domingo, 30 de março de 2008

registros

  1. Faleceu na sexta-feira, 21 de março, dona Maria Bento de Morais, residente na rua Laurênio de Queiroz. Parenta minha, dona Maria era velha ouvinte do programa.
  2. Faleceu no último domingo, 23 de março, vítima de enfarto, dona Auricéa Dantas Ferreira, de 62 anos de idade. Funcionária aposentada da Prefeitura de São José do Bonfim, Auricéa era mãe do meu amigo Jailton Ferreira. O sepultamento aconteceu na segunda-feira, no cemitério de Santo Antônio.
  3. Registramos o aniversário na última terça-feira, 25 de março, de Dona Maria da Anunciação Silva, residente no bairro da Vitória. Nascida em 25/03/1912, ela completou 96 anos de idade, cercada pelo carinho de filhos, netos e bisnetos.
  4. Faleceu na última terça-feira, 25 de março, nosso velho ouvinte e amigo, Angelino José de Lucena, Gelo Bilu, pai do vereador Inácio de Gelo. Nascido em 06/06/1916 e funcionário aposentado da CAGEPA, Gelo tinha 92 anos de idade. Era viúvo de Santina Ferreira de Lucena e deixou onze filhos: Adonias (do 1º casamento) e Maria, Liberalino (Caboclinho, presidente da FETAG), Deolinda, Bento, Antônio, Geraldo, Francisco, Severina, izaura e Inácio. Deixou também 64 netos, 76 bisnetos e uma trineta. Tio de dona Arlene e velho amigo da família (um irmão dele, Bento de Bilu, foi casado com minha tia Etelvina), Gelo foi sepultado no final da tarde da última terça-feira, no Cemitério de Santo Antônio, com grande acompanhamento de parentes e amigos. Registramos a presença de Guaraí Martins, secretário executivo de infra-estrutura que representava o Governador Cássio Cunha Lima, do prefeito Nabor Wanderley, deputado Dinaldo Wanderley, de todos os vereadores, secretários, municipais e outras autoridades. A recomendação do corpo foi feito por um velho amigo de Gelo, o Padre Valdomiro Batista.
  5. Hoje faz trinta e cinco anos da morte de minha mãe, Constantina Lima de Morais. Grande mãe, grande esposa, grande avó, grande amiga. Daqui as saudades de todos nós, filhos, netos e bisnetos, muitos dos quais (quatro netos e quatro bisnetos) não a conheceram.
  6. Registramos o aniversário hoje de meu velho amigo Genival Vigolvino, residente no bairro do Monte Castelo. Casado com dona Nilza Brito, Genival é pai de Fernanda e de mais treze filhos. A comemoração dos sessenta anos de Genival aconteceu ontem num almoço com a família.
  7. Recebemos esta semana a seguinte mensagem do agitador cultural Nilson Batista:
    Amigo Luiz,
    Criamos um fórum permanente de debate sobre a cultura de Patos, no auditório da Fundação Ernani Sátyro, a semana passada. Estavam presentes o sindicato dos artistas, fundação Jaime Araújo, grupo folclórico Filhos do Sertão e Fundação Ernani Sátyro. Na oportunidade debatemos várias questões de nossa cultura mas o assunto mais presente foi a questão do cine São Francisco que está exposto à venda.
    Assim, marcamos uma reunião para o dia 01 de abril, às 20:00h no auditório da Funes e estamos enviando os convites para todas as autoridades, diretores presidentes, imprensa, agentes culturais e enfim, à toda sociedade civil organizada, para que possamos encontrar os caminhos para que seja realizada a compra daquele prédio, a fim de que o mesmo possa vir a ser o nosso tão sonhado teatro, nosso grande sonho. Esperamos contar com sua presença e divulgação.Um abraço.Nilsão
  8. Quero parabenizar aqui ao meu velho amigo Neto Bocão. Seu filho Alisson, irmão do Alexandre, é o mais novo advogado da cidade, depois de aprovado em recente Exame da OAB.

    opinião
    O novo Ministério Público
    (LG)
    Uma das coisas boas da Constituição de 1988 foi a nova configuração que deu ao Ministério Público. De uma atuação restrita ao processo judicial, onde funcionava como fiscal da lei, passou a ser uma ativa defensora dos direitos difusos do cidadão, intervindo sempre que a cidadania é ameaçada.
    Daí nasceu um ativo Ministério Público que defende o Meio Ambiente, o Patrimônio Público, os direitos trabalhistas, a lisura do processo eleitoral.
    Quem não se lembra, em Patos, da proliferação de barracas em calçadas e meio-fios, vendendo tudo de cigarros e revistas a cachorros-quentes e calçados. Cada prefeito autorizava mais barracas e nenhum tinha moral para coibir o abuso. Dr. João Manuel de Carvalho chegou a Patos e obrigou o prefeito a mandar retirar as barracas. E o prefeito teve que atender sob pena de sofrer uma ação civil pública. A administração municipal determinou a retirada das barracas, a cidade ganhou novos ares e o prefeito não sofreu nenhum dano político com isso. O ônus da retirada ficou com o promotor.
    Quem não se lembra do abuso da criação de porcos e de gado nos bairros de periferia utilizando os esgotos com incômodo e dano para a população. Ninguém tinha coragem de combater. Veio um promotor, curador do Meio Ambiente, e obrigou a prefeitura e a vigilância sanitária a combater a criação de animais e o plantio de capim nos esgotos.
    Ninguém esquece as práticas de cabala eleitoral, distribuição de brindes e propaganda irregular que ocorriam a cada eleição. O Ministério Público começou a atuar, fazer “blitzen” e coibir os abusos. Alguma coisa ainda continua a ser feita por debaixo dos panos, mas não do modo escandaloso que se fazia antigamente.
    Prefeitos atrasavam os salários dos seus funcionários ou pagavam abaixo do mínimo, sem nenhuma punição. Vieram os procuradores do trabalho e começaram a “arrochar” os prefeitos e a acioná-los judicialmente para que respeitassem os direitos dos servidores. Hoje a maioria dos municípios paga em dia e nunca abaixo do salário. Claro que ainda existem as desonrosas exceções como Olho Dágua, mas é um caso cada vez mais raro.
    Por último os procuradores do trabalho começaram a exigir a realização de concursos públicos ou processo seletivo para a admissão de servidores ou agentes de saúde. Os prefeitos resistiram e alguns ainda resistem, pois a contratação temporária de pessoal que tentam justificar das mais diferentes maneiras, é um dos meios que lhe restam de usar o funcionalismo como arma eleitoral. Termos de ajustes de conduta têm sido firmados, prefeitos desobedientes têm sido processados, e muitos concursos foram e estão sendo realizados.
    Agentes comunitários de saúde que não tinham nenhuma garantia trabalhista estão sendo efetivados, mediante a realização de processo seletivo ou homologação de seleções feitas pela Secretaria de Saúde do Estado. De vinte e dois municípios ligados ao Sindicato da Categoria em Patos, cerca de setenta por cento já regularizou os seus agentes
    comunitários de saúde, dando-lhes a estabilidade de que o programa necessita para não sofrer solução de continuidade.
    Profissionais de saúde do PSF também estão sendo efetivados, mediante a realização de concursos públicos. Com isso, a permanência de médicos, dentistas e enfermeiros para além do mandato de cada prefeito que tiravam os considerados adversários ou indiferentes, para colocar profissionais dispostos a fazer o que eles bem queriam (até a dividir o salário com o prefeito), passou a ser garantida, permitindo cumprir a finalidade a que se propõe o Programa de Saúde da Família: dotar cada comunidade de verdadeiros médicos da família que conhecem todos os membros da família e tratam a esta como um todo. Da mesma forma outros profissionais da saúde que funcionam como uma equipe permanente trabalhando em sintonia: médicos, dentistas, enfermeiros e outros profissionais.
    A independência política do ministério público, seja a nível estadual, seja a nível federal, tem garantido uma atuação voltada para os interesses da população e não para interesses de grupelhos. O Ministério Público aciona não só a Justiça como toda e qualquer autoridade municipal, estadual ou federal, sob pena de expô-los ao julgamento da comunidade.
    Mas não são somente as autoridades que sentem o peso da ação do Ministério Público. As empresas de modo geral têm sido compelidas a respeitar os direitos dos trabalhadores por conta da atuação do Ministério Publico do Trabalho. Antes, muitos empresários, principalmente em cidades pequenas, não respeitavam o direito dos trabalhadores confiados em que estes evitariam ir reclamar na Justiça com medo de ficarem marcados ou até serem vítimas de violências. Hoje o Ministério Público, na defesa dos interesses difusos da sociedade, quando toma conhecimento da prática de desrespeito costumeiro aos direitos trabalhistas por qualquer patrão, público ou privado, intima o patrão para um Ajuste de Conduta ou o aciona direto na Justiça do Trabalho. Sem falar em nome de um trabalhador individualmente, mas na defesa dos interesses difusos da sociedade. Não age num caso individual, mas ataca a prática costumeira de um patrão. Aqui na região, temos vários casos de patrões que não respeitavam direitos dos trabalhadores e foram forçados a mudar pela intervenção do Ministério Público do Trabalho. Não confundir com o Ministério do Trabalho e Emprego. Este age apenas administrativamente e muita vezes só lhe resta multar a empresa sem poder obrigar o patrão a cumprir a lei. O Ministério Público do Trabalho intima o patrão e se este não obedece o procurador entra com uma ação na Justiça do Trabalho que termina obrigando o patrão a cumprir a lei.
    Aqui na região temos um caso muito conhecido que é o dos “costuradores de bola”. Como trabalham em casa, os patrões achavam que não tinham obrigação de registrá-los. Uma procuradora do trabalho veio a Patos e viu muita gente, inclusive menores, costurando bolas. O Ministério Público do Trabalho acionou a fiscalização do Ministério do Trabalho que constatou a irregularidade e identificou alguns patrões. Os empresários foram intimados pela Procuradoria, à época, ainda em João Pessoa, mas ainda resistiram por algum tempo. Tentaram mobilizar a população contra a fiscalização, políticos demagogos tomaram suas dores, mas o Ministério Público do Trabalho não abriu. Uma parte dos fabricantes de bolas se enquadrou registrando parte dos seus “costuradores”, outra parte buscou alternativas inclusive nos presídios e um ou outro chegaram a fechar suas fabriquetas. O problema ainda não foi superado totalmente, mas já houve muito progresso. Resta agora aos trabalhadores lutarem pelos seus direitos. Quando aqueles que não foram registrados começarem a entrar na Justiça, reclamando seus direitos, principalmente aqueles que foram prejudicados até em sua saúde, aí sim os empresários que resistem ao cumprimento da lei, sentirão o peso da Justiça.
    Por tudo isso, O Ministério Público ganhou o respeito e a confiança da população e, de mero coadjuvante da Justiça, passou a importante ator da cena social. Muita coisa já foi feita, mas muito ainda resta a fazer. A população precisa continuar a confiar no Ministério Público e denunciar os abusos que o Poder Público pratica ou permite que se pratique. Com todas as garantias constitucionais de que goza a Justiça (contra demissões, contra transferências indesejadas e contra rebaixamento de salários) o promotor ou procurador tem a independência necessária para atuar seja contra o um empresário seja contra qualquer autoridade da República. Por isso, o cidadão que se sentir lesado em seus interesses ou que vir um dos interesses da comunidade sendo desrespeitado pode procurá-lo sem medo. Onde o interesse coletivo estiver presente, aí ele será sempre parte legítima para acionar a Justiça e obrigar qualquer poder a obedecer à lei.
    ________________________________________________________________
    notícias
    Prefeitura inaugurou na sexta um Banco de Alimentos.
    A Prefeitura de Patos inaugurou na sexta-feira um Banco de Alimentos que possibilitará o fornecimento de alimentos de boa qualidade para entidades diversas da cidade. O Banco de Alimentos é fruto de parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social. Apesar de anunciado, o ministro de Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, não compareceu ao evento. O Banco de Alimentos recebeu o nome de dona Estefânia Gomes, esposa de Raimundo Gomes Sobrinho, por proposta do vereador Chico Bocão.
    Está terminando o prazo para candidatos e parentes deixarem cargos
    (LG)
    O prefeito Nabor Wanderley, anunciou há alguns dias que no início do mês de abril deveriam se afastar dos cargos que exercem na prefeitura, não só os candidatos a vereador, como manda a lei eleitoral, como os parentes de candidatos a vereador. Como os candidatos a vereador devem se afastar até o dia seis de abril, fica a expectativa sobre o afastamento dos parentes de candidatos a vereador. Alguns dos concorrentes da base do prefeito estão preocupados por que o vereador Zé Motta teria dito que sua esposa não entrega a secretaria de Educação, enquanto a Secretária Elizabeth Sátyro, mãe da candidata Juliana Sátyro, também teria afirmado que não se afasta do cargo. Os concorrentes temem que a rebeldia dos dois secretários termine por prejudicar os demais candidatos da base. Segundo Vicente Conserva, no portal Patos Online, em xx/xx/xx, Nabor teria dito: "Quem desejar participar da campanha eleitoral, vai ter que desocupar o cargo". Agora que os secretários botaram”bocão”, o prefeito já está abrindo? Afinal quem manda na prefeitura, Nabor Chica Motta, Zé Motta ou Elizabeth?
    Defesa Civil prevê uma semana de verão e volta de chuvas intensas
    (LG)
    Segundo os meteorologistas, deve acontecer um verão de seis ou sete dias a partir de agora e depois volta a chover intensamente em toda a região. Por isso a Defesa Civil adverte quem mora em zonas ribeirinhas para continuar de sobreaviso. Pode haver inundação nas áreas ribeirinhas, por contas das intensas chuvas que devem cair em abril
    A mesma advertência vem sendo feita pelo Secretário Executivo de Infra-Estrutura, o patoense Guaraí Martins que vem acompanhando e buscando solução para todos os problemas provocados pelas chuvas, seja nas cidades seja nas estradas, seja nos reservatórios de todo o Estado.
    Defesa civil distribuiu colchões e cobertores com desabrigados das Sete Casas
    (LG)
    Oitenta colchões e oitenta cobertores foram entregues pela Defesa Civil nas Sete Casas e Cangote do Urubu a pessoas que tiveram suas casas prejudicadas pelas chuvas. A Defesa Civil atendeu a pedido do deputado Dinaldo Wanderley, que evitou participar da distribuição para não o acusarem de se aproveitar da situação. A prefeitura de Patos também deu assistência aos prejudicados pelas chuvas naquelas comunidades, levando alimentos e roupas. Uma liderança da comunidade, entretanto, criticou funcionários do município que ao chegarem ao local jogaram os pães para cima, “como se atirassem comida para cachorros”, segundo o reclamante.
    Segundo um informante, na realidade, não caiu nenhuma casa. A prefeitura teve que derrubar uma casa construída no córrego por onde se escoava a água da rua e que terminara provocando alagamento no local. Com o alagamento, algumas casas de taipa perderam parte do barro do reboco. O fato ganhou o noticiário e algumas pessoas aproveitaram para tirar dividendos políticos. Uma autoridade municipal foi vaiada ao chegar ao local, enquanto um popular lhe perguntava por que só agora a autoridade chegava ao local, quando o problema vem de muito tempo.
    Ouvinte sugere novo local para parque infantil
    (LG)
    Diante da controvérsia criada com relação à nova destinação da antiga Praça da Alimentação, onde o prefeito pretendia construir um parque infantil e parte da população prefere a reabertura da avenida, um ouvinte ligou para o programa dando uma sugestão.
    Segundo o ouvinte, já que o prefeito anunciou a recuperação da praça existente na frente da Igreja de Fátima, por que não constrói ali o parque infantil que pretende construir na cidade? Fica aí a sugestão.
    Lélis Trindade deixa Infra-Estrutura.
    (LG)
    O Engenheiro Lélis Trindade está deixando a equipe do prefeito Nabor Wanderley, onde ocupava a Secretaria de Infra-Estrutura. Lélis recebeu um convite de uma empresa de engenharia que lhe ofereceu o triplo do que ganha atualmente na Prefeitura e não podia recusar o convite.

domingo, 16 de março de 2008

REVISTA DA SEMANA 15/03/2008

registros

  1. Quem aniversariou no último domingo foi o Dr. Aluísio Queiroz, presidente do PSB local. Parabéns de sua mãe Naildes, ambos são ouvintes do programa.
  2. Aniversário na última sexta-feira, da companheira Arizângela Nóbrega, esposa de meu amigo e companheiro Lobão, filho do primo Anilton Leite.
  3. Quem também aniversariou na sexta, 14 de março, foi a minha filha do meio, Luciana Clévia, residente em Brasília, onde trabalha como fisioterapeuta. Recebeu os parabéns de todos que lhe queremos bem: pais, manos, tios e sobrinhos.
  4. Sepultado no final da tarde de ontem, na cidade de Alagoa Grande, vitima de acidente automobilístico quando regressava de Guarabira para Alagoa Grande, meu velho companheiro do Banco do Brasil e do PT, Israel Guedes Pereira. Natural de Alagoa Grande, Israel trabalhou na agência de Patos no início da década de oitenta. Militou pelo PT durante muitos anos, tendo sido candidato a vereador e prefeito em sua cidade e a deputado estadual. Grande orador, Israel foi presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba e trabalhava atualmente na Prefeitura de Guarabira da qual era procurador jurídico. Tinha 54 anos.
  5. Registramos o aniversário hoje da sra. Débora Queiroz, chefe da agência do IPEP em Patos. Recebendo parabéns do esposo Madiel, dos filhos e dos pais.
  6. Do professor Haroldo Medeiros, samamedense que reside em São Paulo, recebemos a seguinte mensagem:Prezado Luiz Gonzaga... Continuo ouvindo seu programa, cada vez melhor. Quero fazer este pequeno registro, é aniversário de 13 anos do meu filho Thomas. “Meu amado filho, ser o seu pai para mim foi um dos maiores presentes que o Senhor Jesus Cristo poderia ter me dado. Eu investigo, obeservo e tento encontrar alguma coisa que não seja boa em você... Impossível. É como muito amor e repleto de felicidade que te desejo muitas, muitas... infinitas felicidades neste 14 de março, onde estás completando seus 13 anos. Tua mãe e eu agradecemos a DEUS por tudo. Te amamos de forma tão intensa que talvez tua pouca idade não possa perceber isso”.
  7. Outra mensagem recebida pelo programa:“Meu caro Amigo Luiz GonzagaComo ouvinte assíduo do Programa Revista da Semana, imperativo externar nossas felicitações por levar ao nosso sertão paraibano relevantes matérias e informações que deixam a todos muito bem atualizados. Importante meio de comunicação que somado a idoneidade do seu idealizador fomenta a disseminação da nossa informação, sobretudo, regional.Forte Abraço.José Walfrânio Brasil de MedeirosS/A DE Eletrificação da ParaíbaDepto. Serviços da Distribuição OesteCoordenação Administrativa
    -------------------------------------------------------------------------------------------
    opinião
    Agentes comunitários de saúde
    A semana passada nós falamos aqui sobre o PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA. Dissemos da importância do programa para a saúde pública, através da combinação de dois campos de atuação da Medicina: a prevenção e a cura. Hoje falaremos sobre o mais importante elemento do Programa de Saúde da Família, mais importante talvez do que o próprio médico, o agente comunitário de saúde. Por que o agente é tão importante? Por que ele está na raiz da ação preventiva da Medicina. Seu trabalho pode evitar que a doença se instale e com isso o trabalho do médico fica facilitado ou, às vezes, até desnecessário, em relação àquele paciente.
    Por que se torna tão importante o trabalho do agente comunitário de saúde? Por que ele mora na comunidade e está vinculado à Unidade de Saúde da Família que atende à comunidade. E é muito importante este fato: que ele more na comunidade. É isto que lhe permite entrar em cada casa e conhecer de perto os problemas de cada comunidade. Saber quem está saudável, quem está doente, quem pode adoecer por está em situação de risco. Quem mora nas pequenas comunidades sabe disso. Todos sabem do que acontece na comunidade. Dos nascimentos, dos namoros, dos casamentos, dos casos amorosos, das escapulidas conjugais, da freqüência às vendas e bares, das idas aos bordéis, das brigas entre marido e mulher, das surras dadas nos filhos, de quem freqüenta tal e qual igreja, de quem vive bêbado ou drogado e assim por diante. E como participante da comunidade, o agente está permanentemente informado de tudo o que acontece nela. E isso é bom para o seu trabalho de informar à equipe e prevenir problemas de saúde.
    O agente comunitário de saúde é alguém que se destaca na comunidade, pela capacidade de se comunicar com as pessoas, pela liderança natural que exerce. O agente funciona como elo entre a Unidade de Saúde da Família e a comunidade. Ele está em contato permanente com as famílias, o que facilita o trabalho de vigilância e promoção da saúde, realizado por toda a equipe. É também um elo cultural, que dá mais força ao trabalho educativo, ao unir dois universos culturais distintos: o do saber científico e o do saber popular.

    O trabalho do agente comunitário de saúde é feito nos domicílios de sua área de abrangência. As atribuições específicas do agente são as seguintes:
    - Realizar mapeamento de sua área;
    - Cadastrar as famílias e atualizar permanentemente esse cadastro;
    - Identificar indivíduos e famílias expostos a situações de risco;
    - Identificar áreas de risco;
    - Orientar as famílias para utilização adequada dos serviços de saúde, encaminhando-as e até agendando consultas, exames e atendimento odontólogico, quando necessário;
    - Realizar ações e atividades, no nível de suas competências, nas áreas prioritárias da Atenção Básicas;
    - Realizar, por meio da visita domiciliar, acompanhamento mensal de todas as famílias sob sua responsabilidade;
    - Estar sempre bem informado, e informar aos demais membros da equipe, sobre a situação das famílias acompanhadas, particularmente aquelas em situações de risco;
    - Desenvolver ações de educação e vigilância à saúde, com ênfase na promoção da saúde e na prevenção de doenças;
    - Promover a educação e a mobilização comunitária, visando desenvolver ações coletivas de saneamento e melhoria do meio ambiente, entre outras;
    - Traduzir para a Equipe de Saúde Família a dinâmica social da comunidade, suas necessidades, potencialidades e limites;
    - Identificar parceiros e recursos existentes na comunidade que possa ser potencializados pela equipe.
    A atividade do agente comunitário de saúde tem que ser dinâmica. Se na comunidade há um esgoto a céu aberto que prejudica a saúde da comunidade ele deve comunicar o fato à equipe para que providencie junto ao prefeito uma solução para o problema. Se o açude de que bebe a comunidade é utilizado para fins que comprometem a qualidade da água, ele dever prevenir a equipe para que seja tomada alguma providência. Se há na comunidade uma pessoa ou entidade que possa ajudar no trabalho de prevenção e até de cura, o fato deve ser levado à equipe para que possa verificar a possibilidade de uma parceria que facilite o trabalho na comunidade. Se vai haver uma festa na comunidade, em que possa acontecer alguma facilidade para encontros amorosos com intercurso sexual, o agente deve fazer uma visita próxima ao evento em que disponibilize preventivos e oriente os potenciais “namorados” a irem prevenidos.
    Por tudo isso, é importante a estabilidade dos agentes comunitários de saúde. A mudança constante prejudica um trabalho que deve ser o mais permanente possível. Graças a Deus, a maioria dos municípios está efetivando os seus agentes. Para isso tem sido de capital importância a ação dos Sindicatos dos Agentes Comunitários de Saúde e o Ministério Público do Trabalho exigindo que se faça a regularização e efetivação dos agentes. O Sindicato de Patos e Região comemorava recentemente que dois terços dos municípios da região já efetivaram seus agentes.
    Além das outras vantagens da efetivação, uma outra vantagem tem sido garantida em alguns municípios. Na condição de efetivo, o agente fica menos sujeito às pressões espúrias. Tomamos conhecimento de que alguns prefeitos e secretários na região, andaram tentando utilizar os agentes comunitários de saúde para facilitar aposentadorias. Mandavam recados ou bilhetes determinando que os agentes dessem declarações de que determinadas pessoas moravam na comunidade sem que isso fosse expressão da verdade. Não devem esquecer os agentes de que eles podem responder por isso. Uma falsa declaração pública é crime, e neste caso, apurável pela Polícia Federal e processável na Justiça Federal.
    Outro risco, principalmente em ano de eleição como este, é que políticos desonestos queiram usar os agentes comunitários de saúde como cabos eleitorais. Não esqueça o agente comunitário de saúde que, embora seja efetivo, ele pode perder o cargo se fizer mau uso dele. Não vale a pena correr o risco depois de tanto sofrimento para garantir o emprego.
    Por fim um lembrete para as comunidades e para os agentes. A comunidade deve confiar no seu agente, informar-lhe tudo sobre a sua saúde, como forma de prevenir as doenças e de facilitar a sua cura no caso de adoecerem. E para os agentes, lembramos. Eles não podem se acomodar porque garantiram o seu emprego. Quanto mais eficientes, quanto mais ativos forem mais imprescindíveis se tornarão para o programa, isto sim, será a garantia do seu emprego. Qualquer funcionário efetivo está sujeito a perder o cargo, mediante um inquérito administrativo ou judicial que comprove que não está cumprindo bem as suas funções.
    (As atribuições específicas dos agentes comunitários de saúde foram tiradas de divulgação do polo de capacitação, formação e educação permanente de recursos humanos para Programa Saúde da Família de Marilia –SP http://www.famema.br/saudedafamilia/atribu_agen_comuni.htm )
    ________________________________________________________________
    notícias
    Justiça mandou Bradesco reintegrar sindicalista
    O Sindicato dos Bancários de Patos e Região anunciou para a imprensa que a Justiça do Trabalho determinou recentemente a reintegração aos quadros da agência local do Bradesco da sindicalista Ladyjane Medeiros, dispensada há quatro meses. Como dirigente do sindicado Ladyjane não podia ser dispensada e deverá se reintegrada amanhã. (LG)
    Câmara de Patos deve ganhar mais uma vaga
    Segundo as últimas informações a Câmara de Patos deverá ganhar mais uma vaga a partir do próximo ano. A décima primeira vaga deverá entrar nas disputas deste ano. A nova cadeira se deve ao fato de a população de Patos ter ultrapassado o limite exigido para a décima primeira vaga, de acordo com o último censo referente a 2007. (LG)
    Volta a chover no Sertão
    As chuvas que vinham variadas até a semana passada, voltaram a cair com intensidade e melhor distribuídas desde o início da semana. Em Patos já choveu mais de cem milímetros este mês. A média da cidade foi de noventa milímetros em janeiro, cento e vinte em fevereiro e cento e cinqüenta e cinco nestes primeiros dias de março. Na nossa granjazinha Asa Branca choveu 45 mm na quinta e noventa e dois e meio na sexta. (LG)
    Curadora determina uma série de ações para a Secretaria de Planejamento da Prefeitura
    A Dr. Caroline Freire de Morais endereçou quatro notificações para titular e adjunto da Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Patos. Em uma delas determina que seja liberado o espaço para circulação de pedestres na rua João da Mata, no local destinado aos camelôs que teriam invadido o espaço destinado à circulação dos que passam pela rua, sem interesse em comprar. Outra notificação determina a retirada das calçadas do centro da cidade dos vendedores de CDs e DVDs, que utilizam o espaço público. Uma terceira notificação determina a retirada de barracas e tendas da Praça Miguel Sátyro, ao lado da Faculdade de Economia. Uma última notificação determina a retirada dos antigos abrigos e barracas utilizadas para parada de ônibus na rua João da Mata, ao lado da antiga usina de Araújo Rique. (LG)
    ______________________________________________________________
    noticiário da câmara
    A Câmara realizou na terça mais uma sessão itinerante, quando teve a presença de todos os vereadores. A sessão se realizou no Conjunto Noé Trajano. Usaram da tribuna Marcos Eduardo, Bosco Medeiros, Orlando Xavier, Bonifácio Rocha, Dr. Ivanes, Inácio de Gelo, Chico Bocão e Zé Motta. A tribuna também foi utilizada pelos moradores Sansão, Romildo Lela, Beta Gomes, Socorro Cavalcanti, Bosco Valadares e Aparecida Oliveira. As principais reivindicações da comunidade foram uma creche e um canal. O vereador Bosco Medeiros sugeriu a construção em um terreno da prefeitura existente no conjunto do Parque da Criança que Nabor pretendia construir no lugar da Praça da Alimentação.
    Na quinta-feira a sessão itinerante aconteceu na Vila Cavalcanti, mais uma vez com a presença de todos os vereadores. Só quem não usou da tribuna foi o vereador Pipi que continua mudo. Até Zefinha das Bolsas, que parece que tomou gosto pela tribuna, usou da palavra. De parte da comunidade falaram Cosme Medeiros, Creuza Morais, Italo Genity e Amanda Nóbrega. As reivindicações do bairro são um novo cemitério e um canal. O Dr. Ivanes sugeriu que nestas sessões itinerantes os moradores elaborassem uma carta que a Câmara repassaria para o prefeito com as reivindicações da comunidade.
    Nas duas sessões foram aprovados dez requerimentos: três na terça e sete na quinta. Na sessão da quinta foram aprovados, em primeira votação, sete projetos, sendo um do Poder Executivo, um da Mesa da Câmara e cinco de vereadores. O do Poder Executivo pedia autorização para abertura de crédito para a reforma administrativa; o da Mesa da Câmara garantia a percepção do salário mínimo de R$ 415,00 para todos os funcionários da Câmara. Foram aprovados três projetos de concessão de títulos de cidadão de iniciativa de Zé Motta: para o nosso bispo diocesano Dom Manuel dos Reis de Farias e para os padres Elias e Expedito. Aprovado ainda um projeto de Marcos Eduardo que obriga as agências bancárias a disporem de cadeiras de rodas para os clientes doentes ou deficientes. Encaminhado para as comissões projeto de Orlando Xavier propondo a Medalha Ministro Ernani Sátiro para o presidente da Fundação Francisco Mascarenhas, João Lêucio Palmeira Gomes, pelos relevantes serviços prestados à educação em Patos.
    Entre os requerimentos aprovados destacamos o de Zé Motta propondo votos de aplausos à escritora Cleoníce Rodrigues da Costa pelo lançamento do seu livro EM BUSCA DO TEMPO DE OUTRORA e outro pedindo ao prefeito a arborização da rua Djalma Medeiros. Requerimento de Orlando Xavier pede ao prefeito a doação de um terreno para a construção da sede da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar.
    A sessão itinerante da próxima terça-feira será realizada no antigo prédio da UNIMED na rua Vidal de Negreiros. (LG)










domingo, 9 de março de 2008

registros
Registramos o falecimento na última terça-feira, vítima de enfarto, enquanto participava de uma pescaria, de Ciro de Assis Medeiros, o Bonzão, velho conhecido nosso. Daqui as condolências do programa.
Quero aqui me juntar ao luto do velho e querido amigo Orlando Xavier, pelo falecimento na última terça-feira, de sua mãe, Dona Zulmira Xavier. Dona Zulmira era uma heroína. Conheci-a quase sessenta anos atrás, lutando ao lado de “seu” Manoel Xavier para criar uma numerosa família. Eram vizinhos nossos na rua dos 18 do Forte, entre a minha casa e a dela havia apenas uma casa, onde morava João Marques. Orlando, pouco mais velho do que eu, tinha verdadeira devoção por dona Zulmira, a quem assistiu, ajudando de todas as maneiras até o seu falecimento com noventa e três anos de idade. Daqui as nossas condolências ao Orlando e a todos os familiares de dona Zulmira: filhos, genros, netos e bisnetos. Um destes bisnetos (Fágner Filho) é filho de uma sobrinha minha.
Registramos o aniversário, na última sexta-feira, de dona Lindalva, mãe do vereador Marcos Eduardo, presidente da nossa Câmara de Vereadores. Dona Lindalva que completou 78 anos é velha amiga de minha sogra Maria Nóbrega, que se junta aqui aos nossos parabéns.
Quem está aniversariando na próxima sexta, 14 de março, é a minha filha do meio, Luciana Clévia, residente em Brasília, onde trabalha como fisioterapeuta. Recebendo os parabéns dos pais Gonzaga e Maria José, dos manos Liana, Júnior, Bruno, Artur e Luma, dos cunhados Harrison e Ana Rita, do namorado Apolo, dos sobrinhos Heitor, Lara, Júlia e Netinho, do avô Assis Soares, das tias Coca, Leda e Fátima, da tia-avó Rosa Luiz, dos demais tios e primos. Também de Arlene.
Por falar em filhos, Artur, aprovado no Vestibular de Medicina da UFPB, conseguiu também classificar-se para o curso de Medicina da UFCG, mas desistiu da matrícula, já que prefere cursar em João Pessoa, com o privilégio de ter a irmã mais velha como professora.

opinião
Programa de Saúde da Família.
Nos meus tempos de menino a gente contava os médicos de Patos nos dedos de uma mão: Dr. Diógenes, Dr. Oscar, Dr. Severino, Dr. Artur, Dr. Osman, Dr Dionísio. E todo mundo sabia onde moravam: o baiano Dr. Alberto Diógenes tinha casa e consultório na rua Rui Barbosa, na esquina com a atual rua Joaquim Leitão. Dr. Oscar morava de lado do Cristo Rei e tinha consultório na Epitácio Pessoa num prediozinho de dois pavimentos, onde depois foi construída a Telemar. Dr. Severino tinha um palacete na rua Floriano Peixoto e consultório numa sala ao lado, foi o primeiro pediatra a quem recorri para a minha primogênita. Dr. Artur morava de lado da antiga casa Paroquial, onde hoje é a Cúria, e tinha o consultório por trás de casa, na atual rua Duarte Dantas. Dr. Osman me costurou a cru depois de um acidente doméstico em 1947, em sua casa-consultório na rua Rui Barbosa, quase em frente ao calçadão. Dr. Dionísio morava na rua da Pedra e tinha consultório, em frente à catedral onde fica uma farmácia que tem seu nome. Os dentistas eram ao que me lembro pelo menos três: Dr. Bernardino na Bossuet Wanderley e Dr. Valter Araújo na rua Rui Barbosa, pertinho da Espinharas. Depois apareceu Dr. Chicão (muito antes de Chicão de Raimundo Gomes). Alto e desengonçado, dizem que metia um pé no peito do paciente se o dente desse trabalho e não tinha dente que resistisse. O dentista Dr. Valter, junto com os médicos Severino e Osman, eram filhos de Dr. Pedro, um dos mais antigos médicos da cidade que residia na Praça João Pessoa.
Naquele tempo o médico de muitos de nós era Dr. Oscar. Atendia no posto médico e a quem podia pagar e aos mais amigos no seu consultório. Como o hospital atendia só a quem podia pagar e não havia maternidade, as crianças nasciam em casa mesmo, pelas mãos das parteiras: D. Nenen, D. Sebastiana, Mãe Marina (pegou a mim e quatro irmãos), Terezinha Cruz e outras que atendiam nos bairros mais distantes como Belo Horizonte e São Sebastião.
No meio da década de cinqüenta apareceu mais um grupo de médicos: Dr. Olavo, Dr. Geraldo, Dr. Rivaldo (clínicos gerais e ginecologistas), Dr. Alcides (clínico geral, analista e anestesista) e Dr. Moacir (clínico geral e radiologista). Já encontraram o Hospital funcionando o que justificava a presença do anestesista e do radiologista. Dizem que Dr. Alcides se especializou em anestesia por insistência de Olavo, Geraldo e Rivaldo, que começaram a ganhar fama, como médicos que faziam cirurgia e o paciente “escapava”. Claro que as condições melhores que o Hospital oferecia, além dos exames clínicos e radiológicos, ajudavam muito.
A partir daí começaram a proliferar os médicos, sem contar os dentistas, sendo a mais famosa a Dra. Geralda Medeiros (esposa de Dr. Rivaldo), pela paciência e simpatia, que atraia crianças e adultos. Com o maior número de médicos, veio a especialização. Dr. Amaury Vicente ficou famoso como oculista e como cirurgião oftalmotorrinolaringologista. Até então só Dr. Dionísio atendia na área. Por um tempo apareceu outro concorrente, Dr. Raumanilson, que sumiu de repente.
No início, como os médicos eram poucos, cada família tinha o seu preferido. Dr. Olavo, Dr. Rivaldo e Dr. Geraldo eram os mais procurados. Eram os médicos da família. Receitavam crianças e adultos. E sabiam os problemas de cada um. O de minha casa era o Dr. Olavo. Todos o consultávamos, meu pai (eu acho) até perto de morrer. Como o médico da família, foi a ele que procurei quando estavam para nascer os meus dois primeiros filhos, Liana e Júnior. Foi ele que acompanhou a gravidez e assistiu o parto. Liana ainda no Hospital com a ajuda de D. Nenem. Júnior já na Maternidade, onde D. Sebastiana acompanhou os trabalhos até a hora de chamar Dr. Olavo. Luciana, Bruno e Artur nasceram em Recife. Luma em João Pessoa. Quando Luma nasceu eu ainda morava em Patos e Dr. Olavo foi quem acompanhou a última gravidez de Arlene, da concepção (depois de quase um ano de tratamento frustrado com outro médico) até bem perto do parto. Durante estes anos todos, mesmo enquanto morava em Recife, sempre que precisava de médico eu recorria a Dr. Olavo.
O grande número de médicos que foi surgindo, a especialização, os planos de saúde, as filas do INSS e do Hospital fizeram com que os pacientes começassem a variar de médico. Atendia quem estivesse disponível, quem atendesse pelo plano do paciente ou quem cobrasse uma consulta mais barata. O paciente perdeu aquele vínculo tradicional com o médico da família. O doente era atendido por um médico que diagnosticava uma coisa e medicava. Na próxima vez que adoecia era tratado por outro médico que vinha com outro diagnóstico e outra medicação. E havia prejuízo para a saúde e a economia do paciente. Aí surgiu, nos últimos dez ou doze anos, o Programa de Saúde da Família. Copiado de programa semelhante existente em Cuba, o PSF foi a coisa mais inteligente que aconteceu na saúde pública do Brasil, em todos os tempos. Tornou possível a universalização da saúde garantida pela Constituição e destinada ao atendimento pelo SUS.
Os municípios são divididos em áreas reunindo várias comunidades, tendo cada área o seu agente comunitário de saúde. Estas áreas são agrupadas em unidades atendidas por uma equipe de profissionais de saúde (médico, dentista, enfermeiro que supervisiona os agentes e auxiliares). O agente comunitário faz visitas mensais nas casas e visitas mais freqüentes aos pacientes que demandam maior cuidado: idosos, hipertensos, gestantes e crianças. Nas visitas, verifica a regularidade da administração de medicamentos, pesa as crianças, orienta sobre cuidados e sobre higiene, verifica a regularidade da vacinação. Se preciso, agenda uma visita ao médico ou faz com que o médico venha até a casa do paciente. O fato de ser da comunidade em que trabalha facilita o acesso do agente ao recinto doméstico e possibilita que conheça os problemas da família o que ajuda muito no tratamento médico. O ideal é que haja também uma permanência do mesmo médico e dos mesmos profissionais de saúde trabalhando em cada unidade do PSF. Infelizmente isto não vinha acontecendo, pelas constantes trocas de médico, o que contrariava a filosofia do programa. A vigilância do Ministério Público do Trabalho está dando uma contribuição muito grande para a saúde e sanando isso. Os Procuradores do Trabalho estão exigindo a efetivação dos agentes e dos profissionais de saúde, através de concurso público, o que vai garantir a sua permanência no município mesmo com as mudanças de prefeito. Há, entretanto, um problema (e muito grave) que é a freqüência dos médicos. A sua obrigação é comparecer às unidades de saúde cinco dias na semana, o que só ocorre em raros municípios. Há casos de médicos que só comparecem uma vez por semana, e para isso, claro, contam com a conivência de prefeitos e secretários de saúde. Para isso só há um remédio, a vigilância da comunidade, denunciando os abusos. O médico só pode se ausentar do posto nos dias da semana, se estiver visitando os doentes que não podem ser removidos sem certo incômodo.
O trabalho do PSF uniu as funções preventiva e curativa da medicina. A presença constante dos agentes faz o trabalho preventivo, com ajuda de médico, dentista e pessoal de enfermagem. E o trabalho curativo do médico e do dentista fica muito facilitado. Um agente relaxado prejudica a prevenção, um médico ou dentista ausente prejudica prevenção e cura.
O Programa de Saúde da Família foi a maior conquista do cidadão brasileiro, talvez depois do direito do voto. Cabe a cada cidadão zelar por isso. Se o programa não está funcionando no seu município, denuncie ao Ministério da Saúde que financia o programa através do SUS, denuncie às autoridades (juízes e curadores), denuncie ao Conselho Municipal de Saúde, denuncie aos sindicatos, denuncie à imprensa. A saúde é um direito de todos e todos temos obrigação de fiscalizar o respeito a esse direito.
________________________________________________________________
notícias
TRE divulgou eleitorado de municípios paraibanos, posição em 29/02/07
(LG)
Destacamos aqui o eleitorado dos municípios da comarca de Patos. Patos tem 63.497 eleitores; Santa Terezinha, 3998; São José de Espinharas, 3.207; São José do Bonfim, 2894; e Cacimba de Areia, 2.745 votantes. Salgadinho tem 2.441; Passagem, 1931; Areia de Baraúnas, 1.684.; e Quixaba o menor eleitorado com 1.430 aptos a votar.
______________________________________________________________
técnicos da SUPLAN vieram a Patos iniciar estudos sobre nova ponte.
(LG)
Técnicos da Suplan estiveram em Patos esta semana iniciando os trabalhos de prospecção de solo e medições para iniciar o projeto de construção de uma nova ponte sobre o Rio da Cruz ligando os bairros do Monte Castelo e Santo Antônio, permitindo uma nova ligação cidade-subúrbio, paralela à Ponte do Figureiredo. A nova ponte vai permitir que os veículos que trafegam pela avenida Solon Medeiros possam demandar o Santo Antônio sem passar mais pela Ponte do Figueiredo que deverá ser também recuperada.
______________________________________________________________

termina no dia 7 de maio o prazo para tirar o título de eleitor.
(LG)
Eleitores novos ou aqueles que tiveram o título cancelado têm até o dia 7 de maio para providenciar o seu título. Na mesma data termina o prazo para transferência de um município para outro ou de uma sessão para outra. O eleitor deve sempre conduzir uma certidão de registro civil ou documento de identidade se for tirar o título, ou o título velho se for transferir. Em todo caso deve levar também um documento que comprove a sua residência.
______________________________________________________________

uepb realiza concurso para professor substituto.
(LG)
Termina amanhã o prazo para inscrição dos candidatos que queiram concorrer a duas vagas de professor substituto de Sociologia no campus de Patos. As inscrições podem ser feitas entre oito da manhã e meio dia e entre seis e meia e nove da noite, na antiga Escola Profissional, na rua Cinco de Agosto, no bairro do Belo Horizonte. Os candidatos devem entregar Xerox de documento de identidade e de diploma ou certificado de graduação e comprovante de pós-graduação, além de CPF e currículo com documentos comprobatórios das informações. A prova didática será na próxima quinta-feira.
______________________________________________________________

imprensa comprovou que uti do hospital infantil está funcionando
(LG)
Diante de denúncias de que a UTI do Hospital Infantil, inaugurada recentemente não estaria funcionando, companheiros de vários órgãos de imprensa foram até o local comprovar os fatos. Todos os jornalistas independentes comprovaram o pleno funcionamento da UTI.
______________________________________________________________
emepa vai continuar em Patos
(LG)
O presidente da Empresa Estadual de Pesquisas Agropecuárias (EMEPA), Miguel Barreiro, esteve em Patos esta semana e garantiu que a EMEPA vai continuar em Patos. A garantia foi dada diante das suspeitas de funcionários locais de que o escritório estaria sendo transferido para a cidade de Sousa. Barreiro teria dito que havia realmente esta intenção mas que a grita tinha produzido efeito e o escritório foi confirmado em Patos. Disse que vai batalhar agora para ampliar as pesquisas realizadas pelo escritório local.
________________________________________________________________

políticos encomendam pesquisas para consumo interno
(LG)
Pelo menos dois políticos militantes em Patos encomendaram recentemente pesquisas sobre a intenção de voto do eleitor patoense. Um deles foi a deputada Socorro Marques que se anunciou candidata a prefeita de Patos nas próximas eleições. Ele deve está querendo saber como está no conceito do eleitor patoense. Outro que também quer consultar o pulso do eleitor patoense é o vereador Dr. Ivanes Lacerda. Um dos mais combativos vereadores da escassa oposição local, Dr. Ivanes quer ver quais são as suas chances e as dos demais concorrentes ao posto, já que muitos nomes devem se submeter ao voto popular nas eleições deste ano.

domingo, 2 de março de 2008

De Patos (PB) e região

registros
1. Aniversários da semana: Na 2ª o vereador Expedito Pipi Simões, na quarta o também vereador Inácio de Gelo e na sexta o bissexto ex-vereador Zé Pindola. Parabéns do programa a todos eles.
2. Faleceu esta semana em João Pessoa, Roberto Júnior, filho de minha prima Valdecira Lima de Oliveira. Júnior tinha 28 anos de idade e foi sepultado em Patos. Meus sentimentos a todos os familiares.
3. Faleceu na última sexta-feira em Patos, dona Eurides Bastos Carneiro. Viúva do agropecuarista e comerciante Pedro Carneiro e mãe do meu amigo Beto Carneiro, ela tinha 93 anos de idade. Era irmã de D. Jacira Pontes (única dos irmãos vivos) e de dona Alice Carneiro. Tia de minha sogra Dona Maria Nóbrega, tia Eurides era muito querida de toda a família. Nossas condolências a todos os familiares.
opinião
Mais um ano de Revista da Semana.
Há vinte e oito atrás, feitos hoje, anunciamos a volta da REVISTA DA SEMANA. O programa, lançado em 1972, fora interrompido em 1974 com a minha ida para Recife, onde fui trabalhar no CESEC do Banco do Brasil. Aproveitei os seis anos que morei na capital pernambucana para fazer o Curso de Jornalismo, já que gostara da experiência jornalística daqueles dois anos de apresentação do programa. Submeti-me ao Vestibular da Universidade Católica de Pernambuco, sendo aprovado em primeiro lugar. Durante o curso, fui aluno de Vera Ferraz, durante muitos anos editora de jornalismo da Globo e fui contemporâneo de Francisco José, um dos maiores repórteres da Rede Globo. Colegas meus estão espalhados por órgãos de imprensa de todo o país. Há deles da Globo, no Jornal do Brasil, no Estado de São Paulo e na Folha, além de Jornal do Commércio, Diário de Pernambuco e emissoras de rádio e televisão pernambucanas. Outro dia fui descobrir uma colega, na Secretaria de Comunicação do Estado de Pernambuco. Terminado o curso, quis vir por em pratica o que aprendi na UNICAP, aqui mesmo na Espinharas. Voltei para a região no final de 1979, quando fui chefiar a Carteira Agrícola do Banco do Brasil, na nova agência de Teixeira. Em finais de fevereiro, acertei com o Padre Constant, então diretor da Espinharas, a volta da REVISTA DA SEMANA. O horário seria o antigo, todos os domingos a partir das treze horas.
A linha do programa seria a mesma do programa inicial. Notícias, comentários e entrevistas sobre o que estava acontecendo no país, no Estado, na região e em Patos. A linguagem usada seria a mais chã possível, para permitir que os menos alfabetizados entendessem o que se comentava. E, um detalhe do programa, criticado por alguns, mas elogiado pela maioria. O tom do programa seria quase didático, às vezes repetindo argumentos para que as pessoas entendessem o que estava sendo dito. E assim procuramos manter até hoje, juntamente com o equilíbrio e independência. Com isso, conseguimos, modéstia parte, uma grande audiência, e em todas as camadas sociais e de conhecimento. Agricultores nos escutam e nos entendem. Médicos, advogados e professores se atualizam ouvindo o programa. Comerciantes, donas de casa, empresários, estudantes acompanham o que se passa, principalmente, na cidade e na região, escutando o programa. Temos ouvintes na faixa nos noventa, cem anos, poucos numerosos, claro, porque raros chegam a esta idade, e temos garotos de dez, doze anos que nos escutam ao lado dos pais e terminam se acostumando ao programa.
Durante estes vinte e oito anos temos ouvido e sabido de muitas críticas, mas temos conhecimento de maior número de elogios. E a prova é a grande audiência de que continua a gozar o programa. Nestes quase trinta anos, diminuiu o raio de alcance da emissora, por conta das concorrentes que foram sendo instaladas, mas ainda conseguimos ser ouvidos em Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e até na Bahia. Para compensar a perda dos radio-ouvintes mais distantes surgiu a tecnologia representada pela internet. A página do programa (www.revistadasemana.com) e a programação da Rádio Espinharas (www.radioespinharas.com.br) levam a REVISTA DA SEMANA a computadores do mundo todo. No Brasil temos notícias de “ouvintes” em Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Minas Gerais e Paraná. Naturais de Patos e região, saudosos da terrinha, acessam o programa no domingo mesmo ou assim que chegam no trabalho na segunda-feira e ficam sabendo do que está acontecendo por aqui.
Com relação às críticas, a maioria acontece com relação a posicionamentos nossos. Quando criticamos ou elogiamos governos, partidários e adversários nem sempre ficam satisfeitos. Mas que fazer? Ninguém pode agradar a todo mundo. Como elogiamos e criticamos a torto e a direito, os críticos terminam se calando, principalmente, porque ao longo destes vinte e oito anos até o PT chegou ao poder.
Outra crítica é com relação à falta de entrevistas, hoje tornadas raras. O fato de virmos fazendo o programa, em vinte dos vinte e oito anos a que agora chegamos, fora de Patos, justifica a ausência de entrevistas.
Por falar em ausências, esta foi outra das dificuldades que tivemos que encarar. Durante seis anos (de 1983 a 1989) tivemos que gravar o programa nos estúdios da Rádio Jornal do Commércio, em Recife, com o saudoso PEBA (antigo operador daquela emissora) e mandar a fita pelos ônibus da Boa Esperança. Nos últimos treze anos, nos servimos dos préstimos da Transparaíba (graças ao irmão Luiz Gonzaga) e da Guanabara que a sucedeu. Só agora, no início do ano, é que passamos a utilizar a nova tecnologia em sua plenitude. Gravado o programa, colocamos a gravação dos blocos na internet (http://www.revistadasemana.com/download.htm) de onde são baixados pelo companheiro Antônio Silva para os computadores da Rádio Espinharas e colocados no ar.
Assim chega a REVISTA DA SEMANA aos seus vinte e oito anos de apresentação ininterrupta, um dos programas mais antigos do rádio sertanejo e uma das maiores audiências. Mas isso tudo só possível a você, amigo ouvinte, razão de ser deste programa a quem aqui agradecemos pela audiência que tem nos concedido. Gratos somos também aos nossos patrocinadores, alguns com mais de uma década de caminhada como a Farmácia dos Municípios e a Prefeitura de Mãe Dágua, sem desmerecer todos os demais de mais recente parceria e os parceiros que, por um motivo ou outro, foram ficando pelo caminho. Agradecimentos não podem faltar a todos os nossos colaboradores. A Adilton Dias e Virgílio Trindade que nos mantém atualizados sobre as coisas de Patos, por mais longe que estejamos, ao Osvaldo Medeiros pela parceria de muitos anos, aos companheiros dos demais jornais e emissoras, aos companheiros da Espinharas, aos nossos amigos da Expresso Guanabara (motoristas, cobradores, vendedores e despachantes) pelo suporte e apoio que recebemos. Uma homenagem muito especial, ao saudoso companheiro Edleuson Franco, que junto com Virgílio foram os nossos maiores incentivadores ao longo das duas fases da REVISTA DA SEMANA.
Por fim, não poderia deixar de expressar aqui a nossa gratidão à Diocese de Patos e à sua Fundação Cultural Nossa Senhora da Guia. Foram três bispos e mais de uma dezena de diretores responsáveis pelo espaço de que aqui desfrutamos. Sem a credibilidade de que a Espinharas goza e a confiança que nos manifestam o programa não teria alcançado a marca que agora alcança. Um abraço especial, à querida amiga e colega Sandra Sátiro, por intermédio da qual se fazem os contatos e os contratos.
E, por fim, muito obrigado a Arlene, Bruno, Artur e Luma, pelos dias de sábado de que os defraudei de minha companhia para preparar e gravar o programa, no últimos vinte e cinco anos, assim como Liana, Júnior e Luciana nos primeiros anos. Muito obrigado a todos e vamos em frente. Esperamos estar juntos em tantos aniversários seja possível.

notícias
Sem Cássio secretários presidiram inaugurações em Patos na terça-feira.
Impedido de comparecer a Patos na terça-feira, pois fora convocado a Brasília onde passou quase toda a semana, o governador Cássio Cunha Lima foi representando pelos secretários das respectivas pastas na série de inaugurações previstas para Patos naquele dia. Foi inaugurada a reformada Delegacia da Mulher, descerrada uma placa na Casa da Cidadania, no Guedes Shopping Center, homenageando o vereador Petrônio Lucena, e entregue um cheque de quinhentos mil reais destinados à construção da sede da APAE em Patos. O Secretário de Segurança inaugurou ainda um telecentro no Quartel do III BPM. Às seis e meia da noite o Secretário de Saúde, Geraldo Almeida, inaugurou a tão aguardada UTI Infantil, no Hospital Noaldo Leite. A ajuda à APAE e entrega da UTI Infantil eram reivindicações do deputado Dinaldo Wanderley, a pedido de quem o governador deve inaugurar, em breve, a UTI Neo-natal, na Maternidade Peregrino Filho.
Em entrevista à imprensa, o Secretário Geraldo Almeida disse que não há nenhuma novidade com relação à municipalização dos Hospitais e da Maternidade. (LG)

Audiência na Curadoria discutiu destino do Shopping Sebrae.
Em audiência promovida pela curadora Dra. Caroline Freire de Moraes, o secretário Marilo Costa, o prefeito Nabor Wanderley e o presidente do SEBRAE-Paraíba Júlio Rafael discutiram a destinação que se dará ao prédio do Shopping SEBRAE. O prefeito Nabor Wanderley propôs uma permuta ao Governo do Estado. Ele abre mão do terreno em que foi construído o SEBRAE em troca da cessão por comodato por vinte anos do prédio da antiga usina de Araújo Rique, onde a prefeitura implantaria um Shopping Popular. Ficou acertado que em quinze dias o Estado dará uma resposta sobre a proposta.
Na mesma quarta-feira, o presidente Júlio Rafael se reuniu no Escritório local do SEBRAE com representantes do GIAASP, da UEPB e empresários das indústrias de calçados e de confecções também para discutir o destino do Shopping SEBRAE. Júlio Rafael praticamente descartou o funcionamento de um Centro de Comercialização alegando que as experiências que o SEBRAE fez com outros centros tinham se mostrado negativas com todos eles em situação de falência. Disse que a destinação mais provável do equipamento será como centro de administração da Universidade Estadual. (LG)

Funcionários da EMEPA denunciam extinção do escritório local.
Funcionários da EMEPA, cujo escritório funciona no Agrocentro de Patos, procuraram a imprensa para denunciar que a EMEPA está sendo desativada em Patos e levada para a cidade de Sousa. Disseram que todos os móveis já foram retirados do local e que estão trabalhando em pé e tendo que pedir água aos vizinhos pois até a geladeira foi retirada do local. Eles pedem uma intervenção das lideranças locais para impedir a desativação. (LG)

Comandante da Polícia deu posse a novo comando do III BPM
O coronel Lima Irmão, que por sinal deixa o comando da PM esta semana para assumir a Casa Militar do Governo Estadual, veio a Patos na 6ª para presidir a troca de comando entre o tenente coronel Carlos Guimarães e o também tenente coronel Everaldo Dutra. A posse deveria acontecer na frente do quartel da corporação mas foi transferida para o fórum Miguel Sátyro, por causa da chuva que caiu do final da tarde da sexta-feira. Presente no local o prefeito Nabor Wanderley, deputado Dinaldo Wanderley, vereador Marcos Eduardo, delegado regional da Polícia Civil Marcos Vasconcelos, comandantes da polícia (geral, o antigo e o novo de Patos e o de Cajazeiras). Esperamos que o novo comandante continue com o empenho de seus últimos antecessores no sentido de manter tranqüila a cidade de Patos e região. (LG)

noticiário da câmara
A Câmara de Vereadores aprovou esta semana um projeto de iniciativa do Poder Executivo e vinte e um requerimentos. O projeto que autoriza a reestruturação da STTRANS foi aprovado, na terça, em segunda votação já que fora aprovado em primeira o ano passado. Entre os requerimentos destacamos. De Zé Motta propondo a realização de uma sessão solene no dia 25 de abril para homenagear o jornalista e poeta patoense Tarcísio Meira César nos vinte anos de sua morte e voto de pesar pela morte de Sílvio Alemão. De Zefinha das Bolsas pedindo sessão especial no dia 7 de março para comemorar o Dia Internacional da Mulher (será a última sessão do antigo prédio da Câmara). De Bonifácio Rocha solicitando ao governador Cássio Cunha Lima a instalação em Patos do já criado Centro de Alta Complexidade em Oncologia que Sousa e Cajazeiras tentam levar para lá; ao Secretário de Segurança pedindo a instalação de uma Delegacia de Homicídios e outra da Criança e do Adolescente e ao Governo do Estado a construção e instalação de um Centro de Reeducação de Adolescentes. Juntamente com Marcos Eduardo, Bonifácio pediu a realização de quatro sessões itinerantes neste mês de março: no dia 4 em Santa Gertrudes, dia 6 na Vila Mariana, dia 11 no Noé Trajano e dia 13 de março no Belo Horizonte. Bosco Medeiros propôs voto de pesar pela morte de Dona Naíza Wanderley. Marcos Eduardo aplausos ao Coronel Guimarães e à Polícia Federal por seus dois anos de atuação em Patos. Bosco Medeiros pediu ao prefeito a complementação de calçamentos das ruas Santana, José Jorge, Capitão Manoel Gomes e Felipe Camarão. Pipi pediu a recuperação do asfalto da rua Solon Medeiros no cruzamento com a Santina de Gelo. Chico Bocão pediu pavimentação da Avenida Grécia no Jardim Europa e Inácio de Gelo pediu à Secretaria de Saúde do Município a designação de um médico para atender na Unidade de Saúde Lauro Queiroz, no bairro do Jatobá, que está há um mês sem médico.
Vários projetos foram apresentados esta semana. O Poder Executivo pede autorização para abertura de crédito no valor de um milhão, quinhentos e cinqüenta e quatro mil e quatrocentos reais para o programa de reorganização orçamentária do Município. Zé Motta propôs títulos de cidadão patoense para Dom Manoel dos Reis de Farias, Padre Elias Ramalho e Padre Expedito Caetano. Marcos Eduardo quer obrigar os estabelecimentos bancários da cidade a destinarem cadeiras de rodas para atendimento aos clientes deficientes ou enfermos e propôs o pagamento do salário mínimo de R$ 412,42 (já está desatualizado). Zé Motta quer instituir o brasão de Patos como logomarca da administração municípial e criar a Fundação da Filarmônica 26 de Julho.
A sessão de terça-feira, com a presença de todos os vereadores, teve a presença na tribuna de Dr. Ivanes, Orlando Xavier, Bonifácio Rocha, Zé Motta, Inácio de Gelo, Marcos Eduardo e Chico Bocão. O destaque foi o bate boca entre Marcos Eduardo e Zé Motta, cujos ânimos se acirraram a ponto de Marcos chamar Zé Motta para se enfrentarem lá fora. Na quinta-feira, com a ausência de Dr. Ivanes discursaram Bonifácio Rocha, Orlando Xavier, Zefinha das Bolsas (pela primeira vez) Zé Motta e Chico Bocão. O destaque foi a proposta de Bonifácio Rocha para que se forme uma comissão de vereadores para discutir a destinação do local da Praça da Alimentação que está sendo desmontada pela Prefeitura Municipal. A idéia da Prefeitura é instalar ali um Parque da Criança. Bonifácio defende que a rua seja simplesmente reaberta como era antigamente, sugerindo que se a Prefeitura quer construir um Parque da Criança que o faça em outro local.
Durante a sessão o vereador Pipi foi convencido a desistir da renúncia ao cargo de 2º Secretário. (LG)