domingo, 29 de junho de 2008

registros
1. Faleceu esta semana em João Pessoa, o empresário Mozart de Sousa. Foi ele um pioneiro no rádio paraibano tendo instalado a primeira emissora da cidade de Cajazeiras, a Difusora, e a primeira FM da Paraíba, a Patamuté, também em Cajazeiras.
2. Registramos o aniversário nesta segunda-feira, 30 de junho, de Lucivânia (a Nenen) filha dos meus compadres Luiz Paca e Neta. Parabéns dos manos Luciana (Maria), José e Tiago. Também dos avós, tios e primos. Assim como os meus, de Arlene e das crianças.
Notícias
Convenção de oposição confirma Dinaldo e Moema para prefeito e vice.
Em convenção, neste sábado, PSDB, DEM, PDT, PPN, PTB, PTC, PSDC e PP homologaram os nomes de Dinaldo Wanderley para prefeito e Moema de Melo e Silva para vice-prefeito. Para as eleições proporcionais ficou certa a formação de uma coligação com PSDB, DEM, PPN, PTB, PDC, PP e PSDC. Estava prevista para a manhã de hoje uma reunião entre representantes do PRP e PV, partidos aos quais o governador Cássio Cunha Lima fez um apelo para que apoiassem também a candidatura de Dinaldo Wanderley. Os dois partidos ficaram de dar uma resposta ao governador ainda na manhã de hoje. Em caso positivo, os dois partidos farão uma segunda coligação com o PDT, reconstituindo o chapão para as disputas proporcionais. A registrar a desistência de Vieirinha que deverá apoiar o nome de Zefinha das Bolsas.
A convenção foi prestigiada pelo governador Cássio Cunha Lima, pelo senador Efraim Morais, deputados Artur Cunha Lima, Ruy Carneiro (representando também o senador Cícero Lucena) e Antônio Mineral. Discursaram na convenção: Antônio Mineral, senador Efraim Morais, Moema de Melo e Silva Soares (candidata a vice de Dinaldo), o deputado Dinaldo Wanderley e o governador Cássio Cunha Lima. Cássio confirmou o apoio exclusivo à candidatura de Dinaldo. (LG)
________________________________________
Novela de concorrentes a vereador da situação ainda rende.
Depois da celeuma causada pela disposição inicial das três coligações, quando Marcos Eduardo inclusive ameaçou desistir da postulação, por conta da dificuldade de se reeleger, houve uma rearrumação em duas coligações para as disputas proporcionais. PMDB, PRB, PMN e PSB formarão uma coligação, PT, PHS, PTdoB, PSL, PR e PCdoB formarão uma segunda coligação.
Tudo parecia pacificado, mas nas últimas horas surgiu a notícia (dada ontem à noite a Adilton pelo próprio prefeito Nabor) de que Bonifácio Rocha teria desistido de sua postulação. Em avaliação feita com amigos e assessores Bonifácio teria chegado à conclusão de que dificilmente se reelegeria e teria anunciado a desistência. É uma perda para Patos que tinha nele um dos mais combativos, sérios e equilibrados representantes na Casa de Juvenal Lúcio de Sousa.
Avaliação diferente foi feita por Juliana Sátiro, cuja desistência fora anunciada durante a semana. Diante do novo arranjo partidário, Juliana confirmou que será candidata a vereador contando com o incentivo de seu pai, ex-deputado Múcio Sátiro, e de sua mãe a Secretária de Ação Social, Elizabeth Sátiro. (LG)
PS: No final da tarde, Bonifácio Rocha confirmou a Adilton Dias que reconsiderara a decisão anterior e resolvera manter a sua candidatura a vereador na coligação com o PMDB. (LG)
¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬ Zeno Araújo desistiu de postulação em São José do Bonfim.
O empresário Zeno Araújo vinha desde algum tempo manifestação a disposição de sair candidato a vereador no Bonfim. Admitia até sair candidato a vice em uma das chapas deste que esta fosse a posição do grupo de que participa. O lançamento de vários candidatos a vereador entre os herdeiros do grande João Dino desestimulou a postulação de Zeno. Passou então a trabalhar para que a família se unisse em torno de um nome só e sugeriu o nome de Jaqueline, filha de João Dino. Ele próprio abriria mão de sua postulação, assim como o concunhado Macarrão. George, irmão de Jaqueline também chegou a admitir o acordo, mas depois da anuência de Macarrão e de vencida a resistência de Jaqueline, voltou atrás e disse que seria candidato de qualquer maneira. Com isso, Zeno desistiu de tentar o acordo e Macarrão manteve a sua postulação.
Zeno manteve, porém, a sua posição inicial e, assim como Macarrão, deve apoiar as candidaturas de Vavá Marques e Dedé de Evaristo, a prefeito e vice-prefeito. (LG)
________________________________________
Rosalba diz que é a candidata em São José do Bonfim.
Ém rápido contato com a reportagem, na última quinta-feira, a ex-primeira dama de São José do Bonfim, Rosalba Nóbrega, garantiu que será a candidata da situação a prefeita daquele município. Disse que está divorciada do atual prefeito há dois anos e por isso postulará o cargo. Admitiu a possibilidade de ter a sua candidatura impugnada pelos adversários, mas que manterá a sua postulação até uma manifestação da Justiça Eleitoral. Se a Justiça decretar a sua inelegibilidade deverá ser substituída, segundo admitiu, por seu sobrinho Esaú. O vice, segundo ela, deverá ser o atual ocupante do cargo, José Velho, que, anteriormente, abrira mão para uma candidatura do vereador Damião de Bozano. Com a recente morte de Bó, o seu nome voltou a ser cogitado para o cargo. (LG)
________________________________________
Egilmário teria desistido de candidatura em Cacimba de Areia.
Circulava, ontem, em Cacimba de Areia, a informação de que o ex-prefeito Egilmário Bezerra havia, realmente, desistido da anunciada intenção de sair candidato a prefeito naquele município.
Enquanto o atual prefeito, Betinho Campos, ultimava os detalhes para a convenção deste domingo, quando o seu nome deverá ser homologado, a oposição costurava uma chapa encabeçada por Valdir Batista (Valdir do Multibank). (LG)
________________________________________
Convenções decidem chapas em municípios da região.
Partidos decidem neste final de semana chapas com que pretendem disputar as eleições de outubro próximo. Em São José do Bonfim, o prefeito Miguel Motta deve apoiar os nomes de Rosalba Nóbrega para prefeita e Zé Velho (atual vice) para vice prefeito. A oposição homologa os nomes de Vavá Marques para prefeito e o comerciante Dedé de Evaristo para vice.
Em São José de Espinharas eram anunciadas três chapas. Uma da situação com os nomes de Ricardo Wanderley para prefeito e Marcelo Caroca para vice. A oposição anunciava duas chapas. Uma com o ex-prefeito Ariano Wanderley para prefeito e Azione para vice. Outra com o vice-prefeito Paulo Marchante para prefeito e Nenen de Chico Gomes para vice.
Em Santa Terezinha também eram previstas três chapas. O atual prefeito Rui Pontes é candidato à reeleição tendo como candidato a vice o ex-prefeito Demétrius Marques, genro do também ex-prefeito Naíde Cabral. O ex-prefeito Zé Afonso é candidato a prefeito tendo como vice Davi Cordeiro. Uma terceira chapa seria formada por Arimatéia Camboim e o vereador Fabinho.
Em Cacimba de Areia eram anunciadas, neste sábado, duas chapas. Uma formada pelo atual prefeito Betinho Campos, tendo como candidato a vice Rogério Campos. Outra tendo como candidato a prefeito Valdir Batista e como vice Joãozinho.
Queremos advertir aos ouvintes que como as informações são de sábado, podem surgir novidades no curso das convenções. (LG)
________________________________________
Zé Alencar será candidato em Santana dos Garrotes.
O ex-prefeito de Santana dos Garrotes (por duas vezes), médico Zé Alencar, resolveu sair candidato a prefeito nas próximas eleições. Antes se acenava com até quatro chapas na disputa majoritária daquele município. Uma encabeçada por Tequinha Primo, esposa de Zé Alencar, outra encabeçada pelo ex-prefeito William Teotônio, outra do PT e uma quarta tendo como candidato um sobrinho de Carlinhos Soares, atual prefeito. Na quinta-feira, meu Gonzaguinha voltou de Santana com a novidade da reviravolta. Zé Alencar (do PSDB) fizera um acordo com o atual prefeito Carlinhos Soares (PMDB). Com isso Alencar, ao lado de quem lutamos em duas campanhas nas décadas de setenta e oitenta, sai candidato a prefeito, tendo como vice Betinho Gervásio, sobrinho de Dr. Carlinhos e filho de meu velho amigo Manuel Humberto. Já o PT fechou um acordo com o PSB do ex-prefeito William Teotônio que será candidato a prefeito tendo como vice Hélcio Ribeiro (PT), filho de Joaquim Ribeiro, veterano combatente petista. (LG)

sábado, 28 de junho de 2008

A novela dos vereadores II
Por volta do meio dia do sábado terminou uma reunião que parece ter dado fim à novela. Houve uma redistribuição dos diversos partidos. Uma coligação, encabeçada pelo PMDB, terá ainda PRB, PMN e PSB. A outra, encabeçada pelo PT terá a participação de PHS, PTdoB, PSL, PR, PCdoB, PSC e PCB. Restava acertar a distribuição das vagas de cada partido e os candidatos que ocuparão estas vagas. Dos sessenta e seis que poderiam ter as três coligações iniciais, a situação deve acomodar os seus candidatos em quarenta e quatro vagas. Aí é “onde a porca torce o rabo”.

Política de Patos - A novela dos vereadores

Na reta final das convenções continua indefinida a questão das coligações majoritárias da situação. Um esboço inicial, anunciado no início da semana, acenava com o fechamento de três coligações. Uma reuniria PMDB e PR. Este último partido teria a finalidade de aumentar o número de vagas para o PMDB já que aquele não tem nenhuma expressão. Outra coligação reuniria PCdoB, PSB, PCB, PMN e PRB, este último por exigência dos demais para abrirem mão de PHS e PTdoB que se juntariam ao PT na terceira coligação. Parecia que as coisas se tinham arrumado, quando os candidatos do PMDB refizeram as contas e chegaram à conclusão de que, sem o concurso do PRB só teriam condições de fazer três vereadores, Aí começou a grita. Marcos Eduardo ameaçou desistir da candidatura e lançar sua esposa como candidata do PP partido mais próximo da oposição.
A ameaça de Marcos Eduardo foi saudada pelos adversários como rompimento do presidente da Câmara com o esquema do prefeito Nabor Wanderley, mas observadores mais atentos advertiram que era tudo um jogo de pressão de Marcos Eduardo. O que praticamente se confirmou na sexta-feira depois de uma série de reuniões. No final da noite se dava conta de que na situação só haveria duas coligações. Uma formada pelo PT, PHS e PTdoB e outra formada pelos demais partidos ditos de esquerda, juntos com o PMDB. As definições devem acontecer por todo este sábado, já que o chapão da situação só terá vinte e duas vagas para acomodar cerca de trinta e cinco candidatos das duas coligações anteriores. Cerca de treze candidaturas devem ser cortadas.
A oposição vibrou com a notícia. Os treze “cortados” serão treze lideranças, algumas de certo peso, que ficarão insatisfeitas.
Do lado da oposição continuava a indefinição com relação ao chapão. Enquanto vinte e um dos candidatos queriam declarar o apoio à candidatura de Dinaldo, um apenas e sem muitos votos resistia no apoio. E este dissidente punha em risco a coligação já que o PTB pretende apoiar Dinaldo. Há quem diga, entretanto, que não há apenas um dissidente. Outros, sem se exporem, também são contra o apoio ao ex-prefeito. São aqueles que seguem a orientação de Gilvan Freire e do próprio Nabor. Os dois tentam, é óbvio, dificultar a vida de Dinaldo.
A convenção do PSDB que se realiza neste sábado mostrará o verdadeiro quadro da oposição, embora se suspeite da existência de alguns “traíras” nos partidos do chapão.
Já os partidos de oposição farão sua convenção no domingo, quando o quadro deverá estar definido. Na manhã do sábado corria o rumor de que Juliana, filha de Múcio Sátiro e que reúne muitas expectativa diante do trabalho feito por sua mãe na Secretaria de Ação Social, teria desistido da candidatura a vereador diante da indefinição do quadro.
Só no PPS não há turbulências (quanto menor o barco, mais fácil arrumar a carga). A chapa majoritária estaria definida, com Socorro Marques e Dr. Celso Nóbrega, e os candidatos a vereador pacificados em torno do postulante com chances de melhor votação que é o atual suplente Enemarques Dantas, filho da candidata a prefeita. Se vão conseguir o coeficiente eleitoral é a grande dúvida. A convenção também deve acontecer neste domingo.

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Ficha suja
Causou celeuma nos últimos dias a decisão do Tribunal Superior Eleitoral de não impedir a candidatura dos candidatos que respondem a processo nas diversas instâncias judiciais. O presidente do TSE chegou a anunciar depois que divulgaria uma lista com os candidatos que têm ficha suja. Terminou voltando atrás. Na realidade não há respaldo legal para uma coisa nem outra. A constituição diz textualmente que ninguém pode ser considerado culpado até sentença com trânsito em julgado, ou seja sentença definitiva de que não cabe recurso. O presidente do TSE acenou com fácil acesso às informações sobre as fichas dos candidatos. Isto não é nenhuma novidade.
Embora todos tenhamos interesse em que os nossos representantes e governantes tenham conduta ilibada, não se pode condenar alguém sem provas reconhecidas judicialmente. É a mesma coisa que condenar um réu de furto ou homicídio sem um julgamento. É sempre melhor absolver um criminoso por falta de provas do que condenar um inocente. Condenar sem provas é uma forma de cometer injustiças.
Para impedir a eleição de quem tem ficha suja, mas não foi condenado por sentença irrecorrível, há dois caminhos de todos conhecidos. Um é uma seleção feita pelos próprios partidos. Como a maioria dos nossos políticos têm ficha suja, não têm condições morais de julgar os outros. O outro caminho é divulgar as acusações que são feitas aos candidatos para que o próprio eleitor os julgue. E isto tem acontecido com certa freqüência. É preciso, entretanto, que o eleitor fique atento, para não se deixar levar por acusações cavilosas. Não basta uma acusação feita por um adversário, muitas vezes mal intencionado. Muitos processos são movidos por pessoas inescrupulosas com a intenção única de prejudicar um desafeto. Uma acusação, mesmo partindo de uma autoridade, pode não merecer credibilidade. Estão aí os exemplos de acusações feitas por promotores e procuradores que depois não são reconhecidas pela justiça. Para haver uma condenação tem que haver uma prova robusta. E tem que haver dolo ou má fé. Um erro técnico, por exemplo, na escrituração de um gasto, pode não configurar desonestidade. Investir em educação, por exemplo, em índice inferior ao estabelecido por lei, é um erro administrativo, mas não configura desonestidade. Já aplicar menos dinheiro do que consta numa prestação de contas e ficar com a diferença é roubo. Mesmo que a escrita esteja perfeita.
No caso de eleições, que sejam denunciadas as irregularidades cometidas, que os acusados se defendam e que os eleitores os julguem. Ficha suja, só depois que os acusados forem julgados definitivamente, como manda a Constituição. (LG)

domingo, 8 de junho de 2008

registros
1. Faleceu na quarta-feira, 28 de maio, em Patos, Dona Joadiva Carneiro, velha e querida amiga nossa e da família, antiga ouvinte de nosso programa. Dona Diva era viúva de Severino Canuto e mãe de Lodim e Polion Carneiro, além de avó do companheiro Genival Júnior. Enfrentou a morte de Severino e de Polion, mas não resistiu ao peso da idade e à tristeza pela morte dos que lhe eram caros. Inabalável até o fim na fé que adotou, manteve em torno de si, com amor e carinho a família que constitui junto com seu amado Severino. Daqui para os filhos, netos e bisnetos, as condolências do programa de que desde o início, ela e Severino foram ouvintes assíduos. Pelo carinho que sempre nos devotou vão aqui os meus sentimentos, mesmo sabendo que está colhendo agora, os frutos do que plantou em vida.
2. Faleceu na quinta-feira, 29 de maio, Dona Maria Farias Gomes (Maria de Patrício). Casada com o antigo comerciante Patrício Gomes, dona Maria era mãe de Edmilson e Messias (o grande Marreta) e de Conceição, entre outros. Edmilson e Marreta foram meus alunos, no Colégio Diocesano de Patos. Grande figura de mulher sertaneja dona Maria criou, ao lado de Patrício, numerosa família, toda encaminhada na vida. A todos eles, daqui as nossas condolências.
3. Faleceu também na quinta-feira, 29/05, dona Odaci de Sousa Medeiros, esposa do nosso velho amigo Ambrósio Dinoá de Medeiros. Daqui minhas condolências a Ambrósio e demais familiares. (Aliás meus informantes, inclusive o Genival, falharam em não me comunicar a tempo os passamentos de Dona Diva e Dona Maria).
4. Hoje, às cinco horas da tarde, será celebrada a na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, em Mãe Dágua, a missa de primeiro aniversário por alma de Antônio Soares de Figueiredo (Antônio Tota). Uma outra missa foi celebrada hoje pela manhã, na Catedral de Nossa Senhora da Guia, reunindo uma multidão de amigos de Toinho. Dona Margarida e demais familiares convidam amigos e admiradores de Antônio Tota para a missa lá na cidade de Mãe Dágua, hoje às cinco da tarde.

______________________________________________________________
opinião
· Qual a razão da candidatura de Dona Socorro Marques?
(Este artigo foi escrito para o jornal Vitrine Patos que circulou durante a semana)
Analistas políticos locais discutiam outro dia o sentido da candidatura de Dona Socorro a prefeito de Patos, já que, quase por unanimidade, achavam que ela tem reduzidas chances de suplantar as candidaturas de Nabor e Dinaldo.
Não seria, por exemplo, uma estratégia com vistas a futuras incursões políticas, uma vez que o próprio grupo já deu a entender que ela não tem outras pretensões políticas, tendo já sido anunciada a candidatura do seu filho Monaci a deputado estadual em 2010, depois de dois mandatos à frente da prefeitura de Vista Serrana.
A candidatura de dona Socorro teria sentido se o grupo viesse ganhando terreno, em Patos, nas eleições de que participou nos últimos anos. Poderia chegar a se constituir numa terceira força em Patos, ultrapassando Ivânio e Bonifácio. Os números, porém, não apontam para avanços. Em 1998, Dona Socorro se elegeu deputada estadual pelo PSDB, com ajuda dos 4.046 votos obtidos em Patos. Em 2000, Enemarques ficou na suplência de vereador com 779 votos, assumindo o cargo, justamente com a ajuda do então prefeito Dinaldo Wanderley. Em 2002, Dona Socorro ficou na suplência de deputado pelo PSDB, mas seus votos em Patos caíram para 2.123. Em 2004, Enemarques ficou novamente na suplência, desta vez pelo PFL, com 1.181 votos. Em 2006, Socorro conseguiu se eleger novamente, agora pelo PPS, com ajuda dos 2.293 votos obtidos em Patos. Ou seja, o grupo não conseguiu passar, nas últimas quatro eleições, dos 2.293 votos obtidos em 2006 por dona Socorro que já tivera 4.046 votos aqui em 1998.
Para os analistas restam três alternativas que justifiquem a sua candidatura. Ajudar Nabor, dar uma resposta a Cássio Cunha Lima (que já demonstrou mais de uma vez não ver sentido na sua postulação) ou dar um troco a Dinaldo. Os motivos é que permanecem misteriosos. Dona Socorro tem sido prestigiada por Cássio, que mantém Vavá Marques na gerência da CAGEPA, desde o início de sua administração. E sem oposição de Dinaldo. Por fim, a deputada e os filhos sempre foram objeto de considerações elogiosas de parte do ex-prefeito por conta da postura correta que tiveram para com ele em todos os pleitos de que participaram juntos.
Daí continuar a dúvida: Qual a razão da candidatura de Dona Socorro?
PS. Dona Socorro não pode usar a desculpa de Aguinaldo Ribeiro em Campina Grande. Lá há um segundo turno quando Aguinaldo, se ficar de fora, pode votar em Rômulo. Aqui Dona Socorro só ajuda Nabor. (LG)
________________________________________________________________
notícias
Câmara de Patos inaugura novo prédio
.
Depois de muitos anos se espremendo no antigo prédio da rua Pedro Firmino, os vereadores patoenses ganharam novas acomodações no sábado da semana passada. Trata-se do prédio construído no lugar do antigo Ceu, no bairro do Belo Horizonte. Modernas e amplas instalações vão propiciar aos nossos representantes não só um plenário amplo e com espaço para o público, como gabinetes individuais onde possam receber suas visitas e permitam aos seus assessores elaborarem projetos e requerimentos com todo conforto.
A obra marca definitivamente a atual administração encabeçada pelo vereador Marcos Eduardo.
Durante a solenidade de inauguração usaram da tribuna o ex-vereador Guaraí Martins representando o governador Cássio Cunha Lima (de quem é secretário adjunto de Infra-Estrutura) e o deputado Dinaldo Wanderley (convalescente de uma dengue) os vereadores Orlando Xavier e Inácio de Gelo, a deputada Francisca Motta, o prefeito Nabor Wanderley, o ex-vereador, ex-deputado estadual e ex-deputado federal Gilvan Freire, o deputado federal Vital Filho e o presidente Marcos Eduardo. (LG)
______________________________________________________________
Dinaldo se licencia a partir de sexta para se dedicar à campanha.
Em licença saúde até a próxima quinta-feira, Dinaldo deverá se licenciar para trato de assuntos do seu interesse, a partir do dia 13, quando a Assembléia dará posse ao seu suplente, Ariano Fernandes. Durante o afastamento, Dinaldo não receberá vencimentos. Dinaldo justifica a licença dizendo que precisa se dedicar integralmente à campanha e não seria correto continuar percebendo os vencimentos de deputado, sem comparecer à Assembléia o que vem fazendo assiduamente desde que iniciou o seu mandato. Disse que mesmo em campanha continua atento aos interesses de Patos e os defenderá por intermédios dos amigos de Patos que continuam na Assembléia Legislativa. (LG)
____________________________________________________________
Artur rebate insinuações dobre afastamento de Dinaldo Wanderley da AL
(Paraíba Online)
O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Artur Cunha Lima (PSDB) rebateu as insinuações divulgadas nesta sexta-feira (06), sobre o afastamento do deputado Dinaldo Wanderley das atividades parlamentares. Segundo ele, o deputado já está sob licença, mas não deverá receber remuneração porque seu afastamento será para tratar de questões pessoais, no caso de sua candidatura à sucessão municipal de Patos.
“Com certeza o pedido de licença para cuidar de interesses pessoais não tem vencimento. O único que já fez isso para tratar de saúde durante campanha eleitoral foi o ex-governador José Maranhão para disputar o governo do Estado novamente. Então, essa forma a Assembléia não admite, não conhece e nem fará”, rechaçou.
A licença do deputado Dinaldo Wanderley foi publicada no dia de ontem no Diário do Poder Legislativo. A Mesa Diretora vai convocar a partir de agora o candidato suplente, Ariano Fernandes para assumir a titularidade do mandato parlamentar que deverá acontecer na próxima sexta-feira, dia 13.
_____________________________________
Lei Estadual permite posse de suplente de deputado licenciado para tratar de interesse pessoal.
A Assembléia Legislativa aprovou há poucos dias um projeto de Lei que permite que suplentes de deputados estaduais assumam o cargo quando os titulares se licenciam para tratar de assuntos do seu interesse. Antes a posse só era permitida quando o titular se afastava por licença saúde. Na aprovação da Lei, a Assembléia da Paraíba, apenas se enquadrou ao que é permitido também pelas Casas Legislativas Federais. Como o primeiro caso de deputado que se afasta para tratar do seu interesse aconteceu com o deputado Dinaldo Wanderley, a Lei está sendo chamada por alguns de Lei Dinaldo Wanderley. O afastamento de Dinaldo que pretende se dedicar em tempo integral a sua campanha a prefeito de Patos dará lugar à posse do ex-deputado Ariano Fernandes. Segundo o presidente da Assembléia, Artur Cunha Lima, a substituição é legal e Dinaldo não vai perceber vencimentos enquanto estiver afastado do cargo. (LG)
______________________________________
Edna Wanderley assumiu na quinta a Secretaria de Desenvolvimento Humano.
A ex-deputada Edina Wanderley assumiu na última quinta-feira a Secretaria de Desenvolvimento Humano (antiga Secretaria de Ação Social), no governo Cássio Cunha Lima. Ela substituiu o suplente de deputado Djaci Brasileiro que pretende se candidatar a prefeito de Itaporanga. A nomeação de Edina demonstra o prestígio do deputado Dinaldo Wanderley, junto ao governo Cássio Cunha Lima, onde foi o responsável também pela indicação do secretário-adjunto de Infra-Estrutura Guaraí Martins. Ex-Secretária de Ação Social, na administração Dinaldo Wanderley, Edina conhece bem a área e deverá fazer um bom trabalho em todo o Estado, principalmente em nossa região. (LG)
_______________________________________________________________
Desembargador Federal diz que Vara Federal para Patos depende de Congresso.
O Desembargador José Batista de Almeida Filho, presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em Recife, em resposta a correspondência da Assembléia Legislativa, motivada por requerimento do deputado Antônio Mineral, informou que a criação de uma Vara Federal em Patos está dependendo da aprovação de um projeto em tramitação na Câmara Federal. O projeto de lei 5829/2005, de iniciativa do Superior Tribunal de Justiça, “dispõe sobre a criação de 400 (quatrocentas) Varas Federais destinadas precipuamente à interiorização da Justiça Federal de primeiro grau e à implantação dos Juizados Especiais Federais no País e dá outras providências”. O projeto destina uma vara federal para Patos e outra para Guarabira. (LG)
______________________________________________________________
Hemonúcleo realiza semana de Doação de Sangue.
O Hemonúcleo de Patos realiza de amanhã até sábado (Dia Internacional do Doador de Sangue) uma campanha para estimular a doação de sangue aos centros da rede estadual. Lembram os promotores da campanha que durante os festejos juninos aumenta a necessidade de suprimento de sangue nos hospitais da rede público e a própria comunidade pode suprir isto através da doação. (LG)
_______________________________________________________________
CEHAP convoca inscritos no PROMORADIA.
A CEHAP está convocando os inscritos no programa PROMORADIA em Patos, para uma reunião que acontece amanhã, nos dois expedientes, no Auditório do Guedes Shopping Center. A reunião acontece pela manhã, a partir das nove horas, e à tarde, a partir de uma e trinta. Os inscritos no programa devem levar Certidão Negativa de Imóveis no município de Patos.
_______________________________________________________________
Fundação UVA comemora Dia do Meio Ambiente.
A Fundação Universidade Vale do Acaraú realizou, ontem, na Praça João Pessoa, um evento sobre o Meio Ambiente, como parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente. O evento constituiu de caminhada da Praça João Pessoa até a Telemar e da distribuição de panfletos alusivos á defesa do meio ambiente. (LG)
______________________________________________________________
Troca de comando no escritório da CAGEPA local.
Aconteceu na última quinta-feira, 5 de junho, a troca de comando no escritório local da CAGEPA. O até então gerente regional, Wagner Marques Dantas (Vavá) deu posse ao seu substituto no cargo, o próprio irmão Enetônio Marques Dantas. Vavá é candidato assumido ao cargo de prefeito da vizinha cidade de São José do Bonfim, município que já administrou na década passada. A posse de Enetônio repete o que aconteceu em 2004, quando Vavá se afastou também com a finalidade de concorrer no Bonfim e foi substituído pelo irmão. Vavá é forte concorrente no vizinho município, onde deverá ter como companheiro de chapa conceituado comerciante Dedé de Evaristo. O ex-prefeito deverá enfrentar o candidato do atual prefeito Miguel Motta que não pode concorrer, pois já exerceu dois mandatos consecutivos e pretenderia, segundo se informa, lançar sua esposa Rosalba, com a justificativa de que estariam separados, o que certamente vai levar o Ministério Público Eleitoral e os adversários a impugnarem uma possível candidatura de Rosalba. (LG)
_____________________________________________________________
Eleitorado de Patos tem mais mulher do que homem.
O último levantamento da Justiça Eleitoral confirma aquilo que todo mundo sabe, em Patos tem mais mulher eleitora do que homens. Em parte porque as mulheres sabem ler mais do que os homens, havendo portanto mais analfabetos do que analfabetas. Em parte por que muitos homens vão “tentar a vida” fora e, muitas vezes, perdem o domicílio eleitoral. Segundo os últimos números do TRE, que podem ser modificados com o batimento nacional, quando títulos duplicados podem ser cancelados, Patos tem atualmente 65.755 eleitores. Destes 36.059 são mulheres (54,84% do eleitorado) e apenas 29.696 são homens (45,16% do eleitorado). O eleitorado dos outros municípios da Grande Patos é o seguinte: Santa Terezinha tem 3.759 eleitores, São Jose de Espinharas 3.621, Passagem 2.002, Quixaba é o menor deles com 1.543, seguido de Areia de Baraúnas com 1.754, Salgadinho tem 2.564 aptos a votar, Cacimba de Areia 2.901 e São José do Bonfim 3.076 votantes. O maior eleitorado da Paraíba é o de João Pessoa com 444.965, seguido de Campina Grande com 267.046 e de Santa Rita com 82.595 eleitores. Bayeux tem pouco mais do que Patos, 67.740 (menos de dois mil a mais), Sousa tem 45.419 e Cajazeiras 41.141. (LG)
_______________________________________________________________
Esquerdas realizam seminário e lançam chapa para eleições proporcionais.
Durante todo o dia de hoje os partidos de esquerdas estarão reunidos na nova Câmara durante a realização de um seminário para os candidatos a vereador de suas legendas. Na oportunidade deverá ser lançada a chapa de candidatos a vereador dos partidos ditos de esquerda que comporão uma das coligações da situação. A escolha do dia de hoje para a realização do evento teria também a intenção de homenagear o saudoso militante petista e de esquerda Manuel Oliveira. A grande expectativa é pelos nomes a serem lançados pelo PT, já que o partido tinha quinze pretendentes para apenas oito vagas que lhe foram destinadas pela coligação. Nos últimos dias, corriam rumores de insatisfação entre os petistas ligados aos movimentos sociais, diante da informação de que na formação da chapa seriam privilegiados os candidatos “chapa-branca”, ligados intimamente ao governo municipal. (LG)
_____________________________________________________________
Pedro Leitão deixa chefia de gabinete de Nabor para coordenar campanha.
O chefe de gabinete do prefeito Nabor Wanderley, Pedro de Figueiredo Leitão, deixou o cargo esta semana. Pedro deverá ser um dos coordenadores da campanha do atual prefeito à reeleição. (LG)
______________________________________________________________
Oposição redefine chapa em Teixeira.
Os partidos de oposição na cidade de Teixeira redefiniram a sua chapa majoritária, esta semana. Na cabeça da chapa continua Nego de Guri, como candidato a prefeito. Como candidato a vice foi indicado o nome de Stoessel Dantas. Diante da desistência de Dr. Rômulo a oposição anunciou o nome do ex-prefeito Elenildo Queiroz, que preferiu ser candidato a vereador, resultando na indicação de Stoessel. (LG)
_____________________________________________________________
Cássio assina protocolo pela integração rodoviária entre PB e PE
Os governadores Cássio Cunha Lima e Eduardo Campos assinarão, na tarde deste domingo (8), no Ginásio Poliesportivo Governador Miguel Arraes, no município de Itapetim (PE), protocolo de intenção para integração rodoviária entre as cidades do Sertão paraibano e o interior de Pernambuco. Eles também discutirão o projeto para duplicação da BR-101, ligando Campina Grande a Caruaru.
O dois governadores, em vôos distintos, desembarcarão arcar em Patos, de onde se dirigirão para a cidade de Itapetim. (LG)
_____________________________________________________________
Justiça Federal confirma obrigação de carteira de músico para exercício da profissão.
A Justiça Federal julgou, há poucos dias, o mérito de uma ação em que se discutia a obrigatoriedade da carteira de músico, emitida pela Ordem dos Músicos do Brasil, para o exercício da profissão de músico. A Justiça Federal confirmou a exigência da carteira, já que a determinação emana de legislação federal. Há alguns meses, o governador Cássio Cunha Lima vetou projeto de lei de iniciativa da deputada Chica Motta que dispensava a exigência da carteira de músicos para os músicos de bandas. A alegação do governo era de que o projeto era inconstitucional. Quem nos acompanha deve lembrar que, assim que a deputada apresentou o projeto, nós dissemos aqui que a proposta era inconstitucional, o que foi confirmado agora pela justiça federal de primeira instância. (LG)
_______________________________________________________________
Noticiário da Câmara de Patos
Câmara realizou esta semana as primeiras sessões no novo prédio.
A Câmara de Vereadores realizou sessões esta semana, na terça (03/06) e na quinta (05/06). Na terça estavam presentes todos os vereadores, enquanto que na quinta faltou o vereador Dr. Ivanes. Na terça-feira, a tribuna foi utilizada por oito dos dez vereadores. Só Pipi (ainda virgem de tribuna) e Zefinha (pouco assídua) não discursaram, perdendo uma oportunidade histórica, discursar na primeira sessão da nova câmara. Na sessão o procurador jurídico da casa, José Lacerda Brasileiro, falou sobre a emenda a Lei Orgânica do Município para aumentar o número de vagas na Câmara. Zé Lacerda argumentou que a Câmara deveria fazer o aumento apenas para onze, como permite a Resolução do TSE com base no aumento da população do município. Admitiu a possibilidade de um dispositivo prevendo o aumento para dezessete, no caso de aprovação da PEC 333, antes de 30 de junho. Foram aprovados na 3ª e na quinta, em primeira e segunda votação, oito projetos de lei. Dois de iniciativas do Poder Executivo, pedindo autorização para doar um terreno, no Loteamento Nova Brasília, para a Ação Evangélica e outro, no Alto da Tubiba, para a construção do CEFET. Os seis projetos de iniciativa dos vereadores foram: Três de Zefinha das Bolsas, Orlando Xavier e Inácio de Gelo, respectivamente, dando nomes aos seus gabinetes parlamentares. Um quarto da Mesa da Câmara fazendo a distribuição dos diversos gabinetes pelos dez parlamentares, um quinto de Zé Motta dando o nome de Durval Travassos à Farmácia Básica do Jatobá e um último do mesmo vereador dando o nome de dona Clemilde Wanderley a uma creche da cidade (dona Clemilde é a mãe de Nabor). Um projeto de Zé Motta dando o nome de Ernani Sátyro ao futuro teatro foi retirado de pauta por conta de pedido de vistas de Bonifácio Rocha e Dr. Ivanes. Na terça-feira deu entrada projeto do Poder Executivo pedindo crédito suplementar. Na quinta entraram o projeto de emenda à lei orgânica elevando de dez para onze o número de vereadores (em regime de urgência já que a Justiça Eleitoral deu o prazo até o dia 10 de junho para aprovação de matérias desta natureza), um projeto de Chico Bocão dando o nome de Fernando Limeira à Sala de Protocolo da nova Câmara, de Zé Motta dando o nome do Padre Zé Lopes a um calçadão nos fundos da Catedral da Guia e um outro de Bonifácio Rocha obrigando a administração municipal a usar papel ofício reciclável em toda a burocracia municipal. Não gostei da idéia do calçadão nos fundos da Catedral por impedir o trânsito pela rua Roldão Meira. Para que serviria um calçadão com seis metros de largura? Por que não na rua Duarte Dantas, que fica por trás da Cúria, mais larga e que poderia abrigar uma praça? Foram aprovados durante a semana vinte e dois requerimentos, quinze na terça e sete na quinta. Destacamos. Um de Bonifácio Rocha pedindo ao prefeito que transforme a Lei de Incentivo à Cultura em um Fundo Municipal de Arte e Cultura, outro subscrito por todos os vereadores propondo um voto de pesar pela morte de Teodorico José de Lucena (Dorico) tio do vereador Inácio de Gelo. De Chico Bocão o voto de pesar pelo falecimento, no dia 29/06) de dona Odaci de Sousa Medeiros, esposa do ex-vereador Ambrósio Dinoá. Do mesmo Chico Bocão pedindo ao prefeito o calçamento da rua Vereador Tião Pereira, no São Sebastião. De Bonifácio Rocha votos de pesar pelo falecimento, no mesmo dia 29/06, de dona Maria Farias Gomes (Maria de Patrício). Bosco Medeiros pede ao deputado Dinaldo Wanderley para sugerir ao Governador Cássio Cunha Lima que seja dado o nome de Maria de Patrício ao Restaurante Popular que está sendo construído pelo Governo do Estado no bairro do Jatobá. De Zé Motta propondo voto de pesar pelo falecimento, ocorrido no dia 28/06, de dona Joadiva Carneiro, mãe dos ex-vereadores Polion Carneiro (já falecido) e Lodim. Outro requerimento de Zé Motta pede ao prefeito o calçamento da travessa Antônio Gonçalves, no Jatobá. Marcos Eduardo pede que a Fundação Banco do Brasil doe três ambulâncias para atender diversos bairros da cidade. Zefinha das Bolsas foi responsável por três requerimentos: um pedindo a STTRANS a sinalização da rua Lima Campos, do SESI até o giradouro da Rodoviária, outro pedindo a construção de uma praça ao lado da Creche Tia Luci e um terceiro pedindo ao prefeito a recuperação do Rivaldão e a capinação das suas adjacências. A pedido do vereador Marcos Eduardo, foi marcada para a próxima sexta-feira, 13 de junho, uma sessão solene para entrega de títulos de cidadão patoense ao casal Getúlio e Cleide Xavier César. (LG)



domingo, 1 de junho de 2008

registros

  1. Aniversário na quinta-feira, 22 de maio, do meu afilhado Tiago, filho dos compadres Luiz Paca e Neta. Parabéns dos pais, dos manos Luciana, Lucivânia e José, dos avós Vicente e Lu, dos tios e primos. E dos padrinhos o locutor que vos fala e de Arlene.
  2. Aniversário na última segunda-feira, 26 de maio, de Adriana (a Nenen) filha de meu primo irmão Pedro Neto e dona Lucinha. Recebendo os parabéns dos manos Manoel Borrego, Adriano e Andréia, da cunhada Ari, dos sobrinhos, tios e primos. Também os meus.
  3. Aniversário hoje de Andréia, filha de meus amigos Genival Vigolvino e Nilza Brito. Recebendo os parabéns de seus pais, do esposo Cleiton, do filho Segundo, de todos os manos e sobrinhos. E também os meus, de Arlene e das crianças. Muitas felicidades junto de todos que a amam.
  4. Aniversário nesta terça, 03 de Junho, de minha irmã Leda Miriam de Moraes Guedes. Parabéns dos filhos Italo e Carla, dos manos Fátima e Gonzaga, dos sobrinhos Liana, Júnior, Luciana, Bruno, Artur e Luma. Também dos tios e primos.
  5. Faleceu na tarde da última sexta-feira, 30/06, em Patos, Teodorico Bento de Lucena. Velho amigo da família, Dorico era irmão de meu sogro, Ataíde Bilu, e de Gelo Bilu, pai de Inácio de Gelo, falecido, recentemente. Leiteiro e funileiro, por muitos anos, Dorico residia na rua Irineu Jóffily e tinha um grande círculo de amigos. O sepultamento ocorreu, ontem, em Patos. Daqui as nossas condolências para filhos, genros, netos e bisnetos de Dorico. E a todos os demais familiares.

    ______________________________________________________________
    opinião
    Aumento de vagas de vereadores causa celeuma.
    A aprovação pela Câmara dos Deputados de emenda constitucional que permite o aumento de vagas em algumas câmaras de vereadores agradou a uns e desagradou a outros. Os que acham que poderiam ficar de fora com o número de vagas atuais estão satisfeitos com o aumento de sua oportunidade. Os que acham que têm sua vaga garantida com o número atual estão preocupados com a possibilidade de terem os seus salários reduzidos. É que a Câmara juntou vários projetos em um projeto só. E, ao mesmo tempo que aumenta o número de vagas reduz os repasses de recursos para as despesas das câmaras. Com isso, no caso de aumento de vagas os vereadores podem receber um salário menor do que o atual. Para quem não está recebendo salário nenhum, não faz diferença. Para quem está ganhando um bom salário, é um remédio amargo.
    Por conta disso, enquanto os que têm menos chances comemoram, os que acham que têm o emprego garantido estão se mobilizando para convencer o Senado a modificar o projeto aprovado na Câmara dos Deputados. Se o Senado modificar o projeto este tem que voltar para novas votações na Câmara e com isso pode impedir que a nova emenda constitucional entre em vigor ainda para as eleições deste ano, pois tem que ser aprovado até 30 de junho para valer nas eleições 2008.
    Mas deixando de lado os interesses pessoais dos vereadores, será que há alguma vantagem para o povo com o aumento do número de vereadores? Há quem entenda que com mais vereadores haverá mais representatividade popular. Mas há quem entenda que as câmaras ainda podem ficar piores do que são. Só para você fazer uma análise sobre se a nossa câmara ia melhorar ou piorar, veja quem poderia ser vereador atualmente se Patos já tivesse elegido os dezessete vereadores a que terá direito se a nova lei entrar em vigor este ano. O PMDB, além de Orlando Xavier, Zé Motta e Chico Bocão, teria mais uns dois ou três vereadores que seriam Alex, Eliane e Cláudia. O PSDB/PFL poderia ter mais três, além de Marcos Eduardo, Dr. Ivanes, Inácio de Gelo e Bosco. Como Bosco já teve sua chance com a morte de Petrônio, poderiam entrar Enemarques, Josimar e Assis Sousa. A coligação PDT/PTB além de Zefinha e Pipi, poderia ter Edmilson. Na coligação PT/PPS haveria a remota possibilidade de Rildian também entrar. Eu diria que o nível atual não é dos melhores e ficaria na dúvida se haveria melhora ou piora. O interessante é que entre os novos só Edmilson não tinha nenhuma experiência anterior. Alex, Eliane, Cláudia, Enemarques, Josimar, Assis e Rildian já foram vereadores.
    Agora vamos esperar o resultado da votação da PEC 333, o projeto de emenda constitucional que pode aumentar o número de vagas em muitas de nossas câmaras. Marcos Eduardo diz que já está preparado. Se aumentar para dezessete o número de nossos vereadores ele vai precisar fazer novos gabinetes no novo prédio inaugurado ontem. Como já foram construídos treze, teria que fazer mais quatro gabinetes. E tem que agir logo, antes que sejam reduzidos os recursos da Câmara.
    Em tempo: Os jornais de ontem anunciavam que presidentes de câmaras de todo o país pretendiam ir a Brasília nos próximos dias tentar pressionar o Senado a pelo menos retirar da PEC os dispositivos que reduzem os repasses de recursos para os legislativos municipais. Até engolem o aumento de vereadores, desde que não haja redução nos repasses de recursos. (LG)
    ________________________________________________________________
    notícias
    Cajazeiras pode ganhar cavalaria da PM antes de Patos.
    Sousa e Cajazeiras querem ultrapassar Patos à força. Enquanto Sousa, com inveja de Patos, briga para ter também a sua Delegacia da Polícia Federal, Cajazeiras pode ganhar um pelotão de cavalaria da PM antes de Patos. Em recente entrevista o comando da PM informou que Patos e Cajazeiras deveriam, em breve, ganhar um pelotão de cavalaria. Agora sai a notícia de que, antes de Patos, Cajazeiras ganharia o seu pelotão. Deputados de Patos estariam se articulando para evitar que mais uma vez passem a perna em Patos. Dinaldo, Socorro e Mineral estariam se mobilizando para convencer o comando da PM de que Patos, por todos os motivos, tem mais razões para receber o novo benefício. (LG)
    ________________________________________________
    Esquerdas patoenses se reuniram na segunda e marcaram convenção para 29/06.
    Partidos ditos de esquerda e que fazem parte da base política do atual prefeito, reuniram-se mais uma vez na segunda-feira em Patos. Na ocasião, confirmaram para o próximo domingo, 08 de junho, o lançamento de sua chapa de candidatos a vereadores nas eleições deste ano. Na mesma oportunidade, decidiram marcar para o dia 29 de junho as suas convenções partidárias, onde confirmarão as chapas proporcionais e definirão o apoio à chapa majoritária.
    Diante da possibilidade de aumento do número de vagas para vereadores, aumentam também as chances de maior número de vagas nas chapas proporcionais, que subiram para 34 em cada coligação, acabando com a disputa entre os partidos que, atualmente, têm mais candidatos do que vagas, caso do PT, que têm quinze candidatos para sete vagas disponíveis na coligação.
    O aumento de vagas vai conciliar as duas bandas do PT. O PT chapa branca, formado pelos que têm cargos no governo municipal, e o PT de base, ligado aos movimentos sociais mas sem maiores ligações com o poder público. Com a necessidade de conciliar a quantidade de candidatos com as vagas disponíveis, havia um movimento interno no partido que pretendia garantir as vagas para o PT chapa branca, deixando de fora os petistas não pendurados nas tetas do poder. (LG)
    _______________________________________________________________
    Justiça Eleitoral definiu juízes para eleições 2008.
    A Justiça Eleitoral definiu quais juízes terão funções específicas no processo eleitoral, na comarca de Patos. A Dra. Thana Michele Carneiro será a coordenadora da propaganda eleitoral, enquanto o Dr. Antônio Maroja será o responsável pelos registros de candidaturas e de pesquisas eleitorais. (LG)
    ________________________________________________________
    Ex-vereadora Maria Crispim desistiu de sair candidata.
    A ex-vereadora Maria Crispim desistiu de postular o retorno à Câmara nas eleições deste ano. Vereadora pelo PRN em 1992, com 501 votos, reeleita em 1996 pelo PFL com 681 sufrágios, ficou na suplência pelo mesmo PFL em 2000 e em 2004, com 288 e 153 votos, respectivamente. Diante da desistência de concorrer nas eleições deste ano, Maria resolveu apoiar o nome de Valdeci Júnior, filho de sua amiga e também ex-vereadora Eliane Batista. Eliane foi eleita pelo PFL em 1992 com 481 sufrágios, 1ª suplente do PMDB em 1996 com 790 votos, 2ª suplente do PMDB em 2000 e 2004 com 715 e 1104 votos, respectivamente. (LG)
    _____________________________________________________________
    Noticiário da Câmara de Patos
    A Câmara só realizou a sessão da terça-feira, já que os funcionários teriam que preparar a transferência para a nossa sede da casa, inaugurada ontem. Presentes todos os vereadores. Foram aprovados em segunda votação, os sete projetos aprovados na terça anterior, em primeira votação. Aprovado também um requerimento de Bosco Medeiros reiterando pedido anterior ao prefeito Nabor Wanderley para que mande construir calçamento e galerias no Conjunto Aderbal Martins (apelidado Mutirão) e na Vila Teimosa. Foram encaminhados para as comissões sete projetos que deram entrada na última sessão. Dois deles do Poder Executivo pedem autorização para desafetação e doação de terrenos para as finalidades que indicam. O primeiro deles destina terreno no Jardim Nova Brasília para a Ação Evangélica, que pretende construir centro comunitário multi-uso onde pretende implantar Faculdade de Serviço Social e acolher outros cursos. O segundo destina um terreno de 11 ha, no Alto da Tubiba, para a construção do CEFET. Outros projetos enviados às comissões: um de Zefinha das Bolsas dando ao seu gabinete o nome de Juvino Rodrigues Torres; outro de Orlando Xavier dando ao seu gabinete o nome de José Valdevino da Silva, um terceiro de Inácio de Gelo deu ao seu gabinete o nome do ex-prefeito Aderbal Martins. Projeto da Mesa distribuiu os atuais dez gabinetes pelos dez vereadores com assento na Câmara. Zé Motta propõe o nome de Durval Travassos da Rocha para a Farmácia Básica do Município e o de Clemilde Wanderley (mãe de Naborzinho) a uma creche a ser construída no Conjunto Aderbal Martins (dito Mutirão)
    Duas observações a fazer sobre o assunto. Primeiro, em que pese o merecimento de muitas pessoas que estão sendo homenageadas na denominação dos gabinetes, o mais lógico seria homenagear antigos vereadores, como fizeram alguns dos edis. Eu recebi a informação de que Orlando pretendia homenagear Ruy Gouveia, homenagem das mais merecidas a um dos maiores vereadores patoenses que se transformou depois (caso único, junto com Edivaldo Motta) em combativo deputado estadual. Outra observação é com relação a dar o nome de pessoas notáveis a equipamentos que sequer foram construídos ainda, o que está se tornando comum ultimamente.
    Usaram da tribuna na terça os vereadores Bonifácio Rocha, Chico Bocão, Marcos Eduardo, Inácio de Gelo e Zé Motta. O destaque da tribuna foi a precariedade de funcionamento da UML e a reclamação de Inácio de Gelo pelo não envio à Câmara de projeto de doação de terreno para construção da Delegacia da Polícia Federal, objeto de apelo de todos os vereadores na sessão anterior.