domingo, 21 de outubro de 2007

REGISTROS
Dia 16, fez onze anos da morte de meu pai, Antônio Torres de Morais. Ele foi atropelado por um motoqueiro irresponsável na frente do antigo Paraiban. O motoqueiro que o matou hoje é agente de trânsito em Patos.
Registramos com pesar o falecimento esta semana de dois amigos nossos. Na terça faleceu Vantuil Gomes Vanderlei (Fubica), de 62 anos de idade. Fubiba, funcionário aposentado da Receita Estadual, deixou viúva Dona Vanete e três filhas. Era sogro do nosso amigo Dr. Raimundo Nóbrega. O sepultamento de Vantuil, que muitas vezes jogou como goleiro do time de futebol de salão da Rádio Espinharas, aconteceu na quarta-feira, no cemitério de São Miguel. Daqui as nossas condolências a todos os familiares.
Outro amigo que também faleceu esta semana foi Orlando Motta, antigo contabilista e que foi amigo meu amigo de juventude quando era aficionado de cinema e de quadrinhos de faroeste. Solteiro, Orlando residia e trabalhava na rua Peregrino de Araújo, de onde saiu o féretro na quinta-feira para o cemitério de São Miguel. Orlando era irmão de Osvaldo Motta. Daqui as nossas condolências a Osvaldo.
Nesta segunda-feira, 22 de outubro, faz doze anos da morte de minha tia Das Dores, esposa do meu tio Inácio Paca (também já falecido) e mãe de Carlos Antônio, Carmiolanda, Pedro Neto e Luiz Paca. Tia Dasdores era irmã de meu pai e faleceu um ano antes dele. Daqui as nossas saudades.
Pedro Cavalcanti de Andrade, aniversário no dia 22 de outubro. Sua Esposa Creuza Martins de Andrade, aniversariou, no úiltimo sábado 20. Parabéns aos dois, nossos assíduos ouvintes, de parte dos filhos Adriana, João Neto, Suênia, Sandra, Clebiana e Téssia Riana. E dos genros Luciano Fortunato e Francisco Gonzaga. E também os nossos.
Na terça-feira, 23 de outubro, meu primo-irmão Pedro Neto de Oliveira completa nova data. Parabéns da esposa Lucinha, dos filhos Borrego, Adriano, Andréia e Adriana, dos netos, dos manos Carlos Antônio, Carmiolanda e Luiz Paca, de todos os sobrinhos, dos primos carnais Gonzaga, Fátima e Leda Miriam. E de todos os primos e tios.
Na próxima quinta-feira, 25 de outubro, viramos modelo 6.2. Com muito gás, ainda. Desta vez vou passar o dia em casa com a família.

CÂMARA, FUNDAÇÃO ERNANI SÁTIRO, INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO, CORREIOS E COLÉGIO ESTADUAL HOMENAGEIAM MONS. VIEIRA.
A Câmara de Vereadores de Patos realizou sessão solene na última quinta-feira, na Escola Estadual de Primeiro e Segundo Grau Mons. Vieira, na Praça João Pessoa, para homenagear o grande sacerdote, educador, desportista e homem público Mons. Manuel Vieira, cujo centenário de nascimento transcorreu este ano. A realização da sessão foi requerida pelo vereador José Motta Vitor, que discursou durante a sessão justificando a homenagem. A sessão presidida pelo presidente Marcos Eduardo e secretariada pelo vereador Inácio de Gelo, teve a presença de oito vereadores, ausentes Zefinha das Bolsas e Dr. Ivanes Lacerda. Também presentes o prefeito Nabor Wanderley, o deputado Dinaldo Wanderley (representando o governador Cássio Cunha Lima), e as deputadas Socorro Marques e Francisca Mota. Registramos ainda a presença na Mesa do desembargdor Rafael Carneiro Arnaud que também foi aluno do Ginásio Diocesano de Patos e do diretor da Escola professor Paulo Almeida. Além de Zé Motta, discursaram: o ex-aluno Roosevelt Vita, o deputado Dinaldo Wanderley, o prefeito Nabor Wanderley, um aluno do 3º ano do segunda grau da escola e o ex-aluno Murilo Bernardo que fez um emocionado discurso. Todos enalteceram a figura do Mons. Vieira e relembraram a sua atuação como sacerdote, como educador, como Secretário de Educação da Paraíba e como deputado federal. Em nome da família falou o Professor Durval Fernandes, sobrinho de Mons. Vieira e casado com a também sobrinha Therezinha Vieira, ambos antigos professores da Escola. Quase todos os sobrinhos do Mons. Vieira estiveram presentes ao evento.
A família recebeu a medalha Ernani Sátyro concedida pela Câmara de Vereadores por proposta do vereador José Motta e uma outra medalha com o mesmo nome aprovada pelo presidente da Fundação Ernany Sátyro que também discursou justificando a homenagem. José Pereira (Pereirinha) diretor estadual dos Correios, fez o lançamento de um selo comemorativo do centenário de nascimento do Mons. Manuel Vieira.
Antes da sessão foi descerrado um busto de Mons. Vieira colocado no patamar existente entre as duas escadas que dão acesso ao portão central de entrada do Colégio, lugar de onde ele dava as memoráveis “lições de moral” em seus alunos.
O numeroso público presente à sessão que foi realizada na antiga quadra do Colégio era composto de antigos e atuais alunos, antigos e atuais professores e funcionários da Escola. Quando do lançamento do selo do centenário, foi prestada homenagem a várias pessoas, uma das quais ao antigo funcionário (por mais de quarenta anos), Lucas Vieira, pai do nosso colega Ribamar. Uma festa muito bonita e muito emocionante por relembrar fatos de mais de quarenta anos atrás. Na condição de ex-aluno e ex-professor, tanto do Diocesano como do Estadual, fiquei emocionado pelo reencontro com os bons tempos que ali vivi. Afinal, recordar é viver. (LG)

DINALDO DIZ QUE NÃO FOI INTIMADO DE AÇÃO QUE LHE TERIA MOVIDO O MINISTÉRIO PÚBLICO.
Em entrevista concedida ao companheiro Adilton Dias, o deputado Dinaldo Wanderley disse que até agora não foi intimado de pretensa ação que lhe teria sido movida pelo Ministério Público Federal. Disse que sabe quem levou a notícia aos jornais mas não recebeu nenhum comunicação oficial da Justiça sobre a pretensa ação. De qualquer está preparado para provar que não tem nada a temer com relação ao problema pois todas as suas contas relativas a recursos federais foram aprovadas pelo Tribunal de Contas da União. (LG)

DOUTOR IVANES QUER ACABAR COM GRATUIDADES NO MUNICIPAL.
Em discurso na sessão de terça-feira, realizada com a presença de todos os vereadores, o Dr. Ivanes anunciou que apresentará um projeto para acabar com as gratuidades de ingressos para jogos no Estádio Municipal José Cavalcanti. Como o presidente Marcos Eduardo apresentou recentemente um projeto propondo novas gratuidades acabou havendo um entendimento para que se faça uma discussão sobre o assunto antes de Dr. Ivanes apresentar o seu projeto. Os times de Patos reclamam da grande evasão de renda no municipal por conta das gratuidades concedidas. Há um entendimento de que só deveria haver gratuidade para os profissionais que estejam trabalhando ou que tenham direito a entrada franca concedida por leis estaduais ou federais, tornando mínimas as demais gratuidades.
Também da tribuna, o vereador Inácio de Gelo criticou a faixa ciclística que está sendo implantada pela Prefeitura no bairro do Jatobá. Segundo ele, o pleito antigo do bairro é a construção de uma ciclovia, deixando as duas pistas existentes na avenida principal para uso dos veículos automotores. Da maneira como está sendo feita a pista nem é suficiente para os ciclistas e deixa apenas uma pista para autos o que impede até a ultrapassagem de um veículo pelo outro. Foi aprovado em segunda votação o projeto do Poder Executivo solicitando autorização para contrair empréstimo junto ao Banco do Brasil,de até setecentos mil reais para aquisição de ônibus para transporte escolar de alunos da zona rural. Aprovados também três requerimentos com destaque para dois votos de aplausos propostos por Marcos Eduardo. Um aos professores pela passagem do seu dia e outro a jornalista Cláudio Pascoal pela recente eleição para presidente da Associação de Imprensa do Sertão Paraibano. (LG)

COMEÇOU A REVISÃO ELEITORAL EM SÃO JOSÉ DE ESPINHARAS E SANTA TEREZINHA.
A 28ª Zona Eleitoral já começou a revisão eleitoral no município de São José de Espinharas, conforme programação já divulgada. A revisão será feita tanto no município como no cartório eleitoral no Fórum Eleitoral Dr. Manoel Messias. A programação é a seguinte. De 15 a 26 de outubro os eleitores serão atendidos na Câmara Municipal de São José de Espinharas. No dia 29 na comunidade Caicu, no dia 30 na comunidade Travessia, no dia 31 da comunidade Ipueira. No dia 1º de novembro em Maria Paz, no dia 5 na comunidade Flores e no dia 6 em Maria Paz de Fora, dia 7 em Santana e no dia 8 novamente em Flores. De 9 a 28 de novembro, os funcionários da Justiça Eleitoral estarão atendendo na Câmara Municipal. Repetimos durante todo o período a Justiça Eleitoral atenderá a revisão também no cartório eleitoral da 28ª Zona, no Fórum Eleitoral de Patos.
A 65ª Zona Eleitoral também estará atendendo aos eleitores de Santa Terezinha no período de 15 de outubro a 28 de novembro. Na cidade de Santa Terezinha o atendimento será na Câmara de Vereadores, mas os eleitores também serão atendidos no Fórum Eleitoral de Patos.
Os eleitores devem comparecer munidos do seu título de eleitor, de um documento de identidade, certidão de nascimento ou certidão de casamento e de uma prova de residência (papel dágua, luz, telefone, envelope de correspondência ou carnê de loja), ter vínculo profissional (contracheque ou portaria de nomeação), patrimonial ou comunitário (nota fiscal, documento do INCRA, ficha de agente comunitário de saúde, escritura de casa ou terreno registrado em cartório). Todos os documentos têm que ser originais e ter validade entre 15/10/2006 e 15/06/2007. O não comparecimento do eleitor à revisão implicará no cancelamento do seu titulo eleitoral. Os detalhes da documentação são do edital expedido pela Juíza Eleitoral da 65ª Zona, Dra, Anna Maria do Socorro Hilário Lacerda Felinto. (LG)

PT DE CONDADO DEVE LANÇAR CANDIDATO A PREFEITO.
O Partido dos Trabalhadores da cidade de Condado pretende lançar candidato a prefeito nas próximas eleições. O partido já tem comissão provisória no município e deverá se fixar ou no nome do vereador Neguinho ou no nome da ex-vereadora Oroneide, como candidatos a prefeito. (LG)

Nenhum comentário: