segunda-feira, 28 de abril de 2008

REVISTA DA SEMANA 27/04/2008

registros

  1. Registramos o falecimento no dia primeiro de abril, de um velho amigo nosso, antigo ouvinte do nosso programa: Joaquim de Lóin. Mecânico de automóveis muito conhecido na cidade, Joaquim morreu eletrocutado num estabelecimento vizinho ao seu, quando apanhava um rodo para retirar a água que havia se acumulado na sua oficina, em virtude das chuvas. Natural da Quixaba, Joaquim Paulo de Souto tinha 66 anos de idade e era velho amigo da família. Só neste domingo viemos a saber do seu falecimento. Daqui as nossas condolências a todos os familiares.
  2. Quem completou nova idade na última sexta-feira, com direito a uma grande festa no dia seguinte, foi a publicitária Soliandra Alves, esposa do executivo Pedro Oliveira, com o qual mantém dois periódicos em Patos: o jornal e a revista Empresarial Marcas e Marketing. O evento teve lugar na residência do casal, no bairro de Santo Antônio. (Damião Lucena)
  3. Registramos o falecimento no último do domingo do antigo comerciante e panificador Aluísio Monteiro. Aluísio, que na década de cinqüenta foi sacristão na então Matriz de Nossa Senhora da Guia, tinha 73 anos de idade. Daqui as nossas condolências a todos os seus familiares.
  4. Registramos o aniversário, nesta terça 22 de abril, de nosso amigo Rildemar Nunes, secretário de saúde do município de Santa Terezinha, com os parabéns do programa. Rildemar deverá ser candidato a vereador aqui em Patos PSDB.
  5. Quem aniversariou na última quarta-feira, 23/04, foi belíssima Vanessa, neta do nosso velho amigo Zé da Trompa. Vanessa fez quinze anos, rodeada do carinho de familiares e amigos. Recebe daqui também os nossos parabéns, juntamente com os de Adilton e Meire.
  6. Registramos o aniversário na última quinta-feira, de Mércia Araújo, diretora da Câmara de Vereadores de Patos. Com os parabéns do programa.
  7. Parabéns ao meu velho e querido amigo, Kleber Leitão, colega aposentado do BB, e a sua esposa Fátima, pela formatura do seu segundo filho médico, Dr. Paulo Klebson. O primeiro é o oftalmologista Dr. Kleper Carvalho Figueiredo Leitão.
____________________________________________________________________
opinião
Quem serão os candidatos em Patos?
A seis meses das eleições muita gente nos pergunta quem serão os candidatos a prefeito de Patos, em 2008. Pelo menos três candidaturas estão postas nas ruas.
O atual prefeito, Nabor Wanderley, deve ser candidato à reeleição. Não engana a ninguém quando afirma que a decisão só terá tomada próximo à convenção e que apoiará quem estiver melhor nas pesquisas.
O deputado Dinaldo Wanderley tem dito e repetido que quer voltar a dirigir a cidade que já administrou por dois mandatos.
A também deputada Socorro Marques vem anunciando há muito tempo que quer ser prefeita de Patos. Partidários seus circulam por aí em veículos que portam adesivos garantindo que MAINHA VEM AÍ.
De Nabor e Dinaldo se sabe que só por impossível desistirão da disputa. E o que seria este “impossível”? Nabor tem sobre a cabeça a ameaça do Tribunal de Contas na análise do relacionamento da Prefeitura de Patos com as OSCIPS a quem teria destinado cerca de trinta milhões de reais.
Os adversários de Dinaldo acenam com dificuldades que ele teria com relação a aplicação de verbas federais durante a sua administração, embora seus advogados aleguem que ele terá condições de se defender, com sucesso, de qualquer processo que se origine daí.
Trocando em miúdos. Até certo ponto, há uma espada pendente sobre a cabeça dos dois. Quem escapar será o próximo prefeito ou candidato altamente competitivo.
Socorro Marques é, hoje, a quarta ou quinta força política na cidade de Patos. Sua candidatura pode se transformar numa aventura. Serviria para contar seus votos. Hoje muito próxima de Nabor, segundo dizem, deverá apoiá-lo em caso de desistência.
Dinaldo é a grande liderança da oposição e deve contar com várias lideranças de média expressão. E com a resposta de muitos que confiaram nas promessas de campanha de Nabor e agora estão desiludidos. A disputa, certamente, será entre ele e Nabor. (LG)
(Este artigo foi publicado no jornal Vitrine de Patos que está nas bancas com várias matérias interessantes)
________________________________________________________________
notícias
Programação do São João 2008 de Patos
Parte Cultural Dia 19 - quinta-feira:18h - Festival das Quadrilhas da Cidade20h - Apresentação da Orquestra Sanfônica20h30 - Apresentação da Orquestra Forrônica 26 de Julho21h - Apresentação de Violeiros21h30 - Final do II Festival de Forró Pé de Serra (trios de forró)

Dia 20 - sexta-feira:MAGNÍFICOSGENILDO E GINALDOPINTO DO ACORDEONAÉCIO E BANDA
Dia 21 – sábado:GAROTA SAFADAGERALDINHO INSFORROZÃO VALEU BOIPATRICINHOS DO FORRÓZÉ NILTON
Dia 22 - domingoBETO BARBOSACHEIRO DE MENINAFOGO NA ROUPAASSISÃOLÚCIA DO ACORDEON
Dia 23 - segunda-feira:SOLTEIRÕES DO FORRÓTON OLIVEIRAFLOR DE LIMÃOELVANDRO E BANDA
Dia 24 - terça-feiraFELIPÃO CAWBOYS FORA DA LEIFORRÓ BALANÇO NACIONALGÊ MARIA
Dia 25 - quarta-feiraSAIA RODADAMASTRUZ COM LEITEMEXE VILLETELENGO TENGO

Dia 26 - quinta-feiraBRUNO E MARRONEFORRÓ NA TORAFLOR DA PELEVIRTUAIS DO FORRÓ
Dia 27 - sexta-feiraAVIÕES DO FORRÓGENIVAL LACERDAJOGO DE CINTURACALCINHA RASGADA
Dia 28 - sábadoÀ tarde: Trio Elétrico e ASAS DA AMÉRICA. À noite:BANDA STYLLUSCAPITAL DO SOLCAVALO DE PAU FORRÓ DO MELA PINTOLOS PANDAS
_________________________________________________________________
Oposição tem impasse em candidatura a prefeito de Patos(Patos Online)
A oposição dispõe hoje de dois nomes já declarados que pretendem disputar as próximas eleições municipais em Patos. Os nomes apresentados são o do atual deputado estadual Dinaldo Wanderley (PSDB) e da deputada estadual Socorro Marques (PPS).
Sobre as duas possíveis candidaturas, o governador Cássio Cunha Lima, que esteve visitando a cidade de Patos na tarde desta segunda-feira (21/04), declarou que acha insensata duas candidaturas da oposição em Patos.
“Acho erro de estratégia e não concordo com duas candidaturas em Patos nas próximas eleições. Devemos sentar e conversar com essas forças, onde iremos afunilar e chegar a uma única candidatura da oposição aqui em Patos”, declarou Cássio Cunha Lima a imprensa de Patos.
O grupo liderado pela deputada Socorro Marques, está certo que ela (Socorro), sairá mesmo como candidata a prefeita de Patos. O próprio partido - PPS, já afirmou que a sigla terá candidatura própria em Patos.
___________________________________________________________________
Dengue teve mais de quinhentas notificações este ano em Patos.
Informações divulgadas na última segunda-feira pela 6ª Gerência Regional de Saúde dão conta de que só nos primeiros meses do ano já foram notificados 547 casos de dengue só na cidade de Patos. Como o Ministério de Saúde considera que a ocorrência de trezentos casos por cem mil habitantes já configura epidemia, nós há muito entramos nela. Depois de Patos, Cajazeiras com 487 casos e São Bento com 332 já configuram também epidemia de dengue. Catolé do Rocha com 162 também teria uma epidemia já que tem menos de cinqüenta mil habitantes.
Na região da 6ª Gerência de Saúde já foram notificados até agora 1.018 casos. (LG)
É importante verificar quantos dos casos notificados foram efetivamente confirmados, já que, pelo critério adotado pelo Ministério do Trabalho, a ocorrência de mais de trezentos casos por cem mil habitantes (população de Patos) configura epidemia. (LG)
___________________________________________________________________
Cássio diz que vai fazer tudo para haver apenas uma candidatura em Patos.
Em entrevista concedida ao nosso colaborador Adilton Dias, o governador Cássio Cunha Lima disse que fará tudo para que Patos tenha apenas um candidato do seu grupo a prefeito. Segundo ele, como Patos não tem segundo turno não se justificam as duas candidaturas que só facilitariam a campanha para os seus adversários, partidários do atual prefeito. Ou, trocando em miúdos. Uma candidatura de Socorro Marques só vai ajudar a Nabor. (LG)
___________________________________________________________________
Comitê da bacia Piranhas-Açu discutiu regimento em Patos.
Realizou-se na última quinta-feira, pela manhã, no auditório do SEBRAE uma reunião do Comitê da bacia Piranhas-Açu. Na reunião foi discutido o regimento do comitê que visa discutir a defesa e utilização da bacia formada pelos dois rios. O Piranhas no território paraibano e o Açu em que se transforma ao ganhar o território potiguar até desaguar no mar. (LG)
___________________________________________________________________
Deputado Dinaldo se defende de denúncias feitas ao Ministério Público(Paraíba Online)
O deputado estadual, Dinaldo Wanderley (PSDB) se defendeu das denúncias feitas pelo Ministério Público Estadual ao Tribunal de Justiça, na última quarta-feira (23), e disse que tem certeza de não ter cometido nenhum ato ilícito enquanto esteve à frente da administração municipal de Patos.
O deputado foi denunciado pelo MP Estadual por não cumprir uma sentença judicial, em que foi condenado, quando era prefeito. O oferecimento das denúncias junto ao Tribunal de Justiça foi em sua maioria por prática de ato de improbidade administrativa envolvendo ainda seis prefeitos.
“Já tomei as devidas providências e está tudo entregue aos meus advogados. Se eu tiver alguma coisa de culpado por que é que eu não vou pagar? Agora existem muitos por ai que querem ser santos e fazem parte do grupo do mau da minha cidade e quer fazer comparação a minha pessoa. Isso eu não vou aceitar”.
Segundo ele, as acusações feitas em plenário por seus adversários por conta das denúncias do MP não o atingem porque a população de Patos o conhece e sabe da sua procedência, da sua luta e do trabalho feito como prefeito daquele município. “Mas agora eu tenho que mostrar a minha pessoa a João Pessoa e o restante da Paraíba que eu não enriqueci ilicitamente. Não enriqueci com a política”, disse.
Dinaldo explicou ainda que por conta da política perdeu vários patrimônios da família, entre eles: um edifício no centro da cidade de Patos, vendeu terrenos, lojas, e vários outros imóveis, mas que hoje vive da renda de um cartório que dá para sustentar toda a família.
____________________________________________________________________
Diocese de Patos realiza festa de Pentecostes
A diocese de Patos realiza no próximo dia 11 de maio, mais uma festa de Pentecostes. O evento religioso que já é tradição na cidade, todo ano reúne dezenas de pessoas que fazem parte da Forania das Espinharas.
Há 16 anos a festa é promovida pela diocese, com o objetivo de compartilhar o momento de alegria trazida por Pentecostes com todos os fiéis católicos paraibanos, sobretudo com os residentes no Sertão do Estado, que chegam à cidade logo nas primeiras horas do dia..
Os participantes se concentram às quatro horas da madrugada, no Largo da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, fazendo um grande e fervoroso momento de louvor e adoração com o show do cantor e compositor cearense, Zé Vicente.
Em seguida os fies seguem até o Parque Religioso Cruz da Menina, um dos pontos de adoração religiosa do município, onde será realizada a Missa de enceramento, pelo bispo diocesano Dom Manoel dos Reis de Farias.
____________________________________________________________________
Patos perde Graham Mundy
(Genival Júnior)
Faleceu na última terça-feira 22 de abril o músico Graham Mundy, mais conhecido como galego Greme, vítima de problemas cardíacos. Graham, era filho do Pr. Eduard Mundy, fundador da igreja Ação Evangélica em Patos e no sertão paraibano, que veio para o Brasil em 1938.
Apesar da origem britânica, Graham nasceu em Recife no dia 17 de agosto de 1944, época em que morava na cidade de Princesa Isabel. Juntamente com seus pais, Eduard e Daise Mundy, Graham transferiu residência para a cidade de Patos em 1948, quando aconteceu a fundação da igreja Ação Evangélica em nossa cidade. Na época, a igreja era denominada oficialmente de 1ª Igreja Pentecostal. Com exceção do período de 1968 a 1973, quando residiu na Inglaterra, Greme, como era mais conhecido, residiu em Patos e tinha a cidade como a terra que lhe adotou, embora não escondesse os traços da cultura britânica.
Na capital do sertão, Greme era conhecido não só pelo público evangélico, mais também por todos os freqüentadores de eventos de rua e amantes da música. O seu talento com a guitarra, piano, baixo, violão e outros instrumentos, foi visto em diversos eventos de rua, a exemplo de festas culturais a exemplo da festa da padroeira, cerestas, datas comemorativas e eventos da comunidade evangélica. Na condição de músico, possuía um ouvido bastante apurado, a ponto de descobrir as notas de uma música nos primeiros contatos com o instrumento. Graham tinha problemas cardíacos desde 1991 e teve pioras em seu estado de saúde desde o mês de março, quando passou por cirurgia no intestino. Ele deixa viúva, a professora Jandira Mundy, e os filhos Beverley e Ian, além da neta Susan. O seu sepultamento aconteceu na última terça-feira no cemitério São Miguel em Patos. _____________________________________________________________
Noticiário da Câmara de Patos
A Câmara de Patos realizou a duas costumeiras sessões ordinárias de terça (22/04) e quinta (24/04). Quem faltou na terça foram os vereadores Chico Bocão e Orlando Xavier. O ausente da quinta foi o Dr. Ivanes Lacerda. Deu entrada na terça-feira o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias que deverá ser votado antes do recesso de meio de ano. Nove projetos foram aprovados esta semana em primeira e segunda votação (na 3ª e 5ª). Destacamos o projeto de Marcos Eduardo e Bosco Medeiros que deu o nome de Dra. Geralda Medeiros à Galeria dos Ex-Prefeitos de Patos, na nova Câmara de Vereadores. O de Zé Motta que deu o nome de Antônio Guedes dos Santos à Escola Municipal do Conjunto Mutirão. O de Marcos Eduardo dando o nome de Eulâmpio Candido da Silva (pai de Adão Eulâmpio) a uma rua no Jardim Redenção II.
Foram aprovados quinze requerimentos sendo 8 na terça e 7 na quinta. Destacamos: os de Zé Motta propondo votos de pesar pela morte do ex-comerciante e panificador Aluísio Monteiro e pela morte de dona Maria Marli Medeiros dos Santos. O do mesmo Zé Motta pedindo ao prefeito a construção do muro da Escola Municipal Paulo Porto, na Vila Mariana. O de Marcos Eduardo pedindo ao superintendente da STTRANS a colocação de uma faixa de pedestres em frente ao prédio da nova Câmara. Outro de Marcos Eduardo pedindo ao Poder Público a colocação de novo transformador para atender ao Matadouro e à comunidade adjacente (pelo que sei quem coloca transformador é a SAELPA). Bosco Medeiros pede à STTRANS a colocação em cada semáforo de placa indicativa das saídas da cidade; e à Justiça Eleitoral o atendimento em dois turnos para evitar as filas no atendimento nos cartórios eleitorais. Pipi pediu ao prefeito a recuperação da estrada de acesso ao assentamento Campo Comprido. Orlando Xavier renovou apelo para que a prefeitura recupere a praça existente na rua Padre Assis, no bairro da Liberdade e renova o pedido para que a prefeitura construa um banheiro público para uso dos carroceiros que ficam na praça ao lado do Supermercado Guedes.
A tribuna foi ocupada na terça pelo superintendente da STTRANS, Dr. Corsino que falou sobre as modificações do trânsito, Inácio de Gelo que comunicou que vai apoiar o Dr. Ivanes como candidato a vereador, Bosco Medeiros, Dr. Ivanes e Zé Motta. A tônica dos demais discursos foi a modificação do trânsito de Patos. Na quinta-feira, usaram da tribuna Marcos Eduardo, Zefinha das Bolsas, Bonifácio Rocha, Orlando Xavier, Inácio de Gelo e Zé Motta. O assunto dominante foi a discussão sobre o aumento dos aposentados.
Em sessão especial na última sexta-feira, com a presença de apenas cinco vereadores, foi feita uma homenagem especial ao grande intelectual patoense Tarcísio Meira César, jornalista e poeta, cujos vinte anos de morte são lembrados este ano. A sessão foi realizada por proposta do vereador José Motta.

domingo, 20 de abril de 2008

SEMANA DE 14/04/2008 A 20/04/2008

registros
  1. Faleceu, na última terça-feira, em Patos, uma grande figura de mulher sertaneja: dona Maria Marli Medeiros dos Santos, de 88 anos de idade. Viúva de Adauto Maximiano dos Santos (seu Adauto da Padaria), eram os dois figuras da minha infância de moleque da rua dos Dezoito. Seu Adauto tinha uma padaria na rua do Prado, vizinho à Padaria Cristo Rei, ainda hoje existente, embora tenha mudado de dono. Desde cedo, dona Maria se dedicou à educação dos seis filhos: Marinácia, Ariosto, Aston, Arion, Arnon e Aldo, tendo-os visto todos encaminhados na vida e como destaques onde se domiciliaram. Arnon e Aldo, aqui entre nós. Moradora na rua do Prado, em frente à casa de Zé Gaioso, lúcida até o fim, gostava de conversar com os filhos, amigos e vizinhos. Era antiga ouvinte dos nossos programas. Seu sepultamento aconteceu no final da tarde da terça-feira. Daqui as nossas condolências a todos os seus familiares.
  2. Na última terça-feira, Bruno, meu quarto filho, defendeu, perante uma banca examinadora formada por professores de Direito do Trabalho e Sociologia da UFPB a sua monografia de conclusão do Curso de Direito naquela Universidade. O tema da monografia de Bruno é “Descriminalização dos prostíbulos em favor de cooperativas de profissionais do sexo e seus direitos sociais”. O palco foi o auditório da Faculdade de Direito, na Praça João Pessoa. No auditório, pais, parentes, amigos e colegas. Começou a defesa da monografia, meio nervoso, repetindo os “és”, mas se firmou e continuou com estrema segurança. No final ganhou um dez da banca (merecido) e lágrimas e beijos da avó, Maria Nóbrega e dos pais, claro. No próximo mês, Bruno estará se formando (será o quarto dos meus filhos) e já está inscrito para o Exame da Ordem. Espero que seja o jurista que eu não consegui ser.
  3. Comemorou nova idade na última quinta-feira, a empresária Socorro Guedes, esposa de Luiz Guedes, de quem é sócia no Guedes Shopping Center e Supermercado. Socorro comemorou o aniversário com a família e amigos. Daqui os nossos parabéns para ela.

____________________________________________________________________

opinião
Greve nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho.
O SAFIT-PB (SINDICATO DOS AUDITORES-FISCAIS DO TRABALHO NO ESTADO DA PARAÍBA) vem esclarecer à sociedade os motivos que levaram os Auditores Fiscais do Trabalho à greve na Paraíba e em todo o Brasil, há trinta dias:
Os Auditores Fiscais do Trabalho, conjuntamente com os Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil, entraram em greve nacional após vários meses de negociação com o Governo Federal, sem avanço. Estão reivindicando tratamento igual ao de outras carreiras estratégicas de Estado: reconhecimento e valorização da auditoria-fiscal, com condições de trabalho adequadas e salários que correspondam à responsabilidade e complexidade de seus cargos, bem como a justa igualdade de salários entre funcionários ativos, aposentados e pensionistas.
A paralisação está respaldada na Lei nº 7.783/89, em decisão do Supremo Tribunal Federal e em liminar expedida pela Justiça Federal, que garante o exercício do direito de greve e determina que não haja corte de ponto nem retaliações que possam prejudicar o movimento. Estão suspensas as ações fiscais de rotina e o atendimento ao público nos plantões fiscais, sendo mantidos apenas os serviços de fiscalização essenciais ao atendimento das situações que envolvam risco à vida, à saúde e segurança dos trabalhadores, conforme determina a lei de greve.
Os Auditores-fiscais do trabalho são servidores públicos concursados e altamente capacitados, que apresentam à sociedade resultados concretos de suas atividades:
Fiscalizam o recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS, obtendo recordes de arrecadação e aumentando o patrimônio do FGTS, que já alcançou R$ 198 bilhões no final de 2007, constituindo uma reserva financeira tão importante que é comparável aos saldos de todas as cadernetas de poupança do país. O dinheiro do FGTS permite ao Governo investir em infra-estrutura, saneamento básico e habitação popular, gerando muitos empregos e melhorando as condições de vida da população. Somente este ano serão destinados para obras do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) mais de R$ 5 bilhões de recursos do FGTS; Verificam o registro dos trabalhadores em Carteira de Trabalho e realizam a inclusão social daqueles que estão na informalidade, garantindo-lhes o acesso a todos os direitos trabalhistas. Somente de 2003 até agora já regularizaram o registro de mais de 3,5 milhões de empregados, proporcionando, ainda, notável aumento na arrecadação de contribuições previdenciárias e de vários tributos.
Combatem o trabalho infantil e o trabalho escravo, arriscando suas vidas em ações fiscais perigosas. No ano de 2004 foram brutalmente assassinados em Unaí, Minas Gerais, três auditores-fiscais do trabalho e um motorista em plena fiscalização – um crime que chocou o Brasil, mas os criminosos ainda continuam impunes. Os auditores-fiscais do trabalho, mesmo enfrentando ameaças e várias dificuldades, conseguiram libertar do cativeiro, desde 2005, quase quinze mil trabalhadores escravos, exigindo o pagamento de seus direitos e encaminhando-os de volta às suas cidades e ao mercado de trabalho formal.
Zelam pela dignidade e melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores brasileiros, buscando a redução dos acidentes no trabalho e de doenças ocupacionais, através da interdição de máquinas e locais de trabalho inseguros e da exigência de medidas corretivas nos ambientes de trabalho. Isso resulta em menos incapacitados para o trabalho, reduzindo despesas com o pagamento de benefícios previdenciários.
Contribuem para a geração de empregos, quando combatem jornadas de trabalho excessivas e fiscalizam a abertura de vagas para as pessoas portadoras de deficiência no mercado de trabalho.
Os auditores-fiscais do trabalho são firmes no cumprimento de sua missão, não se curvam a pressões e enfrentam corajosamente os ataques lesivos aos direitos dos trabalhadores e as freqüentes tentativas de enfraquecer suas atribuições. São exemplos disso a Emenda nº 3 e a criação de comissões parlamentares constituídas com o intuito de desacreditar seu trabalho.
Como trabalhadores que contribuem para o crescimento do país e para a inclusão social de outros trabalhadores, os Auditores Fiscais do Trabalho expõem à sociedade suas dificuldades e preocupações, pedindo o apoio à sua causa para continuar prestando os melhores serviços à população brasileira.
SAFIT (Sindicato dos Auditores-Fiscais do Trabalho na Paraíba)
________________________________________________________________
notícias
Programção do São João 2008 de Patos
Parte Cultural Dia 19 - quinta-feira:18h - Festival das Quadrilhas da Cidade20h - Apresentação da Orquestra Sanfônica20h30 - Apresentação da Orquestra Forrônica 26 de Julho21h - Apresentação de Violeiros21h30 - Final do II Festival de Forró Pé de Serra (trios de forró)

Dia 20 - sexta-feira:MAGNÍFICOSGENILDO E GINALDOPINTO DO ACORDEONAÉCIO E BANDA
Dia 21 – sábado:GAROTA SAFADAGERALDINHO INSFORROZÃO VALEU BOIPATRICINHOS DO FORRÓZÉ NILTON
Dia 22 - domingoBETO BARBOSACHEIRO DE MENINAFOGO NA ROUPAASSISÃOLÚCIA DO ACORDEON
Dia 23 - segunda-feira:SOLTEIRÕES DO FORRÓTON OLIVEIRAFLOR DE LIMÃOELVANDRO E BANDA
Dia 24 - terça-feiraFELIPÃO CAWBOYS FORA DA LEIFORRÓ BALANÇO NACIONALGÊ MARIA
Dia 25 - quarta-feiraSAIA RODADAMASTRUZ COM LEITEMEXE VILLETELENGO TENGO

Dia 26 - quinta-feiraBRUNO E MARRONEFORRÓ NA TORAFLOR DA PELEVIRTUAIS DO FORRÓ
Dia 27 - sexta-feiraAVIÕES DO FORRÓGENIVAL LACERDAJOGO DE CINTURACALCINHA RASGADA
Dia 28 - sábadoÀ tarde: Trio Elétrico e ASAS DA AMÉRICA. À noite:BANDA STYLLUSCAPITAL DO SOLCAVALO DE PAU FORRÓ DO MELA PINTOLOS PANDAS
Câmara vai informar ao TRE população que lhe garante mais uma vaga.
A Câmara de Vereadores de Patos deve mandar, nos próximos dias, ao TRE, Resolução em que comunica ao tribunal eleitoral a nova população do município que vai lhe garantir mais uma vaga de vereador nas próximas eleições. Ao invés de dez teremos onze vereadores, a partir de 2009. (LG)
Amanhã não tem feira em Patos. Mercados fecham por conta do feriado.
O feriado de 21 de abril, dedicado a Tiradentes, adia para a próxima terça a tradicional feira de Patos. Amanhã, tanto o Mercado da Carne como o Centro Comercial Darcílio Wanderley estarão fechados, segundo nota distribuída pela administração dos dois mercados. (LG)
Vacinação de idosos contra gripe começa sábado que vem
Começa no sábado, 26/04, nos postos médicos da cidade de Patos, a campanha de vacinação dos idosos contra a gripe. Na zona rural, a campanha começa na segunda-feira, 28 de abril. As duas terminam no dia 9 de maio. A meta é vacinar 9.593 idosos no município de Patos. Você que tem mais de sessenta anos não deixe de se vacinar. A gripe pode não matar, mas pode deixar você caroável a outras doenças como a pneumonia que mata um velho com a maior facilidade. Faça como eu. Não tenha medo da vacina. (LG)
Lola realizará no sábado o XXVII Festival de Cantadores Nordestinos.
O poeta Jomaci Dantas estará promovendo no próximo sábado, 26 de abril, no Patos Tênis Clube, o XXVII Festival de Cantadores Nordestinos. Estarão presentes seis das melhores duplas de cantadores nordestinos em atividade: Valdir Teles e Hipólito Moura, Ivanildo Vilanova e João Paraibano, Antônio Lisboa e Edmilson Pereira, Genaldo Pereira e Paulo Pereira, Zé Carlos do Pajeú e Acrísio de França, Moacir Laurentino e Louro Branco. Quem gosta de repente nordestino não pode perder este festival. Nós estaremos lá, se Deus quiser, participando da apresentação, como o fizemos em quase todos. No domingo, 27 de abril, todas as duplas, com exceção de Zé Carlos e Acrísio, estarão se apresentando, a partir de oito e meia no Joãozão, na cidade de Desterro, numa promoção de Jomaci Dantas e o Padre Gildomar Candeia. (LG)
_____________________________________________________________
Noticiário da Câmara de Patos
A Câmara realizou as duas sessões ordinárias de terça e quinta. Na terça faltou Zé Motta, na quinta Zé Motta e Dr. Ivanes. Foram aprovados quatro requerimentos na terça e onze na quinta. Destacamos um de Marcos Eduardo solicitando da direção do Multibank a instalação de uma agência no bairro do Belo Horizonte. Inácio de Gelo subscreveu um requerimento onde pede ao diretor do Hospital Regional mais médicos para atender ao ambulatório já que, por falta de atendimento dos postos médicos do município, as filas são intermináveis no Hospital. O mesmo Inácio de Gelo pediu que o Secretário Executivo de Infra-Estrutura do Estado, Guaraí Martins, determinasse a realização de perícia para ver se a parede do açude do Jatobá merece confiança (AESA garante que açude não corre perigo). O mesmo Inácio de Gelo pediu o comparecimento do Superintendente da STTRANS á próxima sessão da Câmara para explicar o porquê das mudanças feitas no trânsito das ruas Horácio Nóbrega, Praça da Independência, Praça Getúlio Vargas e adjacências, mudanças que têm sido objeto de muitas críticas e reclamações. Orlando Xavier pediu operação tapa-buracos na rua Jandir Alves, no bairro da Vitória; Bosco Medeiros calçamento das ruas João Felipe Ramalho e Profª Alaíde Vieira de Lucena, ambas no bairro de Salgadinho; e Zefinha das Bolsas quer que a prefeitura limpe os cemitérios de São Judas Tadeu e São João Batista onde o mato, irrigado pelo forte inverno está tomando conta. Por fim quer que o prefeito mande botar metralha em ruas esburacadas do Jatobá, Monte Castelo e Tubiba e passar máquina em terrenos baldios.
A tribuna foi usada na terça-feira por Bonifácio Rocha e Inácio de Gelo para reclamarem do mau atendimento nos Postos de Saúde do Município e nos dois hospitais. Também foram à tribuna, na terça, Marcos Eduardo e Ivanes Lacerda. Na quinta-feira, o seminarista Fabrício Dias convidou vereadores e toda a população para a Festa de Pentecostes no segundo domingo de maio, Bonifácio Rocha pediu que a STTRANS facilitasse o estacionamento de idosos e deficientes e Inácio de Gelo pediu a convocação de Dr. Cursino para falar na próxima terça sobre mudanças no trânsito. Orlando Xavier também usou a tribuna na quinta-feira.

SEMANA DE 14/04/2008 A 20/04/2008

segunda-feira, 14 de abril de 2008

TRIBUNAL DE CONTAS PODE COMEÇAR NESTA QUARTA O JULGAMENTO DAS OSCIPS.
O Tribunal de Contas do Estado pode começar nesta quarta-feira (16/04) o julgamento dos municípios que utilizaram OSCIPs para a realização de serviços por conta da municipalidade. Entre os municípios constantes de processo elaborado por uma comissão especial, está o município de Patos, que pagou quase trinta milhões de reais a OSCIPs, durante os exercícios de 2005, 2006 e 2007. O relator, conselheiro Nominando Diniz, já estaria com o processo pronto para colocar em pauta na quarta-feira. Como Patos foi campeão na destinação de recursos para as OSCIPs, deverá ser um dos primeiros a ir a julgamento. (LG)

domingo, 13 de abril de 2008

BLOG DA REVISTA DA SEMANA 13/04/2008

registros

  1. Faleceu ontem em João Pessoa, aos 80 anos de idade, dona Glorinha Pimentel, viúva do agropecuarista João Germano, também já falecido. Durante muitos anos, foi professora do Grupo Escolar Rio Branco, onde educou gerações desde as primeiras letras. Depois implantou e dirigiu em Patos, durante anos o Instituto João XXIII, por onde passaram muitos dos profissionais que hoje atuam na cidade de Patos. O sepultamento de D. Glorinha estava previsto para a manhã de hoje aqui em Patos, no Cemitério de São Miguel. Mãe de Zélia (colega aposentada do Banco do Brasil casada com o também colega João Moreira), George e Gilberto, os dois últimos meus alunos no Colégio Diocesano de Patos, Dona Glorinha era bisavó dos meus netos Júlia e Gonzaga Neto, também netos de Gilberto Pimentel. Grande figura humana, muito querida na cidade de Patos, deixa grande lacuna entre os amigos. Daqui as nossas condolências a todos os familiares.
  2. Na próxima terça-feira, Bruno, quinto dos meus filhos, defende a sua monografia de conclusão do Curso de Direito da UFPB. O tema da monografia de Bruno é “Descriminalização dos prostíbulos em favor de cooperativas de profissionais do sexo e seus direitos sociais”. No próximo mês Bruno estará se formando.
    __________________________________________________________________
    opinião
    Imprensa chapa branca
    (Este artigo, escrito para o Jornal Vitrine, vai aqui na íntegra)
    Desde o início da atual administração foi iniciada uma campanha para cooptar toda a imprensa patoense para que só fossem divulgados fatos favoráveis à administração municipal. Hoje a grande maioria dos que fazem imprensa na cidade está de alguma forma comprometida com a administração atual. Alguns são assessores de imprensa, ligados à Coordenadoria de Comunicação e recebendo diretamente da prefeitura, outros recebem de uma empresa de publicidade contratada pela Prefeitura. O restante pertence a órgãos de imprensa com que a administração municipal mantém contratos de publicidade e de divulgação de material oficial, que terminam se comprometendo e comprometendo seus profissionais com uma divulgação favorável do que interessa ao poder municipal. Pouquíssimos mantém uma postura independente.
    Pelo menos dois jornais de circulação estadual dispensaram jornalistas que atuam na cidade, pelo simples fato de divulgarem fatos que desagradaram à atual administração. Notícias que nem se referiam à administração municipal, mas que se referiam a outras lideranças políticas não alinhadas com o grupo político da situação. Jornalista de um terceiro jornal, confrontado por um companheiro sobre a ausência de imprensa na cobertura de uma mobilização de servidores da prefeitura, respondeu que não poderia dar cobertura ao evento porque o jornal tem importante contrato publicitário com a prefeitura e podia perdê-lo se caísse no desagrado da administração.
    Das emissoras de rádio só a Espinharas mantém sua linha de independência, embora dê liberdade aos seus profissionais para seus posicionamentos pessoais.
    Jornais locais em sua maioria são subsidiados pelo município, comprometendo a sua linha editorial. Um destes, totalmente alinhado com o grupo político que ocupa a prefeitura, é totalmente subsidiado pelo poder público, direta ou indiretamente. Ou seja, quando não compra espaço publicitário, o poder público inclui o editor do jornal em sua própria folha de pagamento ou o remunera por intermédio da agência de publicidade que presta serviço à administração municipal.
    A cooptação da maioria dos profissionais de imprensa, entretanto, só faz valorizar os jornalistas independentes. O ouvinte de rádio, o leitor de jornais, o expectador de televisão, com pouco tempo, descobre quem é independente e quem é “chapa-branca”. Resultado: apesar de todo investimento feito pela atual administração para garantir uma cobertura favorável da imprensa, o povo termina tomando conhecimento dos fatos desabonadores, por intermédio da imprensa independente, por resumido que seja o número de jornalistas que a praticam.
    A partir de agora, um novo veículo surge abrindo espaço para o jornalismo independente. Este espaço será utilizado por nós para manter os leitores informados sobre tudo que se passa na política local, regional e estadual, da forma mais independente e equilibrada possível. Mas isto só será possível na medida em que o público leitor que deseja ser bem informado apóie o novo veículo que agora se lança. (O novo espaço é o Jornal Vitrine editado por Cícero Araújo, com o qual colaboramos nesta edição inicial)
    (Luiz Gonzaga Lima de Morais, jornalista e radialista)
    ________________________________________________________________
    notícias
    Lola realiza em 26 de abril o XXVII Festival de Cantadores Nordestinos.
    O poeta Jomaci Dantas estará promovendo no próximo dia 26 de abril, um sábado, no Patos Tênis Clube, o XXVII Festival de Cantadores Nordestinos. Estarão presentes seis das melhores duplas de cantadores nordestinos em atividade: Valdir Teles e Hipólito Moura, Ivanildo Vilanova e João Paraibano, Antônio Lisboa e Edmilson Pereira, Genaldo Pereira e Paulo Pereira, Zé Carlos do Pajeú e Acrísio de França, Moacir Laurentino e Louro Branco. Atendendo a convite de Lola, se Deus quiser, estaremos na apresentação do Festival, como o fizemos em quase todos. No domingo, 27 de abril, todas as duplas, com exceção de Zé Carlos e Acrísio, estarão se apresentando, a partir de oito e meia no Joãozão, na cidade de Desterro, numa promoção de Jomaci Dantas e o Padre Gildomar Candeia. (LG)
    PPS prepara seus candidatos a vereador
    O PPS realizou ontem um curso de formação política destinado aos seus candidatos a vereador em toda a região. O curso foi aberto para candidatos de outros partidos. O PPS só admite como candidato do partido quem tiver participado do referido curso. (LG)
    GIASSP discute dengue na próxima quarta.
    O GIAASP marcou para a próxima quarta-feira, às oito da noite, na Associação Comercial, uma reunião para discutir a mobilização da entidade no combate à dengue no município de Patos. (LG)
    Fórum Permanente de Debate Sobre a Cultura de Patos voltou a discutir teatro.
    O Fórum Permanente de Debate Sobre a Cultura de Patos voltou a se reunir na última quinta-feira, para discutir a construção de um teatro na cidade de Patos. Na reunião foi analisada a proposta de se construir o teatro no Centro Cultural e chegou-se à conclusão de que a construção de apenas um andar só seria suficiente se a prefeitura também cedesse o térreo para atividades culturais. Ou então que fossem construídos dois pavimentos em cima do existente. Outra alternativa seria o tombamento do Cine São Francisco. Achamos inviável o tombamento do São Francisco já que aquele cinema não tem nenhum interesse arquitetônico. A discussão deve se dirigir para a construção sobre a Unidade Cultural. (LG)
    Esquerdas discutiram mais uma vez na quarta a coligação proporcional.
    Partidos de esquerda se reuniram mais uma vez na quarta-feira para discutir a formação de uma chapa conjunta para a disputa das eleições proporcionais. O PT ainda não decidiu se participa da chapa de esquerda ou se forma uma chapa partidária. O PSB já teria decidido sair em coligação com o PMDB, com a promessa que Chica Motta teria feito de garantir a eleição de Bonifácio Rocha. Todos se uniriam em torno da reeleição de Nabor. (LG)
    Geraldo Amâncio e Moacir Laurentino fazem cantoria na próxima quarta.
    Dois dos maiores repentistas nordestinos estarão fazendo uma grande cantoria na próxima quarta-feira, no Coreto II. Geraldo Amâncio e Moacir Laurentino se enfrentam num animado pé de parede, organizado por Normando Monteiro, aficionado da cantoria nordestina. (LG)
    ______________________________________________________________
    Noticiário da Câmara de Patos
    A Câmara de Patos realizou duas sessões ordinárias esta semana. A primeira na terça, 08/04, com a presença de todos os vereadores, a segunda na quinta-feira, 10/04, com a ausência de Dr. Ivanes. Foram aprovados dez projetos de lei, sendo que o de iniciativa do Poder Executivo (aumento dos salários dos agentes de trânsito) foi aprovado em duas votações na terça. Os demais tiveram primeira votação na terça e segunda na quinta.
    Deram entrada durante a semana nove projetos sendo sete na terça e dois na quinta-feira. Aprovados treze requerimentos, dos quais nove na terça-feira e quatro na quinta. Dentre os projetos aprovados um (de Marcos Eduardo) concedeu o título de cidadão patoense ao Secretário de Saúde do Município (Zeca), vários outros deram nomes a dependências do novo prédio da Câmara. Destaque entre os projetos apresentados e encaminhados para as comissões para a proposta de Marcos Eduardo que dá o nome de Eulâmpio Cândido da Silva (pai de Adão Eulâmpio) a uma rua no Jardim Redenção II. Entre os requerimentos aprovados destacamos um de Orlando Xavier que renova a solicitação ao superintendente da STTRANS para que mande instalar um semáforo no cruzamento entre a rua do Prado e as ruas Pedro Caetano e 26 de julho. O mesmo Orlando Xavier renova o apelo para que o prefeito construa um Posto Médico na comunidade do Matadouro. Marcos Eduardo propôs um voto de aplausos ao Dr. Umberto Marinho Júnior pelo trabalho à frente do SAMU (que deveriam ser extensivos aos seus antecessores que implantaram o serviço). Inácio de Gelo propôs voto de aplausos aos jornalistas pela passagem do seu dia (07 de abril) e Dr. Ivanes solicitou do prefeito Nabor a construção de calçamento na rua Manoel Pereira Filho, no Conjunto Bivar Olinto.
    Usaram da tribuna na terça, Bosco Medeiros, Inácio de Gelo, Zefinha das Bolsas (tomou gosto pela tribuna), Orlando Xavier, Dr. Ivanes, Bonifácio Rocha e Zé Motta. Dr. Ivanes reiterou o pedido para que lhe fossem apresentados os documentos pertinentes às OSCIPS que prestaram serviço em Patos. Zefinha e Orlando reclamaram do não atendimento de seus apelos pelo prefeito e seus auxiliares. Na quinta-feira só discursaram Bonifácio Rocha que pediu que o prefeito pelo menos mandasse fazer uma limpeza no Canal da Palmeira e Zé Motta que anunciou que a CAGEPA comunicara à Prefeitura que começará em breve a expansão do serviço de esgotamento sanitário da cidade de Patos que deverá sair dos sete por cento que vêm do governo de Aderbal Martins até atingir 60% da cidade.

domingo, 6 de abril de 2008

  1. registros
    Meu velho e querido amigo Genival Félix de Oliveira, pai do jornalista Genival Júnior, completou setenta e um marços no último dia 27. Nossos parabéns para ele.
  2. Registramos o falecimento na terça-feira, 1º de abril, de Irineu Candeia, filho de Maria Candeia (Maria de Anísio), irmã de Manoel, Pedro e Enercino Candeia. Irineu tinha 82 anos de idade e foi sepultado na quarta-feira, em Patos.
  3. Faleceu na última quarta-feira, 2 de abril, aos 89 anos de idade, vítima de problemas cardíacos, nosso velho amigo Ariston Ayres de Lucena, pai do saudoso zagueiro nacionalino e ex-aluno meu Zé Ayres e de Ataíde, funcionário da Prefeitura de Patos. “Seu” Ariston era sogro de dois grandes amigos meus Marcos Araújo “Leão” e João Batista Morais. Panificador durante muitos anos na rua Horácio Nóbrega, próximo à linha do trem, Ariston e o Hotel JK patrocinaram o pão e o café com leite da equipe das madrugadas da rádio Espinharas, em meados dos anos sessenta quando a emissora funcionou na praça Getúlio Vargas, enquanto se construía o seu prédio atual. Um dos mais fervorosos torcedores do Nacional, Ariston não perdia uma partida do time até pouco tempo atrás, com o seu radinho no pé do ouvido ligado na Espinharas. Era torcedor símbolo do Nacional. Ariston Lucena era uma grande figura humana que só deixou amigos por onde passou. Seu sepultamento aconteceu na quinta-feira, no Cemitério de São Miguel. Daqui as nossas condolências a todos os familiares.
  4. Aniversariou na última sexta-feira, 4 de abril, meu primo Ailton Candeia de Lima, filho de Pedro Candeia de Lima e de minha tia Joaquina (Dizinha), ambos falecidos. Ailton é engenheiro-eletricista e mora na Bahia. Completou cinqüenta anos de idade e é ligado neste nosso programa que acompanha todas as semanas. A comemoração foi na tarde de ontem em sua residência da rua dos Eucaliptos, Jardim Universitário, em Juazeiro da Bahia. Daqui os nossos parabéns para ele.
  5. Aniversário, na última quarta-feira, 04 de abril, de Edina Medeiros (Dinha), filha dos meus amigos Otoni e dona Joaninha. Recebe parabéns de pais, esposo, filhos e netos.
  6. Registramos o aniversário hoje de Fatinha, filha dos meus amigos Genival Vigolvino e Nilza e irmã de Fernanda, Andréia, Joana Darc, Socorro, Didi, Nenen, Maria José, Messias, Maciel, Tadeu, Vavá, Francisco e Fernando, que juntos lhe enviam muitos votos de felicidade. Também do namorado Dênis.
  7. Estará aniversariando na próxima quinta-feira, 10 de abril, o nosso confrade e colaborador, Osvaldo Medeiros, gerente da sucursal local de O NORTE. Os parabéns do programa.
    __________________________________________________________________
    opinião
    O inverno que ninguém esperava
    Até um mês atrás pouca gente esperava um inverno com a intensidade que está tendo o inverno de 2008. Chuvas esparsas são sempre sinal de inverno ruim. E isso era o que acontecia até meados de março. Chovia em lugar e não chovia a poucos quilômetros de distância. Houve dia que choveu em um lado da cidade de Patos e no outro não choveu. Em fevereiro, choveu durante a noite em Cajazeiras, quando eu ali dormi, e quando cheguei no outro dia em São João do Rio do Peixe (a vinte quilômetros de distância) não tinha pingado. Conversava com pessoas mais velhas do que eu e o sentimento era generalizado de desânimo com o inverno. Zé Leiteiro, na faixa dos setenta anos, não esperava grande coisa do inverno deste ano. Meu primo e amigo Nitim Torres, com mais de setenta, lembrou que nenhum ano em 8, desde o princípio do século (no começo de acordo com a lembrança dos mais velhos que ele) fora bom de inverno. Meu velho amigo Raimundo Gomes na faixa dos noventa também não se lembrou de ano em 8 que tenha sido de inverno bom.
    De uma hora para outra, por volta de São José (19 de março), começou a chover. E tome chuva. O rio da Cruz deu cheias que há muito não se via. O rio da Farinha recebia cheias consideráveis que iam se acumulando na barragem da Farinha. Na segunda-feira, 24, Evilásio Moreira, meu parceiro de fiscalização, ficou retido em Carnaúba, no município de Cacimba de Areia, até às cinco da tarde, sem saída para a sede do município por conta de cheia no Farinha e sem saída pelo poente pela cheia do riacho da Carnaúba. E em menos de cinco dias aconteceu o que ninguém esperava: Farinha sangrou na 4ª, Capoeiras no domingo, Jatobá na 2ª. Tenho a impressão de que nunca os nossos três reservatórios sangraram em espaço de tempo tão curto. Eu cheguei a temer por inundação em minha casa da rua Deodoro da Fonseca. Há uns três ou quatro atrás, a última grande cheia do Espinharas, quando arrombou a barragem do Caudaloso em Areia de Baraúnas, a água veio a menos de dez metros de minha casa. A semana atrasada minha primeira obrigação quando acordava era ir olhar o nível do rio. Graças a Deus, até agora o máximo que o rio fez foi encher a antiga lagoa de Ninô Rodrigues, onde muitos moleques deram “flecheiros” de cima de uma cerca na cheia de 1967. Ripina e Walter de Osvaldo Gringo todo dia me diziam que estavam às ordens para me ajudar a tirar os “troços”. Apesar de saber que era gozação, estimava saber que num aperto eles certamente seriam os primeiros a me acudir.
    O rio da Cruz (que percorre os cem metros de largura da minha granjazinha Asa Branca) está de cheia desde o domingo e só veio dar passagem, de nado, neste final de semana. Claro que toda água que cair das nascentes de Capoeiras em diante desce pelo rio.
    A chuva diminuiu um pouco, o que era previsto, mas deve voltar com toda a intensidade neste mês de abril, claro se as previsões se concretizarem. Como o homem tem mexido muito com a natureza nem sempre as previsões se confirmam. O mesmo inverno deste ano, para os meteorologistas, seria mais devido a uma frente fria do que às demais condições atmosféricas. Para nós o que vale é que venha água. Pena que a lavoura seja muito pouca. Ninguém esperava grande coisa do inverno e, para completar, o bolsa-família e outros benefícios sociais têm oferecido aos preguiçosos a desculpa para não mais trabalhar. De qualquer maneira, o abastecimento dágua está garantido. Para nós Jatobá, Farinha e Capoeiras serão suficientes, por enquanto, e Coremas fica como reserva garantida para qualquer necessidade. Em algumas regiões há também muito pasto, embora em alguns locais o gado tenha chegado a passar fome, ilhado pela águas.
    Os jornais, rádios e televisões só falam nos estragos causados pelas águas. Houve realmente estragos e acidentes fatais que ceifaram muitas vidas, estes muito mais pela imprudência dos banhistas. Embora muita gente não tenha gostado, a determinação da Curadora do Meio Ambiente Dr. Carolina, de proibir comércio de bebidas nas proximidades dos nossos reservatórios, foi oportuna por ajudar a prevenir os excessos.
    Com relação aos estragos, uma observação. Há muito alarme. Muito exagero. Prefeitos, vereadores, deputados e outras lideranças, além da imprensa, exageram no volume dos estragos para atrair recursos federais e estaduais. Quem mais chora leva o pedaço maior do bolo. O Governo Federal parece que está atento. A Defesa Civil nacional já mandou “olheiros” para o Nordeste. Técnicos que vêm observar se os estragos são realmente na proporção em que são alardeados.
    Esperamos que tudo termine em paz. Que não haja mais vítimas fatais, a maioria, como disse atrás, fruto da imprudência. Que estradas e pontes sejam reparados. Que desabrigados tornem às suas casas, com o nível de conforto e segurança de que dispunham antes das chuvas. Aqui cabe, também uma observação. Sabemos que a necessidade obriga, mas muitos desabrigados escolheram mal o local para construir suas casas. Nas Sete Casas um imprudente construiu uma casa no meio de um córrego e terminou provocando a inundação das demais casas. A Defesa Civil deve viver (dissemos viver) atenta para estes casos. E impedir que casas sejam construídas em locais de risco. Não cabe à Defesa Civil apenas remediar as calamidades. Ela tem que prevenir, o que sai muito mais barato. A Defesa Civil deve funcionar em tempo integral e viver percorrendo a cidade para prevenir os riscos que só são vistos quando acontece uma calamidade. Vale ressaltar aqui que, muitas vezes, até o poder público escolhe mal onde construir novos conjuntos.
    Outro problema que a administração de nossa cidade deve enfrentar é o aterramento do Rio Espinharas. Continuam colocando lixo e metralhas na margem do rio o que provoca seu aterramento e propicia futuros alagamentos das partes baixas da cidade. Basta olhar o quanto o Espinharas foi aterrado no final da rua Deodoro.
    Mas, que tudo acabe bem. Que 2008, bicentenário da chegada da Família Real ao Brasil, seja lembrado como ano de um bom inverno. O inverno que ninguém esperava. (LG)
    ________________________________________________________________
    notícias
    Jornal da Paraíba contratou Damião Lucena para a coluna Destaque Patos.
    O Jornal da Paraíba mantém na última página de seu caderno Cidades uma coluna chamada Destaques, destinada a várias regiões do Estado (Guarabira na terça, Sousa na quinta, Cajazeiras na sexta, Sapé no sábado). A quarta-feira é dedicada à cidade de Patos e tem como responsável um dos maiores repórteres que Patos produziu nos últimos anos, o companheiro Damião Lucena. Bem articulado e com boa redação, Damião tem tudo para manter seus leitores atualizados com o que acontece em Patos e região. Pena que a contratação de Damião tenha surgido como decorrência da dispensa de outro grande jornalista da nova geração, o companheiro Cícero Araújo. Dispensado do Correio da Paraíba por conta do noticiário independente que subscrevia e que incomodava a administração municipal de Patos, Cícero foi acolhido pelo Jornal da Paraíba, onde foi atingido logo depois pelo furor persecutório dos apaniguados do poder local. Com a saída de Cícero, os poderosos de plantão teriam indicado Damião para o posto. Capacidade não lhe falta em que pese a sua fidelidade ao atual grupo governante. Damião, além de ser responsável pela coluna é chefe da sucursal local e responsável pela cobertura do noticiário da região.(LG)
    ______________________________________________________________

    Lançado o jornal Vitrine de Patos.
    Por outro lado, Cícero Araújo está lançando o seu próprio jornal. O periódico promete muito na medida em que Cícero cumpra a sua promessa de independência. Terá o seu próprio espaço para exercício de um jornalismo independente, tão raro no nosso meio, onde a maioria dos periódicos tem uma dependência genésica ao Poder Público. Vamos torcer pela Vitrine, para a qual daremos nossa contribuição enquanto jornalismo independente, sem sectarismo. O primeiro número está nas bancas, com excelentes matérias. Os que valorizamos o bom jornalismo temos que apoiar qualquer tentativa que se faça em Patos de fazer um jornalismo independente, proposta do jornal concebido pelo companheiro Cícero Araújo.
    ______________________________________________________________

    Agitadores culturais querem construção de teatro em cima da Unidade Cultural.
    O Fórum Permanente de Debate Sobre a Cultura de Patos, como estava anunciado, se reuniu na terça-feira, no auditório da Fundação Ernani Sátyro para discutir a possibilidade de a cidade ganhar o seu tão sonhado teatro. A idéia era o município adquirir o antigo Cine São Francisco colocado à venda pela Universal do Reino de Deus. O vereador Zé Motta sugeriu que Estado, Prefeitura, Câmara e empresários locais reunissem os quinhentos mil reais pedidos pela Universal. Estado entraria com duzentos mil e os outros parceiros com cem mil cada um. O prefeito Nabor Wanderley fulminou de pronto a proposta alegando que o município não tinha condições de investir aquele valor. Claro que dificilmente o Estado também entraria na empresa. Os agitadores culturais ressuscitaram, então, uma idéia antiga de se construir o nosso teatro em cima da Unidade Cultural. Agitadores culturais e autoridades ficaram de tentar viabilizar esta idéia e praticamente sepultaram o sonho de ver o cine São Francisco preservado como teatro. (LG)
    ______________________________________________________________

    Choveu quase oitocentos milímetros este ano em Patos.
    As médias das chuvas que caíram em Patos este ano já atingiram quase oitocentos milímetros contando com os 410,8 mm de março e os 80,8 mm destes primeiros dias de abril. A média é tirada das medidas obtidas em vários pluviômetros da cidade que, às vezes, oferecem diferença de mais de cinqüenta milímetros. Há um pluviômetro no Agrocentro e outro no Berçário de Alevinos na margem do Jatobá, ambos da EMPASA, além de pluviômetros de outros órgãos. O total das médias obtidas com estas medições totalizou 798 milímetros este ano. (LG)
    ______________________________________________________________

    Termina no dia sete de maio o prazo para tirar o título ou transferi-lo.
    Se você quer tirar o título ou transferi-lo para votar nas próximas eleições vá o quanto antes ao Cartório Eleitoral de sua zona para evitar atropelos de última hora. O prazo para transferência de título e para tirar título novo termina no dia 7 de maio e deixar para última hora pode gerar problemas. Lembramos também aos interessados que a Justiça Eleitoral só aceita o original dos documentos, não aceitando xerox. Ninguém precisa se preocupar com a possibilidade de o documento ficar retido, pois os documentos apresentados são devolvidos na hora. (LG)
    ______________________________________________________________

    Conselho Municipal de Saúde discutiu dengue e aterro sanitário.
    Reunido esta semana com a presença de Zeca, secretário de saúde do município, o Conselho Municipal de Saúde discutir dois assuntos urgentes da cidade: o surto de dengue hemorrágica que tem atemorizado todo o país e a construção tão anunciada quanto adiada de um aterro sanitário em Patos. Apesar das promessas a Prefeitura sempre adia a construção do aterro alegando os altos custos de sua implantação. Mas tem dinheiro para outras coisas menos urgentes! (LG)
    ______________________________________________________________

    Conselho Político de Nabor discutiu coligações.
    O Conselho Político criado pelos partidos que formam a base parlamentar do prefeito Nabor Wanderley reuniu-se esta semana com a presença de Nabor e lideranças de todos os partidos, inclusive, o vereador Bonifácio Rocha, do PSB. A principal discussão foi a formação das coligações tanto a nível majoritário como a nível proporcional. O Conselho Político está preocupado com o grande número de candidatos a vereador e com as conseqüências dos cortes de muitos nomes que estão se apresentando para a disputa. O vereador Bonifácio Rocha reafirmou na reunião o que vem afirmando em entrevistas e conversas reservadas. O PSB não decidiu ainda nem sobre coligação proporcional nem sobre alianças majoritárias. Segundo Bonifácio só lá para maio ou junho é que o partido vai tomar uma posição. (LG)
    ______________________________________________________________

    Desincompatibilização provoca primeira mudança na equipe de Nabor.
    Deusimar Dias, do PT, foi o primeiro secretário a assumir em lugar de um candidato a vereador. Ele ocupará o lugar deixado pelo Secretário de Meio Ambiente, Edileudo Lucena, também petista, e que pretende voltar para a Câmara de Vereadores, depois do bom trabalho feito na pasta. (LG)
    ______________________________________________________________

    PPS faz curso de formação política para quem quer ser candidato a vereador.
    O PPS estará promovendo no próximo sábado, na Associação Comercial, um Curso de Formação Política para quem queira se candidatar a vereador. O Curso é exigência interna do partido para os seus candidatos, mas pode ser assistido por candidatos de qualquer outro partido. Começa no sábado, à uma e meia da tarde e vai até seis da noite, com a presença do presidente nacional do PPS, o pernambucano Roberto Freire. (LG)
    ______________________________________________________________
    Noticiário da Câmara de Patos
    A Câmara realizou duas sessões ordinárias esta semana. Expedito Pipi e Zefinha das Bolsas faltaram na terça (01/04), Dr. Ivanes faltou na quinta. Na terça-feira deram entrada cinco projetos, um dos quais, tramitou em regime de urgência e foi aprovado na quinta em primeira e segunda votação: de iniciativa do Poder Executivo concedia aumento de 27 por cento aos professores efetivos da rede pública municipal. Dr. Ivanes apresentou requerimento pedindo que o aumento fosse estendido para aposentados e pensionistas, não contemplados no projeto do prefeito.
    Na terça (01/04) foram aprovados em 2ª votação dois projetos de Zé Motta: um concedia a comenda D. Expedito Eduardo de Oliveira à Irmã Teonas, ex-diretora do Colégio Cristo Rei; outro dava o nome do grande desportista Antônio Araújo a uma quadra de esportes na Escola Municipal Maria Candeia. Na quinta-feira deu entrada projeto do Poder Executivo reajustando os vencimentos dos agentes municipais de trânsito: vai dos atuais R$ 456,00 para R$ 501,00.
    Foram aprovados sete requerimentos na 3ª e oito na quinta. Destacamos o de Dr. Ivanes pedindo o recapeamento asfáltico para a rua Lima Campos. (Por que não recapear também a Solon de Lucena e a Epitácio Pessoa que estão em muitos pontos com o calçamento à mostra?). Requerimento de Bosco Medeiros pede que a Mesa da Câmara faça um apelo à Caixa Econômica Federal para instalar um caixa-eletrônico na nova sede da Câmara de Vereadores. Zé Motta requereu voto de pesar pelo falecimento do antigo comerciante Ariston Lucena, falecido na quarta-feira, aos 89 anos de idade. Inácio de Gelo pediu ao Secretário de Saúde para regularizar os plantões do Posto Médico Lauro Queiroz no bairro do Jatobá, que está há dois meses sem atendimento médico.
    Usaram a tribuna na terça: Bosco Medeiros que desmentiu boatos de que se vendera ao prefeito Nabor Wanderley e desistira de ser candidato à reeleição, garantindo que continua fiel a Dinaldo; também falaram Dr. Ivanes, Inácio de Gelo, Zé Motta e Chico Bocão. Na quinta os oradores foram Orlando Xavier, Bosco Medeiros, Bonifácio Rocha, Inácio de Gelo, Chico Bocão e Zé Motta.