domingo, 24 de fevereiro de 2008

REGISTROS

REGISTROS
1. Faleceu na última segunda-feira ,18/02, , na capital pernambucana, o patoense Silvio Renato Diniz Alves, mais conhecido como Sílvio Alemão. Filho de Severino Alves (Severino da Vaca), antigo motorista de caminhão hoje taxista, Sílvio foi diretor da Quarta Ciretran e atualmente era camioneiro. Ele foi acometido de problemas cardíacos na fronteira Alagoas/Pernambuco sendo socorrido para Recife onde faleceu. O sepultamento se deu no final da segunda-feira em Patos.
2. Aniversariou, ontem, o suplente de vereador Pedro Alexon Dias Jerônimo, funcionário da Caixa Econômica Federal, em Patos.
3. No próximo domingo, 2 de março, a nossa REVISTA DA SEMANA completa 28 anos de lançamento nesta última fase. São vinte e oito anos ininterruptos de apresentação, mantendo sempre a mesma linha o que lhe tem garantido a fidelidade de milhares de ouvintes. Perdeu a companhia do FACTORAMA, mas tenta continuar dando conta do recado.
_______________________________________________________________
A SAÚDE DE PATOS AINDA ESTÁ MAL
Outro dia eu ouvi uma pessoa reclamando que tinha procurado um posto médico e não tinha sido atendido por que o médico estava de férias. Outro reclamava de que não fora atendido por que era dia de atendimento de hipertensos. Esta semana ouvi um colega radialista reclamando das filas no Hospital Regional. Tem alguma coisa errada na área de Saúde na cidade de Patos. Claro que não é exclusividade nossa.
O médico tem direito a férias, claro. O que não pode é todos os médicos saírem de férias de uma vez, Afinal a doença não escolhe hora. Como em qualquer empresa ou repartição tem sempre que haver um substituto para quem está de férias, senão a coisa não funciona. Nos casos de funções que têm que ser ocupadas por um profissional, tem que haver outro profissional de reserva para a substituição nas férias ou nas ausências eventuais. Não pode é o serviço ficar sem atendimento, simplesmente por que alguém faltou ou está de férias. Segundo a vereadora Zefinha das Bolsas as comunidades que representa (São Sebastião e adjacências) estão sem médico desde dezembro.
Com relação a haver um dia para uma determinada especialidade, tudo bem. Faz parte da organização e da necessidade de otimizar a utilização dos especialistas. Mas e como ficam os outros doentes, sem atendimento?
Os postos médicos, não sei se todos, fecham no final da tarde. A quem recorrer no caso de adoecer durante noite?
São problemas como este que geram filas no Hospital Regional. Afinal, com a municipalização da saúde, o município se obrigou a fazer os atendimentos de baixa complexidade, ficando para o Hospital o atendimento de média complexidade ou que precisem de internação. Da mesma maneira que as consultas médicas com especialistas devem ser feitas no Frei Damião, ambulatório onde os atendimentos são limitados em número.
O colega radialista que reclamava das filas do Hospital Regional esqueceu ou não percebeu que as filas no Hospital só podem acontecer em calamidades públicas, grandes desastres ou tiroteios com muitos feridos. Que em alguns casos podem até justificar a requisição de atendimento em hospitais particulares.
Fila no Hospital para atendimento de baixa complexidade denuncia que o atendimento nos postos médicos do município não está funcionando. Seja por ausência de médicos, por férias ou por subdimensionamento dos quadros dos postos médicos.
E aqui uma sugestão. Por que a prefeitura não equipa alguns postos em localizações estratégicas para atendimento de baixa complexidade durante a noite? Bastariam três postos. Um para atender Santo Antônio, Jatobá e Maternidade, outro para atender Belo Horizonte e Morro e um terceiro para atender a Brasília, Salgadinho e São Sebastião. Com um médico plantonista durante toda a noite?
O Programa de Saúde da Família foi uma das idéias mais geniais em termos de saúde e prevenção adotadas no Brasil nos últimos anos. Mas o atendimento médico não pode ficar restrito a determinada comunidade, determinada especialidade e determinado horário. O programa facilita o atendimento, mas não pode deixar ninguém de fora. Nem os “quase turistas” como eu. Que por sinal, tenho sido bem atendido nas poucas vezes que procurei o Hospital (um acidente como fogos e uma urgência de alergia) e o Posto Médico da minha comunidade (onde tomei a vacina dos idosos).
Como todos temos direitos iguais à assistência médica, vamos aguardar providências para calar as reclamações.
_______________________________________________________________
CÍCERO LUCENA SE LICENCIA, CARLOS DUNGA ASSUME E RÔMULO VAI PARA A CASA CIVIL.
Dizendo ter recebido uma convocação do governador Cássio Cunha Lima, o senador Cícero Lucena anunciou que está tirando uma licença de quatro meses do seu mandato de Senador. Afirmou que sai tranqüilo por saber que seu suplente Carlos Dunga está à altura do mandato de senador.
Para assumir a vaga de Cícero, Carlos Dunga se afastou da Casa Civil do Governo da Paraíba, dando lugar ao deputado federal Rômulo Gouveia, que, por sua vez, se licenciou da Câmara dos Deputados. Embora, Rômulo tenha afirmado inicialmente que sua ida para a Casa Civil não tem nada a ver com a sua pretensão de sair candidato a prefeito em Campina Grande, a sua desculpa não engana ninguém. Na Casa Civil ele fica muito mais próximo de Campina Grande e ganha visibilidade a nível local. Posteriormente, Rômulo admitiu a vantagem afirmando: “Estava em Campina de quinta a segunda, agora estarei todos os dias, isso me permitirá ficar mais perto das demandas do município”.
Caso o deputado seja o escolhido do PSDB para concorrer à prefeitura de Campina Grande, ele só deverá se desincompatibilizar do cargo em junho, quatro meses antes da eleição. (LG)
_______________________________________________________________
PROCESSO CONTRA MARANHÃO VOLTA AO TRE.
Uma ação de impugnação do mandato do senador José Maranhão que fora indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba vai voltar a julgamento. A Coligação por Amor à Paraíba recorreu ao TSE que mandou que o processo fosse julgado pelo Tribunal Regional. José Maranhão recorreu contra a decisão do TSE, mas seu recurso não foi aceito e agora o TRE vai ter que processar a Ação de Impugnação de mandato eletivo contra o senador José Maranhão. O interessante é que a acusação contra José Maranhão é de que ele teria usado o jornal A UNIÃO para alavancar a sua candidatura ao Senado. (LG)
_______________________________________________________________
DEPUTADO PRETENDE MUDAR HORÁRIO DE SESSÕES DA ASSEMBLÉIA.
O deputado Carlos Dunga Júnior anunciou a apresentação de um projeto legislativo para mudar o horário das sessões, hoje realizadas na parte da manhã. Dunga Júnior pretende com isso aumentar a freqüência dos seus pares às reuniões da Casa de Epitácio Pessoa. Pela proposta, as sessões de segunda a quinta seriam realizadas à tarde e apenas as da sexta, na parte da manhã. (LG)
_______________________________________________________________
IGREJA UNIVERSAL PÔS CINE SÃO FRANCISCO À VENDA.
A Igreja Universal parece ter desistido de transformar o Cine São Francisco em um novo templo da denominação. Segundo se informa o prédio estaria à venda. E aqui uma pergunta. Por que a Prefeitura de Patos não compra o prédio para transformá-lo num teatro? O prefeito Nabor Wanderley disse que pretendia adquirir o prédio com esta finalidade quando descobriu que a Universal já estava com o negócio bem adiantado. Agora que a Universal desistiu seria a vez de Nabor retomar a idéia da compra. Patos há muito que precisa de um teatro a exemplo do acontece com Cajazeiras, cidade bem menor do que a nossa e que há muito tempo dispõe de um teatro que serve de palco a um movimento teatral dos mais ativos. (LG)
AUTORIDADES E ENTIDADES DISCUTIRAM SEGURANÇA.
Realizou-se na última quarta-feira, na Associação Comercial, a reunião de que demos notícia aqui no último domingo, com a finalidade de discutir a violência que tem preocupado a cidade de Patos, nos últimos dias. Presente à reunião o Dr. Isac Torres (diretor do Forum local), o delegado Marcos Vasconcelos (da Delegacia Regional da 5ª Região), Tenente Coronel Guimarães (do III BPM), vereador Bonifácio Rocha (representando a Câmara), um representante do prefeito Nabor Wanderley, representantes dos Conselhos Municipais, de clubes de serviço e de outras entidades.
Foi resolvido que autoridades e entidades defenderão a criação de uma Delegacia da Infância e da Juventude para reprimir a criminalidade jovem, assim como a implantação de uma Casa de Recuperação do Menor, para reeducar os menores infratores. O delegado Marcos Vasconcelos pediu a mobilização da comunidade junto aos deputados da região em favor da aprovação do projeto que cria a Delegacia de Homicídios, projeto que tramita na Assembléia Legislativa, assim como da pretendida Delegacia da Criança e do Adolescente. (LG)
SERVIÇO MILITAR CONVOCA JOVENS NASCIDOS EM 1990.
A Sétima Delegacia do Serviço Militar está convocando todos os jovens residentes em Patos, nascidos no ano de 1990 a comparecerem até o dia 30 de abril, no horário de 7:30 às 11:30 horas, à Delegacia do Serviço Militar, na rua Bossuet Wanderley, 541, por trás do Colégio Cristo Rei. Devem conduzir uma certidão de registro civil e uma fotografia 3 x 4. Os jovens residentes nos municípios da região devem comparecer à Junta de Serviço Militar de sua cidade no mesmo período e para o mesmo fim de alistamento militar. (LG)
CÁSSIO VIRÁ A PATOS NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA.
O governador Cássio Cunha Lima estará em Patos na próxima terça-feira. Deverá inaugurar a reformada Delegacia da Mulher, descerrar uma placa na Casa da Cidadania, no Guedes Shopping Center, homenageando o vereador Petrônio Lucena, e assinará um cheque de quinhentos mil reais destinados à construção da sede da APAE em Patos. Cássio inaugura ainda um telecentro no Quartel do III BPM. Às seis e meia da noite se dirige para o Hospital Infantil onde inaugura a tão aguardada UTI Infantil. A ajuda à APAE e entrega da UTI Infantil são reivindicações do deputado Dinaldo Wanderley, a pedido de quem o governador deve inaugurar, em breve, a UIT Neo-natal, na Maternidade Peregrino Filho. (LG)
EM AUDIÊNCIA CONCEDIDA A DINALDO, CÁSSIO REAFIRMOU COMPROMISSOS.
Em audiência que concedeu na última segunda-feira ao deputado Dinaldo Wanderley, o governador Cássio Cunha Lima reafirmou os compromissos assumidos anteriormente com o deputado patoense. Garantiu a construção de uma nova ponte sobre o rio da Cruz, paralela à ponte do Figueiredo, um Ginásio de Esportes no Jatobá, calçamento no Jatobá e Monte Castelo, calçamento e canal no bairro da Maternidade e mandou Dinaldo procurar um terreno para o Estado adquirir para a construção de mais duzentas casas na cidade. (LG)
TENENTE CORONEL GUIMARÃES DEVE DEIXAR COMANDO DO III BPM.
Depois de manter por vários anos o trabalho iniciado por seus últimos antecessores que, a partir do Coronel Xavier, pacificaram a cidade de Patos, o Tenente Coronel Guimarães foi transferido para Campina Grande. Para seu lugar foi nomeado o coronel Everaldo Dutra que comandava o Policiamento do Trânsito na Capital. O coronel Guimarães foi homenageado esta semana na Câmara dos Vereadores pelo trabalho que realizou na cidade. (LG)
PARTIDOS DITOS DE ESQUERDA SE REUNIRAM EM PATOS.
PT, PCdoB, PSB, PHS, PSL, PRB, PTdoB, e PCB, reunidos ontem na Associação Comercial, por seus representantes em Patos discutiram a criação de um Conselho Político visando as eleições 2008 e cobraram uma posição do PSB, dirigido pelo Dr. Aluísio Queiroz, sobre a sucessão municipal. Querem que o PSB que se desligou da base do prefeito Nabor Wanderley decida com quem fica, se com o atual prefeito se com o deputado Dinaldo Wanderley.
Circula nos bastidores que o PSB pode até indicar o vice na chapa encabeçada pelo ex-prefeito Dinaldo Wanderley.
Por falar em vice, circula na cidade a informação de que o PMDB teria consultado o TRE sobre os riscos que correria uma candidatura do Dr. Ivânio Ramalho a vice de Nabor, diante Ação de Impugnação de mandato eletivo que tramita contra ele na Justiça Eleitoral. Segundo se comenta a resposta teria sido de que o partido correria riscos. Será que estão querendo descartar a candidatura de Ivânio? (LG)
_______________________________________________________________
MORADORES DA DEODORO DA FONSECA RECLAMAM DE GALERIA.
Moradores da rua Deodoro da Fonseca pedem providências urgentes da Prefeitura com relação a uma galeria existente nesta rua que está afundando em toda a sua extensão. Em alguns locais já possibilitando a saída de insetos que infestam as residências dos locais. Dizem que o calçamento da galeria está afundando, embora ainda não haja escoamento de dejetos a céu aberto, o que poderá acontecer se providências não forem tomadas. Alegam que já fizeram vários apelos aos setores da prefeitura, sem que nenhuma providência tenha sido tomada. A Deodoro da Fonseca fica no centro da cidade, entre a Solon de Lucena e a Praça João Pessoa. (LG)
_______________________________________________________________
DEPUTADA PATOENSE TEM CELULAR FURTADO EM PLENA SESSÃO DA ASSEMBLÉIA DO ESTADO (Patos Online) A deputada Socorro Marques (PPS), teve uma surpresa não muito agradável na manhã desta quarta-feira (20/02), dentro do plenário da Assembléia do Estado da Paraíba. Socorro Marques teve um aparelho celular roubado, enquanto participava da sessão.
“Putsgrila”. Quer dizer que tem ladrão até no plenário da Assembléia? No portal PATOS ONLINE um internauta criticou a manchete por chamar Socorro de deputada patoense. Denuncia desconhecimento. Apesar de antiga liderança em Vista Serrana, Socorro Marques reside em Patos há muitos anos o que faz dela também nossa deputada, apesar de ter tido aqui reduzida votação (2.293 votos contra 16.456 de Dinaldo, 12.529 de Francisca Motta e 4.144 de Antônio Mineral). Chica Motta também não é patoense por nascimento, mas por adoção, e é considerada patoense desde que aqui se radicou, casada com Edivaldo Motta. (LG)
COMUNIDADE PREOCUPADA COM PATRIMÔNIO DA UNIÃO BENEFICENTE.
Algumas pessoas procuraram o programa preocupadas com as informações de que a UNIÃO BENEFICENTE DE ARTISTAS E OPERÁRIOS entidade que funciona há muitos anos na rua Bossuet Wanderley (e onde aprendi as primeiras letras com dona Matilde) estaria com seu patrimônio à venda. Segundo as informações a entidade tem apenas três sócios e estes estariam vendendo o patrimônio. Será que a entidade vai desaparecer e o patrimônio que é da comunidade vai ser alienado? A quem recorrer? (LG)
PREFEITURA OFERECE APENAS TRÊS MIL PARA INDENIZAR BARRAQUEIROS DA PRAÇA DA ALIMENTAÇÃO.
Como antecipamos aqui, quando comentamos a proibição de venda de bebidas na Praça da Alimentação, a praça está fadada a ser desativada. A proibição de venda de bebidas afugentou os freqüentadores do local e agora a prefeitura está oferecendo três mil reais como indenização aos barraqueiros para que entreguem os quiosques. Será que três mil reais é o preço justo para quem negocia no local há mais de dez anos e tira dali o sustento da família? Por que a prefeitura, ao invés da promessa de um futuro quiosque no Terreiro do Forró, não constrói logo uma Praça de Alimentação no Terreiro e não transfere os comerciantes de um local para o outro? Nós sempre criticamos a localização da atual praça da alimentação, mas sempre defendemos que a praça fosse transferida para outro local. Por que a prefeitura não constrói outra praça? Será que só sabe reformar, fazer meia-sola? E o mostrengo vai ficar no mesmo local? (LG)

Nenhum comentário: