domingo, 11 de maio de 2008

registros
  1. Na última quarta-feira, 7 de maio, fez quatro anos da morte de meu tio Inácio Paca, irmão de minha mãe. Viúvo de tia Dasdores, irmã de meu pai, Inácio Paca era pai dos meus primos-irmãos Carlos Antônio, Carmiolanda, Pedro Neto e Luiz Paca. Morou seus últimos dez anos em propriedades minhas. Ele dizia que tinha me criado e agora eu estava criando ele. Faleceu aos oitenta e nove anos, em minha granjazinha Asa Branca. Nunca esqueci do conselho que ele sempre me dava: “Aproveite enquanto é novo, para quando estiver de minha idade ter, pelo menos, de que se lembrar”.
  2. Tive uma semana de comemorações. Na quinta-feira, meu quinto filho, Artur, agora universitário de Medicina, na UFPB, fez aniversário: 19 anos. Ontem, 10/05, quem aniversariou foi a minha filha mais nova, Luma. Na noite de sábado foi o baile de formatura (uma festa belíssima) de meu quarto filho, Bruno, cuja formatura acontece na segunda-feira, 12/05. Torna-se Bacharel em Direito pela UFPB. Daqui os parabéns e os votos de muitas felicidades dos pais, da avó Maria Nóbrega, dos manos, dos tios e primos.
  3. Mais aniversários: hoje de Meire Vieira, esposa do colaborador Adilton Dias; amanhã do vereador Zé Motta; quarta-feira do suplente de vereador Edmilson do Mercadinho; na quinta do meu vereador e deputado federal Bonifácio Rocha. A todos os nossos votos de muita felicidade.
  4. O Dia das Mães tem a sua origem no princípio do século XX, quando uma jovem americana, Anna Jarvis, perdeu sua mãe e entrou em completa depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a idéia de perpetuar a memória da mãe de Annie com uma festa. Annie quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas. Em pouco tempo, a comemoração e consequentemente o Dia das Mães se alastrou por todo Estados Unidos e, em 1914, sua data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson: dia 9 de Maio. Daqui eu quero homenagear a você, uma mamãe muito especial, a todas as mães que nos escutam e às mães de todos os que nos escutam, principalmente à minha mãe, razão de minha existência e de tudo o que alcancei na vida, por conta do seu estimulo. A você, Arlene, mãe de Bruno, Artur e Luma, representando as mães de todos os meus filhos. Às minhas tias, um pouco minhas mães também e a minhas manas, Leda, mãe de Italo e Karla, e Fátima, um pouco mãe de todos os sobrinhos. A dona Maria Nóbrega, sogra e mãe. E às mães daqueles que nem se lembram de que têm mães.

______________________________________________________________

opinião

Exageros de Mãe
(Millôr Fernandes)
Já te disse mais de mil vezes que não quero ver você descalço. Nunca vi uma criança tão suja em toda a minha vida. Quando teu pai chegar você vai morrer de tanto apanhar. Oh, meu Deus do céu, esse menino me deixa completamente maluca. Estou aqui há mais de um século esperando e o senhor não vem tomar banho. Se você fizer isso outra vez nunca mais me sai de casa. Pois é, não come nada: é por isso que está aí com o esqueleto à mostra. Se te pegar outra vez mexendo no açucareiro, te corto a mão. Oh, meu Deus, eu sou a mulher mais infeliz do mundo. Não chora desse jeito que você vai acordar o prédio inteiro. Você pensa que seu pai só trabalha pra você chupar Chica-Bon? Mas, furou de novo o sapato: você acha que seu pai é dono de sapataria, pra lhe dar um sapato novo todo dia? Onde é que você se sujou dessa maneira: acabei de lhe botar essa roupa não faz cinco minutos! Passei a noite toda acordada com o choro dele. Eu juro que um dia eu largo isso tudo e nunca ninguém mais me vê. Não se passa um dia que eu não tenha que dizer a mesma coisa. Não quero mais ver você brincando com esses moleques, esta é a última vez que estou lhe avisando.
(Texto extraído do livro "'10 em Humor", Editora Expressão e Cultura - Rio de Janeiro, 1968, pág. 15.)

________________________________________________________________

notícias

Programação do São João 2008 de Patos

Parte Cultural
Dia 19 - quinta-feira:
18h - Festival das Quadrilhas da Cidade
20h - Apresentação da Orquestra Sanfônica
20h30 - Apresentação da Orquestra Forrônica 26 de Julho
21h - Apresentação de Violeiros
21h30 - Final do II Festival de Forró Pé de Serra (trios de forró)

Dia 20 - sexta-feira:
MAGNÍFICOS
GENILDO E GINALDO
PINTO DO ACORDEON
AÉCIO E BANDA

Dia 21 – sábado:
GAROTA SAFADA
GERALDINHO INS
FORROZÃO VALEU BOI
PATRICINHOS DO FORRÓ
ZÉ NILTON

Dia 22 - domingo
BETO BARBOSA
CHEIRO DE MENINA
FOGO NA ROUPA
ASSISÃO
LÚCIA DO ACORDEON

Dia 23 - segunda-feira:
SOLTEIRÕES DO FORRÓ
TON OLIVEIRA
FLOR DE LIMÃO
ELVANDRO E BANDA

Dia 24 - terça-feira
FELIPÃO
CAWBOYS FORA DA LEI
FORRÓ BALANÇO NACIONAL
GÊ MARIA

Dia 25 - quarta-feira
SAIA RODADA
MASTRUZ COM LEITE
MEXE VILLE
TELENGO TENGO

Dia 26 - quinta-feira
BRUNO E MARRONE
FORRÓ NA TORA
FLOR DA PELE
VIRTUAIS DO FORRÓ

Dia 27 - sexta-feira
AVIÕES DO FORRÓ
GENIVAL LACERDA
JOGO DE CINTURA
CALCINHA RASGADA

Dia 28 - sábado
À tarde: Trio Elétrico e ASAS DA AMÉRICA. À noite:
BANDA STYLLUS
CAPITAL DO SOL
CAVALO DE PAU
FORRÓ DO MELA PINTO
LOS PANDAS


SINFEMP anuncia ação contra cobrança de taxas pelo Banco Real.

O SINFEMP anunciou esta semana que vai entrar na Justiça com uma ação contra o Banco Real pela cobrança de taxas dos funcionários da Prefeitura de Patos, mesmo depois que o município transferiu as contas-salários para o Banco do Brasil. Segundo o SINFEMP desde muito tempo que os servidores da prefeitura reclamavam das taxas exorbitantes cobradas pelo Banco Real que não parou a cobrança mesmo depois que perdeu a Folha de Pagamento da Prefeitura. Segundo o programa apurou a Administração Municipal transferiu as contas para o Banco do Brasil, por que o Real não estava cumprindo as cláusulas do acordo assumido quando recebeu a Folha de Pagamento da Prefeitura. (LG)

______________________________________________________________

Anúncio de pré-candidatura

A cidade de Patos terá mais um candidato a vereador pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). Trata-se do jovem advogado Dr. Aluisio de Queiroz Melo Neto. Nascido em 09 de março de 1978 na cidade de Patos PB, o pré-candidato patoense com 30 anos de idade, é atualmente presidente municipal do PSB local e membro das Comissões de Prerrogativas do Advogado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Subseção de Patos. Com ele os eleitores terão uma opção a mais na hora de escolher seus representantes. Aluisio Neto é filho único de Saulo de Queiroz Melo (in momeriam) e da professora Nailde Nicácio de Queiroz Melo. É casado com a jornalista Valeska Candeia Queiroz desde março de 2008 e exerce há 5 anos a profissão de advogado.O pré-candidato é conhecido nos meus jurídicos como um profissional autêntico, seguro e corajoso na defesa de seus clientes.O município agradece.

Diante da “briga de foice no escuro” que está sendo a coligação de esquerdas não sei até quando subsistirá a candidatura do presidente local do PSB, cujo lançamento se justificava diante do lançamento de candidatura própria a prefeito, a esta altura praticamente descartada. (LG)

______________________________________________________________

TCE aprova contas de Santa Terezinha referentes a 2006

O portal Patos Online dá conta na quarta-feira de que o Tribunal de Contas do Estado aprovou, por unanimidade, as contas da administração do prefeito Ruy Nóbrega de Pontes, referentes ao ano de 2006. As contas, segundo o portal, foram aprovadas “sem ressalva e com louvor”.

Segundo o registro do Patos Online “Os conselheiros consideraram a atual prestação de contas do município sertanejo, um exemplo a ser seguido pelos demais gestores municipais da Paraíba”.

Quem conhece o Dr. Ruy não se surpreende com a notícia, já que ele é conhecido pela honestidade com que administra o dinheiro público. (LG)

______________________________________________________________

Câmara do Bonfim empossou suplente de Damião de Bozano.

A Câmara de São José do Bonfim empossou na última sexta-feira o primeiro suplente da coligação PSDB/PFL na vaga deixada pela morte do ex-vereador Damião de Bozano, o Bó, cuja morte foi pranteada por todo o município, inclusive pelos adversários. O novo vereador é Antônio Soares de Lima, Antônio de Carolina, por sinal, o amigo em casa de quem Bó esteve, participando de um jantar, até poucos minutos antes do acidente que o matou. (LG)

______________________________________________________________

PTB de Cacimba de Areia desiste de candidatura própria e apóia Egilmário.

O PTB da cidade de Cacimba de Areia se reuniu no final de semana e anunciou a desistência de candidatura própria, quando pretendia concorrer com o nome do empresário Valdir Batista e resolveu apoiar o nome do ex-prefeito Egilmário Bezerra. O PTB deve apresentar dois candidatos a vereador um dos quais será o próprio Valdir, devendo o outro nome ser anunciado nos próximos dias. Na ocasião o PTB sugeriu a candidatura a vice de Egilmário, de Moura, filho do empresário Dimas Soares. (LG)

_____________________________________________________________

Noticiário da Câmara de Patos

A Câmara de Patos realizou duas sessões ordinárias esta semana, com todos os vereadores presentes, o que é uma raridade. Dois projetos foram aprovados em primeira e segunda votação na própria terça, ambos de iniciativa do Poder Executivo: o Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias e o que concedia aumentou de 27% para aposentados e pensionistas a partir de março passado. Três outros projetos foram aprovados na 3ª em primeira votação e na 5ª em segunda rodada. Um deles dá o nome da ex-vereadora Elvina Caetano (de autoria de Chico Bocão) a um gabinete parlamentar. Outro do mesmo Chico dá o nome do ex-vereador Abdias Guedes Cavalcanti à Sala das Comissões. Um terceiro projeto aprovado era de iniciativa de Inácio de Gelo e mudava o nome da Associação de Apoio da Mulher Prostituta para Associação de Apoio à Mulher Patoense.

Treze requerimentos foram aprovados na terça e seis na quinta. Destacamos o de Zé Motta pedindo a reforma de uma escola no sítio Enjeitado (de reforma entendem Zé Motta e Nabor); Marcos Eduardo pediu ao prefeito a limpeza do Canal do Conjunto Noé Trajano, à Oi a recuperação do Posto Telefônico do Distrito de Santa Gertrudes e ao prefeito a complementação do calçamento da rua Pedro Peixoto no Jardim Queiroz. Bonifácio Rocha pede à STTRANS a regulamentação do acesso gratuito dos deficientes ao sistema de transportes municipais e ao prefeito que aproveite a reforma do Estádio Municipal José Cavalcanti para instalar ali um sistema de som ambiente. Orlando Xavier pede ao governador que resolva o problema de abastecimento dágua da cidade que vem provocando falta dágua em vários bairros. Ivanes Lacerda pediu à Mesa Câmara a realização de uma audiência pública com a presença do Ministério Público, gerentes do Banco do Brasil e do Banco Real, Secretário de Administração e Representante dos Funcionários para discutir a transferência da Folha de Pagamento dos Servidores do Município do Banco Real para o Banco do Brasil. Pediu também votos de aplausos ao empresário Antônio Dias Neto pela instalação em Patos de concessionárias da Renault e da Mitsubishi e renovou o pedido ao prefeito para que dote a praça de táxis do Forum de uma cobertura. Pipi propôs voto de pesar pela morte do vereador Damião Bozano do vizinho município do Bonfim e ao comandante do III BPM um Posto Policial no Assentamento Campo Comprido.

Dez projetos foram apresentados e encaminhados às comissões. Destacamos um do Poder Executivo pedindo autorização para parcelar débito com o Patos Prev referente ao período de 2001 a 2008, constatado por auditoria do INSS. Pipi propôs denominar seu gabinete com o nome do vereador Polion Carneiro. Zé Motta quer reconhecer como de utilidade pública a Associação dos Agentes Comunitários de Saúde. Orlando Xavier propõe o título de cidadão patoense para o músico Paulo Rossi, delegado em Patos, da Ordem dos Músicos do Brasil. Zefinha das Bolsas quer incluir na programação oficial do São João de Patos, sempre no dia 23 de junho, véspera de São João, da corrida anual de deficientes físicos. Dr. Ivanes quer dar o nome de Hardman Cavalcanti à Alça Sudoeste (eu diria Alça Sudeste). Zé Motta quer denominar de Pedro Leitão o Polo Coureiro Calçadista que se espera construir em Patos. O mesmo Zé Motta quer atribuir ao seu gabinete na Câmara o nome de Vereador Edivaldo Motta.

Usaram da tribuna: Na terça-feira, em nome dos aposentados, dona Nailde Queiroz, além dos vereadores Orlando Xavier, Marcos Eduardo, Inácio de Gelo, Bonifácio Rocha, Ivanes Lacerda, Chico Bocão, Zé Motta e Bosco Medeiros. O assunto principal foi o aumento de aposentados e pensionistas. Na quinta falaram: Zé Motta, Bonifácio Rocha, Ivanes Lacerda e Chico Bocão. Os temas transferências das contas do servidores municipais do Banco Real para o BB e uso da tribuna. Alegando quebra de acordo, Dr. Ivanes exige o cumprimento do Regimento Interno que só permite inscrição de oradores até o primeiro orador começar a falar.

Nenhum comentário: