domingo, 18 de maio de 2008

registros
  1. Registro aniversário, no último dia 10/05, do meu velho e querido amigo, Zé Maria Aurélio, residente na cidade do Teixeira. Daqui os parabéns do programa a que ele assiste religiosamente todos os domingos.
  2. Numa belíssima festa, segunda-feira, no Teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural, Bruno, meu quarto filho, recebeu o seu diploma de Bacharel em Ciências Jurídicas, pela Universidade Federal da Paraíba. Mais de cem alunos, dos turnos matutino, vespertino e noturno, receberam a coroação de cinco anos de estudos e pesquisas, na nossa tradicional Faculdade de Direito, da Praça João Pessoa, na capital do Estado. No auditório, a avó Maria Nóbrega e a mãe Arlene, choraram de emoção. Também me emocionei, mas já estou mais acostumado, Bruno é meu quarto doutor. Hoje ele está se submetendo ao Exame da Ordem, último obstáculo antes de exercer a advocacia. Desejo que seja o advogado que o pai não conseguiu ser, até por conta do pouco de tempo de exercício profissão, cinco anos. Hoje, estou impedido de exercê-la, por conta da função de auditor que exerço. Bruno, como a maioria dos jovens advogados, deve se dividir a partir de agora entre um exercício efetivo da profissão e o estudo para concursos públicos, onde tenho certeza se dará bem.
  3. Recebi e-mail esta semana do nosso ouvinte Felipe Torres Cristóvão, nos seguintes termos: “Olá Luiz. Vi em seu blog que seu pai se chamava Antônio Torres de Morais e gostaria de saber se ele tinha um irmão chamado Solon Torres de Morais que era de Patos - PB, (meu avô). Aguardo resposta, abraços Felipe Torres”. Já respondi a Felipe, negativamente, mas prometi descobrir o parentesco.
    ______________________________________________________________
    opinião
    Quem serão os candidatos a vice em Patos?
    Com a reafimação da candidatura de Dona Socorro, mesmo advertida de que só vai ajudar o prefeito, o que muitos julgam que é, realmente, a sua intenção, fica agora a especulação: E quem serão os candidatos a vice?
    De parte do PPS há a garantia de que já estaria assentado o nome do Dr. Gilberto Marinho, ex-secretário de Saúde da Prefeitura de Patos e pessoa muito bem quista, embora sem nenhuma experiência eleitoral. Formaria uma chapa partidária com Dona Socorro.
    Na chapa do prefeito, entendo não haver nenhuma dúvida de que será mantida a mesma dupla que venceu as eleições de 2004. Nabor não tem como descartar o Dr. Ivânio que é, sem sombra de dúvida, a terceira força eleitoral da cidade. A menos que Ivânio fosse impedido, caso em que, provavelmente indicaria a esposa Ana Emília ou o irmão Ranieri.
    Resta a definição do companheiro de chapa de Dinaldo. Ressabiado com a derrota de 2004, Dinaldo deverá escolher um candidato a vice, menos vulnerável às críticas dos adversários, já que as críticas ao vice de Dineudes, principalmente oriundos de setores religiosos, parecem ter sido a maior causa de sua derrota. Bonifácio Rocha seria um presente dos céus se formasse na chapa do ex-prefeito. Como o PSB parece decidido a formar com Nabor, resta a Bonifácio concorrer à reeleição.
    Outra alternativa para o ex-prefeito seria uma quase impossível composição com o PPS, hoje mais próximo de Nabor do que da oposição local. Dinaldo, o político mais inteligente surgido em Patos nos últimos anos, segundo Virgílio Trindade, deve estar examinando nomes que tenham passado limpo e que possam ampliar a base de apoio, atraindo o apoio ou, pelo menos, neutralizando as críticas dos meios religiosos da cidade. Um dos nomes em análise, segundo se comenta seria o do ex-vereador José Lacerda Brasileiro. Como se aproxima a época das convenções, vamos esperar para ver. Zé ainda tem muitos amigos nos meios de esquerda e do PMDB.
    ________________________________________________________________
    notícias
    Programação do São João 2008 de Patos
    Parte Cultural Dia 19 - quinta-feira:18h - Festival das Quadrilhas da Cidade20h - Apresentação da Orquestra Sanfônica20h30 - Apresentação da Orquestra Forrônica 26 de Julho21h - Apresentação de Violeiros21h30 - Final do II Festival de Forró Pé de Serra (trios de forró)

    Dia 20 - sexta-feira: MAGNÍFICOS, GENILDO E GINALDO, PINTO DO ACORDEON, AÉCIO E BANDA
    Dia 21 – sábado: GAROTA SAFADA; GERALDINHO LINS; FORROZÃO VALEU BOI; PATRICINHOS DO FORRÓ; ZÉ NILTON
    Dia 22 - domingo: BETO BARBOSA; CHEIRO DE MENINA; FOGO NA ROUPA; ASSISÃO; LÚCIA DO ACORDEON
    Dia 23 - segunda-feira: SOLTEIRÕES DO FORRÓ; TON OLIVEIRA; FLOR DE LIMÃO; ELVANDRO E BANDA
    Dia 24 - terça-feira: FELIPÃO; CAWBOYS FORA DA LEI; FORRÓ BALANÇO NACIONAL; GÊ MARIA
    Dia 25 - quarta-feira: SAIA RODADA; MASTRUZ COM LEITE; MEXE VILLE; TELENGO TENGO

    Dia 26 - quinta-feira: BRUNO E MARRONE; FORRÓ NA TORA; FLOR DA PELE; VIRTUAIS DO FORRÓ
    Dia 27 - sexta-feira: AVIÕES DO FORRÓ; GENIVAL LACERDA; JOGO DE CINTURA; CALCINHA RASGADA
    Dia 28 - sábado À tarde: Trio Elétrico e ASAS DA AMÉRICA. À noite: BANDA STYLLUS] CAPITAL DO SOL; CAVALO DE PAU; FORRÓ DO MELA PINTO; LOS PANDAS

_______________________________________________________________
Partidos da base de Nabor resolveram formar duas coligações para vereador.
Depois de marchas e contramarchas, os partidos que fazem a base parlamentar do prefeito Nabor Wanderley decidiram formar duas coligações para disputar as eleições proporcionais. Uma das coligações reunirá PMDB, PR e PRB enquanto a outra terá a participação de PT, PC do B, PSB, PCB, PSL, PHS e PT do B. Com isso o grupo ligado ao prefeito poderá ter quarenta ou quarenta e quatro candidatos a vereador, já que a lei permite a cada coligação indicar um número de candidatos correspondente ao dobro das vagas de vereador existentes na Câmara.

____________________________________________________________________
Partidários de Dinaldo formarão três coligações.
Por outro lado, reunidos neste final de semana, os partidos ligados ao ex-prefeito e candidato declarado nas eleições 2008, Dinaldo Wanderley, acertaram formar três coligações. Uma juntando o chamado Chapão, uma segunda encabeçada pelo PSDB e uma terceira comandada pelo PFL. Com isso será possível lançar entre sessenta e sessenta e seis candidatos a vereador, um terço mais do que os adversários, o que representa mais cabos eleitorais batalhando por votos para a chapa majoritária. (LG)

_____________________________________________________________________
Presidente do Nacional diz que é candidato a vereador em Patos.
O empresário Zé Ivan, presidente do Nacional de Patos, disse ao companheiro Adilton esta semana, no Café Centenário, que pretende ser candidato a vereador em Patos, nas eleições deste ano, pelo PMN. Um dos responsáveis pela conquista inédita do campeonato paraibano, o antigo militante petista, será um candidato de peso, entre os concorrentes de esquerda. (LG)

____________________________________________________________________
Prefeitura inaugurou Centro Médico com direito a grande comício.
O prefeito Nabor Wanderley inaugurou, com pompa e circunstância, as reformas feitas no Posto de Saúde Maria Marques, construído na administração José Cavalcanti, há mais de quarenta anos atrás. A reforma transformou o antigo posto médico no Centro de Saúde Maria Marques, cujo funcionamento deve acontecer durante as vinte e quatro horas, com atendimento médico e odontológico. O equipamento fica na rua Manoel Motta, ao lado do CSU, no bairro do Jatobá. A inauguração teve comício com a presença de deputados federais e estaduais, que discursaram na ocasião. (LG)
_____________________________________________________________
Noticiário da Câmara de Patos
Câmara realizou sessões na terça (13/05) e na quinta (15/05). Todos presentes na primeira e ausentes Dr. Ivanes e Zefinha das Bolsas na quinta-feira. Seis projetos foram aprovados em primeira e segunda votação esta semana: Um do Poder Executivo pedindo autorização para parcelamento de débito originário da contribuição social patronal e consignações de funcionários perante o Fundo de Previdência Municipal, Patos Prev. Projeto de Pipi denomina o seu Gabinete de Vereador Polion Carneiro, outro de Marcos Eduardo dá o nome de Maria Madalena Lira a praça a ser construída em frente à nova Câmara. Orlando Xavier propôs o título de cidadão patoense para o cantor Paulo Rossi. De Zefinha das Bolsas foi aprovado o projeto que inclui a Corrida Anual de Deficientes na programação do São João de Patos. Os três outros projetos foram de Zé Motta. Um denominando de Pedro Leitão o Polo Coureiro Calçadista a ser construído em Patos, um segundo dando o nome de Edivaldo Motta ao seu gabinete na Câmara e um terceiro reconhecendo como de utilidade pública o Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Patos e região. Dentre os quatorze requerimentos aprovados destacamos: o de Bosco Medeiros solicitando da Mesa da Câmara que pleiteie junto à Telemar a colocação de um orelhão no novo prédio da Câmara. O de Zé Motta pedindo a marcação de uma sessão solene para comemorar os Cem Anos do Jornal O NORTE. Pipi propôs votos de aplausos ao AA Espinharas pelos seus trinta e cinco anos de existência comemorados no último dia 13 de maio. Um requerimento de Chico Bocão pede que a STTRANS instale um semáforo no cruzamento entre as ruas Juvenal Ledo e Horácio Nóbrega, em frente ao Hospital Regional. Marcos Eduardo pediu a construção de uma praça no bairro Antônio Mariz, antiga Cruz da Menina, e Bonifácio Rocha renova o apelo para que seja construído o calçamento entre a BR 230 e o Parque da Cruz da Menina, onde a lama tornou difícil o acesso durante a Festa de Pentecostes. Bonifácio renovou também o pedido para que seja implantada a iluminação entre a rua Horácio Nóbrega e o Parque da Cruz da Menina. Na terça-feira, usaram da tribuna os vereadores Bosco Medeiros, Chico Bocão, Inácio de Gelo, Ivanes Lacerda, Orlando Xavier e Zé Motta. A tônica dos discursos foi a necessidade de ampliação dos nossos cemitérios, já que estamos até exportando defuntos para cemitérios de outras cidades da região. Na quinta-feira, usaram a tribuna os vereadores Bonifácio Rocha, Inácio de Gelo e Zé Motta. (LG)

Nenhum comentário: