segunda-feira, 26 de maio de 2008

registros
Aniversário na próxima quinta-feira, 29 de maio, de minha afilhada Luíza, filha de Ronaldo e Conceição. Recebendo os parabéns dos pais, do mano Carlinhos, do namorado e dos tios e primos. Também os meus.
______________________________________________________________
opinião
Ivânio Ramalho pode voltar à Prefeitura?
Candidato a vice-prefeito em 2004, Ivânio Ramalho talvez só contasse com a possibilidade de raras e eventuais substituições do titular do cargo. Vem se consolando com a possibilidade de representar o prefeito nas solenidades a que este não pode ou não quer comparecer.
Continuar vice talvez não lhe fosse tão interessante se ele não tivesse passado a acalentar um sonho. Sonho alimentado pelos que gozam dos benefícios do poder na atual administração municipal e que não querem largar as tetas da “muda”. Assumir a prefeitura de Patos como titular a partir de 2010. É que, os áulicos do poder, sem nem saber se voltam em 2009, já sopram aos ouvidos de Nabor com as delícias de uma candidatura a deputado federal em 2010. E estaria montada a equação. Nabor candidato a deputado federal, Ivânio voltaria a governar Patos, por dois anos e nove meses.
Ivânio estaria tão empolgado que teria começado a dizer besteiras. Em recente inauguração disse que Nabor fez mais em quatro anos do que quarenta anos de prefeitos anteriores a ele. Esqueceu que ele próprio fora um destes anteriores ou apenas confessou que não fez nada em Patos? Será que Nabor fez mais do que Olavo, Aderbal, Edmilson, Rivaldo, Geralda e Dinaldo juntos? Parece que o sonho de Ivânio está fazendo o ex-prefeito delirar. O que será que o empolga tanto?
Por falar em discursos, muitos estão se perguntando: Por que o vice-prefeito e deputados de fora têm direito de discursar e os vereadores da terra não têm? Aliás, os vereadores estão “tiririca” com isso e já ameaçam não comparecer mais às solenidades da prefeitura. Reclamam do discurso de Ivânio afrontando quarenta anos de administradores e do fato de nenhum representante da casa ter tido o direito de falar. Tudo aconteceu na recente inauguração de um Centro de Saúde. A irresignação dos vereadores foi demonstrada na sessão, de terça-feira, na nossa Câmara.
________________________________________________________________
notícias
Partidos da base do prefeito Nabor farão ato político em junho em Patos
Integrantes do Conselho Político que compõem os partidos de esquerda (PC do B, PT, PSB, PHS, PCB, PSL e PT do B), que fazem parte da base aliada do prefeito Nabor Wanderley(PMDB), estiveram reunidos na segunda (19/05) no Auditório do Sindicato Rural de Patos, e decidiram realizar um ato político no dia 8 de junho em Patos, para apresentarem seus candidatos a vereadores para o pleito de 2008.
Esta data foi sugerida pelo petista João de Lima e pelo comunista José Gonçalves, para homenagear "Seu Manoel Oliveira", militante do Partido Comunista do Brasil, desde 1932. Com a clandestinidade ele se filiou ao PT e depois que o P C do B foi legalizado, em 1985, retornou ao Partido. "Seu Manoel", se ainda fosse vivo, completaria cem anos no dia oito de junho deste ano. Além dessa homenagem, os partidos pretendem afinar o discurso para as eleições de outubro deste ano.
Para este ato, os partidos irão convidar as suas lideranças estaduais e nacionais para fortalecerem ainda mais o trabalho que vem sendo realizado no município, além das presenças do prefeito e vice-prefeito, Nabor Wanderley e Ivânio Ramalho. Os partidos decidiram também pela realização de um seminário com todos os candidatos a vereadores e vereadoras com data a ser definida na reunião da próxima segunda-feira.
A homenagem a Manoel Oliveira é das mais justas. De poucas letras mas com grande cultura política, seu Manoel fez a cabeça de muitos de nós, militantes do PT na década de oitenta. Sua atuação política entre nós é responsável pelo nascimento de uma esquerda hoje alojada no PT, PCdoB, PCB, PSB e outras legendas de esquerda. Meu amigo João de Lima, antigo admirador de Maluf, que o diga. Sob influência de Manoel Oliveira e João Sucupira, outra grande influência sobre nós militantes petistas da época, virou socialista. Oliveira muito mais profundo, Sucupira mais idealista. (LG)
____________________________________________________________________
Agradecimentos a direção e funcionários do Hospital Regional.
Domingo passado, Luiz Paca, meu primo irmão e guardião da minha granjazinha Asa Branca, sofreu um acidente de moto, lá na região, e quebrou uma perna. Atendido no mesmo dia no Hospital Regional de Patos, foi detectada a necessidade de uma cirurgia para reconstituição do osso da perna. A cirurgia não foi realizada no mesmo dia por falta do material (placas e parafusos de platina), material que, inclusive, já havia sido solicitado à empresa que a fornece para o hospital. Realizada, posteriormente, a operação foi bem sucedida e Luiz voltou para casa neste sábado, para o período de recuperação.
Daqui quero agradecer a atenção e os cuidados que lhe foram dispensados pelo Dr. Gutemberg Palmeira e por todo o pessoal do hospital. Um registro todo especial pela atenção do Dr. Ivanes Lacerda que fez questão de participar da cirurgia, quando soube se tratar de uma pessoa minha, a Valquíria enfermeira do Hospital (amiga nossa, de Luiz e de Neta) e que fez de tudo para que Luiz e Neta fossem bem atendidos, ao meu amigo Touro que se pôs a disposição para o que estivesse ao seu alcance e aos médicos e enfermeiras da traumatologia por toda atenção durante a permanência de Luiz Paca, acompanhado de minha comadre Neta, no Hospital.
Agradecemos a todos os parentes e amigos pelo apoio, pelo interesse e pelas visitas, principalmente a Aparecida Bento, também enfermeira do Hospital, pelo apoio e pelas informações que nos deu para que o atendimento a Luiz se fizesse o mais rápido possível.
___________________________________________________________________
Bonifácio Rocha confirma candidatura dele e de Aluísio Queiroz.
O vereador Bonifácio Rocha declarou esta semana ao Radar que, embora continue com a expectativa de assumir uma vaga na Câmara Federal, continua candidato a vereador em Patos. Disse que o PSB deverá sair com dois candidatos a vereador, ele próprio e o presidente do partido Aluísio Queiroz Neto. (LG)
____________________________________________________________________
Radialistas devem se afastar a partir da convenção partidária.
Especialistas em direito eleitoral advertem os radialistas e responsáveis por programas de rádio que pretendem ser candidatos em 2008 que eles devem abandonar os programas a partir da escolha em convenção partidária. Segundo eles, esta seria uma decisão recente da Justiça Eleitoral. (LG)
____________________________________________________________________
Wilson Santiago diz que ainda há tempo para Congresso aprovar PEC 333.
Em conversa com a imprensa na sua vinda a Patos, o deputado Wilson Santiago disse que ainda há tempo para o Congresso aprovar a Proposta de Emenda Constitucional PEC 333/2004 que determina o número de vagas de que podem dispor as nossas Câmaras de Vereadores. O projeto que pode ser votado esta semana na Câmara dos Deputados tem sua votação aguardada com grande expectativa pelos candidatos a vereador já que com o aumento de vagas em muitas Câmaras podem aumentar as suas chances. (LG)
___________________________________________________________________
Esquerda patoense se reuniu na segunda e fechou coligação.
Sete partidos de esquerda se reuniram em Patos na última segunda-feira e fecharam uma coligação para as eleições proporcionais. Os partidos são PT, PSB, PCdoB, PCB, PHS, PSL e PTdoB. Os partidos de esquerda deixaram de fora o PPN que deverá se coligar com o PMDB, juntamente com o PRB. Apesar do fechamento da coligação não ficou definido o número de candidatos de cada partido já que o PT insiste em lançar quinze candidatos o que deixaria apenas sete vagas para os outros seis partidos. (LG)
____________________________________________________________________
Guaraí Martins desiste de candidatura a vereador.
Depois de uma conversa com o deputado Dinaldo Wanderley, o ex-vereador Guaraí Martins anunciou a sua desistência à postulação de uma vaga de vereador nas eleições deste ano. Operoso vereador por mais de um mandato, Guaraí ocupa atualmente a Secretaria Executiva de Infra-Estrutura e deverá continuar no cargo. (LG)
____________________________________________________________________
Chapão definiu sua chapa para as eleições deste ano.
O grupo denominado Chapão formado por ex-vereadores, suplentes de vereadores e alguns novatos, fechou a sua chapa para disputa em coligação com vinte nomes. Segundo se informou faltaram duas mulheres para completar a cota de mulheres e os vinte e dois nomes da coligação. São candidatos os ex-vereadores: Madiel Conserva, Luiz da Barra, Expedito (Dito) Mendes, Roland Torres, Tião Cabral e Raumonilson Neves. Também os atuais suplentes Edmilson Araújo, Honório, Damião Gomes, Donatinho, Paulinho Lacerda, Toinho Nascimento, e Pacatá. Entre os novatos Agamenon Ferreira e Déo. Na cota das mulheres Peteca, Chica Pantera, Loló do Morro, Jeane Taigi e Fofa.
O Chapão será uma das três coligações a apoiar a candidatura a prefeito do deputado e ex-prefeito Dinaldo Wanderley. As três coligações de Dinaldo lhe darão o direito a cerca de sessenta candidatos a vereador, enquanto as duas coligações de apoio a Nabor lhe darão no máximo quarenta e quatro candidatos. (LG)
_______________________________________________________________
Municípios da região podem ficar sem transporte escolar.
Vários municípios da região poderão ficar sem transporte escolar a partir deste mês por conta da falta de prestação de contas dos recursos que receberam para pagar aos transportadores. Estão na lista divulgada esta semana Cacimbas, Condado, Emas, Junco do Seridó, Malta, Olho Dágua, Salgadinho e Santana de Garrotes. O transporte escolar ficou precário nos últimos meses com a desculpa dos motoristas de que as estradas estão precárias. Só que eles rodam para viagens particulares ou fretadas. Agora com o corte das verbas vai ficar pior. (LG)

_____________________________________________________________
Noticiário da Câmara de Patos
A Câmara se reuniu apenas na terça (20/05), em virtude do feriado de Corpus Cristi. Ausente apenas o vereador Bosco Medeiros. Estava dengoso. Foram aprovados, em primeira votação, sete projetos, além de cinco requerimentos. Um outro projeto foi protocolado e enviado à comissões. De autoria do vereador Zé Motta, “cria e denomina Teatro Ministro Ernani Sátyro” o teatro a ser construído na cidade de Patos. (ô xente, a prefeitura ainda vai tentar incluir verbas no Orçamento da União para 2009 para construir o teatro e já estão dando nome ao teatro?). Entre os projetos aprovados destacamos: o de Bosco Medeiros dando ao seu gabinete o nome de Maria Ester Fernandes, primeira vereadora patoense, eleita em 03/10/55, com 271 votos. Zé Motta em outro projeto denomina de Estelita Soares Cavalcanti (falecida esposa do saudoso vereador Abdias Guedes Cavalcanti) a uma rua do Jardim Guanabara. Chico Bocão deu o nome de José Roberto Oba ao PSF do bairro da Vitória. O mesmo Chico Bocão propôs titulo de cidadão para pai e filho, os médicos Umberto Marinho e Umberto Marinho Júnior. Dr. Ivanes dá o nome de Wantuil Martins ao Centro de Saúde do Trabalhador. Dentre os requerimentos aprovados destacamos: O de Inácio de Gelo, subscrito por todos os vereadores, pedindo que o prefeito Nabor Wanderley a remessa de projeto, para tramitação com urgência-urgentíssima, em que peça autorização para doação de um terreno para que a Polícia Federal construa sua sede própria na cidade de Patos. Pipi propôs voto de aplausos ao árbitro Miguel Félix pelo sucesso que vem obtendo como apitador da CBF e FPF. Bonifácio Rocha e Inácio de Gelo propuseram votos de aplausos ao Jornal da Paraíba pela contratação de Damião Lucena para a chefia de sua sucursal e pela edição da coluna Destaque Patos. Orlando Xavier renovou o pedido para que seja restaurado o calçamento da rua Vandi Alves no bairro da Vitória. E do mesmo Orlando pedindo a poda de árvores e roço do mato na rua Ageu de Castro, no Conjunto Noé Trajano.
Usaram da tribuna os vereadores Marcos Eduardo, Ivanes Lacerda, Bonifácio Rocha, Inácio de Gelo e Zé Motta. O destaque foi a preocupação dos vereadores com a possível transferência da Delegacia da Polícia Federal para Sousa e as críticas dos vereadores a dois fatos da recente inauguração do Centro Médico Maria Marques. Vários vereadores criticaram o discurso do vice-prefeito Ivânio Ramalho em que afirmou que Nabor fizera em quatro anos mais do que os prefeitos dos quarenta anos anteriores (inclusive ele, como lembrou um dos vereadores). A outra crítica foi pelo fato de além do prefeito, terem discursado o vice-prefeito e vários deputados e não ter sido dada a palavra a nenhum dos vereadores. Os vereadores chegaram a dizer que não compareceriam a mais nenhuma solenidade da prefeitura, como protesto a afronta por que passaram. (Claro que vão ficar só na ameaça. Uma passada de mão na cabeça, sossega todo mundo). (LG)

Nenhum comentário: