domingo, 10 de fevereiro de 2008

REGISTROS

  1. Quem aniversariou nesta quinta-feira, 8 de fevereiro, foi meu filho mais velho Luiz Gonzaga Lima de Morais Júnior, funcionário da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), residente em Natal (RN). Recebeu os parabéns da esposa Ana Rita, dos filhos Júlia e Netinho, meus, de sua mãe, de Arlene, dos manos Liana, Luciana, Bruno, Artur e Luma, do avô Assis Soares, da sogra, dos cunhados, dos tios, primos e sobrinhos.
  2.          Registramos o aniversário ontem do meu antigo ouvinte Apolônio Olinto de Oliveira, nascido em 09/02/1922, e seu neto Eduardo (o Edu), nascido na mesma data em 1985. Os parabéns do programa a que ele assiste há muitos anos.
  3.          No último programa eu registrava aqui a minha alegria e a de alguns amigos meus por estarmos comemorando a aprovação no vestibular de Medicina, o mais difícil da UFPB, de filhos nossos. E completava com o seguinte comentário: "Por sinal, o primeiro lugar de Medicina e 2º de todo o Vestibular também seria patoense: Cássio Lins Gil de Farias."        Na oportunidade eu não identifiquei quem teria sido aquele patoense do primeiro lugar em Medicina na UFPB. Depois para grande surpresa e satisfação fui informado de que aquele herói, que saíra do Colégio Cristo Rei para brilhar na UFPB, era realmente patoense, e por sinal, primo meu em segundo grau. Cássio, neto de minha tia Iraci, é filho de meu amigo Carlos Alberto Farias, gerente do Hotel Real, e da minha prima Vera, irmã do saudoso companheiro de rádio, Roberto Fernando de Lima Lins, o querido Jabiraca. Mas o jovem Cássio não só passou no vestibular da UFPB, ele foi aprovado também, em sexto lugar, no vestibular de Medicina da Universidade Federal de Campina Grande, talvez mais difícil do que o outro. Seu outro mano, Júnior, está terminando Direito na UFCG. Daqui os meus parabéns, de Arlene e Artur, para o jovem Cássio Gil Lins de Farias, de 17 anos de idade, e para os seus pais e avó.

_______________________________________________________________

UMA LÁGRIMA NO ROSTO.

    Outro dia, fizeram Dona Maria, minha sogra, chorar. Correram lágrimas naquele rosto, belo aos 80 anos de idade. Mas as lágrimas, graças a Deus, eram de alegria. A alegria que se devia ao bonito triunfo do neto Artur com a aprovação para o vestibular de Medicina. A mãe de Artur chorara também de emoção pela grande alegria de ver o filho ultrapassar um obstáculo dos mais difíceis, no vestibular mais concorrido do Estado. Mas as lágrimas de Dona Maria eram mais antigas.

    Dona Maria, como minha mãe, via na educação dos filhos a única maneira de fazê-los progredir na vida. Ela que conseguira apenas concluir o primário lutou desde cedo para educar os seus nove filhos. Uma tarefa talvez mais árdua do que a de "seu" Antônio e "dona" Constantina porque eram nove os filhos a educar. Os tempos eram mais recentes e com algumas facilidades. Mas dona Maria enfrentava o desinteresse de "seu" Ataíde para quem bastava aos filhos serem marchantes como ele e alguns dos seus próprios irmãos. Daí o seu sonho ser mais pessoal , individual.

    Desde cedo encaminhou os filhos para a escola. E lá iam eles, bem fardados, levando os livros e a merenda, adquiridos com esforço de Dona Maria, bordando ou fazendo unhas das amigas e vizinhas. O primário dos nove foi feito parte na escola pública, parte no Diocesano, onde o coração de Padre Raimundo cedia, diante da grande vontade que aquela mãe tinha de educar os filhos, concedendo-lhes bolsas-de-estudo. Terminados os estudos secundários, seis deles ingressaram na universidade, todos conseguindo se formar. Dois agrônomos, um engenheiro, uma geógrafa, dois economistas. Os outros três não tiveram a persistência de continuar os estudos. Uma virou mãe de família, hoje com os dois filhos formados. Outro virou bancário (Banco do Brasil) e desinteressou-se dos estudos. Um terceiro preferiu virar cantor de forró e radialista. Dos quinze netos, alguns se formaram, uns estão na universidade, outros ainda na infância/adolescência, mas cerca da metade não tiveram maior tendência para o estudo e pararam no fim do secundário.

    Artur talvez, junto com uma das primas, tenha coroado o sonho de Dona Maria. Ter um médico na família. Embora adore todos os netos e eles a adorem também (sua casa é uma festa quando se juntam), a torcida por Artur foi maior. Por morar perto e ser um dos com quem ela tem mais contato, para quem ela faz os bolos preferidos. E dona Maria fez questão de acompanhá-lo na hora da inscrição para o vestibular, na hora de deixá-lo nos locais das provas e esperou junto com ele que o resultado fosse divulgado. Com a vitória, ela chorou. Junto com a mãe Arlene e a tia Ângela. O pai, não nego, também chorou, mas estava em Patos, quando o resultado foi divulgado. Acreditando no sucesso, Dona Maria já havia comprado uma caneta que entregou a Artur com a recomendação de que a usasse na hora de fazer a matrícula. Agora espera vê-lo "doutor", como o mano Bruno que se forma em Direito em março.

    "Una lacrima sul viso" é um grande sucesso da música italiana. Uma lágrima no rosto (a tradução) é a resposta de Dona Maria ao sucesso de um dos netos. Não na música (ela bem que quis fazer de um dos filhos um cantor de sucesso, só Arlene e Aécio corresponderam em parte), mas na carreira acadêmica. Artur e Ana Luíza (filha de Ademar) talvez terminem ao mesmo tempo, ele na capital paraibana, ela na capital cearense. Para dona Maria sucesso em dose dupla. (LG)

_______________________________________________________________

NABOR JÁ ESTARIA SONHANDO COM A CÂMARA FEDERAL.

    Uma especulação que circula pela cidade dá conta de que o prefeito Nabor Wanderley teria confidenciado a determinados interlocutores que só pretende exercer o próximo mandato (claro se conseguir se reeleger) por dois anos, quando renunciará para concorrer a uma vaga na Câmara Federal. A notícia ganha certa credibilidade pelo fato de o prefeito Nabor Wanderley vir copiando muitas atitudes de seus colegas de João Pessoa e Campina Grande. Como Ricardo Coutinho e Veneziano Vital do Rego são dados como fortes candidatos a governador e senador em 2010, Nabor para não ficar atrás estaria sonhando com uma vaga de deputado federal. Isto estimularia ainda mais o candidato a vice, Dr. Ivânio, a lutar pela reeleição, sem precisar de outros incentivos. (LG)


 

BLOCO DOS SAPATEIROS REPETE O SUCESSO DOS ANOS ANTERIORES.

    Apesar da tentativa de algumas pessoas de esvaziar o bloco, tradicionalmente ligado ao deputado Dinaldo Wanderley, chegando inclusive a tentar mudar o nome e a mudar o tradicional roteiro percorrido pelo grupo, o Bloco dos Sapateiros voltou a fazer sucesso. O desvio do roteiro fez com que o bloco se partisse em dois, com uma pequena parcela indo pelo Alto Casteliano sob o comando do prefeito Nabor Wanderley, enquanto a maior parte dos foliões esperava na Irineu Jóffily fazendo o roteiro tradicional, sob o comando do deputado Dinaldo Wanderley. Houve também a tentativa de tirar dividendos por parte de um candidato a vereador que distribuiu camisas vermelhas que destoavam da tradicional camisa branca. Nada disso, nem a vaia nos que intentaram o desvio de roteiro, empanou o brilho do tradicional bloco que conseguiu mais uma vez reunir um maior número de foliões. (LG)


 

CANDIDATURA DE DINALDO CONTINUA A INCOMODAR.

    Os adversários do deputado Dinaldo Wanderley têm tanto medo de sua candidatura a prefeito que vivem lançando boatos contra a sua campanha de retorno à prefeitura. Nos últimos dias, andaram divulgando que Dinaldo não seria candidato por conta de pretensos processos que teria na Justiça. Só que nenhum processo foi julgado e só uma condenação "com trânsito em julgado" poderia impedir a sua candidatura. Sem uma condenação, só juntando mais votos do que ele, seus adversários vão impedir a sua volta. (LG)


 

JUÍZA FEDERAL INDEFERE MANDADO CONTRA EXIGÊNCIA DE REGISTRO DE MÚSICOS.

    A Juíza da 3ª Vara Federal, Dra. Cristina Garcez, indeferiu pedido de liminar em mandado de segurança impetrado por músico patoense contra a exigência de registro na Ordem dos Músicos para que músicos de bandas de música pudessem exercer a profissão, fora das bandas. Entendeu a juíza que, como a profissão é regulamentada, a exigência da lei que a regulamentou de que mesmo os músicos não formados sejam registrados, deve ser obedecida. O pleito dos músicos já havia suscitado um projeto da deputada Francisca Motta dispensando-os do registro. Aprovado pela Assembléia, o projeto foi vetado pelo governador Cássio Cunha Lima por inconstitucional já que a regulamentação de profissão é prerrogativa do legislador federal. (LG)


 

CORIOLANO DE MEDEIROS ADIA INÍCIO DAS AULAS.

    A Escola de Ensino Fundamental Coriolano de Medeiros, tradicional grupo escolar da rua Peregrino de Araújo de minha infância, adiou o início das aulas que deveriam começar amanhã. Tudo porque um grupo de vândalos invadiu a escola nos últimos dias e quebrou janelas e equipamentos. Os bandidos aproveitaram a inexistência de vigilância noturna para cometer o crime. A diretora da escola, Leda Diniz, diz que assim que forem reparados os danos ela marcará a data de início das aulas. (LG)


 

  • População vai indicar cursos técnicos para Cefet de Patos (Assessoria de Imprensa)

         A Prefeitura Municipal de Patos realizará audiência pública com a população a fim de discutir os cursos que ela quer e precisa para sua cidade. O Município foi contemplado com uma unidade do CEFET - Centro Federal de Educação Tecnológica, que vai funcionar, no mais tardar possível, no primeiro semestre de 2009.

    Não teria sentido implantar em Patos cursos que não tenham utilidade na própria região, como acontece com o curso de Engenharia Florestal que chega a formar turma de apenas um aluno, justamente, pela falta de mercado de trabalho para os engenheiros florestais, por mais bem formados que eles saiam daquela escola. A audiência pública para escolher os cursos da CEFET deve ter a presença de todas as autoridades e lideranças da região preocupadas com a educação profissional para os nossos jovens. Um bom curso profissionalizante é muito mais importante de que muitos cursos que diplomam para nada.

    Por sinal o projeto que deu origem ao CEFET de Patos é uma das poucas coisas boas que Cícero Lucena fez até agora em seu mandato de senador.


 

CÂMARA DE VEREADORES VOLTA A SE REUNIR NO DIA 21 DE FEVEREIRO.

    Com o fim do recesso de final de ano, no próximo dia 20, a Câmara de Vereadores de Patos volta a se reunir na quinta-feira, 21 de fevereiro. A primeira sessão será solene para a abertura do ano legislativo. Na sessão seguinte os líderes decidirão a programação para a realização de sessões itinerantes, como ficou decidido recentemente. Na sessão solene de quinta-feira, espera-se a presença do prefeito Nabor Wanderley para a apresentação da sua mensagem de início de ano, com as propostas que pretende executar em 2008. (LG)


 

SANTA TEREZINHA REALIZA CONCURSO PARA AGENTE DE COMBATE ÀS ENDEMIAS.

    Como estava programado, a prefeitura da vizinha cidade de Santa Terezinha está realizando hoje o concurso para preenchimento das vagas de agente de combate às endemias, antigo agente de vigilância sanitária. Quatro vagas deverão ser preenchidas de acordo com o edital do concurso. A prefeitura de Santa Terezinha realizou recentemente concurso para profissionais de saúde do Programa de Saúde da Família (PSF).


 

  • Ironia do destino (Osvaldo Medeiros, sábado, em O NORTE)

    O ex-prefeito de Santa Terezinha, médico José Afonso Gayoso Filho, inimigo político ferrenho do atual prefeito, o também médico Ruy Pontes, não é que foi aprovado no último concurso realizado naquele município para o PSF! José ficou na 4ª colocação e os três médicos que obtiveram média acima de Afonso, um desistiu e dois foram aprovados na prova de residência e afora, queira ou não, Ruy vai ter que engoli-lo. Comenta-se que Ruy quer anular o concurso. Pode?

    O fato de um conhecido adversário do prefeito ter chance de ser aproveitado no cargo mostra a seriedade do concurso. Não houve até agora nenhuma desistência porque o resultado do certame não foi sequer homologado, nem houve convocação dos candidatos aprovados. De parte do prefeito Rui Pontes não há nenhuma intenção de anular o concurso, realizado com a maior seriedade. Nada impede, entretanto, que algum candidato insatisfeito levante dúvidas sobre a lisura do concurso o que deverá ser apurado a nível administrativo ou judicial. (LG)

CHICA MOTTA QUER UNIR OPOSIÇÕES EM TEIXEIRA.

    Estava marcada para ontem a noite, na cidade de Teixeira, uma reunião de várias lideranças da oposição, entre outras o deputado Guilherme Almeida, o ex-prefeito Elenildo Queiroz e a deputada Francisca Motta, além de outros lideres. A idéia é unir todos os oposicionistas contra o grupo do ex-deputado Valdeci Amorim, numa tentativa de tirar o grupo do comando do município, hoje governado pela sua esposa Rita Nunes. (LG)

DEPUTADO DE SÃO BENTO DEVE SE LICENCIAR PARA TRATAMENTO DE SAÚDE.

    O representante peemedebista de São Bento, Marcio Eulâmpio, deu entrada a um pedido de licença por cento e vinte e um dias para tratamento de saúde. O deputado deve se submeter a uma junta médica da Assembléia para saber se lhe será concedida a licença pelo período solicitado. Neste caso a vaga deverá ser assumida pelo seu suplente, Expedito Pereira, ex-prefeito e atual vereador em Bayeux. (LG)


 


 

Nenhum comentário: