domingo, 7 de outubro de 2007

SALVEMOS O VERA CRUZ (2)
Em recente comentário feito neste programa, lançamos um apelo em favor do Instituto Vera Cruz que, como muitas outras escolas filantrópicas passam por dificuldades. O Instituto não é uma indústria, como muitos outros estabelecimentos privados, que só pensam no faturamento. E que tudo fazem para preservar este faturamento. O Instituto Vera Cruz foi criado com a filosofia de democratizar o ensino de qualidade, levando-o às camadas da população com menor poder aquisitivo. Para isso depende daqueles que podem pagar mais, para subsidiar os que podem pagar menos ou que nada podem pagar. O que torna possível oferecer um ensino de qualidade com um custo menor é a sua característica filantrópica. Ou seja, a finalidade da Fundação Duarte Dantas, através do Instituto Vera Cruz, é oferecer um ensino de qualidade para uma faixa mais ampla da população, e não a busca do lucro como em qualquer empreendimento.
É justamente a preocupação com a qualidade do ensino, comprometida pela alta inadimplência que preocupa a todos nós. Há muita gente que deixa de pagar, por falta absoluta de condições, e como não há margem de lucro para absorver este prejuízo (a escola não visa lucro), acontecem as dificuldades financeiras.
Não há nem nunca houve intenção da direção da escola em fechá-la. Há apenas preocupação com o aumento da inadimplência que pode inviabilizar a escola. O apelo que fizemos aqui, no sentido de sensibilizar a comunidade para ajudar a escola é para que não se perca este patrimônio cultural importante da nossa cidade, comprometendo a tradicional qualidade de ensino que a escola oferece. As dificuldades se agravaram nos últimos anos e por isso o apelo pela ajuda dos atuais e ex-alunos. A direção da escola entende que a inadimplência é gerada, na maioria das vezes, por dificuldades no âmbito familiar, mas não custa lembrar que o maior investimento que um pai de família faz é na educação dos seus filhos. E a maior prova disso são as centenas de ex-alunos que hoje estão bem de vida. E muitos deles, deixaram a escola com mensalidades em ser, justamente porque na época não puderam pagar. Caberia pois aqui também este apelo. Que tal, você que deu a volta por cima, ajudar agora a escola e pagar aquelas mensalidades que deixou de pagar, na hora do aperto?
Ninguém se preocupe. A escola não fechará. A qualidade do ensino que ela oferece, com professores de primeira ordem, não será comprometida. Mas os pais precisam colaborar com a escola, pagando em dia as suas mensalidades. Com isso, os professores continuarão a ser bem remunerados o que garante a qualidade do ensino. A ajuda dos ex-alunos e seus pais, adimplentes ou inadimplentes de outrora, só reforçará a capacidade financeira da escola de honrar os seus compromissos e continuar a oferecer uma educação de qualidade, sob todos os aspectos: intelectual, cultural, social e religioso.
O “salvemos o Vera Cruz” do titulo é um apelo para que salvemos todo o esforço despendido durante estes quarenta anos, sempre no afã de oferecer esta educação de qualidade. É fácil manter uma escola, quando a finalidade é o mero lucro. Não é á toa que há milhares delas por aí, dezenas só em Patos. Escolas de qualidade, entretanto, são poucas. E o Vera Cruz quer continuar entre estas poucas escolas de qualidade. Por isso, salvemos o Vera Cruz. (LG)

Nenhum comentário: