domingo, 31 de agosto de 2008

Polícia Civil apreendeu milhares de CDs e DVDs em Patos.

Até que em fim a Policia Civil resolveu agir e reprimir o comércio de CDs e DVDs piratas em Patos. O escandaloso comércio pirata em nossa cidade foi objeto de matéria de Wandecy Medeiros no início da semana na Rádio Espinharas e de nota da coluna de Damião Lucena na coluna Destaque Patos do Jornal da Paraíba, na última quarta-feira. As denúncias teriam chegado à Polícia Federal que teria repassado a informação para a Polícia Civil a quem cabe agir em casos desta natureza. O delegado regional Marcos Vasconcelos obteve da Justiça mandados de busca e apreensão e agiu na manhã deste domingo. Milhares de CDs e DVDs foram apreendidos no centro da cidade e em bairros da periferia. Com eles foram detidos os vendedores de quem a delegada encarregada do caso ouvia depoimentos neste domingo à tarde.
Esperamos que a Policia consiga chegar aos que gravam e distribuem o material, para que os pequenos comerciantes não paguem sozinhos pela infração da lei.

Semana de 25 a 31 de agosto de 2008

registros
1. Registramos o falecimento, na sexta-feira da semana passada (22/08), do Sr. Aurélio Gomes de Albuquerque. Antigo gerente da Viação Brasília, seu Aurélio tinha 78 anos, era casado com dona Ioneida Cartaxo e tinha seis filhos. Daqui as nossas condolências a dona Ioneida, nossa antiga ouvinte, e a todos os familiares, inclusive minha amiga Verônica.
2. Nosso primo e ouvinte Airton Candeia nos mandou, via e-mail, o convite para a Missa do 13º ano de falecimento de Pedro Candeia de Lima, a realizar-se na Igreja de Fátima, Bairro Belo Horizonte, dia 07 de setembro de 2008, às 8:00Horas. Faço meu o convite. Além de casado com minha tia Dizinha, irmã de minha mãe, Pedro Candeia era meu padrinho de crisma e uma pessoa a quem todos queríamos bem. A missa, repetimos, será no próximo domingo, sete de setembro, às oito da manhã, na Matriz de Fátima. Agradecimentos de filhos, netos, genros e noras.
3. Faleceu na última segunda-feira, em Patos, Luiz Machado, mais conhecido por YAZEC. Muito inteligente e estudioso, Luiz foi colega meu no Seminário de Cajazeiras. Daqui as nossas condolências a todos os familiares.
4. Registramos o falecimento, também na segunda-feira, do Sr. Edinaldo Carvalho Dantas, casado com Patrícia, filha do meu velho amigo Almir do Cinema. Os nossos sentimentos a todos os familiares.
5. Familiares de Mariano Sabido lembraram o segundo ano de sua morte, ocorrida em 26 de agosto de 2006. Mariano era casado com Dona Socorro (dona da Cantina do Banco nos meus bons tempos na agência local) e pai do Sargento PM Mariano e de meu amigo Ivanildo.
6. Registramos o aniversário na terça-feira, 26/08, de Lívia Bandeira. Filha de Pelé e Leônia, neta de meus velhos amigos Renê e Lenice, residentes na Praça João Pessoa, Lívia comemorou seus quinze anos. Parabéns à aniversariante.
7. Faleceu na última quarta-feira, 27/08, em Patos, Alba Lúcia Candeia, vereadora na cidade de Quixaba. Alba era filha do meu primo Arnaldo Candeia de Lima e casada com o ex-vereador Damião Bala, também parente meu. Alba tinha quarenta e cinco anos e deixou três filhos e dois netos. Era neta de Pedro Candeia que foi prefeito na Quixaba. Daqui as nossas condolências a todos os familiares.
8. Registramos o falecimento, na última quinta-feira, 28/08/08, de dona Francisca Wanderley da Nóbrega, viúva do saudoso Dr. Osman Araújo. Era mãe de Maurílio e Maurici. Daqui os nossos sentimentos a todos os familiares.
__________________________________________________________opinião
Patoenses reclamam de carros de som de políticos.
Vários ouvintes contataram o programa para reclamar dos excessos cometidos pelos responsáveis por carros de som de divulgação política. Primeiro reclamam da altura do som usado nos veículos. Segundo reclamam da maneira como os veículos são utilizados. Além do som fora do limite, os veículos estariam trafegando com o som ligado em locais proibidos pela legislação eleitoral.
Segundo a lei eleitoral ”São vedados a instalação e o uso de alto-falantes
ou amplificadores de som em distância inferior a duzentos metros (Lei nº 9.504/97, art. 39, § 3º):
I – das sedes dos Poderes Executivo e Legislativo da União,
dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, das sedes dos órgãos
judiciais, dos quartéis e de outros estabelecimentos militares (Lei nº 9.504/97,
art. 39, § 3º, I);
II – dos hospitais e casas de saúde (Lei nº 9.504/97, art. 39, § 3º, II);
III – das escolas, bibliotecas públicas, igrejas e teatros, quando em funcionamento (Lei nº 9.504/97, art. 39, § 3º, III).”
Isto não está sendo obedecido na cidade de Patos. Basta que o juiz da propaganda mande um fiscal seguir cada um dos carros de som para constatar esta infração. Os carros de som não podem funcionar a menos de duzentos metros do Hospital São Francisco, da Clínica Santa Luzia, do Forum, da Prefeitura, da Catedral, da Igreja Evangélica da Pedro Firmino, da Escola Rio Branco e do Colégio Estadual (quando em funcionamento), entre outros. Aliás a melhor providência a tomar seria o que foi feito em Campina Grande. Foi estabelecida uma zona no centro da cidade onde é proibida a utilização de carros de som. Outra questão. Mesmo nas regiões onde é permitido o uso do carro de som, não deveria ser permitido que eles usassem o som com o carro parado, o que acontece principalmente nos sinais, incomodando a quem mora ou trabalha por perto.
Como nem a Justiça, nem a SUDEMA estão fiscalizando os excessos cometidos pelos carros de som, só resta ao eleitor incomodado uma providência. A cada propaganda que o incomodar, ele anota o nome do candidato ou dos candidatos que estão desrespeitando o seu sossego e não vota neles. Ou seja. Não vamos votar em quem faz barulho. E se encontrar o candidato faça questão de dizer a ele: “Não voto por que sua propaganda volante está me incomodando”. A idéia quem me deu foi um antigo ouvinte do programa que trabalha no centro da cidade. E aqui vai o apelo. Não vote em quem faz barulho. Em outras cidades a Justiça já proibiu carreatas, fogos de artifícios e outras formas de incomodar o cidadão. Aqui só as carreatas estão proibidas e as outras formas de incomodar, não. Então só uma coisa nos resta a fazer. Vamos deixar de votar em quem faz barulho. (LG)

Jornalistas defendem obrigatoriedade do diploma.
Manifesto à Nação - Em defesa do Jornalismo, da Sociedade e da Democracia no Brasil
A sociedade brasileira está ameaçada numa de suas mais expressivas conquistas: o direito à informação independente e plural, condição indispensável para a verdadeira democracia.
O Supremo Tribunal Federal (STF) está prestes a julgar o Recurso Extraordinário (RE) 511961 que, se aprovado, vai desregulamentar a profissão de jornalista, porque elimina um dos seus pilares: a obrigatoriedade do diploma em Curso Superior de Jornalismo para o seu exercício. Vai tornar possível que qualquer pessoa, mesmo a que não tenha concluído nem o ensino fundamental, exerça as atividades jornalísticas.
A exigência da formação superior é uma conquista histórica dos jornalistas e da sociedade, que modificou profundamente a qualidade do Jornalismo brasileiro.
Depois de 70 anos da regulamentação da profissão e mais de 40 anos de criação dos Cursos de Jornalismo, derrubar este requisito à prática profissional significará retrocesso a um tempo em que o acesso ao exercício do Jornalismo dependia de relações de apadrinhamentos e interesses outros que não o do real compromisso com a função social da mídia.
É direito da sociedade receber informação apurada por profissionais com formação teórica, técnica e ética, capacitados a exercer um jornalismo que efetivamente dê visibilidade pública aos fatos, debates, versões e opiniões contemporâneas. Os brasileiros merecem um jornalista que seja, de fato e de direito, profissional, que esteja em constante aperfeiçoamento e que assuma responsabilidades no cumprimento de seu papel social.
É falacioso o argumento de que a obrigatoriedade do diploma ameaça as liberdades de expressão e de imprensa, como apregoam os que tentam derrubá-la. A profissão regulamentada não é impedimento para que pessoas – especialistas, notáveis ou anônimos – se expressem por meio dos veículos de comunicação. O exercício profissional do Jornalismo é, na verdade, a garantia de que a diversidade de pensamento e opinião presentes na sociedade esteja também presente na mídia.
A manutenção da exigência de formação de nível superior específica para o exercício da profissão, portanto, representa um avanço no difícil equilíbrio entre interesses privados e o direito da sociedade à informação livre, plural e democrática.
Não apenas a categoria dos jornalistas, mas toda a Nação perderá se o poder de decidir quem pode ou não exercer a profissão no país ficar nas mãos destes interesses particulares. Os brasileiros e, neste momento específico, os Ministros do STF, não podem permitir que se volte a um período obscuro em que existiam donos absolutos e algozes das consciências dos jornalistas e, por conseqüência, de todos os cidadãos!

FENAJ – Federação Nacional dos Jornalistas
Sindicatos de Jornalistas de todo o Brasil
Obrigados a contratar jornalistas, os patrões têm que aceitar as condições destes para trabalhar e, entre estas condições, os jornalistas de vergonha exigem ética, independência e salário decente. Por isso, a obrigação do diploma incomoda aos patrões. Se puder contratar qualquer um, o patrão só vai contratar quem se sujeitar às suas próprias condições e aí qualquer picareta se submete. Isto compromete a qualidade da informação que o público recebe. (LG)
_______________________________________________________________
notícias
Patos continua como quarto do Estado em população.
O município de Patos, com 99.977 habitantes, continua como o quarto município mais populoso do Estado, segundo dados do IBGE para 2008. Mais populosos do que Patos, a capital João Pessoa com 693.082 habitantes, Campina Grande com 381.422 pessoas e Santa Rita com 125.858 residentes. Vêm depois Bayeux com 95.470 moradores, Sousa com 65.568 e Cajazeiras com 57.627 habitantes. Em oitavo lugar Guarabira com 55.704 pessoas. Em nono e décimo, Cabedelo e Sapé com 51.064 e 47.690 residentes, respectivamente. Em 2007 a população de Patos era de 97.276 moradores. Entre as dez cidades de menor população estão Passagem com 2.183 habitantes, Areia de Baraúnas com 2.156 pessoas e Quixaba com 1.472 moradores. Aliás Quixaba só ganha do município de Parari que tem apenas 1.283 habitantes. O detalhe é que Quixaba, ao contrário de Passagem e Areia de Baraúnas, tem mais eleitores do que habitantes. Segundo dados do TRE o eleitorado de Quixaba em julho de 2008 era de 1.542 eleitores, contando, portanto, com setenta eleitores a mais do que a população. Como isto é possível? Muita gente que mora em Patos, por exemplo, tem propriedade ou casa em Quixaba e pode permanecer eleitor naquela cidade. Uma prova é que prefeito, vice e muitos vereadores moram em Patos e têm domicílio eleitoral em Quixaba ou não poderiam ser candidatos. (LG)
________________________________________________
Flávio Sátyro Fernandes é doutor “honoris causa” da FIP.
As Faculdades Integradas de Patos (FIP) concederam o primeiro título de doutor “honoris causa” ao Conselheiro do Tribunal de Contas, Flávio Sátyro Fernandes. O diretor-presidente da FIP quis homenagear o antigo professor e primeiro diretor das Faculdades que deram origem à nossa universidade. O evento aconteceu na última sexta-feira, à noite. Na oportunidade, João Leuson entregou também a Medalha de Mérito Universitário ao Secretário de Educação do Estado, Neroaldo Pontes. A sessão teve a presença dos conselheiros Nominando Diniz e Juarez Farias, do TCE, do historiador José Otávio de Arruda Melo, além de autoridades locais. Na ocasião foi também inaugurada a Biblioteca Central da FIP que recebeu o nome de Flávio Sátyro Fernandes. (LG)
___________________________________________________
TRE indeferiu candidatura de Rildian Pires.
O ex-vereador Rildian Pires teve a sua candidatura a vereador indeferida em recurso que impetrou para o Tribunal Regional Eleitoral que, por sua vez, confirmou a decisão de indeferimento tomada pela Justiça local. Segundo se informa, Rildian não teria votado em 2006 nem justificado, posteriormente, o seu não comparecimento. Rildian já recorreu para o Tribunal Superior Eleitoral. (LG)
_______________________________________________
Santa Terezinha sedia em setembro o 7º Festival de Cantadores.
A cidade de Santa Terezinha na Paraíba vai assistir no próximo mês de setembro o seu 7º Festival de Cantadores de Viola. Com a coordenação de Jomaci Dantas Promoções Culturais, o festival acontecerá no dia 26 de setembro, às oito e meia da noite, no Clube Municipal. Quatro duplas estão confirmadas: José Cardoso e Louro Branco; Fenelon Dantas e Severino Feitosa; José Carlos do Pajeú e Luiz Pereira; e Paulo Pereira e Genaldo Pereira. Além dos cantadores teremos a presença dos emboladores Gavião da Paraíba e Chico de Condessa. Serão cobrados ingressos ao preço de cinco reais. Crianças não pagam.
Infelizmente, Ivanildo Vilanova e João Paraibano assumiram um compromisso com a Caixa Econômica para um circuito de cantorias no Ceará e Sergipe não vão poder comparecer a Santa Terezinha como havíamos anunciado. Como não encontrou nenhuma dupla de mesmo nível, disponível, Lola preferiu realizar o Festival com apenas quatro duplas.

_______________________________________________________________
Noticiário da Câmara de Patos
A Câmara de Patos se reuniu na terça-feira, 26 de agosto, com a ausência do vereador Zé Motta, além do licenciado Bonifácio Rocha. Foram aprovados três requerimentos: um de Chico Bocão pedindo esgotamento sanitário para a rua Bélgica no Jardim Europa (e as outras ruas já têm, Chico?), outro de Bosco Medeiros pedindo a recuperação do calçamento da rua Manoel Torres no Salgadinho e um terceiro de Pipi pedindo ao prefeito a construção de um conjunto habitacional no Monte Castelo (bem lembrado, Pipi, pois o bairro tem sido ultimamente o primo pobre do sempre lembrado Jatobá). Usaram da tribuna, Bosco Medeiros, Marcos Eduardo que ameaçou cortar o ponto dos faltosos (por que só agora?), Ivanes Lacerda que disse que ia pedir prestação de contas da administração municipal já que Zé Motta pedira a prestação de contas da STTRANS e Inácio de Gelo que criticou a administração municipal por estar contratando trabalhadores por apenas quatro meses (estão adivinhando o quê, heim Inácio?).
Na quinta-feira, faltaram, além de Bonifácio, Dr. Ivanes e Orlando Xavier. Foram aprovados quatro requerimentos: Bosco Medeiros pediu calçamento para a rua Alexandrino Rodrigues, o mesmo Bosco pediu reparo no asfalto da rua Chico Guedes que estaria provocando acidentes. Chico Bocão pediu calçamento para a rua Irineu Lacerda, próximo ao Bar de Leninha, no Mutirão, e também calçamento para a travessa Antônio Gonçalves, no Jatobá. Usou da tribuna apenas Inácio de Gelo.
Amanhã a Câmara realiza audiência pública solicitada pelo vereador Dr. Ivanes que quer debater a transferência da folha de pagamentos do município do Banco Real para o Banco do Brasil, de onde viera anteriormente. Ivanes expediu convites para o Secretário de Administração, Dr. Francisco Camboim, para o Procurador do Município, Dr. Maurício Alves, para os gerentes do Banco Real e do Banco do Brasil, para o Ministério Público, entre outros.

domingo, 24 de agosto de 2008

Semana de 18 a 24 de agosto de 2008

registros
1. Registramos o aniversário na última quarta-feira, 20 de agosto, de minha sogra, Dona Maria Nóbrega. Recebeu os parabéns de todos os filhos, genros, netos e bisnetos.
2. Aniversário na mesma data, 20/08, de minha amiga Iraquitânia e seu filho Mateus. Parabéns meus, de Arlene e das crianças. Iraquitânia é filha de minha saudosa amiga Nenzinha Cunha Lima.
3. Aniversário também na quarta-feira de Múcio Sátyro Filho, filho do ex-deputado Múcio Sátyro e de dona Elizabeth Sátyro, secretária de Ação Social do município de Patos.
4. Quem aniversariou na última sexta-feira, 22 de agosto, foi o empresário Rodnilson Carreiro, titular da Carreiro Sports.
5. Familiares e amigos do desportista Sebastião Sátiro da Nóbrega participaram ontem à noite, na Catedral, da missa de 30º dia em sufrágio da alma de Nego Basto, irmão dos meus velhos amigos Chico e Amélia Sátiro.
6. Registramos o aniversário, ontem, 23/08, do Dr. Ivanes Lacerda, vereador patoense e conceituado médico ortopedista com atuação em nossa região.
7. Aniversário na próxima quarta-feira, 27/08, de Valquíria Cândido, ouvinte de nosso programa residente, na rua Major Vicente Jansen, no Santo Antônio.
______________________________________________________________
opinião
Também tem galo de briga.
No programa de domingo (17/08), reproduzimos artigo nosso, escrito para o Jornal Empresarial e publicado no número que está nas bancas. No artigo, intitulado UMA NOVA CÂMARA, repercutimos um comentário feito por um ouvinte sobre o novo prédio da Câmara de Vereadores de Patos. “É uma pena, uma gaiola tão bonita cheia de papa-sebos” foi o comentário do ouvinte. Em cima disso, comentamos a decadência do nível da nossa Câmara, comparando-a com a sua composição ao longo dos últimos quarenta anos. Vale a pena lembrar aqui que tivemos vereadores que chegaram à Câmara Federal, como Gilvan Freire e Edivaldo Motta, enquanto o polêmico Ruy Gouveia foi eleito e reeleito deputado estadual. Dos recentes o que mais avançou foi Bonifácio Rocha que é primeiro suplente de deputado federal de sua coligação.
Na sessão da terça-feira, vários vereadores criticaram o artigo sentindo-se agredidos por nós. Puseram a carapuça na cabeça, mas não se sentiram confortáveis. Não gostaram de ser chamados “papa-sebos”. Oito dias depois eu quero pedir desculpas por tê-los (usando o comentário do ouvinte) chamado de papa-sebos. É que eu não sabia que também havia, entre eles, alguns galos de briga. Isto ficou provado em uma sessão que aconteceu na própria terça-feira. Como a sessão foi secreta, a notícia transpirou certamente através de algum dos outros vereadores. Segundo as fontes, um dos ilustres vereadores, insatisfeito com um comentário de um companheiro de bancada que criticava um projeto seu, partiu para a agressão, dando um murro no correligionário. O agredido garantiu a companheiros de imprensa que o murro não “pegou”, mas houve quem garantisse que não pegou no rosto para onde era endereçado. Rápido o agredido livrou a cara e o muro teria atingido o “peito”. Para tirar quaisquer dúvidas, na sessão da quinta-feira, depois de o agredido dizer que não houvera a agressão, o “agressor” teria ocupado a tribuna para dizer que realmente agredira o companheiro de partido e de bancada.
Dirimidas as dúvidas, a grande pergunta que fica é: Por que a agressão? Durante os últimos dias surgiram várias versões. Para uns, o agredido estaria sendo beneficiado por um privilegiamento de sua candidatura por parte do grupo dirigente do partido que quer fazê-lo o mais votado da cidade para sagrá-lo depois presidente da Câmara. O fato de lideranças maiores do partido estarem dando todo apoio a sua candidatura estaria prejudicando vários outros companheiros de partido, alguns com quase meio século de fidelidade canina e entre os mais votados da legenda, que estariam sendo prejudicados não só pela falta de ajuda como até com a retirada de votos em benefício do privilegiado. Esta seria uma das razões, segundo comentários dos bastidores. A ciumada vem desde o início da campanha e pelo menos três concorrentes estariam reclamando de invasão de território e de falta de ajuda das lideranças maiores. Outra versão é de que estaria em jogo a própria presidência da Câmara, pretendida pelos dois. Talvez as duas versões se combinem, segundo alguns observadores.
Não entramos aqui no mérito de quem merece ou não o voto. Este julgamento cabe aos eleitores, muitos deles, inclusive, aficionados de brigas de galo. Também não entramos no mérito da aludida ação da cúpula partidária. Que a julguem os correligionários.
O que fica claro do episódio é que, se houver novidades, o auditório da Câmara fica lotado. Projetos polêmicos, grandes debates, discursos e discussões calorosos. Quinta-feira, segundo os colegas da imprensa, tivemos casa cheia, até com direito a torcidas. O que deve acontecer ainda na próxima terça-feira se a turma “do deixa disso” não intervier para apaziguar os ânimos. Claro que a platéia vai lá conferir. Por sinal, consta haver uma disputa surda entre os contedores há vários meses, só que uma das partes recuou depois de um discurso em que fazia várias acusações ao concorrente. Pode até ocorrer novo recuo. A conferir.
Por falar em turma do “deixa disso”, o “pega” na sessão secreta da terça-feira só não foi maior por que a oposição impediu.
Por essas e outras razões tenho que retificar o que foi dito no criticado artigo. Entre os papa-sebos há também, além das honrosas exceções, alguns galos bons de briga. (LG)
_______________________________________________________________
notícias
Escola de Serviço Público promove curso de operador de micro.
A Escola de Serviço Público da Paraíba estará promovendo, de 1º a 30 de setembro, um Curso de Formação de Operadores em Micro, destinado a funcionários do Estado. As inscrições vão até o dia 28 de agosto e podem ser feitas através do site da ESPEP: www.espep.pb.gov.br. Duzentas vagas estão reservadas para a região de Patos.
--------------------------------------------------------------
TV Correio vai realizar debate com prefeitáveis patoenses.
Está marcado para o próximo dia 20 de setembro o debate entre os candidatos a prefeito da cidade de Patos, promovido pela TV Correio. O debate será na Câmara de Vereadores, de 10 horas ao meio dia. Já foram acertados todos os detalhes do debate.
_______________________________________________________________
Noticiário da Câmara de Patos
A Câmara se reuniu na terça-feira, 19 de agosto, com a ausência apenas do vereador licenciado, Bonifácio Rocha. Deram entrada dois projetos. Um de decreto legislativo autorizando a instalação de uma agência do Multibank no prédio da Câmara de Vereadores e outro pedindo autorização para fechamento de uma rua no bairro do Belo Horizonte para construção de um condomínio fechado. Usaram da tribuna Marcos Eduardo que defendeu a aprovação do decreto legislativo, Chico Bocão, Orlando Xavier e Zé Motta. Todos comentaram o artigo divulgado na Revista da Semana do último domingo, publicado no Jornal Empresarial em que fazíamos comparação entre o nível atual de nossa Câmara e o nível das composições de nossa Câmara ao longo dos últimos cinqüenta anos. A comparação não é favorável à atual composição. Alguns vereadores não gostaram da comparação.
Depois da sessão ordinária aconteceu uma sessão secreta em que teria acontecido um sério atrito entre dois vereadores da bancada da situação, chegando, segundo se informa, a agressão física.
Na quinta-feira, estavam ausentes o mesmo Bonifácio Rocha, que se recupera de cirurgia, Chico Bocão e Orlando Xavier. Na ocasião foi apresentada uma nova versão corrigida do decreto legislativo que dera entrada na sessão anterior e que teria sido o motivo da divergência entre os dois vereadores que se atritaram na sessão secreta. Usaram da tribuna Zé Motta negando ter sido agredido e Marcos Eduardo confirmando a agressão, além de Inácio de Gelo.
Durante as duas sessões foram aprovados dezoito requerimentos, dos quais destacamos: um de Zé Motta pedindo à prefeitura a construção de um Calçadão dos Feirantes na Travessa Miguel Motta, no lado sul do Centro Comercial Darcílio Wanderley, outro do Dr. Ivanes Lacerda pedindo a realização no dia 1º de setembro, às dezoito horas, de uma audiência pública para debater a transferência da folha de pagamentos dos funcionários da prefeitura do Banco Real para o Banco do Brasil. Todos os vereadores subscreveram um requerimento em que pedem ao prefeito a elaboração de um projeto de construção do Distrito Mecânico de Patos. Chico Bocão apresentou vários requerimentos pedindo o calçamento para a rua Evangelista Rodrigues (continuação da Elias Asfora) e várias outras ruas da cidade. Orlando Xavier pediu, em requerimento a STTRANS, a implantação de um semáforo na rua do Prado, na altura do Posto Redenção do Vale (assino em baixo). Orlando renovou o pedido à prefeitura para que construa um posto médico na comunidade do Matadouro.

domingo, 17 de agosto de 2008

Semana de 11 a 17 de agosto de 2008

registros
1. Aniversário neste 16 de agosto, Adriana Martins de Andrade Fortunato, esposa de nosso velho amigo Luciano Fortunato. A filha dos dois, Lívia Martins de Andrade Fortunato, estudante de Enfermagem em Campina Grande, aniversaria na terça-feira, 19 de agosto. Recebendo, ambas, os parabéns dos familiares e amigos;
2. Na última quarta-feira, 13/08, fez um ano do falecimento de minha prima Marizete Torres Xavier, viúva de Eduardo Lucena Xavier. Filha de Manoel Lucena (Bilé) e de minha saudosa tia Severina Torres de Lucena, era irmã de Maria, Marisa, Betinha, e Neto. Deixou duas filhas: Aparecida e Isabel.
3. Registramos o aniversário, na última sexta-feira, do vereador Marcos Eduardo, atual presidente da nossa Câmara de Vereadores. Daqui os parabéns do programa.
4. Ontem fez um ano do falecimento do antigo vereador patoense, Polion Carneiro. Polion tinha 63 anos de idade, era filho de Severino Canuto de Oliveira (já falecido) e de Joadiva Carneiro de Oliveira (falecida alguns meses atrás). Funcionário aposentando da Caixa Econômica Federal. Polion foi vereador em Patos, durante três mandatos nas décadas de 60 e 70.
5. Aniversário hoje da vereadora Zefinha das Bolsas. Parabéns do programa.
6. Registramos o aniversário na próxima quarta-feira de minha sogra, Dona Maria Nóbrega. Recebe aqui os parabéns de todos os filhos, genros, netos e bisnetos. Eu e Aécio nos antecipamos e almoçamos hoje com ela.
7. Aniversário também na quarta, 20/08, de minha amiga Iraquitânia e seu filho Mateus. Parabéns meus, de Arlene e das crianças. Iraquitânia é filha de minha saudosa amiga Nenzinha Cunha Lima.
______________________________________________________________
opinião
Uma nova Câmara
(artigo escrito para o Jornal Empresarial e publicado no número que está nas bancas)
Outro dia um ouvinte me abordava para comentar a inauguração do novo prédio da nossa Câmara de Vereadores e fazia um comentário que achei por demais pertinente, partindo da sabedoria popular: “É uma pena, uma gaiola tão bonita cheia de papa-sebos”. Quem conhece as coisas do sertão sabe o que ele queria dizer com isso. Papa-sebo é um pássaro abundante no sertão. Sem canto e sem encanto. Não vale a pena nem numa gaiola de tabocas e palitos de coqueiro, quanto mais numa gaiola de ouro.
Pertinente o comentário do conterrâneo, pois a nossa Câmara deixou de brilhar pela qualidade dos seus componentes, para mostrar um amontoado de aproveitadores dos dinheiros públicos. Ser vereador deixou de ser um ônus público de defesa dos interesses da sociedade para se transformar num emprego folgado em que se ganha um bom salário para assistir a duas sessões de duas horas semanais. São raras as exceções entre os nossos vereadores dos que fazem jus ao salário que ganham. Não vamos dizer nomes, pois a legislação eleitoral não o permite, mas os nossos eleitores sabem muito bem do que e de quem estou falando.
Acompanhar os debates de nossa Câmara, nos raros momentos em que se debate algum assunto, faz pena. Numa cidade conhecida em todo o Brasil como pólo universitário, há vereadores que nunca ocuparam a tribuna, simplesmente por que não sabem fazer um simples discurso. Que saudade dos tempos de Polion Carneiro, Marconi Sobral, Nestor Gondim, Ramiro Gondim, Rênio Torres, Zé Augusto, Virgílio Trindade, Ribamar de Brito, Wilson Dias, Antônio Simões, Abdias Guedes, Ruy Gouveia e tantos outros. Havia grandes e vibrantes debates, onde a intervenção de Chico Bocão e Cícero Sulpino terminava ilustrando as discussões, por que, se lhes faltava a eloqüência, sobrava a experiência de vida e o conhecimento dos problemas da cidade. Nos meus tempos de estudante era programa de muitos de nós ir para a Câmara escutar os debates. Riamos com os disparates dos menos ilustrados, mas aprendíamos com as tiradas dos bons oradores. Hoje uma sessão da Câmara é uma tortura para quem tem um mínimo de senso crítico. Uns poucos sabem do que falam, dois ou três balançam a cabeça, outros permanecem surdos e mudos.
A culpa cabe em muito a uma depreciação da política, que de lugar dos defensores da coisa pública, passou a ser profissão dos espertos. Mas cabe muito também a uma depravação do eleitorado. A grande massa, aí incluída os analfabetos políticos, deixou de votar pela capacidade de trabalho do candidato em defesa da comunidade para votar naquele que tem mais a oferecer ao seu interesse imediato.
Mas apesar de isso estar acontecendo em toda a parte, a situação de Patos parece que é pior do que a de muitas outras cidades do mesmo porte. Cajazeiras, Sousa, Guarabira, Bayeux, Santa Rita, João Pessoa e Campina Grande também têm os picaretas da política a postos em suas Câmaras. Mas ainda há muita gente boa. Sousa e Cajazeiras, por exemplo, aqui mais perto de nós, têm Câmaras de melhor nível do que a nossa. Lá há professores, médicos, advogados, comerciantes, fazendeiros e empresários participando da política e dando sua contribuição para os debates nas Câmaras de Vereadores, na condição de representantes do povo. Em Patos, a maioria, talvez dos nossos vereadores, não tem outra profissão senão a de vereador. Não são representantes do povo pelo interesse público, mas exercem a função como um emprego, de onde procuram tirar as maiores vantagens possíveis. Daí as famosas mudanças de partido ou de lado, em busca de maiores vantagens. Não têm ideologia. Têm interesses próprios a defender. E muitos são até descarados, quando se lhes cobra o motivo das mudanças de partido ou de lado. A desculpa é a fisiologia, a política do “é dando que se recebe”, o “toma lá e dá cá” que transformou a política em um negócio nojento. Politicagem, seria o termo.
Está na hora de nós pensarmos em mudar isto. O plantel que se nos apresenta como candidatos nas próximas eleições não é dos melhores. Fica difícil conseguir onze bons nomes para eleger. Mas vamos fazer um exercício de cidadania e procurar escolher se não os melhores, pelo menos os que podemos considerar menos ruins. Não é preciso que sejam doutores. Basta que tenham um mínimo de vergonha, um mínimo de independência para não ficarem se vendendo a quem oferecer o melhor preço. Pode até ser de poucas letras ou até semi-analfabeto, mas que tenha pelo menos coerência, que não se submeta ao leilão de cada começo de mandato. Não vote em quem está procurando na política um emprego, mas naquele que busca uma oportunidade de prestar um serviço a comunidade. Sabemos que são poucos, mas será que não conseguimos pelo menos onze?
É hora de começarmos a pensar em uma mudança. Que as igrejas preguem isto, que os clubes de serviço debatam a questão, que as comunidades comecem a examinar quem pode melhor representá-los. Pena que a legislação nos impeça aos formadores de opinião, através da imprensa, de apontar os menos ruins. Mas que os formadores de opinião nos outros setores da comunidade apontem os melhores. Não os amigos do peito, os camaradas de rodas de cachaça, os colegas de mesas de banquetes. Que sejam apontados aqueles que tenham um mínimo de independência, um bom conhecimento dos problemas da cidade e das soluções que se lhes podem dar, um desejo sincero de servir a comunidade e não à sua vaidade e interesse pessoal.
Só assim, a gaiola bonita poderia agasalhar pássaros mais vistosos, mais canoros e mais produtivos. Depende de todos nós eleitores, analfabetos e alfabetizados. Descartemos os que querem comprar o nosso voto, a nossa consciência. Votemos pela capacidade de defender os interesses da comunidade. Esqueçamos os picaretas que só querem se arrumar. Que só defendem os seus próprios interesses. Vamos dar o troco diante da urna eletrônica. Quando só Deus e a nossa consciência estão vendo.
_______________________________________________________________
notícias
MPT combate trabalho degradante em Patos
(Patos Online)
O Ministério Público do Trabalho na Paraíba iniciou, no último dia 13 de agosto, uma série de audiências, no Ofício de Patos, com várias pessoas denunciadas por aliciamento de paraibanos para trabalho degradante em outros Estados. Com base em denúncia anônima, que citava apenas os codinomes dos acusados, o MPT recorreu à Polícia Federal e Polícia Civil para a identificação dos prováveis aliciadores.
“A identificação foi feita e, com base nisso, instauramos procedimentos preparatórios de inquérito civil público contra 12 acusados”, informou a procuradora-chefe do Trabalho na Paraíba, Edlene Lins, que está temporariamente atuando no Ofício de Patos durante as férias da procuradora Myllena Alencar.
Segundo a denúncia anônima, os trabalhadores são levados em caminhões para atuarem como vendedores ambulantes de várias mercadorias produzidas em Patos e na região do sertão. “As denúncias apontam para alimentação de péssima qualidade, ameaças de morte e espancamentos”, disse a procuradora Edlene Lins.
Segundo ela, muitos aliciadores se aproveitam da situação de desemprego no sertão paraibano para atrair trabalhadores com promessas de boa renda. “No entanto, as condições de trabalho são precaríssimas”, disse a procuradora-chefe que, no decorrer das investigações, observará se o trabalho pode ser considerado análogo ao de escravo.
“Esperamos que, a partir dessas audiências, outros trabalhadores aliciados façam novas denúncias, ainda que anônimas. Assim poderemos tomar medidas mais drásticas”, disse. Nas audiências, os acusados assinarão Termos de Ajustamento de Conduta se abstendo de novas práticas ilícitas. Se for o caso, haverá representações criminais, já que cópias dos TACs serão enviadas ao Ministério Público Estadual e Ministério Público Federal.
_______________________________________________
Rede Paraiba de Comunicação realizou debates entre prefeitáveis de Patos.
O primeiro debate realizado pela Rede Paraíba de Comunicação com candidatos a prefeito, nesta sexta-feira (16) em Patos, foi um grande sucesso que mobilizou toda a população patoense, em uma cena comparada aos grandes eventos futebolísticos.
O debate aconteceu no auditório do Sebrae de Patos, e do lado de fora uma verdadeira multidão, com camisas e bandeiras de cada candidatura, fazia uma verdadeira festa. Todos os quatro candidatos, Nabor Wanderley, Dinaldo Wanderley, Socorro Marques e Isaac Newton, estiveram presentes. (Patos Online)
As atenções se concentraram nos candidatos que polarizam a disputa (Nabor e Dinaldo) e mesmo os outros dois concorrentes contribuíram para isso no direcionamento de suas perguntas, segundo observadores. (LG)
_____________________________________Patos terá primeiro doutorado na área agrária do Semi-árido do Nordeste.
(Jornal da Paraíba)
A Capes aprovou a criação do doutorado em Medicina Veterinária de Ruminantes e Eqüídeos do Centro de Saúde e Tecnologia Rural (CSTR) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Patos. O doutorado é o primeiro a ser autorizado pelo MEC para a instituição e já recebeu conceito quatro da comissão que avaliou o projeto em Brasília. Também será o primeiro a ser desenvolvido na região do semi-árido nordestino.
Para o diretor do centro, Paulo Bastos, o doutorado é uma grande conquista para a Unidade Acadêmica de Medicina Veterinária, para o CSTR e toda a UFCG.
Segundo a Coordenação de Pós-Graduação de Medicina Veterinária, o curso de doutorado deve ter início em março de 2009. “A divulgação do edital, inscrições e o processo seletivo devem ser realizados até o final deste ano”, frisa a professora Rosane Trindade. Ela informou também que o número de vagas, linhas de pesquisas e outros detalhes ainda estão sendo estudados pela comissão responsável.
“Ter um curso com essa estrutura e importância aprovado pelo MEC e com conceito alto, não é apenas uma conquista, é um presente para todos os que fazem parte da Unidade Acadêmica. Tudo é reflexo do trabalho em conjunto e dos esforços contínuos”, finalizou.
O curso de mestrado em Medicina Veterinária do Campus Patos também conseguiu o conceito quatro. De acordo com a coordenadora Rosane Trindade Medeiros, a nota foi dada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), na primeira avaliação do MEC, em 2007. Além de Medicina Veterinária, também são oferecidos os mestrados em Zootecnia e Ciências Florestais.
Já o curso de graduação em Medicina Veterinária da instituição, conseguiu, pela segunda vez consecutiva, obter o melhor desempenho do Norte e Nordeste no Exame de Desempenho dos Estudantes (Enade), referente ao exercício 2007. Além da UFCG, apenas a Universidade Federal do Piauí (UFPI) obteve o mesmo resultado, só que nesta segunda avaliação.
_______________________________________________
Juíza da 65ª Zona Eleitoral convoca candidatos para audiência na próxima quarta-feira.
A Dra. Thana Michele Carneiro, juíza responsável pela 65ª Zona Eleitoral, está convocando todos os candidatos dos município da Zona para audiências públicas que serão realizadas na próxima quarta-feira, 20 de agosto, para verificação das fotografias e dados a serem inseridos nas urnas eleitorais. Ela adverte que quem não comparecer está automaticamente concordando com os dados já fornecidos à Justiça. As audiências serão realizadas durante toda a quarta-feira nos horários de cada município, segundo o seguinte cronograma. Patos às oito horas da manhã, Santa Terezinha às nove, Cacimba de Areia às dez, Areia de Baraúna às onze. A audiência de Passagem será às duas da tarde, a de Salgadinho às três e a de São José do Bonfim às quatro horas.
_______________________________________________
Espíritas realizam VI Encontro Regional do Sertão Paraibano.
Começou na última sexta com abertura na cidade de Taperoá e uma segunda abertura ontem em Patos, o VI ERESP (Encontro Espírita do Sertão Paraibano). O evento foi aberto em Patos com o seminário sobre o tema JESUS O MESTRE DO AMOR, dirigido por Frederico Menezes. Á noite, no Fórum Miguel Sátyro, o mesmo Frederico Menezes dirigiu o seminário ESPIRITISMO EDUCAÇÃO DO AMOR. Hoje pela manhã, no Forum de Santa Luzia haverá também um seminário com a participação de Frederico Menezes. O Encontro terá ainda vários eventos em Patos durante a semana. (LG)
_______________________________________________
Maçons patoenses realizam Semana de Estudos Maçônicos.
De quarta a sábado a Loja Maçônica Pedro Cruz Guedes, sediada na rua Carlos Trigueiro promove a I SEMANA DE ESTUDOS MAÇÔNICOS. A abertura será na quarta-feira 20 de agosto (Dia do Maçon) com uma exposição fotográfica sobre as atividades da loja. Consta ainda da programação uma Explanação sobre a Ritualística Empregada nos Templos Maçônicos a cargo de Ronaldo Marinho. No encerramento haverá o lançamento do livro do senador Efraim Morais, O Senado e a Maçonaria. (LG)
_______________________________________________
Santa Terezinha sedia em setembro o 7º Festival de Cantadores.
A cidade de Santa Terezinha na Paraíba vai assistir no próximo mês de setembro o seu 7º Festival de Cantadores de Viola. Com a coordenação de Jomaci Dantas Promoções Culturais, o festival acontecerá no dia 26 de setembro, às oito e meia da noite, no Clube Municipal. Cinco duplas já estão confirmadas: José Cardoso e Louro Branco; Fenelon Dantas e Severino Feitosa; Ivanildo Vilanova e João Paraibano; José Carlos do Pajeú e Luiz Pereira; e Paulo Pereira e Genaldo Pereira. Além dos cantadores teremos a presença dos emboladores Gavião da Paraíba e Chico de Condessa. Serão cobrados ingressos ao preço de cinco reais. Crianças não pagam.
_______________________________________________
Justiça Eleitoral indeferiu o registro de Rosalba candidata em São José do Bonfim.
A Dra. Thana Michele Carneiro Rodrigues, Juiza da 65ª Zona Eleitoral, indeferiu esta semana o registro de Rosalba, candidata do PMDB à prefeitura de São José do Bonfim. A impugnação partiu da assessoria jurídica do também candidato Vavá Marques que alegou que Rosalba era esposa do atual prefeito Miguel Motta, eleito e reeleito prefeito do município o que a tornaria inelegível. A Justiça Eleitoral acatou o argumento e indeferiu o registro de Rosalba. A assessoria da candidata peemedebista pode recorrer ao TRE. (LG)
_______________________________________________________________
Noticiário da Câmara de Patos
A Câmara de Vereadores realizou sessões relâmpagos esta semana. Na terça, com a ausência do vereador licenciado Bonifácio Rocha, não houve tribuna nem votação de projetos. Foram aprovados dezesseis requerimentos, destacando-se o de Zé Motta propondo votos de aplausos ao escritor João Nóbrega pelo lançamento do seu livro, seis de Chico Bocão pedindo calçamento para seis ruas dos bairros de São Sebastião e Vitória e outros dois também de Chico em que ele pede uma lavanderia e uma creche para o bairro Dona Melindra. Pipi pede vários melhoramentos para o Assentamento do Campo Comprido: saneamento, escola de ensino fundamental, calçamento, creche e posto médico. Houve uma reunião proposta por Inácio de Gelo para propor a realização de apenas uma sessão semanal durante a campanha eleitoral. O assunto não foi decidido por falta de quórum.
Na quinta-feira estavam presentes apenas cinco vereadores: Marcos Eduardo, Pipi, Bosco Medeiros, Chico Bocão e Zé Motta. Não houve deliberações. Marcos Eduardo e Zé Motta usaram a tribuna.
Na sexta-feira foi realizada uma sessão especial proposta por Marcos Eduardo para homenagear o Pais. Apenas quatro vereadores presentes: Marcos Eduardo, Inácio de Gelo, Pipi e Chico Bocão. Só Marcos Eduardo e Inácio de Gelo usaram a tribuna, além de algumas pessoas do público.

domingo, 10 de agosto de 2008

Semana de 04 a 10 de agosto de 2008

registros
1. Hoje é o dia dos pais. É uma data inventada pelo comércio para vender mais. Mas vamos aproveitar a tradição e homenagear os nossos pais. Os vivos, os mortos, os ausentes, os desconhecidos. Sem eles não existiríamos. Que tenhamos recebido deles amor ou não, merecem homenageados. E aqui nós homenageamos os pais que nos escutam, os pais daqueles que nos escutam e todos aqueles que são pais e também os sogros, os tios, os avós, os bisavós de todos. Eu sou um feliz pai de seis filhos que me dão muito prazer e alegria e recebi também o carinho presente ou ausente de todos eles. Tem valido a pena ser pai. E mais filhos tivesse. Filhos do sangue ou filhos do coração que sempre os temos todos nós. E se você não é pai, procure a alegria de sê-lo nem que seja por adoção. Há milhões de crianças, por esse mundo a fora, precisando de pais. Se você não tem mais pai, que tal ir hoje a um asilo de velhos fazer uma visita a quem não tem mais filhos que olhem por eles!
2. Registramos o falecimento no último dia 27 de julho, na cidade de Patos, onde foi sepultado, de José Medeiros de Lucena (Dedé). Filho de Pedro Lima de Lucena (já falecido) e de dona Francisca Medeiros de Lucena, Dedé tinha 65 anos de idade. Era casado com Maria do Socorro Rodrigues de Medeiros e deixou três filhos: Sidney, Sílvio e Silmara. Era irmão do Padre Quinídio e de Maria, Gerlane, Geralda (esposa de meu amigo Dr. Zé Lacerda), Manoel, Noberto, Raimundo, Moacir, Quitico e Bertino. Daqui as nossas condolências a todos os familiares.
3. Registramos o aniversário na última segunda-feira, 04/08, do empresário Vicente das Bolsas que comemorou o evento com amigos e familiares.
4. Faleceu na manhã de ontem, em Patos, Alírio Sulpino. Conhecido nas rodas de boemia como Barata, Alírio era filho do ex-vereador Cícero Sulpino e de dona Maria Sulpino, velhos amigos de minha família, e irmão de Adauto, Alberto, Adalberto e Álvaro (já falecido). Daqui as nossas condolências a Dona Maria e a todos os familiares.
5. Registramos o aniversário, hoje, 10 de agosto, do Padre Ronaldo, vigário da Paróquia de São Sebastião. Com os parabéns do programa.
6. Aniversário na quarta-feira, 13/08, de Vânia Ferreira, residente na rua Sebastião Queiroz, no bairro da Vitória. Parabéns do seu esposo Toinho e demais familiares.
7. Quem aniversaria na próxima sexta-feira é o vereador-presidente da Câmara de Patos, Marcos Eduardo. Recebendo os parabéns do programa.
8. No próximo domingo quem aniversaria é a também vereadora Zefinha das Bolsas, recebendo também os nossos parabéns.
______________________________________________________________
opinião
Supremo Tribunal Federal não aceita “ficha suja” sem sentença final.
Embora louvável a idéia de barrar a candidatura dos chamados “ficha suja”, a decisão tomada esta semana pelo Supremo Tribunal Federal colocou a questão no seu devido lugar. A população é quem vai julgar se as acusações feitas aos seus candidatos são verdadeiras ou não e se são suficientes para impedir a sua eleição. Cabe a quem quer impedir a corrupção na política divulgar os fatos e deixar com a população o julgamento dos candidatos.
O dispositivo constitucional invocado pelo Supremo Tribunal Federal (ninguém é considerado culpado até sentença condenatória transitada em julgado) foi criado para evitar injustiças. Afinal, o direito de recorrer de uma sentença condenatória é garantido por todas as legislações modernas. Um cidadão pode sofrer uma acusação e ser julgado e condenado por um juiz com base em indícios insuficientes de autoria. Para corrigir isso existe o recurso para uma segunda, terceira ou até quarta instância. É uma garantia da lei para evitar que se cometam injustiças. No caso recente do casal Nardoni, eles requereram Habeas Corpus em todas as instâncias recursais (foram até o Supremo Tribunal Federal) e nada conseguiram. Mas se houvesse um erro de avaliação do juiz que os mandou prender, o Tribunal de Justiça de São Paulo, o Superior Tribunal de Justiça ou o Supremo Tribunal Federal poderiam corrigir a injustiça da prisão. Como o juiz estava certo, decisão prevaleceu.
A mesma coisa acontece com um candidato. Ele pode ser impedido de concorrer por um juiz, mas a sentença pode ser corrigida pelo Tribunal Regional Eleitoral, pelo Tribunal Superior Eleitoral ou até pelo Supremo Tribunal Federal. A mesma coisa acontece se o registro for concedido e se o Ministério Público Eleitoral ou os adversários não se conformarem. Eles podem recorrer a todas as instâncias recursais. E a gente acompanha no dia-a-dia quantas injustiças são cometidas pelos chamados juízos singulares. É mais fácil um juiz se enganar ou ser forçado por pressões e interesses do que sete, nove ou onze juízes reunidos num tribunal. Para isto existem os recursos. O Tribunal Superior Eleitoral, por exemplo, pode achar que o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba estava errado ao cassar o mandato de Cássio Cunha Lima. Os desembargadores locais poder ter se enganado na interpretação da lei e no exame das provas, podem ser levados por interesses pessoais, por pressões da mídia e da sociedade e sua decisão pode ser reformada por um Tribunal menos sujeito a esses erros, essas pressões e esses interesses.
No caso das fichas sujas, o STF decidiu que só a condenação em última instância pode impedir uma candidatura. E os tribunais e juízes vão ter que se enquadrar.
E por fim, um questão que muita gente não considerou quando discutiu a questão dos “fichas-sujas”. Quantos dos acusados não estão sendo condenados por erros técnicos e não por desonestidade? E o que é pior para a comunidade: um prefeito que muito fez, embora tenha cometido alguns erros técnicos ou um prefeito que nada fez? Uma coisa é pecar por desonestidade, é enriquecer com o dinheiro público e permitir que amigos e parentes enriqueçam. Outra coisa é fazer alguma coisa mal feita, mas sem desonestidade. A não ser que tudo que ele fez tenha sido malfeito. O incompetente deve ser impedido de concorrer. O desonesto deve ser impedido de concorrer. Aquele que agiu com competência e sem desonestidade deve ser perdoado mesmo que tenha cometido algumas falhas técnicas. Para isso existem na justiça as instâncias recursais. (LG)
________________________________________________________________
notícias
Realizado em Patos o Encontro Paraibano Sobre Manejo Florestal Sustentável na Caatinga.
Promovido pela ONG SOS Sertão a discussão feita neste encontro é muito oportuna, por conta do processo de desertificação que aqui ocorre por conta do desmatamento. O Encontro foi aberto, na quarta-feira à noite, na ACIAP com a palestra sobre Situação Florestal na Paraíba. O evento continuou na quinta-feira no Centro de Treinamento Santo Antônio. Pela manhã os temas objeto de palestras e debates foram: Manejo Florestal e Demanda por Produtos Florestais, Aspectos Legal e Institucional do Manejo Florestal, Projeto de Implantação de Oito Planos de Manejo Florestal Sustentável da Caatinga e apresentação do Projeto Reflora. À tarde, na quinta, palestra e debate sobre Processo de Descentralização Florestal do Estado da Paraíba, com debates finais e encerramento do Encontro. Presentes ao encontro além de debatedores acadêmicos o Delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário na Paraíba e o Coordenador do Programa Nacional de Florestas do Ministério do Meio Ambiente.
O assunto é muito importante e deve ser levado à imprensa, principalmente ao rádio, para que a comunidade rural tome conhecimento da sua importância. (LG)

Termina na quarta-feira prazo para recadastramento de motoristas de carteiras sem retrato.
Termina na próxima quarta-feira o prazo de recadastramento dos motoristas que ainda portam Certificado Nacional de Habilitação sem fotografia. O recadastramento é feito para emissão de nova carteira. É importante que você faça o recadastramento para evitar que tenha que tirar uma carteira nova com todos os procedimentos atuais: passagem por auto-escola, exames de direção, sinalização e outros. Procure o DETRAN até a quarta-feira para fazer o seu recadastramento levando toda a sua documentação pessoal. (LG)

Estudantes deverão estudar Música, Sociologia e Filosofia a partir do ano que vem.
Os estudantes do ensino fundamental II terão uma nova disciplina a partir do ano que vem. Eles vão estudar Música como acontecia antigamente. Já os alunos do ensino médio (2º grau) terão que estudar Sociologia e Filosofia. A novidade foi adotada pelo MEC e será implantada a partir do ano que vem, abrindo um novo mercado de trabalho para professores das três disciplinas. Há preocupação dos dirigentes de escola pelo fato de não haver professores suficientes para preencher todas as vagas existentes no Estado. (LG)

Rede Paraíba de Comunicação entrevistou candidatos a prefeito de Patos.
Muito importante a iniciativa da Rede Paraíba de Comunicação realizada na última quinta-feira em Patos. Na oportunidade o jornalista Arimatéia Sousa entrevistou todos os candidatos a prefeito da cidade de Patos fazendo perguntas que eram sorteadas pela organização e outras feitas pelo público. Foram entrevistados, pela ordem, a deputada Socorro Marques, o deputado e ex-prefeito Dinaldo Wanderley, Isaac Newton e o prefeito Nabor Wanderley. Os quatro candidatos tiveram oportunidade de dizer que propostas trazem para o caso de serem eleitos prefeitos de Patos. O evento destinou de cinqüenta minutos para cada candidato e foi realizado na Câmara Municipal de Patos, com grande comparecimento de público que ocupou o plenário da casa e as proximidades do prédio na rua Horácio Nóbrega. (LG)
Santa Terezinha sedia em setembro o 7º Festival de Cantadores.
A cidade de Santa Terezinha na Paraíba vai assistir no próximo mês de setembro o seu 7º Festival de Cantadores de Viola. Com a coordenação de Jomaci Dantas Promoções Culturais, o festival acontecerá no dia 26 de setembro, às oito e meia da noite, no Clube Municipal. Cinco duplas já estão confirmadas: José Cardoso e Louro Branco; Fenelon Dantas e Severino Feitosa; Ivanildo Vilanova e João Paraibano; José Carlos do Pajeú e Luiz Pereira; e Paulo Pereira e Genaldo Pereira. Além dos cantadores teremos a presença dos emboladores Gavião da Paraíba e Chico de Condessa. Serão cobrados ingressos ao preço de cinco reais. Crianças não pagam.
_______________________________________________________________
Noticiário da Câmara de Patos
Na terça-feira a Câmara começou a sessão com a ausência do vereador licenciado Bonifácio Rocha que apesar de acamado batalha pela reeleição, mas dois vereadores saíram antes do final da sessão. Na oportunidade foram aprovados em segunda votação três projetos já aprovados na sessão anterior. Aprovados também cinco requerimentos dos quais destacamos o de Chico Bocão pedindo à OI um orelhão na rua Chico Paulino no bairro do Salgadinho, outro de aplausos a João Lêuncio pelos relevantes serviços prestados à educação de Patos (esta alma quer reza) e outro também de aplausos aos agentes de trânsito (jogando prá torcida, heim Chico?). Usaram da tribuna Marcos Eduardo, Inácio de Gelo, Zé Motta e Chico Bocão.
Na quinta-feira, faltaram Dr. Ivanes, Pipi e o licenciado Bonifácio Rocha. Aprovados em primeira e segunda votação três projetos do Poder Executivo. Um deles abria um crédito de 660 mil reais para a Prefeitura oferecer a contra partida para verba do Governo Federal destinada à construção de um Centro de Zoonoses, em terreno próximo ao Campus local da UFCG, centro que funcionará em convênio com a Universidade;
Outro projeto pedia liberação de um milhão e vinte e sete mil reais para reforma da iluminação pública da cidade de Patos (esperamos que seja recuperada a iluminação das entradas da cidade). Um terceiro projeto do Poder Executivo delimitava o perímetro urbano da cidade de Patos. Entendemos muito mal elaborado este projeto que determina os limites da cidade com propriedades de Antônio Justino, Elvina Caetano, Cleto Pereira, Adauto Pereira, Gelmirês e outros ao invés de citar os nomes das propriedades que são muito mais permanentes. Daqui a vinte/trinta anos ninguém talvez vai mais se lembrar dos atuais proprietários. Mas nomes como Campo Comprido, Liberdade, Trapiá são mais duráveis, embora pudesse se fazer referência aos atuais proprietários. Aliás, Adauto Pereira e Gelmirês, por mortos, não são mais proprietários de nada, por memoráveis que sejam para seus parentes. Em segunda votação foi aprovado também na quinta o projeto da prefeitura que destinava recursos para uma cozinha comunitária. Aprovados seis requerimentos dos quais destacamos de Zé Motta voto de pesar pelo falecimento de José Braz Leite, de Bosco Medeiros pesar pelo falecimento de Domingos Elizeu de Almeida, também de Bosco votos de pesar pelo falecimento de Francisco de Assis Possidônio da Silva. Um requerimento de todos os vereadores propôs votos de aplausos à TV Cabo Branco e TV Paraíba pelas entrevistas feitas com os candidatos a prefeito de Patos (bando de babões, as entrevistas foram feitas pelo Jornal da Paraíba que sequer foi citado no requerimento). Orlando Xavier apresentou dois requerimentos. Um solicitando da STTRANS um redutor de velocidade para a rua Pedro Moura, no bairro da Vitória, e noutro o calçamento na rua Evangelina Rodrigues, no bairro da Maternidade. Todo mundo jogando para a platéia. (LG)

domingo, 3 de agosto de 2008

Semana de 28 de julho a 03 de agosto de 2008

Registros
Faleceu há exatamente um ano e um dia, aos 80 anos de idade, nosso velho companheiro de rádio, Pedro Correia Filho. Pedro foi durante muito tempo nosso companheiro aqui na Rádio Espinharas, onde foi operador e comentarista de arbitragem.
• Na mesma data faleceu Dona Maria do Socorro Pereira da Silva. Socorro trabalhou durante os oito anos da administração Dinaldo Wanderley como contratada, tendo sido cedida durante cerca de quatro anos à agência local do Ministério do Trabalho, época em que trabalhou conosco, juntamente com Sílvia, Rivane e Célia.
• Missa de primeiro aniversário por alma de Abdias Guedes Cavalcanti. A família do saudoso vereador Abdias Guedes Cavalcanti convida parentes e amigos para a missa que mandam celebrar em sufrágio de sua alma, no próximo sábado, 9 de agosto, às quatro e meia da tarde, na Matriz de Santo Antônio. Velho amigo nosso, Abdias faleceu no dia 8 de agosto de 2007, três dias depois de fazer noventa anos. Daqui a nossa solidariedade a toda a família, quase toda ouvinte nossa.
• Por falar em Abdias, a Fundação Ernani Sátyro promove de 9 a 16 de agosto uma exposição fotográfica sobre a vida e a obra do vereador e escritor Abdias Guedes Cavalcanti. A exposição estará aberta por toda a semana na sede da Fundação na rua Miguel Sátyro.
• Para o casal Birico e Marieta, residente no sítio Caicu, São José de Espinharas, que está completando 50 anos de casados, os parabéns dos filhos Marta, Vilma, Fideralino, Vera e Verlânia, genros, netos e bisnetos, desejando aos dois muita paz, muito amor e muitos anos de vida.
______________________________________________________________
opinião
Espinharas comemorou mais um aniversário.
A Rádio Espinharas comemorou na última sexta, 1º de agosto, mais um aniversário. Fez cinqüenta e oito anos de inauguração. Para marcar mais um ano de vida, estreou uma nova programação, reforçando aquilo que sempre foi o seu forte, o jornalismo. Para tocar o novo projeto contratou também uma nova equipe de jornalismo que tem a frente Vandeci Medeiros, escritor, editor de jornais impressos e estudante de jornalismo. Está sendo ampliado o espaço dedicado ao jornalismo, aproveitando o mais importante capital da emissora que é a credibilidade, garantida pela independência que sempre lhe propiciou a direção da Fundação Cultural Nossa Senhora da Guia, agora com nova diretoria, encabeçada pelo nosso bispo diocesano, Dom Manoel dos Reis de Farias, tendo a participação do Padre Expedito, Padre Fábio e Padre Jair. A nova programação propiciou a volta do tradicional Jornal da Tarde ao meio-dia, um novo programa jornalístico com comentários e análises de meio dia e meia às duas horas, um programa de entrevistas nos domingos ao meio dia, antecedendo a nossa Revista da Semana, que voltou a seu horário tradicional de treze às quinze, e uma ampliação para meia hora do programa diário de maior audiência e credibilidade, o Radar do companheiro Virgílio Trindade. Outros programas jornalísticos estão em estudo para implantação nos próximos meses.
Para marcar o início da nova programação, a nova equipe de jornalismo preparou um programa especial de comemoração do aniversário da emissora, apresentado na sexta-feira. Na programação especial foram apresentados depoimentos de antigos companheiros da emissora e de outras emissoras de rádio, entrevistas com antigos companheiros, divulgação de vozes que fizeram a história da Rádio Espinharas. Nós havíamos assumido o compromisso de entrar ao vivo no início da tarde, mas fomos surpreendidos por um problema na fiscalização que nos impossibilitou a participação que seria para nós muito honrosa. Daqui queremos, inclusive, pedir as nossas desculpas aos novos companheiros que tanto se esforçaram para a brilhante estréia que tiveram. A eles oferecemos a nossa solidariedade na nova programação que chega em boa hora para os amantes e ouvintes da nossa emissora pioneira. Esperamos que comércio, indústria e prestadores de serviço prestigiem a nova programação da Espinharas, com o seu apoio financeiro. Vale a pena investir na programação da emissora. Outras emissoras podem oferecer produtos mais baratos e com uma freqüência muitas vezes tentadora. A Espinharas oferece produtos de qualidade, com uma credibilidade de que nenhuma outra emissora desfruta em todo o sertão paraibano e uma audiência fiel de mais de meio século. O nosso maior patrimônio é a independência, o equilíbrio, o compromisso com a verdade. Afinal fazemos isso há cinqüenta e oito anos, e ao longo dos últimos quarenta e seis, com o compromisso assumido pela diocese de Patos e a Fundação Cultural Nossa Senhora da Guia: a serviço da fé, da moral e da cultura, divertindo, informando e educando. (LG)
________________________________________
Estelionato eleitoral (artigo escrito para o jornal Vitrine Patos que está nas bancas da cidade)
Com a campanha eleitoral em marcha, começa mais uma temporada de tentativa de estelionato eleitoral, por parte de prefeitos, candidatos à reeleição ou interessados em eleger prepostos seus.
Cabe ao eleitor, cada vez mais esclarecido, abortar as tentativas de estelionato eleitoral. E o que é estelionato? Segundo o Aulete Digital estelionato é o “Crime de enganar alguém para conseguir vantagem’’. E o estelionato é eleitoral quando visa enganar alguém para tirar vantagem eleitoral.
Cabe ao eleitor verificar se estão tentando enganá-lo para evitar fazer o papel de besta. As tentativas são inúmeras. Prefeitos que nada ou pouco fizeram ao longo de três anos e meio de administração e começam a executar obras nos três meses antes das eleições estão tentando cometer estelionato eleitoral, passando uma imagem de bom administrador.
Prefeitos que iniciam obra no final do governo, sem nenhuma garantia de concluírem a obra, por dependerem de recursos que vêm de fora, estão tentando cometer estelionato eleitoral.
Prefeitos que apresentam como suas, obras de outros governos, estão tentando cometer estelionato eleitoral.
Prefeitos que passaram três anos e meio fazendo “meia-solas” em obras já existentes e iniciam obras importantes às vésperas das eleições, estão tentando cometer estelionato eleitoral.
Prefeitos que prometeram “o mundo e o fundo” nas últimas eleições, não deram um nem entregaram o outro, e agora voltam com as mesmas promessas de quatro anos atrás, estão tentando outro estelionato eleitoral.
Prefeitos que não fizeram nada e estão pedindo votos para alguém que vai fazer muito menos, estão tentando cometer outro estelionato eleitoral.
Mas não apenas os prefeitos cometem estelionato eleitoral. Vereador que se vendeu e mudou de lado, durante o mandato, também cometeu estelionato eleitoral e se é candidato à reeleição está se preparando para outro estelionato, vendendo-se a quem pagar mais.
Cabe ao eleitor, fazer um exame de consciência e votar contra estes estelionatários. (LG)