sábado, 17 de novembro de 2007

REGISTROS
Registramos o aniversário, no sábado da semana passada, de Manoel Ferreira de Oliveira, o Borrego, filho do meu primo-irmão Pedro Neto e de Lucinha. Recebendo os parabéns dos pais, dos manos Adriano, Andréia e Adriana, da filha Ana Lívia, da namorada Arizoneide, dos tios e primos. Também os meus e do programa. Borrego se restabelece de recente cirurgia na perna esquerda onde recebeu um implante de platina.
Quem aniversaria na próxima terça-feira, 20/11, é minha cunhada Ângela Maria Nóbrega Lucena. Recebe os parabéns de sua mãe Dona Maria Nóbrega, de todos os manos, sobrinhos e cunhados.
Na próxima quarta-feira, meu filho do meio, Bruno Nóbrega Lucena Lima de Morais completa nova idade: 22 anos. Bruno cursa Direito na UFPB, devendo concluir no mês de março próximo, e estagia no setor jurídico da Caixa Econômica Federal. Daqui os parabéns do seu pai, de sua mãe Arlene, dos manos Liana, Júnior, Luciana, Artur e Luma, da avó Maria Nóbrega, de todos os tios, primos e sobrinhos. Também os da namorada Aninha e de Fernanda Brito.
Registramos o aniversário, no próximo sábado, 24 de novembro, de Leiliane, filha de minha amiga Silvia, residente na rua Deodoro da Fonseca. Os parabéns do programa.

LEI SECA NA PRAÇA DA ALIMENTAÇÃO.
A prefeitura de Patos tomou uma decisão que, no primeiro momento, me pareceu uma piada. Proibiu a venda de bebidas alcoólicas na Praça da Alimentação. Até agora não recebi nenhum “release” do setor de comunicação comentando ou justificando a medida. Tomei conhecimento, através de comentários de freqüentadores da Praça e só acreditei quando um comerciante do local me confirmou a informação. O local é público. Não é uma escola ou praça de esportes freqüentada exclusivamente por menores. Qual a justificativa para a medida? Houve quem insinuasse que a medida se destinasse a coibir a prostituição infantil. Será que vai surtir efeito? Será a Praça da Alimentação o único local da cidade onde é possível procurar companhia para encontros amorosos, seja com adultos ou adolescentes? Segundo eu soube, os responsáveis pela Lei Seca, baixada por portaria ou decreto municipal, queriam que a Curadoria proibisse a venda de bebidas alcoólicas na Praça e esta se recusou, alegando que não tinha base legal para a proibição. Se a Curadoria não tinha base legal, onde a prefeitura foi buscá-la? Seria bom que se divulgasse.
E agora surgem outras perguntas. Quando vão proibir a venda de bebidas alcoólicas nos Mercados Públicos? E na Praça Coração do Jatobá, onde além de bebidas dizem que outros produtos tóxicos correm frouxos? E nas outras praças, onde existem coretos freqüentados por apreciadores das bebidas alcoólicas? E no Terreiro do Forró, vão proibir já no próximo São João? Aliás, por falar em coreto e em terreiro, será a proibição de bebidas alcoólicas que motivou a destruição do Coreto II ou foi a febre de reforma da atual administração?
Muitos de nós pensávamos que a desativação de alguns coretos e praças tivesse justificativa administrativa. Acomodarem órgãos públicos numa administração que só sabe reformar. Aliás, há quem diga que querem destinar a Praça da Alimentação a um Mercado de Artesanato. Proibir a venda de bebidas seria uma forma de desestimular os comerciantes e fazê-los abandonar os quiosques que seriam entregues a artesãos, apadrinhados por determinada figura que quer se eleger vereador. Por que a Prefeitura não constrói um mercado de artesanato e abandona a prática da “meia-sola”? Será que a atual administração não tem capacidade de construir nada e só faz reformar? Será que reformar dá mais resultado financeiro do que construir?
Com relação à proibição de vendas de bebidas alcoólicas na praça, será que algum muçulmano assumiu cargo na prefeitura e nós da imprensa não estamos sabendo? Será que a lei vigente no setor é a lei do Corão? “Ó fiéis, as bebidas inebriantes, os jogos de azar, a dedicação às pedras e as adivinhações com setas, são manobras abomináveis de Satanás. Evitai-os, pois, para que prospereis”. (Alcorão, 5:90)[Surata 5, versículo 90]
Aqui uma ressalva. Não sou comerciante de bebidas, nem apreciador inveterado. Tomo meus goles eventuais e prefiro fazê-lo em ambientes reservados. Nunca na companhia de menores. Raramente vou à Praça da Alimentação e quase sempre em busca de um lanche. Mas sempre que me encontro com pessoas que estiveram em Patos, colegas do Ministério, comerciantes, viajantes todos se referem de forma elogiosa à Praça da Alimentação e nunca como ponto de prostituição infantil. É um local animado, onde se encontra gente jovem, onde se pode bater um bom papo, onde se pode beber descontraído, sem medo de confusão. Hoje a Praça é uma espécie de cartão postal da cidade de Patos. Por que esta hipocrisia de proibir a venda de bebidas alcoólicas, se a proibição da venda para menores é antiga e punível na forma da lei?
Esta questão precisa seR melhor explicada, pela administração municipal. A decisão merece ser reformada. Se acham que a Praça é mal localizada (eu também acho) que construam outra. Mas que não privem a cidade de Patos de uma das poucas opções de lazer que nos restam em local aberto. Ou será que a concorrência dos bares é que ficou incomodada e levou o prefeito a tomar a esdrúxula medida? Já não basta o que fizeram com o espetinho do Ranieri, forçando sua saída da Sólon de Lucena, por pura picuinha?
Vamos esperar uma justificativa aceitável para a medida tomada ou sua revogação pura e simples. Patos merece isso. Chega de hipocrisia.

POPULAÇÃO FICOU SEM ASSISTÊNCIA MÉDICA POR QUATRO DIAS.
Merecido o repouso dos funcionários da prefeitura durante o feriadão. Mas não tem sentido a cidade ficar sem assistência médica durante quatro dias. Foi o que aconteceu neste final de semana. Com o feriado da quinta-feira e o “enforcamento da sexta” e o fechamento no sábado e no domingo, a população de Patos ficou sem atendimento nos postos médicos, durante quatro longos dias. Nada contra os feriados, mas não custava nada a Secretaria de Saúde do município manter plantões em alguns postos para o atendimento da população. O fechamento dos postos criou problemas no Hospital Regional e no Hospital Infantil, responsáveis pelos atendimentos de urgências e de problemas mais graves.
Outro problema que tem acontecido, em virtude do sub-dimensionamento dos serviços de saúde do município, é que as consultas urgentes estão sendo marcadas para até sessenta dias ou mais e muitas terminam não sendo atendidas por ausências dos médicos. Com isso a população é que está sofrendo por falta de atendimento público, obrigando-a a recorrer às clínicas privadas populares. Ou será que tudo é feito de propósito para aumentar o faturamento destas clínicas?

SUPLAN E FUNDO DE POBREZA VEM CONHECER OBRAS DA APAE.
Representantes da SUPLAN e do Fundo de Amparo à Pobreza deverão vir a Patos esta semana conhecer as obras de construção da sede própria da APAE em Patos. Atendendo a um pedido do deputado Dinaldo Wanderley, o governador Cássio Cunha Lima determinou a liberação de quinhentos mil reais do Fundo de Amparo à Pobreza para a obra da APAE, valor que estará sendo liberado nos próximos dias. A visita dos representantes da SUPLAN e do Fundo de Amparo à Pobreza está ligada à liberação destes recursos.

HIGIA LUCENA DISTRIBUI NOTA SOBRE DISCURSO DE MARCOS.
“Não entendo a falta com a verdade, a indelicadeza e grosseria do Presidente desta Casa na sessão ordinária de 06 de novembro de 2007 em pronunciamento, dizendo que na honrosa gestão de meu pai, Petrônio Lucena, eu na qualidade de diretora, tratava os funcionários desta casa aos chicotes.
“Muito me surpreendo e junto requerimento de Votos de Congratulações, datado de 02/04/2002, dio nobre vereador Emanoel Falcão, reconhecendo minha dedicação, equilíbrio, organização e determinação prestada à Câmara Municipal de Patos, requerimento este assinado por todos os vereadores, inclusive pelo atual presidente desta casa, que usando da palavra quis denegrir minha imagem durante minha passagem por esta casa... ...Mas Deus e o Povo irão dar a resposta”. Hígia Lucena.
No requerimento, subscrito pelos demais vereadores, está inscrito no segundo parágrafo: “Dra. Hígia vem se destacando de forma positiva, mostrando um trabalho louvável, munido de muita dinâmica de grupo e de um bom relacionamento, tanto com os vereadores como com os servidores desta Casa Legislativa, além do público, fortalecendo a administração de seu estimado pai, presidente Petrônio Lucena que, diga-se de passagem vem realizando um ótimo trabalho, no comando da Casa de Juvenal Lúcio de Sousa”. E conclui: “Portanto, esse é o reconhecimento, o incentivo e a gratidão dos que fazem a Câmara Municipal, que fazendo justiça, presta-lhe esta justa e merecida homenagem, pois por sua dedicação, equilíbrio, organização e determinação nos negócios da Câmara Municipal, habilitou-se a receber considerações, conquistadas com um trabalho sério e voltado para o engradecimento desta Casa do Povo”.

FUNCIONÁRIOS DA CÂMARA RECLAMAM DE CORTE DE GRATIFICAÇÕES.
Fomos procurados por vários funcionários antigos da Câmara de Vereadores de Patos que reclamaram de gratificações que recebiam há vários anos, incorporadas pela Lei 3.359/2004, de 01/04/2004, e que foram retiradas, há vários meses, pela atual administração. Diz a referida Lei, no artigo 20, de suas Disposições Gerais: “As gratificações deferidas pelo Presidente da Mesa Diretora incorporam-se aos vencimentos, quando pagas por mais de cinco anos, de forma ininterrupta, e por mais de oito anos, quando pagas intercaladamente” E acrescenta no parágrafo único: “Quando houver variação de valorse nas gratificações deferidas e for o caso de incorporação, seja esta feita pelo maior valor pago ao beneficiário, devidamente corrigido”.
Infelizmente, na condição de representantes do povo que os elege, não podemos exigir dos ilustres vereadores que sejam ilustrados em conhecimentos administrativos, legais ou econômicos. Mas para isso é que existem os assessores. Um prefeito ou vereador, por analfabeto que seja, se bem assessorado pode fazer um bom trabalho se tiver bom senso e receber uma assessoria de bom nível. Pena é que ao invés de assessores a maioria nomeia “puxa-sacos” e estes terminam patrocinando todo tipo de absurdos legais e administrativos, para agradar os seus protetores.

SAÚDE REGULARIZOU PAGAMENTOS DE CONTRATADOS.
Há alguns meses atrás, veiculamos aqui a reclamação de funcionários contratados de vários órgãos de saúde da Prefeitura de Patos, de que, desde o início da administração do atual secretário, só estavam recebendo os seus salários depois do dia quinze do mês seguinte ao vencido. Na nossa caminhada de segunda-feira passada fomos informados por um destes funcionários de que o pagamento havia sido regularizado e que desde o mês passado passaram a recebem junto com os demais funcionários. Fica aqui o nosso registro.

AMBULANTES FORAM À CÂMARA PEDIR ISENÇÃO DE TAXAS EM EVENTOS.
Representantes dos ambulantes que vendem bebidas, lanches e objetos nos eventos promovidos em locais públicos foram à Câmara de Vereadores na última terça-feira pedir aos seus representantes que conseguissem da administração municipal a isenção do pagamento de taxas nos eventos onde fossem exercer o seu comércio. Alegaram que não vão ao evento se divertir, mas tentar conseguir a própria subsistência e seu faturamento depende muito do fator sorte, não tendo sentido pagarem taxas por isso. Os vereadores ficaram de discutir a questão com os setores competentes da administração municipal e levar uma solução para os ambulantes já na sessão da próxima terça-feira. O pleito deles é mais do que justo. Para evitar abusos, basta que estejam devidamente cadastrados junto ao setor competente da administração. A não ser que também queiram proibir a venda de bebidas nestes eventos.

SHEILA DIZ QUE É CANDIDATA A VEREADOR PELO PSDB.
O eleitorado GLS de Patos tem o seu primeiro candidato assumido. A belíssima Sheila procurou a imprensa esta semana, para dizer que é candidata a vereador em Patos, nas próximas eleições, e que está filiada ao PSDB. A novidade não é a presença de um representante da categoria na nossa Câmara, onde pelo menos alguns simpatizantes já tiveram assento, às vezes formando numerosa bancada. A novidade é que Sheila é transexual ou transgênero e assume esta condição. Pode se transformar na mais legítima representante da categoria, por sinal, cada vez mais numerosa.

DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO DE CÂNCER DE COLO DO ÚTERO.
De acordo com a Estimativa de Incidência de Câncer no Brasil para o ano de 2006 o câncer de colo do útero é a terceira neoplasia maligna mais comum entre as mulheres, sendo superado pelo câncer de pele (não-melanoma) e pelo câncer de mama. É a quarta causa de morte por câncer em mulheres. Para o ano de 2006, deveriam ocorrer 19.260 novos casos de câncer do colo do útero.
Vários são os fatores de risco identificados para o câncer do colo do útero, sendo que alguns dos principais estão associados às baixas condições sócio-econômicas, ao início precoce da atividade sexual, à multiplicidade de parceiros sexuais, ao tabagismo (diretamente relacionados à quantidade de cigarros fumados), à higiene íntima inadequada e ao uso prolongado de contraceptivos orais. Estudos recentes mostram ainda que o vírus do papiloma humano (HPV) tem papel importante no desenvolvimento a neoplasia das células cervicais e na sua transformação em células cancerosas. Este vírus está presente em mais de 90% dos casos de câncer do colo do útero. A prevenção primária do câncer do colo do útero pode ser realizada através do uso de preservativos durante a relação sexual. A prática do sexo seguro é uma das formas de evitar o contágio pelo HPV, vírus que tem um papel importante no desenvolvimento de lesões precursoras e do câncer.
A principal estratégia utilizada para detecção precoce da lesão precursora e diagnóstico precoce do câncer (prevenção secundária) no Brasil é através da realização do exame preventivo do câncer do colo do útero (conhecido popularmente como exame de Papanicolaou). O exame pode ser realizado nos postos ou unidades de saúde que tenham profissionais da saúde capacitados para realizá-los. (Instituto Nacional do Câncer)
O Dia 27 de novembro é o Dia Nacional de Combate ao Câncer do Colo do Útero, você que tem entre 35 e 49 anos e nunca fez o exame preventivo ou fez há mais de três anos, aproveite e procure um posto médico da rede estadual ou municipal e faça o exame preventivo. Descoberto a tempo e tratado no início você tem 100% de cura.
No período de 26 a 28 de novembro, o 3º Batalhão da Polícia Militar estará promovendo para esposas e familiares de militares uma campanha de prevenção, que constará de palestras, distribuição de brindes do Boticário, maquiagem e limpeza de pele, também oferecidos pelo Boticário. A coordenação é de Hígia Lucena, funcionária do 6º Núcleo Regional de Saúde.

MORADORES RECLAMAM DA PRESENÇA DE ANIMAIS NAS RUAS.
Rebanhos de cabras e ovelhas e bandos de jumentos, além de bois e cavalos tem sido visto com freqüência nos diversos bairros da cidade e até em ruas centrais. Parece que a administração municipal não quer “peitar” os proprietários e tem fechado os olhos à presença dos animais. Chamamos a atenção do diligente Sebastião da Casa do Fazendeiro, nosso Secretário de Agricultura, para o fato. Enquanto Zé Pequeno ganha o salário com o mínimo de esforço, os animais tomam conta da rua. Se se reclama a Zé Pequeno ele diz que só pode agir se receber ordens. E tem razão. Ele não é besta para enfrentar os proprietários que podem soltar os cachorros em cima dele. Várias pessoas já abordaram o programa pedindo as providências.

NOTICIÁRIO DA CÂMARA
ORLANDO CONFIRMOU RENÚNCIA À LIDERANÇA DO PMDB.
A Câmara se reuniu na terça, com a presença de todos os senhores vereadores. Usaram da tribuna Orlando Xavier, Ivanes Lacerda e Zé Motta. Orlando ratificou o anúncio de que estava deixando a liderança do partido, apesar dos apelos que lhe foram feitos para desistir da renúncia. Disse que ia oficiar ao partido para que fosse indicado o seu substituto. Na sessão foram protocolados três projetos. Dois do Dr. Ivanes: um tornando obrigatória a colocação de adesivos nos carros locados pela Prefeitura, indicando o fato, e outro criando o programa Empresa Cidadã. Outro de Orlando Xavier dá o nome de Carlos José Benício a uma rua do Residencial Guanabara. Em primeira votação foram aprovados dois projetos. Um do Poder Executivo criando o Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social e outro de Chico Bocão dando o nome de Estefânia Pereira Souto ao Banco de Alimentos do bairro da Vitória. Foram aprovados também, em segunda votação, os cinco projetos aprovados a semana passada.
A Câmara não se reuniu na quinta-feira, em virtude do feriado de 15 de novembro, devendo voltar a se reunir na próxima terça.

Nenhum comentário: