domingo, 17 de fevereiro de 2008

REGISTROS

1. Registramos o falecimento, na segunda-feira, 10/02, na cidade da Quixaba, de José Pereira Lopes (Zuca). Agricultor e vereador naquele município por três legislaturas, Zuca era casado com a minha prima Amilda Candeia, filha de Pedro Candeia de Lima e minha tia Dizinha. Zuca deixou os filhos Aluisio, Admilton, Aécio, Jose Carlos, Cleonilda, Neila e Sheila. O sepultamente ocorreu na terça-feira, lá mesmo na Quixaba. Daqui as nossas condolências a todos os familiares.
2. Faleceu na madrugada da última terça-feira, 11/02, em Patos, Manuel de Lucena Gomes, mais conhecido como Bilé. Ele tinha 93 anos de idade e era viúvo de minha tia Severina Torres de Lucena. Tiveram seis filhos (Maria, Mariza, Marizete (já falecida), Marinete (Neta), Maria Elizabete (Betinha) e Henrique Neto), vinte e um netos, vinte e cinco bisnetos e um trineto. O sepultamento ocorreu na manhã da quarta-feira, no cemitério de São Miguel, com grande acompanhamento de parentes e amigos. Muito ativo até um ano atrás, Bilé estava imobilizado em virtude de uma queda que lhe provocou a quebra do fêmur. A idade avançada impedia a realização de uma cirurgia e ele entrou em depressão e como quê desistiu de viver. Casado com a mais velha das minhas tias paternas e único a morar em Patos, nos últimos trinta anos, Bilé se transformou na referência da família a cuja casa todos íamos, como quando eram vivos meu avô e minha avó. Bilé gostava de viajar, de trabalhar na agricultura (fez roçado até os noventa anos) e era exímio contador de histórias.
Outro velho amigo nosso que faleceu esta semana foi de Sebastião Ramos de Lima (Sebastião do Foto). Com mais de noventa anos, Sebastião foi durante muitos anos fotógrafo e proprietário do Foto Patos, na rua Solon de Lucena. Foi meu patrão, por alguns meses, logo depois que saí do seminário. Residente, durante muitos anos, na antiga rua da Pedra, Sebastião eEra uma pessoa muito benquista na cidade de Patos, tendo deixado grande número de amigos. Viúvo há vários anos de dona Estelita, Sebastião do Foto, vivia há algum tempo com uma das filhas. Foi sepultado em Patos, no final da última terça-feira, no cemitério de São Miguel.
Registramos o aniversário ontem, 16 de fevereiro, de nossa antiga ouvinte Cilede Carneiro, filha do meu saudoso amigo Severino Canuto e de dona Diva Carneiro. Casada com meu velho amigo e ouvinte Genival Félix, Cilede é mãe do companheiro Genival Junior. Recebeu os parabéns do esposo Genival, dos filhos Genival e George e demais familiares. Também os do programa.
5. Aniversário na próxima terça, 19 de fevereiro, de Rivanho Ferreira de Sousa, filho dos meus amigos Orlando e Raimunda. Recebendo os parabéns dos pais, das manas Socorro, Orlanda, Acione, Ozivândia e Rosalba, da filha Vitória, dos cunhados e sobrinhos.
6. Aniversário nesta quinta-feira, 21 de fevereiro, de dona Terezinha Alves, mãe do nosso companheiro, auditor fiscal do Trabalho, Flávio Suélio. Dona Terezinha que reside em Patos na rua Joaton Aires, recebe os parabéns do seu esposo, José Benvinda, de todos os filhos e netos.
_______________________________________________________________
PATOS PRECISA URGENTE DE UMA DELEGACIA DE HOMICÍDIOS.
Há alguns dias atrás noticiamos aqui que o Superintendente de Polícia, Marcos Vasconcelos, divulgara a intenção do Governo Estadual de criar em Patos uma Delegacia de Homicídios. Patos dispõe atualmente de duas delegacias distritais, uma Delegacia de Ordem Econômica e uma Delegacia da Mulher. Nas duas distritais existem os dois titulares e seis Delegados plantonistas. As duas outras delegacias contam também com os seus titulares. Ao todo dez delegados. Os titulares tocam o expediente durante o dia, enquanto que os plantonistas se revezam no atendimento no horário noturno e finais de semana. Além disso cabe aos titulares das distritais cobrir os municípios da grande Patos que não dispõem de delegados de carreira.
Com tantos delegados por que se criaria mais uma Delegacia de Homicídios?
Conversando, esta semana, com o Dr. Manoel Martins, um dos delegados distritais, procurei ouvir a justificativa para a criação de uma Delegacia de Homicídios. Segundo o Dr. Martins, os homicídios de mais fácil solução são solucionados pelas equipes das duas delegacias, no dia a dia. Mas, por falta de continuidade nas investigações, sempre ficam por investigar alguns crimes que demandam uma investigação mais demorada. Um plantonista que tira o seu plantão e passa vários dias sem trabalhar perde o contato com as investigações de crimes acontecidos durante os seus plantões. Os distritais têm um grande número de processos para acompanhar e terminam também perdendo o controle daquelas investigações mais trabalhosas. Além de terem de investigar todos os outros tipos de crimes que ocorram no território de sua jurisdição. Em decorrência disso vários crimes de homicídio terminam ficando sem solução. Segundo o Dr. Martins, nos últimos cinco anos, cerca de trinta crimes de homicídios não foram punidos pois as investigações não foram concluídas. Como a impunidade incentiva a criminalidade, o resultado destes trinta crimes impunes são muitos outros homicídios cometidos, vários deles também destinados a ficarem sem solução, gerando um circulo vicioso da pior qualidade.
Com uma Delegacia de Homicídios todos os crimes da espécie seriam investigados, através desta Delegacia, por uma equipe especializada que seria responsável pela solução dos crimes, sem aquela de empurrar de um delegado para o outro ou de um agente para outro. E claro, uma determinada equipe, escalada para uma investigação, não perderia “o fio da meada” das averiguações e pesquisas, levando a um resultado muito mais positivo.
Além do mais, uma Delegacia Especializada reúne informações sobre a maneira com que agem determinados indivíduos, que armas possuem, que modalidades praticam e que vão formar um arquivo para orientar futuros inquéritos da espécie, dando aos profissionais da polícia um profundo conhecimento do submundo do crime local. A especialização dos policiais termina levando a um trabalho muito mais produtivo.
Em conseqüência disso chamamos a atenção das lideranças políticas da região, principalmente, dos nossos deputados estaduais e dos fazedores de opinião para a necessidade de defendermos todos a urgente criação de uma Delegacia Especializada em Homicídios, na Superintendência de Polícia da 5ª Região. A não ser que alguém esteja gostando de manter, na gaveta, estes crimes insolúveis. (LG)
PS. Tomamos conhecimento, ontem, de que várias entidades locais pretendem promover na próxima quarta-feira(20/02), um encontro para discutir a crescente onda de violência, que acomete a cidade de Patos. Uma das sugestões poderia ser a criação da Delegacia Especializada em Homicídios, de que tratamos acima. (LG)
_______________________________________________________________
MADIEL LANÇOU LIVRO COM LEIS DE SUA AUTORIA.
O ex-vereador Madiel Conserva lançou na última sexta-feira, na Câmara de Vereadores, um livro contendo as leis municipais originadas por projetos de sua autoria, na época em que foi vereador em Patos. O evento contou as presenças do prefeito Nabor Wanderley, do deputado Dinaldo Wanderley e do conselheiro do Tribunal de Contas, Flávio Sátiro Fernandes que fez a apresentação do livro. (LG)
SERVIDORES DOS CORREIOS DENUNCIAM MAU ATENDIMENTO.
Representantes do Sindicato dos Empregados dos Correios lançaram na última sexta-feira em Patos uma carta à população em que protestam contra a falta de carteiros e atendentes nas agências dos correios, inclusive em Patos, o que tem provocado mau atendimento e atraso na entrega das correspondências. Eles defendem a realização urgente de concurso público para reforçar o quadro da repartição. O evento foi realizado na Praça Getúlio Vargas. (LG)
PT EMPOSSOU NOVA DIRETORIA DO DIRETÓRIO LOCAL.
Com a presença do deputado federal Luiz Couto, do estadual Rodrigo Soares e do prefeito Nabor Wanderley, realizou-se, neste sábado, em Patos, a posse da nova direção municipal de PT, tendo à frente o advogado Vital Henrique, reeleito para a função. (LG)
UAC REALIZA ENCONTRO REGIONAL.
A União das Associações Comunitárias está realizando durante todo o dia de hoje um encontro regional para discutir sua participação no Congresso a se realizar em breve em Salvador, assim como a sua programação para 2008. O encontro está se realizando na sede do Círculo Operário. (LG)
SINFEMP REALIZOU ENCONTRO ONTEM.
O Sindicato do Funcionários Municipais de Patos e Região (SINFEMP) realizou um encontro, ontem, na Associação Comercial, quando foram discutidos vários assuntos de interesse da categoria. O encontro reuniu representantes da base em municípios de toda a região. (LG)
SINDICATO DE ARTISTAS EMPOSSOU NOVA DIRETORIA.
Foi empossada na última sexta-feira em Patos a nova diretoria do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversões de Patos (muito prazer). (LG)
ZÉ PARAÍBA VOLTA A PATOS PARA SHOW EM MARÇO.
O aplaudido humorista Zé Paraíba volta a Patos para fazer rir o público no próximo dia 8 de março. O show será no Patos Tênis Clube. Zé Lezin é casado com uma patoense, neta do grande maestro Hermes Brandão. (LG)
EDILEUDO VIAJOU A BRASÍLIA PARA PARTICIPAR DE CONFERÊNCIA.
O Secretário de Meio-Ambiente, Edileudo Lucena, viajou esta semana para Brasilia, onde participou da terceira conferência nacional sobre meio ambiente. (LG)
MEIO AMBIENTE RESPONSÁVEL POR PODA E RETIRADA DE MATERIAL.
Passou para a jurisdição da Secretaria do Meio Ambiente a tarefa de providenciar a poda de árvores da cidade e a retirada dos restos vegetais oriundos da poda. Como o equipamento de que dispõe para a função é restrito, a Secretaria estabeleceu uma escala de bairros onde vai fazer a retirada e para isso pede a compreensão da população. No caso de pretender podar alguma árvore, o morador interessado deverá comunicar o fato à Secretaria para que esta possa agendar a retirada do material de modo a impedir incômodos para os vizinhos. O secretário Edileudo Lucena pede a compreensão de todos. (LG)
_______________________________________________________________
COMPRADOR DE GADO VÍTIMA DE GOLPE EM SÃO JOSÉ DO BONFIM.
Um conhecido comprador de gado de São José do Bonfim foi vítima de um golpe nos últimos dias, que lhe deu um prejuízo de mais de três mil reais. Apareceu na região um cidadão de boa aparência que começou a fazer amizade com moradores da região. Além da boa aparência o cidadão conduzia boa quantia em dinheiro e foi o centro de várias farras da região. Depois de bem informado sobre as pessoas da região, passou a abordar os compradores de gado, oferecendo cerca de uma dezena de reses que tinha para vender. Um dos comerciantes desconfiou da parada quando o cidadão chamou para ver o seu gado, mas foi logo perguntando se o comprador não tinha onde colocar o gado, no caso de ver o gado e não se interessar pela compra. Depois de várias indagações, abordou um dos maiores comerciantes do município, que terminou aceitando ir olhar o gado, em um município para as bandas do Piancó. Visto o gado, que estava em curral daquela região e já altas horas da noite, o negócio foi fechado, com o comprador acertando pagar uma parte à vista e o restante “no apurado”, como se diz na região. Negócio feito, o comprador que já fora no seu veículo de carga, trouxe o gado para São José do Bonfim e fez o pagamento imediato do valor acertado. O vendedor do gado, ainda passou alguns dias na região, esperando receber o restante do dinheiro. De uma hora para outra desapareceu. Logo depois que ele desapareceu, apareceram na região umas pessoas procurando o gado que, segundo afirmavam, fora roubado na região próxima ao local onde se fizera a venda. Não sabemos dos detalhes do negócio: se os pretensos proprietários vieram acompanhados da polícia, que documentos apresentaram para justificar a posse. O que sei é que o comprador teve que devolver o gado e arcou com o prejuízo do transporte e da parte que pagou ao ladrão-vendedor. E a sorte dele é que é por demais conhecido, inclusive, pela seriedade nos negócios, se não corria o risco de ser processado como receptador.
Que a notícia dada aqui sirva de alerta para compradores de gado da região, embora provavelmente o fato já tenha sido amplamente divulgado na ”feira-de-gado” de Patos. Cuidado com vendedores desconhecidos e que entregam o produto altas horas da noite.
EMPREGO EM PREFEITURA IMPEDE AGRICULTORA DE SE APOSENTAR.
Muita gente da zona rural se surpreende quando tenta se aposentar e descobre que não vai poder porque consta no INSS que o pretendente é fichado em uma prefeitura ou empresa. Para se aposentar como agricultor o cidadão tem que provar que está há cerca de quinze anos na atividade agrícola. Se tiver a carteira assinada neste período em firma ou em prefeitura, não vai poder se aposentar. E há muitos casos de pessoas que saíram das prefeituras, mas continuaram a constar nos arquivos da prefeitura, interessadas em receber o PIS/PASEP todos os anos. Já encontrei casos na região de prefeituras onde um terço dos trabalhadores constantes da RAIS (comunicação anual feita ao Ministério do Trabalho) não mais trabalhavam na edilidade. Quem estiver recebendo o abono anual do PIS/PASEP sem ser funcionário até o ano anterior, está lesando os cofres da União e quando for se aposentar receberá o castigo, não se aposenta. Para quem recebia o PASEP e deixou de trabalhar resta, em alguns casos, apenas uns jurinhos a receber.
Mas o caso da agricultora de que falamos acima é muito pior. Ela completou a idade, preparou a documentação e procurou o INSS. Quando chegou lá recebeu a notícia de que não podia se aposentar pois era funcionária da Prefeitura de sua cidade. Ela disse que fora funcionária mas há muito tempo saíra, tendo sido informada de que constava nas informações da prefeitura como funcionária e que estava recebendo salário todo mês. Ela agora quer saber quem estava recebendo dinheiro por ela e garante que vai processar a Prefeitura para provar que não é mais funcionária e poder se aposentar como agricultora.
Outra senhora do mesmo município passa por caso semelhante. Como está perto de se aposentar ela resolveu procurar o INSS para saber de sua situação. Foi surpreendida por informação semelhante a da outra trabalhadora. Continua constando nos documentos da prefeitura como funcionária em atividade e alguém vem recebendo seu salário todo mês.
Como eu não fiz nenhuma auditoria sobre o assunto, não sei dizer se alguém vem realmente recebendo o salário destas duas senhoras ou se elas apenas constam na Declaração anual da RAIS, como se estivessem recebendo aqueles valores. É importante que seja feita uma investigação mais aprofundada para evitar que as duas sejam prejudicadas em sua aposentadoria e, se houver fraude ou má-fé, para que os responsáveis sejam punidos. (LG)

Nenhum comentário: