domingo, 13 de abril de 2008

BLOG DA REVISTA DA SEMANA 13/04/2008

registros

  1. Faleceu ontem em João Pessoa, aos 80 anos de idade, dona Glorinha Pimentel, viúva do agropecuarista João Germano, também já falecido. Durante muitos anos, foi professora do Grupo Escolar Rio Branco, onde educou gerações desde as primeiras letras. Depois implantou e dirigiu em Patos, durante anos o Instituto João XXIII, por onde passaram muitos dos profissionais que hoje atuam na cidade de Patos. O sepultamento de D. Glorinha estava previsto para a manhã de hoje aqui em Patos, no Cemitério de São Miguel. Mãe de Zélia (colega aposentada do Banco do Brasil casada com o também colega João Moreira), George e Gilberto, os dois últimos meus alunos no Colégio Diocesano de Patos, Dona Glorinha era bisavó dos meus netos Júlia e Gonzaga Neto, também netos de Gilberto Pimentel. Grande figura humana, muito querida na cidade de Patos, deixa grande lacuna entre os amigos. Daqui as nossas condolências a todos os familiares.
  2. Na próxima terça-feira, Bruno, quinto dos meus filhos, defende a sua monografia de conclusão do Curso de Direito da UFPB. O tema da monografia de Bruno é “Descriminalização dos prostíbulos em favor de cooperativas de profissionais do sexo e seus direitos sociais”. No próximo mês Bruno estará se formando.
    __________________________________________________________________
    opinião
    Imprensa chapa branca
    (Este artigo, escrito para o Jornal Vitrine, vai aqui na íntegra)
    Desde o início da atual administração foi iniciada uma campanha para cooptar toda a imprensa patoense para que só fossem divulgados fatos favoráveis à administração municipal. Hoje a grande maioria dos que fazem imprensa na cidade está de alguma forma comprometida com a administração atual. Alguns são assessores de imprensa, ligados à Coordenadoria de Comunicação e recebendo diretamente da prefeitura, outros recebem de uma empresa de publicidade contratada pela Prefeitura. O restante pertence a órgãos de imprensa com que a administração municipal mantém contratos de publicidade e de divulgação de material oficial, que terminam se comprometendo e comprometendo seus profissionais com uma divulgação favorável do que interessa ao poder municipal. Pouquíssimos mantém uma postura independente.
    Pelo menos dois jornais de circulação estadual dispensaram jornalistas que atuam na cidade, pelo simples fato de divulgarem fatos que desagradaram à atual administração. Notícias que nem se referiam à administração municipal, mas que se referiam a outras lideranças políticas não alinhadas com o grupo político da situação. Jornalista de um terceiro jornal, confrontado por um companheiro sobre a ausência de imprensa na cobertura de uma mobilização de servidores da prefeitura, respondeu que não poderia dar cobertura ao evento porque o jornal tem importante contrato publicitário com a prefeitura e podia perdê-lo se caísse no desagrado da administração.
    Das emissoras de rádio só a Espinharas mantém sua linha de independência, embora dê liberdade aos seus profissionais para seus posicionamentos pessoais.
    Jornais locais em sua maioria são subsidiados pelo município, comprometendo a sua linha editorial. Um destes, totalmente alinhado com o grupo político que ocupa a prefeitura, é totalmente subsidiado pelo poder público, direta ou indiretamente. Ou seja, quando não compra espaço publicitário, o poder público inclui o editor do jornal em sua própria folha de pagamento ou o remunera por intermédio da agência de publicidade que presta serviço à administração municipal.
    A cooptação da maioria dos profissionais de imprensa, entretanto, só faz valorizar os jornalistas independentes. O ouvinte de rádio, o leitor de jornais, o expectador de televisão, com pouco tempo, descobre quem é independente e quem é “chapa-branca”. Resultado: apesar de todo investimento feito pela atual administração para garantir uma cobertura favorável da imprensa, o povo termina tomando conhecimento dos fatos desabonadores, por intermédio da imprensa independente, por resumido que seja o número de jornalistas que a praticam.
    A partir de agora, um novo veículo surge abrindo espaço para o jornalismo independente. Este espaço será utilizado por nós para manter os leitores informados sobre tudo que se passa na política local, regional e estadual, da forma mais independente e equilibrada possível. Mas isto só será possível na medida em que o público leitor que deseja ser bem informado apóie o novo veículo que agora se lança. (O novo espaço é o Jornal Vitrine editado por Cícero Araújo, com o qual colaboramos nesta edição inicial)
    (Luiz Gonzaga Lima de Morais, jornalista e radialista)
    ________________________________________________________________
    notícias
    Lola realiza em 26 de abril o XXVII Festival de Cantadores Nordestinos.
    O poeta Jomaci Dantas estará promovendo no próximo dia 26 de abril, um sábado, no Patos Tênis Clube, o XXVII Festival de Cantadores Nordestinos. Estarão presentes seis das melhores duplas de cantadores nordestinos em atividade: Valdir Teles e Hipólito Moura, Ivanildo Vilanova e João Paraibano, Antônio Lisboa e Edmilson Pereira, Genaldo Pereira e Paulo Pereira, Zé Carlos do Pajeú e Acrísio de França, Moacir Laurentino e Louro Branco. Atendendo a convite de Lola, se Deus quiser, estaremos na apresentação do Festival, como o fizemos em quase todos. No domingo, 27 de abril, todas as duplas, com exceção de Zé Carlos e Acrísio, estarão se apresentando, a partir de oito e meia no Joãozão, na cidade de Desterro, numa promoção de Jomaci Dantas e o Padre Gildomar Candeia. (LG)
    PPS prepara seus candidatos a vereador
    O PPS realizou ontem um curso de formação política destinado aos seus candidatos a vereador em toda a região. O curso foi aberto para candidatos de outros partidos. O PPS só admite como candidato do partido quem tiver participado do referido curso. (LG)
    GIASSP discute dengue na próxima quarta.
    O GIAASP marcou para a próxima quarta-feira, às oito da noite, na Associação Comercial, uma reunião para discutir a mobilização da entidade no combate à dengue no município de Patos. (LG)
    Fórum Permanente de Debate Sobre a Cultura de Patos voltou a discutir teatro.
    O Fórum Permanente de Debate Sobre a Cultura de Patos voltou a se reunir na última quinta-feira, para discutir a construção de um teatro na cidade de Patos. Na reunião foi analisada a proposta de se construir o teatro no Centro Cultural e chegou-se à conclusão de que a construção de apenas um andar só seria suficiente se a prefeitura também cedesse o térreo para atividades culturais. Ou então que fossem construídos dois pavimentos em cima do existente. Outra alternativa seria o tombamento do Cine São Francisco. Achamos inviável o tombamento do São Francisco já que aquele cinema não tem nenhum interesse arquitetônico. A discussão deve se dirigir para a construção sobre a Unidade Cultural. (LG)
    Esquerdas discutiram mais uma vez na quarta a coligação proporcional.
    Partidos de esquerda se reuniram mais uma vez na quarta-feira para discutir a formação de uma chapa conjunta para a disputa das eleições proporcionais. O PT ainda não decidiu se participa da chapa de esquerda ou se forma uma chapa partidária. O PSB já teria decidido sair em coligação com o PMDB, com a promessa que Chica Motta teria feito de garantir a eleição de Bonifácio Rocha. Todos se uniriam em torno da reeleição de Nabor. (LG)
    Geraldo Amâncio e Moacir Laurentino fazem cantoria na próxima quarta.
    Dois dos maiores repentistas nordestinos estarão fazendo uma grande cantoria na próxima quarta-feira, no Coreto II. Geraldo Amâncio e Moacir Laurentino se enfrentam num animado pé de parede, organizado por Normando Monteiro, aficionado da cantoria nordestina. (LG)
    ______________________________________________________________
    Noticiário da Câmara de Patos
    A Câmara de Patos realizou duas sessões ordinárias esta semana. A primeira na terça, 08/04, com a presença de todos os vereadores, a segunda na quinta-feira, 10/04, com a ausência de Dr. Ivanes. Foram aprovados dez projetos de lei, sendo que o de iniciativa do Poder Executivo (aumento dos salários dos agentes de trânsito) foi aprovado em duas votações na terça. Os demais tiveram primeira votação na terça e segunda na quinta.
    Deram entrada durante a semana nove projetos sendo sete na terça e dois na quinta-feira. Aprovados treze requerimentos, dos quais nove na terça-feira e quatro na quinta. Dentre os projetos aprovados um (de Marcos Eduardo) concedeu o título de cidadão patoense ao Secretário de Saúde do Município (Zeca), vários outros deram nomes a dependências do novo prédio da Câmara. Destaque entre os projetos apresentados e encaminhados para as comissões para a proposta de Marcos Eduardo que dá o nome de Eulâmpio Cândido da Silva (pai de Adão Eulâmpio) a uma rua no Jardim Redenção II. Entre os requerimentos aprovados destacamos um de Orlando Xavier que renova a solicitação ao superintendente da STTRANS para que mande instalar um semáforo no cruzamento entre a rua do Prado e as ruas Pedro Caetano e 26 de julho. O mesmo Orlando Xavier renova o apelo para que o prefeito construa um Posto Médico na comunidade do Matadouro. Marcos Eduardo propôs um voto de aplausos ao Dr. Umberto Marinho Júnior pelo trabalho à frente do SAMU (que deveriam ser extensivos aos seus antecessores que implantaram o serviço). Inácio de Gelo propôs voto de aplausos aos jornalistas pela passagem do seu dia (07 de abril) e Dr. Ivanes solicitou do prefeito Nabor a construção de calçamento na rua Manoel Pereira Filho, no Conjunto Bivar Olinto.
    Usaram da tribuna na terça, Bosco Medeiros, Inácio de Gelo, Zefinha das Bolsas (tomou gosto pela tribuna), Orlando Xavier, Dr. Ivanes, Bonifácio Rocha e Zé Motta. Dr. Ivanes reiterou o pedido para que lhe fossem apresentados os documentos pertinentes às OSCIPS que prestaram serviço em Patos. Zefinha e Orlando reclamaram do não atendimento de seus apelos pelo prefeito e seus auxiliares. Na quinta-feira só discursaram Bonifácio Rocha que pediu que o prefeito pelo menos mandasse fazer uma limpeza no Canal da Palmeira e Zé Motta que anunciou que a CAGEPA comunicara à Prefeitura que começará em breve a expansão do serviço de esgotamento sanitário da cidade de Patos que deverá sair dos sete por cento que vêm do governo de Aderbal Martins até atingir 60% da cidade.

Nenhum comentário: