domingo, 4 de novembro de 2007

CUIDADO COM A PRÓSTATA!
Nos últimos tempos, dois amigos meus foram vitimados por problemas de próstata. Ambos depois dos sessenta anos. O câncer de próstata é o tumor que mais atinge os homens depois dos cinqüenta anos de idade. Por isso é importante fazer a prevenção. Um tumor detectado ainda no início pode ser tratado com remédios ou por uma cirurgia, sem maiores seqüelas para o paciente. Descoberto o tumor em estágio avançado, mesmo com tratamento, as seqüelas serão maiores, podendo em alguns casos o tratamento ser perdido.
A prevenção mais comum é feita com o toque retal e com o PSA, um exame feito a partir do sangue do paciente. Os dois se complementam. Como o toque é antipático, muito gente pensa que só o PSA resolve. É importante que você faça o PSA periodicamente. PSA “é um exame de sangue que mede níveis de uma substância relacionada a alterações presentes na próstata. Na maioria das vezes, quando muito aumentado, significa que houve uma alteração maligna das células dessa glândula. Porém, quando os níveis estão levemente aumentados, pode ser devido a qualquer outra alteração da próstata, inclusive um toque retal recente. Por outro lado, alguns pacientes com câncer de próstata não tem esse exame alterado”, segundo o site ABC da Saúde. O toque porém é importantíssimo e para alguns indispensável para detecção precoce do câncer de próstata.
Como o câncer de próstata aumenta muito de incidência depois dos cinqüenta anos é importante que nós homens façamos a prevenção a partir dos cinqüenta anos de idade. Por isso, não perca tempo, se já fez cinqüenta. Procure um urologista e peça orientação sobre a prevenção do câncer de próstata. Você pode não ter nada na próstata. Ótimo. Mas se tiver, sempre haverá tempo para um tratamento. E quanto mais cedo isso for feito, melhor. Eu mesmo venho fazendo prevenção desde os cinqüenta anos e até hoje venho sem problemas. Mas ninguém perde por esperar. Dizem que quem não tiver problemas de próstata até os oitenta anos, dos cem não passará, sem que tais problemas apareçam. Vou pagar para ver. Mas sempre fazendo prevenção.
Deixe a vaidade de lado. Se você tem mais de cinqüenta, procure o especialista e faça a sua prevenção. O machismo pode custar caro. (LG)

Nenhum comentário: