheiro e foi o centro de várias farras da região. Depois de bem informado sobre as pessoas da região, passou a abordar os compradores de gado, oferecendo cerca de uma dezena de reses que tinha para vender. Um dos comerciantes desconfiou da parada quando o cidadão chamou para ver o seu gado, mas foi logo perguntando se o comprador não tinha onde colocar o gado, no caso de ver o gado e não se interessar pela compra. Depois de várias indagações, abordou um dos maiores comerciantes do município, que terminou aceitando ir olhar o gado, em um município para as bandas do Piancó. Visto o gado, que estava em curral daquela região e já altas horas da noite, o negócio foi fechado, com o comprador acertando pagar uma parte à vista e o restante “no apurado”, como se diz na região. Negócio feito, o comprador que já fora no seu veículo de carga, trouxe o gado para São José do Bonfim e fez o pagamento imediato do valor acertado. O vendedor do gado, ainda passou alguns dias na região, esperando receber o restante do dinheiro. De uma hora para outra desapareceu. Logo depois que ele desapareceu, apareceram na região umas pessoas procurando o gado que, segundo afirmavam, fora roubado na região próxima ao local onde se fizera a venda. Não sabemos dos detalhes do negócio: se os pretensos proprietários vieram acompanhados da polícia, que documentos apresentaram para justificar a posse. O que sei é que o comprador teve que devolver o gado e arcou com o prejuízo do transporte e da parte que pagou ao ladrão-vendedor. E a sorte dele é que é por demais conhecido, inclusive, pela seriedade nos negócios, se não corria o risco de ser processado como receptador.
Que a notícia dada aqui sirva de alerta para compradores de gado da região, embora provavelmente o fato já tenha sido amplamente divulgado na ”feira-de-gado” de Patos. Cuidado com vendedores desconhecidos e que entregam o produto altas horas da noite.
EMPREGO EM PREFEITURA IMPEDE AGRICULTORA DE SE APOSENTAR.
Muita gente da zona rural se surpreende quando tenta se aposentar e descobre que não vai poder porque consta no INSS que o pretendente é fichado em uma prefeitura ou empresa. Para se aposentar como agricultor o cidadão tem que provar que está há cerca de quinze anos na atividade agrícola. Se tiver a carteira assinada neste período em firma ou em prefeitura, não vai poder se aposentar. E há muitos casos de pessoas que saíram das prefeituras, mas continuaram a constar nos arquivos da prefeitura, interessadas em receber o PIS/PASEP todos os anos. Já encontrei casos na região de prefeituras onde um terço dos trabalhadores constantes da RAIS (comunicação anual feita ao Ministério do Trabalho) não mais trabalhavam na edilidade. Quem estiver recebendo o abono anual do PIS/PASEP sem ser funcionário até o ano anterior, está lesando os cofres da União e quando for se aposentar receberá o castigo, não se aposenta. Para quem recebia o PASEP e deixou de trabalhar resta, em alguns casos, apenas uns jurinhos a receber.
Mas o caso da agricultora de que falamos acima é muito pior. Ela completou a idade, preparou a documentação e procurou o INSS. Quando chegou lá recebeu a notícia de que não podia se aposentar pois era funcionária da Prefeitura de sua cidade. Ela disse que fora funcionária mas há muito tempo saíra, tendo sido informada de que constava nas informações da prefeitura como funcionária e que estava recebendo salário todo mês. Ela agora quer saber quem estava recebendo dinheiro por ela e garante que vai processar a Prefeitura para provar que não é mais funcionária e poder se aposentar como agricultora.
Outra senhora do mesmo município passa por caso semelhante. Como está perto de se aposentar ela resolveu procurar o INSS para saber de sua situação. Foi surpreendida por informação semelhante a da outra trabalhadora. Continua constando nos documentos da prefeitura como funcionária em atividade e alguém vem recebendo seu salário todo mês.
Como eu não fiz nenhuma auditoria sobre o assunto, não sei dizer se alguém vem realmente recebendo o salário destas duas senhoras ou se elas apenas constam na Declaração anual da RAIS, como se estivessem recebendo aqueles valores. É importante que seja feita uma investigação mais aprofundada para evitar que as duas sejam prejudicadas em sua aposentadoria e, se houver fraude ou má-fé, para que os responsáveis sejam punidos. (LG)

domingo, 10 de fevereiro de 2008

REGISTROS

  1. Quem aniversariou nesta quinta-feira, 8 de fevereiro, foi meu filho mais velho Luiz Gonzaga Lima de Morais Júnior, funcionário da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), residente em Natal (RN). Recebeu os parabéns da esposa Ana Rita, dos filhos Júlia e Netinho, meus, de sua mãe, de Arlene, dos manos Liana, Luciana, Bruno, Artur e Luma, do avô Assis Soares, da sogra, dos cunhados, dos tios, primos e sobrinhos.
  2.          Registramos o aniversário ontem do meu antigo ouvinte Apolônio Olinto de Oliveira, nascido em 09/02/1922, e seu neto Eduardo (o Edu), nascido na mesma data em 1985. Os parabéns do programa a que ele assiste há muitos anos.
  3.          No último programa eu registrava aqui a minha alegria e a de alguns amigos meus por estarmos comemorando a aprovação no vestibular de Medicina, o mais difícil da UFPB, de filhos nossos. E completava com o seguinte comentário: "Por sinal, o primeiro lugar de Medicina e 2º de todo o Vestibular também seria patoense: Cássio Lins Gil de Farias."        Na oportunidade eu não identifiquei quem teria sido aquele patoense do primeiro lugar em Medicina na UFPB. Depois para grande surpresa e satisfação fui informado de que aquele herói, que saíra do Colégio Cristo Rei para brilhar na UFPB, era realmente patoense, e por sinal, primo meu em segundo grau. Cássio, neto de minha tia Iraci, é filho de meu amigo Carlos Alberto Farias, gerente do Hotel Real, e da minha prima Vera, irmã do saudoso companheiro de rádio, Roberto Fernando de Lima Lins, o querido Jabiraca. Mas o jovem Cássio não só passou no vestibular da UFPB, ele foi aprovado também, em sexto lugar, no vestibular de Medicina da Universidade Federal de Campina Grande, talvez mais difícil do que o outro. Seu outro mano, Júnior, está terminando Direito na UFCG. Daqui os meus parabéns, de Arlene e Artur, para o jovem Cássio Gil Lins de Farias, de 17 anos de idade, e para os seus pais e avó.

_______________________________________________________________

UMA LÁGRIMA NO ROSTO.

    Outro dia, fizeram Dona Maria, minha sogra, chorar. Correram lágrimas naquele rosto, belo aos 80 anos de idade. Mas as lágrimas, graças a Deus, eram de alegria. A alegria que se devia ao bonito triunfo do neto Artur com a aprovação para o vestibular de Medicina. A mãe de Artur chorara também de emoção pela grande alegria de ver o filho ultrapassar um obstáculo dos mais difíceis, no vestibular mais concorrido do Estado. Mas as lágrimas de Dona Maria eram mais antigas.

    Dona Maria, como minha mãe, via na educação dos filhos a única maneira de fazê-los progredir na vida. Ela que conseguira apenas concluir o primário lutou desde cedo para educar os seus nove filhos. Uma tarefa talvez mais árdua do que a de "seu" Antônio e "dona" Constantina porque eram nove os filhos a educar. Os tempos eram mais recentes e com algumas facilidades. Mas dona Maria enfrentava o desinteresse de "seu" Ataíde para quem bastava aos filhos serem marchantes como ele e alguns dos seus próprios irmãos. Daí o seu sonho ser mais pessoal , individual.

    Desde cedo encaminhou os filhos para a escola. E lá iam eles, bem fardados, levando os livros e a merenda, adquiridos com esforço de Dona Maria, bordando ou fazendo unhas das amigas e vizinhas. O primário dos nove foi feito parte na escola pública, parte no Diocesano, onde o coração de Padre Raimundo cedia, diante da grande vontade que aquela mãe tinha de educar os filhos, concedendo-lhes bolsas-de-estudo. Terminados os estudos secundários, seis deles ingressaram na universidade, todos conseguindo se formar. Dois agrônomos, um engenheiro, uma geógrafa, dois economistas. Os outros três não tiveram a persistência de continuar os estudos. Uma virou mãe de família, hoje com os dois filhos formados. Outro virou bancário (Banco do Brasil) e desinteressou-se dos estudos. Um terceiro preferiu virar cantor de forró e radialista. Dos quinze netos, alguns se formaram, uns estão na universidade, outros ainda na infância/adolescência, mas cerca da metade não tiveram maior tendência para o estudo e pararam no fim do secundário.

    Artur talvez, junto com uma das primas, tenha coroado o sonho de Dona Maria. Ter um médico na família. Embora adore todos os netos e eles a adorem também (sua casa é uma festa quando se juntam), a torcida por Artur foi maior. Por morar perto e ser um dos com quem ela tem mais contato, para quem ela faz os bolos preferidos. E dona Maria fez questão de acompanhá-lo na hora da inscrição para o vestibular, na hora de deixá-lo nos locais das provas e esperou junto com ele que o resultado fosse divulgado. Com a vitória, ela chorou. Junto com a mãe Arlene e a tia Ângela. O pai, não nego, também chorou, mas estava em Patos, quando o resultado foi divulgado. Acreditando no sucesso, Dona Maria já havia comprado uma caneta que entregou a Artur com a recomendação de que a usasse na hora de fazer a matrícula. Agora espera vê-lo "doutor", como o mano Bruno que se forma em Direito em março.

    "Una lacrima sul viso" é um grande sucesso da música italiana. Uma lágrima no rosto (a tradução) é a resposta de Dona Maria ao sucesso de um dos netos. Não na música (ela bem que quis fazer de um dos filhos um cantor de sucesso, só Arlene e Aécio corresponderam em parte), mas na carreira acadêmica. Artur e Ana Luíza (filha de Ademar) talvez terminem ao mesmo tempo, ele na capital paraibana, ela na capital cearense. Para dona Maria sucesso em dose dupla. (LG)

_______________________________________________________________

NABOR JÁ ESTARIA SONHANDO COM A CÂMARA FEDERAL.

    Uma especulação que circula pela cidade dá conta de que o prefeito Nabor Wanderley teria confidenciado a determinados interlocutores que só pretende exercer o próximo mandato (claro se conseguir se reeleger) por dois anos, quando renunciará para concorrer a uma vaga na Câmara Federal. A notícia ganha certa credibilidade pelo fato de o prefeito Nabor Wanderley vir copiando muitas atitudes de seus colegas de João Pessoa e Campina Grande. Como Ricardo Coutinho e Veneziano Vital do Rego são dados como fortes candidatos a governador e senador em 2010, Nabor para não ficar atrás estaria sonhando com uma vaga de deputado federal. Isto estimularia ainda mais o candidato a vice, Dr. Ivânio, a lutar pela reeleição, sem precisar de outros incentivos. (LG)


 

BLOCO DOS SAPATEIROS REPETE O SUCESSO DOS ANOS ANTERIORES.

    Apesar da tentativa de algumas pessoas de esvaziar o bloco, tradicionalmente ligado ao deputado Dinaldo Wanderley, chegando inclusive a tentar mudar o nome e a mudar o tradicional roteiro percorrido pelo grupo, o Bloco dos Sapateiros voltou a fazer sucesso. O desvio do roteiro fez com que o bloco se partisse em dois, com uma pequena parcela indo pelo Alto Casteliano sob o comando do prefeito Nabor Wanderley, enquanto a maior parte dos foliões esperava na Irineu Jóffily fazendo o roteiro tradicional, sob o comando do deputado Dinaldo Wanderley. Houve também a tentativa de tirar dividendos por parte de um candidato a vereador que distribuiu camisas vermelhas que destoavam da tradicional camisa branca. Nada disso, nem a vaia nos que intentaram o desvio de roteiro, empanou o brilho do tradicional bloco que conseguiu mais uma vez reunir um maior número de foliões. (LG)


 

CANDIDATURA DE DINALDO CONTINUA A INCOMODAR.

    Os adversários do deputado Dinaldo Wanderley têm tanto medo de sua candidatura a prefeito que vivem lançando boatos contra a sua campanha de retorno à prefeitura. Nos últimos dias, andaram divulgando que Dinaldo não seria candidato por conta de pretensos processos que teria na Justiça. Só que nenhum processo foi julgado e só uma condenação "com trânsito em julgado" poderia impedir a sua candidatura. Sem uma condenação, só juntando mais votos do que ele, seus adversários vão impedir a sua volta. (LG)


 

JUÍZA FEDERAL INDEFERE MANDADO CONTRA EXIGÊNCIA DE REGISTRO DE MÚSICOS.

    A Juíza da 3ª Vara Federal, Dra. Cristina Garcez, indeferiu pedido de liminar em mandado de segurança impetrado por músico patoense contra a exigência de registro na Ordem dos Músicos para que músicos de bandas de música pudessem exercer a profissão, fora das bandas. Entendeu a juíza que, como a profissão é regulamentada, a exigência da lei que a regulamentou de que mesmo os músicos não formados sejam registrados, deve ser obedecida. O pleito dos músicos já havia suscitado um projeto da deputada Francisca Motta dispensando-os do registro. Aprovado pela Assembléia, o projeto foi vetado pelo governador Cássio Cunha Lima por inconstitucional já que a regulamentação de profissão é prerrogativa do legislador federal. (LG)


 

CORIOLANO DE MEDEIROS ADIA INÍCIO DAS AULAS.

    A Escola de Ensino Fundamental Coriolano de Medeiros, tradicional grupo escolar da rua Peregrino de Araújo de minha infância, adiou o início das aulas que deveriam começar amanhã. Tudo porque um grupo de vândalos invadiu a escola nos últimos dias e quebrou janelas e equipamentos. Os bandidos aproveitaram a inexistência de vigilância noturna para cometer o crime. A diretora da escola, Leda Diniz, diz que assim que forem reparados os danos ela marcará a data de início das aulas. (LG)


 

  • População vai indicar cursos técnicos para Cefet de Patos (Assessoria de Imprensa)

         A Prefeitura Municipal de Patos realizará audiência pública com a população a fim de discutir os cursos que ela quer e precisa para sua cidade. O Município foi contemplado com uma unidade do CEFET - Centro Federal de Educação Tecnológica, que vai funcionar, no mais tardar possível, no primeiro semestre de 2009.

    Não teria sentido implantar em Patos cursos que não tenham utilidade na própria região, como acontece com o curso de Engenharia Florestal que chega a formar turma de apenas um aluno, justamente, pela falta de mercado de trabalho para os engenheiros florestais, por mais bem formados que eles saiam daquela escola. A audiência pública para escolher os cursos da CEFET deve ter a presença de todas as autoridades e lideranças da região preocupadas com a educação profissional para os nossos jovens. Um bom curso profissionalizante é muito mais importante de que muitos cursos que diplomam para nada.

    Por sinal o projeto que deu origem ao CEFET de Patos é uma das poucas coisas boas que Cícero Lucena fez até agora em seu mandato de senador.


 

CÂMARA DE VEREADORES VOLTA A SE REUNIR NO DIA 21 DE FEVEREIRO.

    Com o fim do recesso de final de ano, no próximo dia 20, a Câmara de Vereadores de Patos volta a se reunir na quinta-feira, 21 de fevereiro. A primeira sessão será solene para a abertura do ano legislativo. Na sessão seguinte os líderes decidirão a programação para a realização de sessões itinerantes, como ficou decidido recentemente. Na sessão solene de quinta-feira, espera-se a presença do prefeito Nabor Wanderley para a apresentação da sua mensagem de início de ano, com as propostas que pretende executar em 2008. (LG)


 

SANTA TEREZINHA REALIZA CONCURSO PARA AGENTE DE COMBATE ÀS ENDEMIAS.

    Como estava programado, a prefeitura da vizinha cidade de Santa Terezinha está realizando hoje o concurso para preenchimento das vagas de agente de combate às endemias, antigo agente de vigilância sanitária. Quatro vagas deverão ser preenchidas de acordo com o edital do concurso. A prefeitura de Santa Terezinha realizou recentemente concurso para profissionais de saúde do Programa de Saúde da Família (PSF).


 

  • Ironia do destino (Osvaldo Medeiros, sábado, em O NORTE)

    O ex-prefeito de Santa Terezinha, médico José Afonso Gayoso Filho, inimigo político ferrenho do atual prefeito, o também médico Ruy Pontes, não é que foi aprovado no último concurso realizado naquele município para o PSF! José ficou na 4ª colocação e os três médicos que obtiveram média acima de Afonso, um desistiu e dois foram aprovados na prova de residência e afora, queira ou não, Ruy vai ter que engoli-lo. Comenta-se que Ruy quer anular o concurso. Pode?

    O fato de um conhecido adversário do prefeito ter chance de ser aproveitado no cargo mostra a seriedade do concurso. Não houve até agora nenhuma desistência porque o resultado do certame não foi sequer homologado, nem houve convocação dos candidatos aprovados. De parte do prefeito Rui Pontes não há nenhuma intenção de anular o concurso, realizado com a maior seriedade. Nada impede, entretanto, que algum candidato insatisfeito levante dúvidas sobre a lisura do concurso o que deverá ser apurado a nível administrativo ou judicial. (LG)

CHICA MOTTA QUER UNIR OPOSIÇÕES EM TEIXEIRA.

    Estava marcada para ontem a noite, na cidade de Teixeira, uma reunião de várias lideranças da oposição, entre outras o deputado Guilherme Almeida, o ex-prefeito Elenildo Queiroz e a deputada Francisca Motta, além de outros lideres. A idéia é unir todos os oposicionistas contra o grupo do ex-deputado Valdeci Amorim, numa tentativa de tirar o grupo do comando do município, hoje governado pela sua esposa Rita Nunes. (LG)

DEPUTADO DE SÃO BENTO DEVE SE LICENCIAR PARA TRATAMENTO DE SAÚDE.

    O representante peemedebista de São Bento, Marcio Eulâmpio, deu entrada a um pedido de licença por cento e vinte e um dias para tratamento de saúde. O deputado deve se submeter a uma junta médica da Assembléia para saber se lhe será concedida a licença pelo período solicitado. Neste caso a vaga deverá ser assumida pelo seu suplente, Expedito Pereira, ex-prefeito e atual vereador em Bayeux. (LG)