segunda-feira, 28 de abril de 2008

REVISTA DA SEMANA 27/04/2008

registros

  1. Registramos o falecimento no dia primeiro de abril, de um velho amigo nosso, antigo ouvinte do nosso programa: Joaquim de Lóin. Mecânico de automóveis muito conhecido na cidade, Joaquim morreu eletrocutado num estabelecimento vizinho ao seu, quando apanhava um rodo para retirar a água que havia se acumulado na sua oficina, em virtude das chuvas. Natural da Quixaba, Joaquim Paulo de Souto tinha 66 anos de idade e era velho amigo da família. Só neste domingo viemos a saber do seu falecimento. Daqui as nossas condolências a todos os familiares.
  2. Quem completou nova idade na última sexta-feira, com direito a uma grande festa no dia seguinte, foi a publicitária Soliandra Alves, esposa do executivo Pedro Oliveira, com o qual mantém dois periódicos em Patos: o jornal e a revista Empresarial Marcas e Marketing. O evento teve lugar na residência do casal, no bairro de Santo Antônio. (Damião Lucena)
  3. Registramos o falecimento no último do domingo do antigo comerciante e panificador Aluísio Monteiro. Aluísio, que na década de cinqüenta foi sacristão na então Matriz de Nossa Senhora da Guia, tinha 73 anos de idade. Daqui as nossas condolências a todos os seus familiares.
  4. Registramos o aniversário, nesta terça 22 de abril, de nosso amigo Rildemar Nunes, secretário de saúde do município de Santa Terezinha, com os parabéns do programa. Rildemar deverá ser candidato a vereador aqui em Patos PSDB.
  5. Quem aniversariou na última quarta-feira, 23/04, foi belíssima Vanessa, neta do nosso velho amigo Zé da Trompa. Vanessa fez quinze anos, rodeada do carinho de familiares e amigos. Recebe daqui também os nossos parabéns, juntamente com os de Adilton e Meire.
  6. Registramos o aniversário na última quinta-feira, de Mércia Araújo, diretora da Câmara de Vereadores de Patos. Com os parabéns do programa.
  7. Parabéns ao meu velho e querido amigo, Kleber Leitão, colega aposentado do BB, e a sua esposa Fátima, pela formatura do seu segundo filho médico, Dr. Paulo Klebson. O primeiro é o oftalmologista Dr. Kleper Carvalho Figueiredo Leitão.
____________________________________________________________________
opinião
Quem serão os candidatos em Patos?
A seis meses das eleições muita gente nos pergunta quem serão os candidatos a prefeito de Patos, em 2008. Pelo menos três candidaturas estão postas nas ruas.
O atual prefeito, Nabor Wanderley, deve ser candidato à reeleição. Não engana a ninguém quando afirma que a decisão só terá tomada próximo à convenção e que apoiará quem estiver melhor nas pesquisas.
O deputado Dinaldo Wanderley tem dito e repetido que quer voltar a dirigir a cidade que já administrou por dois mandatos.
A também deputada Socorro Marques vem anunciando há muito tempo que quer ser prefeita de Patos. Partidários seus circulam por aí em veículos que portam adesivos garantindo que MAINHA VEM AÍ.
De Nabor e Dinaldo se sabe que só por impossível desistirão da disputa. E o que seria este “impossível”? Nabor tem sobre a cabeça a ameaça do Tribunal de Contas na análise do relacionamento da Prefeitura de Patos com as OSCIPS a quem teria destinado cerca de trinta milhões de reais.
Os adversários de Dinaldo acenam com dificuldades que ele teria com relação a aplicação de verbas federais durante a sua administração, embora seus advogados aleguem que ele terá condições de se defender, com sucesso, de qualquer processo que se origine daí.
Trocando em miúdos. Até certo ponto, há uma espada pendente sobre a cabeça dos dois. Quem escapar será o próximo prefeito ou candidato altamente competitivo.
Socorro Marques é, hoje, a quarta ou quinta força política na cidade de Patos. Sua candidatura pode se transformar numa aventura. Serviria para contar seus votos. Hoje muito próxima de Nabor, segundo dizem, deverá apoiá-lo em caso de desistência.
Dinaldo é a grande liderança da oposição e deve contar com várias lideranças de média expressão. E com a resposta de muitos que confiaram nas promessas de campanha de Nabor e agora estão desiludidos. A disputa, certamente, será entre ele e Nabor. (LG)
(Este artigo foi publicado no jornal Vitrine de Patos que está nas bancas com várias matérias interessantes)
________________________________________________________________
notícias
Programação do São João 2008 de Patos
Parte Cultural Dia 19 - quinta-feira:18h - Festival das Quadrilhas da Cidade20h - Apresentação da Orquestra Sanfônica20h30 - Apresentação da Orquestra Forrônica 26 de Julho21h - Apresentação de Violeiros21h30 - Final do II Festival de Forró Pé de Serra (trios de forró)

Dia 20 - sexta-feira:MAGNÍFICOSGENILDO E GINALDOPINTO DO ACORDEONAÉCIO E BANDA
Dia 21 – sábado:GAROTA SAFADAGERALDINHO INSFORROZÃO VALEU BOIPATRICINHOS DO FORRÓZÉ NILTON
Dia 22 - domingoBETO BARBOSACHEIRO DE MENINAFOGO NA ROUPAASSISÃOLÚCIA DO ACORDEON
Dia 23 - segunda-feira:SOLTEIRÕES DO FORRÓTON OLIVEIRAFLOR DE LIMÃOELVANDRO E BANDA
Dia 24 - terça-feiraFELIPÃO CAWBOYS FORA DA LEIFORRÓ BALANÇO NACIONALGÊ MARIA
Dia 25 - quarta-feiraSAIA RODADAMASTRUZ COM LEITEMEXE VILLETELENGO TENGO

Dia 26 - quinta-feiraBRUNO E MARRONEFORRÓ NA TORAFLOR DA PELEVIRTUAIS DO FORRÓ
Dia 27 - sexta-feiraAVIÕES DO FORRÓGENIVAL LACERDAJOGO DE CINTURACALCINHA RASGADA
Dia 28 - sábadoÀ tarde: Trio Elétrico e ASAS DA AMÉRICA. À noite:BANDA STYLLUSCAPITAL DO SOLCAVALO DE PAU FORRÓ DO MELA PINTOLOS PANDAS
_________________________________________________________________
Oposição tem impasse em candidatura a prefeito de Patos(Patos Online)
A oposição dispõe hoje de dois nomes já declarados que pretendem disputar as próximas eleições municipais em Patos. Os nomes apresentados são o do atual deputado estadual Dinaldo Wanderley (PSDB) e da deputada estadual Socorro Marques (PPS).
Sobre as duas possíveis candidaturas, o governador Cássio Cunha Lima, que esteve visitando a cidade de Patos na tarde desta segunda-feira (21/04), declarou que acha insensata duas candidaturas da oposição em Patos.
“Acho erro de estratégia e não concordo com duas candidaturas em Patos nas próximas eleições. Devemos sentar e conversar com essas forças, onde iremos afunilar e chegar a uma única candidatura da oposição aqui em Patos”, declarou Cássio Cunha Lima a imprensa de Patos.
O grupo liderado pela deputada Socorro Marques, está certo que ela (Socorro), sairá mesmo como candidata a prefeita de Patos. O próprio partido - PPS, já afirmou que a sigla terá candidatura própria em Patos.
___________________________________________________________________
Dengue teve mais de quinhentas notificações este ano em Patos.
Informações divulgadas na última segunda-feira pela 6ª Gerência Regional de Saúde dão conta de que só nos primeiros meses do ano já foram notificados 547 casos de dengue só na cidade de Patos. Como o Ministério de Saúde considera que a ocorrência de trezentos casos por cem mil habitantes já configura epidemia, nós há muito entramos nela. Depois de Patos, Cajazeiras com 487 casos e São Bento com 332 já configuram também epidemia de dengue. Catolé do Rocha com 162 também teria uma epidemia já que tem menos de cinqüenta mil habitantes.
Na região da 6ª Gerência de Saúde já foram notificados até agora 1.018 casos. (LG)
É importante verificar quantos dos casos notificados foram efetivamente confirmados, já que, pelo critério adotado pelo Ministério do Trabalho, a ocorrência de mais de trezentos casos por cem mil habitantes (população de Patos) configura epidemia. (LG)
___________________________________________________________________
Cássio diz que vai fazer tudo para haver apenas uma candidatura em Patos.
Em entrevista concedida ao nosso colaborador Adilton Dias, o governador Cássio Cunha Lima disse que fará tudo para que Patos tenha apenas um candidato do seu grupo a prefeito. Segundo ele, como Patos não tem segundo turno não se justificam as duas candidaturas que só facilitariam a campanha para os seus adversários, partidários do atual prefeito. Ou, trocando em miúdos. Uma candidatura de Socorro Marques só vai ajudar a Nabor. (LG)
___________________________________________________________________
Comitê da bacia Piranhas-Açu discutiu regimento em Patos.
Realizou-se na última quinta-feira, pela manhã, no auditório do SEBRAE uma reunião do Comitê da bacia Piranhas-Açu. Na reunião foi discutido o regimento do comitê que visa discutir a defesa e utilização da bacia formada pelos dois rios. O Piranhas no território paraibano e o Açu em que se transforma ao ganhar o território potiguar até desaguar no mar. (LG)
___________________________________________________________________
Deputado Dinaldo se defende de denúncias feitas ao Ministério Público(Paraíba Online)
O deputado estadual, Dinaldo Wanderley (PSDB) se defendeu das denúncias feitas pelo Ministério Público Estadual ao Tribunal de Justiça, na última quarta-feira (23), e disse que tem certeza de não ter cometido nenhum ato ilícito enquanto esteve à frente da administração municipal de Patos.
O deputado foi denunciado pelo MP Estadual por não cumprir uma sentença judicial, em que foi condenado, quando era prefeito. O oferecimento das denúncias junto ao Tribunal de Justiça foi em sua maioria por prática de ato de improbidade administrativa envolvendo ainda seis prefeitos.
“Já tomei as devidas providências e está tudo entregue aos meus advogados. Se eu tiver alguma coisa de culpado por que é que eu não vou pagar? Agora existem muitos por ai que querem ser santos e fazem parte do grupo do mau da minha cidade e quer fazer comparação a minha pessoa. Isso eu não vou aceitar”.
Segundo ele, as acusações feitas em plenário por seus adversários por conta das denúncias do MP não o atingem porque a população de Patos o conhece e sabe da sua procedência, da sua luta e do trabalho feito como prefeito daquele município. “Mas agora eu tenho que mostrar a minha pessoa a João Pessoa e o restante da Paraíba que eu não enriqueci ilicitamente. Não enriqueci com a política”, disse.
Dinaldo explicou ainda que por conta da política perdeu vários patrimônios da família, entre eles: um edifício no centro da cidade de Patos, vendeu terrenos, lojas, e vários outros imóveis, mas que hoje vive da renda de um cartório que dá para sustentar toda a família.
____________________________________________________________________
Diocese de Patos realiza festa de Pentecostes
A diocese de Patos realiza no próximo dia 11 de maio, mais uma festa de Pentecostes. O evento religioso que já é tradição na cidade, todo ano reúne dezenas de pessoas que fazem parte da Forania das Espinharas.
Há 16 anos a festa é promovida pela diocese, com o objetivo de compartilhar o momento de alegria trazida por Pentecostes com todos os fiéis católicos paraibanos, sobretudo com os residentes no Sertão do Estado, que chegam à cidade logo nas primeiras horas do dia..
Os participantes se concentram às quatro horas da madrugada, no Largo da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, fazendo um grande e fervoroso momento de louvor e adoração com o show do cantor e compositor cearense, Zé Vicente.
Em seguida os fies seguem até o Parque Religioso Cruz da Menina, um dos pontos de adoração religiosa do município, onde será realizada a Missa de enceramento, pelo bispo diocesano Dom Manoel dos Reis de Farias.
____________________________________________________________________
Patos perde Graham Mundy
(Genival Júnior)
Faleceu na última terça-feira 22 de abril o músico Graham Mundy, mais conhecido como galego Greme, vítima de problemas cardíacos. Graham, era filho do Pr. Eduard Mundy, fundador da igreja Ação Evangélica em Patos e no sertão paraibano, que veio para o Brasil em 1938.
Apesar da origem britânica, Graham nasceu em Recife no dia 17 de agosto de 1944, época em que morava na cidade de Princesa Isabel. Juntamente com seus pais, Eduard e Daise Mundy, Graham transferiu residência para a cidade de Patos em 1948, quando aconteceu a fundação da igreja Ação Evangélica em nossa cidade. Na época, a igreja era denominada oficialmente de 1ª Igreja Pentecostal. Com exceção do período de 1968 a 1973, quando residiu na Inglaterra, Greme, como era mais conhecido, residiu em Patos e tinha a cidade como a terra que lhe adotou, embora não escondesse os traços da cultura britânica.
Na capital do sertão, Greme era conhecido não só pelo público evangélico, mais também por todos os freqüentadores de eventos de rua e amantes da música. O seu talento com a guitarra, piano, baixo, violão e outros instrumentos, foi visto em diversos eventos de rua, a exemplo de festas culturais a exemplo da festa da padroeira, cerestas, datas comemorativas e eventos da comunidade evangélica. Na condição de músico, possuía um ouvido bastante apurado, a ponto de descobrir as notas de uma música nos primeiros contatos com o instrumento. Graham tinha problemas cardíacos desde 1991 e teve pioras em seu estado de saúde desde o mês de março, quando passou por cirurgia no intestino. Ele deixa viúva, a professora Jandira Mundy, e os filhos Beverley e Ian, além da neta Susan. O seu sepultamento aconteceu na última terça-feira no cemitério São Miguel em Patos. _____________________________________________________________
Noticiário da Câmara de Patos
A Câmara de Patos realizou a duas costumeiras sessões ordinárias de terça (22/04) e quinta (24/04). Quem faltou na terça foram os vereadores Chico Bocão e Orlando Xavier. O ausente da quinta foi o Dr. Ivanes Lacerda. Deu entrada na terça-feira o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias que deverá ser votado antes do recesso de meio de ano. Nove projetos foram aprovados esta semana em primeira e segunda votação (na 3ª e 5ª). Destacamos o projeto de Marcos Eduardo e Bosco Medeiros que deu o nome de Dra. Geralda Medeiros à Galeria dos Ex-Prefeitos de Patos, na nova Câmara de Vereadores. O de Zé Motta que deu o nome de Antônio Guedes dos Santos à Escola Municipal do Conjunto Mutirão. O de Marcos Eduardo dando o nome de Eulâmpio Candido da Silva (pai de Adão Eulâmpio) a uma rua no Jardim Redenção II.
Foram aprovados quinze requerimentos sendo 8 na terça e 7 na quinta. Destacamos: os de Zé Motta propondo votos de pesar pela morte do ex-comerciante e panificador Aluísio Monteiro e pela morte de dona Maria Marli Medeiros dos Santos. O do mesmo Zé Motta pedindo ao prefeito a construção do muro da Escola Municipal Paulo Porto, na Vila Mariana. O de Marcos Eduardo pedindo ao superintendente da STTRANS a colocação de uma faixa de pedestres em frente ao prédio da nova Câmara. Outro de Marcos Eduardo pedindo ao Poder Público a colocação de novo transformador para atender ao Matadouro e à comunidade adjacente (pelo que sei quem coloca transformador é a SAELPA). Bosco Medeiros pede à STTRANS a colocação em cada semáforo de placa indicativa das saídas da cidade; e à Justiça Eleitoral o atendimento em dois turnos para evitar as filas no atendimento nos cartórios eleitorais. Pipi pediu ao prefeito a recuperação da estrada de acesso ao assentamento Campo Comprido. Orlando Xavier renovou apelo para que a prefeitura recupere a praça existente na rua Padre Assis, no bairro da Liberdade e renova o pedido para que a prefeitura construa um banheiro público para uso dos carroceiros que ficam na praça ao lado do Supermercado Guedes.
A tribuna foi ocupada na terça pelo superintendente da STTRANS, Dr. Corsino que falou sobre as modificações do trânsito, Inácio de Gelo que comunicou que vai apoiar o Dr. Ivanes como candidato a vereador, Bosco Medeiros, Dr. Ivanes e Zé Motta. A tônica dos demais discursos foi a modificação do trânsito de Patos. Na quinta-feira, usaram da tribuna Marcos Eduardo, Zefinha das Bolsas, Bonifácio Rocha, Orlando Xavier, Inácio de Gelo e Zé Motta. O assunto dominante foi a discussão sobre o aumento dos aposentados.
Em sessão especial na última sexta-feira, com a presença de apenas cinco vereadores, foi feita uma homenagem especial ao grande intelectual patoense Tarcísio Meira César, jornalista e poeta, cujos vinte anos de morte são lembrados este ano. A sessão foi realizada por proposta do vereador José Motta.

Nenhum comentário: