domingo, 4 de novembro de 2007

REGISTROS
Registramos o aniversário na segunda-feira, 29/10, dos radialistas Jefferson Saldanha, repórter da Rádio Itatiunga, e Bertrand Freire, sócio-diretor da Cidade Morena, assim como de Miguel Motta, prefeito de São José do Bonfim.
Faleceu na última terça-feira, o ex-prefeito da cidade de Emas, Antônio Loureiro, velho ouvinte deste programa. Deixou viúva minha comadre Anete para quem mandamos daqui as nossas condolências, juntamente com as de Arlene e das crianças. Para ela e para todos os filhos de Antônio Loureiro que foi sepultado na quarta-feira, na sua querida Emas.
Na quarta-feira, 31 de outubro, aniversariou o nosso ouvinte René Fontes, residente na Praça João Pessoa.
Quem aniversaria, na próxima quarta-feira, 7 de novembro, dia do radialista, é o jornalista e radialista, Adilton Dias, nosso colaborador. Recebe os parabéns de sua Mary, meus e de Arlene.

RONALDO RENUNCIA AO MANDATO DE DEPUTADO E EVITA JULGAMENTO NO STF
A renúncia era a saída que restava a Ronaldo para se livrar do julgamento no STF marcado para amanhã. Na condição de deputado federal ele tinha direito ao chamado foro privilegiado que lhe garantia o julgamento no Supremo Tribunal Federal. Só que deste julgamento não poderia haver recurso para uma instância superior que não existe. Daí a renúncia. Com ela o processo será remetido para a justiça comum, onde Ronaldo será submetido ao Tribunal do Júri na capital paraibana. Além da possibilidade de os seus advogados sensibilizarem os jurados e conseguirem a sua absolvição, ele ainda poderá recorrer de uma eventual condenação para o Tribunal de Justiça, para o Superior Tribunal de Justiça e até para o mesmo Supremo Tribunal Federal de que escapou agora. A nosso ver são as únicas vantagens que ele tira (e não são poucas) de sua renúncia. O ganho de tempo será da possibilidade de recursos, pois o julgamento pelo tribunal do júri não deverá demorar muito, pois o processo já estava pronto para julgamento. (LG)

GILVAN DIZ QUE VOTA EM NABOR.
O ex-deputado Gilvan Freire disse, domingo passado em seu programa de rádio, que, se o PDT não apoiar Nabor, ele se licencia e vota no atual prefeito. Se o partido apoiar Nabor ele sobe nos palanques. O apoio de Gilvan a Nabor não é novidade pois ele sempre acompanhou Chica Motta e votou em Nabor nas últimas eleições. Por outro lado, no mesmo programa, o ex-vereador Zé Lacerda disse que desta vez ele e Gilvan estarão em palanques separados, pois vota em Dinaldo Wanderley para prefeito. Por sinal, Zé Lacerda é um dos nomes mais cotados para vice na chapa encabeçada por Dinaldo Wanderley. (LG)

CANDIDATOS DO PT DEBATEM EM PATOS.
Candidatos à presidente estadual do PT estiveram em Patos, ontem, em debate na Câmara de Vereadores com a participação de filiados da região. O debate teve a participação dos candidatos Luiz Couto, Frei Anastácio, Francisco Linhares e Zé Costa, ausente Paulo Sérgio. O primeiro turno das eleições do PT se realiza no dia 2 de dezembro e o segundo, se necessário, no dia 16 de dezembro. Só terão direito a voto os filiados dos municípios onde houver diretório municipal, não votando os filiados dos municípios onde só houver comissão provisória.
A eleição do diretório municipal de Patos terá três candidatos disputando: o atual presidente Vital Henrique, João de Lima e Diassis Torres. (LG)

MOVIMENTAÇÃO DA CÂMARA DE PATOS
VEREADORES SE REUNIRAM COM AGENTES DE ENDEMIAS.
Antes da sessão da terça-feira, os vereadores se reuniram com os agentes de combates às endemias que fazem várias cobranças ao prefeito Nabor Wanderley como o pagamento de uma gratificação a quem têm direito, a entrega das suas portarias de nomeação e de equipamentos de segurança. Ficou acertado que uma comissão de vereadores irá com uma comissão de agentes participar de uma audiência com o prefeito na próxima segunda-feira.
Na sessão da terça estava ausentes Orlando Xavier e Dr. Ivanes. Na tribuna, o vereador Bonifácio Rocha manifestou sua irresignação pelo fato do prefeito Nabor Wanderley haver vetado um projeto seu que modificava o rito de processamento das multas de trânsito para permitir a defesa oral dos motoristas multados.
Deu entrada projeto legislativo de iniciativa da Mesa da Câmara regulamentando cargos e vencimentos de tesoureiro, chefe e assessor de cerimonial e assessores de imprensa. Zé Motta propôs a denominação de duas praças. Foram aprovados oito projetos, em 1ª votação, sendo dois do Poder Executivo e seis do Legislativo. Os projetos do Poder Executivo pedem autorização para desafetar dois terrenos um no Conjunto José Mariz, para abertura de uma avenida, e outro no Coreto II para construção de uma Praça de Eventos. Dos projetos dos vereadores, um de Inácio de Gelo concede o título de cidadão patoense para o vereador Augedir Barbosa; dois de Marcos Eduardo concedem o título de cidadão patoense para o casal Getúlio e Cleide Xavier César, enquanto três projetos de Zé Motta denominam os Postos do Programa de Saúde da Família do Jardim Queiroz, Jardim Guanabara e Vila Mariana, homenageando Jones Medeiros, Ana Raquel Barreto e Diego Camboim, respectivamente.

APROVADOS DOZE PROJETOS NA QUINTA-FEIRA.
A sessão da quinta-feira teve a ausência apenas do vereador Dr. Ivanes. Foram aprovados doze projetos. Em segunda votação os oito projetos aprovados em primeira votação na terça. E em primeira votação quatro projetos: Um do Poder Executivo aprova o Plano Municipal de Educação para o período 2007/2017. Outro da Mesa da Câmara regulamenta os cargos e os vencimentos de tesoureiro, chefe de cerimonial e assessor de cerimonial e de assessores de imprensa. Um projeto de Zé Motta denomina de Dom Gerardo de Andrade Ponte uma praça a ser construída na intersecção das ruas Rui Barbosa, Leôncio Wanderley e Severino Martins, em frente à antiga usina de Adauto Pereira. Outro, também de Zé Motta, dá o nome do Coronel José Clementino da Silva a uma praça no Jardim Queiroz. Usaram da tribuna Bonifácio Rocha, Inácio de Gelo e Zé Motta. Foram aprovados vários requerimentos, com destaque para um de Zé Motta solicitando a administração municipal a construção de um calçadão, na rua Roldão Meira, entre a Catedral e o prédio da Cúria Diocesana. Não sei de quem foi a idéia. Mas vai atrapalhar muito o acesso de autos e motos para quem vem do centro em demanda das ruas Deodoro da Fonseca, Miguel Sátiro, Tiradentes e a própria Roldão Meira, provocando arrodeios desnecessários.


REGIONAIS
SANTA TEREZINHA REALIZA SELEÇÃO PARA AGENTE DE COMBATE ÀS ENDEMIAS
A Prefeitura de Santa Terezinha vai realizar no próximo mês de janeiro, uma seleção para quatro vagas de agentes de combate às endemias. As inscrições para a seleção começam amanhã e vão até a próxima sexta-feira, 9 de novembro. As inscrições deverão ser feitas na Secretaria de Administração da Prefeitura Municipal de Santa Terezinha, no horário de oito horas ao meio dia, mediante o pagamento de uma taxa de inscrição de trinta reais. Na oportunidade, o candidato devidamente identificado preencherá um formulário de inscrição que lhe será entregue, juntamente com um edital detalhado. O requisito mínimo é possuir o ensino fundamental completo. A prova objetiva será realizada no dia 6 de janeiro, de 09:00 às 13:00h. Os aprovados participarão de um curso de formação profissional, antes de serem nomeados e empossados. (LG)

LADRÕES DE BOMBAS ELÉTRICAS ATERRORIZAM AGRICULTORES DE SANTA TEREZINHA
O problema não é exclusivo de Santa Terezinha. Houve um grande aumento de furtos em toda zona rural sertaneja. Diz a sabedoria popular que “a ociosidade é mãe de todos os vícios”. Há muita gente desocupada na zona rural. A ociosidade é um passo para a bebida, o jogo e as drogas e isso demanda dinheiro. Daí estarem proliferando os pescadores e caçadores “de araque” que pegam uma espingarda ou uma vara de pescar e saem pela zona rural, não atrás de caça ou de pesca mas de objetos que possam vir buscar de noite. A idéia de usar o serviço de inteligência da polícia é interessante. Hoje qualquer policial sabe onde estão os focos de marginais na zona rural. Já ouvi de muitos os comentários de que determinadas comunidades servem de ponto de apoio para os marginais da periferia das cidades maiores que se juntam com os verdadeiros agricultores, com a única finalidade de praticar delitos, acobertados pela proverbial honestidade do homem rural. O verdadeiro agricultor normalmente nem sabe da atividade do seu vizinho e quando descobre fica incomodado com a vizinhança inoportuna. (LG)

Nenhum comentário: