domingo, 1 de junho de 2008

registros

  1. Aniversário na quinta-feira, 22 de maio, do meu afilhado Tiago, filho dos compadres Luiz Paca e Neta. Parabéns dos pais, dos manos Luciana, Lucivânia e José, dos avós Vicente e Lu, dos tios e primos. E dos padrinhos o locutor que vos fala e de Arlene.
  2. Aniversário na última segunda-feira, 26 de maio, de Adriana (a Nenen) filha de meu primo irmão Pedro Neto e dona Lucinha. Recebendo os parabéns dos manos Manoel Borrego, Adriano e Andréia, da cunhada Ari, dos sobrinhos, tios e primos. Também os meus.
  3. Aniversário hoje de Andréia, filha de meus amigos Genival Vigolvino e Nilza Brito. Recebendo os parabéns de seus pais, do esposo Cleiton, do filho Segundo, de todos os manos e sobrinhos. E também os meus, de Arlene e das crianças. Muitas felicidades junto de todos que a amam.
  4. Aniversário nesta terça, 03 de Junho, de minha irmã Leda Miriam de Moraes Guedes. Parabéns dos filhos Italo e Carla, dos manos Fátima e Gonzaga, dos sobrinhos Liana, Júnior, Luciana, Bruno, Artur e Luma. Também dos tios e primos.
  5. Faleceu na tarde da última sexta-feira, 30/06, em Patos, Teodorico Bento de Lucena. Velho amigo da família, Dorico era irmão de meu sogro, Ataíde Bilu, e de Gelo Bilu, pai de Inácio de Gelo, falecido, recentemente. Leiteiro e funileiro, por muitos anos, Dorico residia na rua Irineu Jóffily e tinha um grande círculo de amigos. O sepultamento ocorreu, ontem, em Patos. Daqui as nossas condolências para filhos, genros, netos e bisnetos de Dorico. E a todos os demais familiares.

    ______________________________________________________________
    opinião
    Aumento de vagas de vereadores causa celeuma.
    A aprovação pela Câmara dos Deputados de emenda constitucional que permite o aumento de vagas em algumas câmaras de vereadores agradou a uns e desagradou a outros. Os que acham que poderiam ficar de fora com o número de vagas atuais estão satisfeitos com o aumento de sua oportunidade. Os que acham que têm sua vaga garantida com o número atual estão preocupados com a possibilidade de terem os seus salários reduzidos. É que a Câmara juntou vários projetos em um projeto só. E, ao mesmo tempo que aumenta o número de vagas reduz os repasses de recursos para as despesas das câmaras. Com isso, no caso de aumento de vagas os vereadores podem receber um salário menor do que o atual. Para quem não está recebendo salário nenhum, não faz diferença. Para quem está ganhando um bom salário, é um remédio amargo.
    Por conta disso, enquanto os que têm menos chances comemoram, os que acham que têm o emprego garantido estão se mobilizando para convencer o Senado a modificar o projeto aprovado na Câmara dos Deputados. Se o Senado modificar o projeto este tem que voltar para novas votações na Câmara e com isso pode impedir que a nova emenda constitucional entre em vigor ainda para as eleições deste ano, pois tem que ser aprovado até 30 de junho para valer nas eleições 2008.
    Mas deixando de lado os interesses pessoais dos vereadores, será que há alguma vantagem para o povo com o aumento do número de vereadores? Há quem entenda que com mais vereadores haverá mais representatividade popular. Mas há quem entenda que as câmaras ainda podem ficar piores do que são. Só para você fazer uma análise sobre se a nossa câmara ia melhorar ou piorar, veja quem poderia ser vereador atualmente se Patos já tivesse elegido os dezessete vereadores a que terá direito se a nova lei entrar em vigor este ano. O PMDB, além de Orlando Xavier, Zé Motta e Chico Bocão, teria mais uns dois ou três vereadores que seriam Alex, Eliane e Cláudia. O PSDB/PFL poderia ter mais três, além de Marcos Eduardo, Dr. Ivanes, Inácio de Gelo e Bosco. Como Bosco já teve sua chance com a morte de Petrônio, poderiam entrar Enemarques, Josimar e Assis Sousa. A coligação PDT/PTB além de Zefinha e Pipi, poderia ter Edmilson. Na coligação PT/PPS haveria a remota possibilidade de Rildian também entrar. Eu diria que o nível atual não é dos melhores e ficaria na dúvida se haveria melhora ou piora. O interessante é que entre os novos só Edmilson não tinha nenhuma experiência anterior. Alex, Eliane, Cláudia, Enemarques, Josimar, Assis e Rildian já foram vereadores.
    Agora vamos esperar o resultado da votação da PEC 333, o projeto de emenda constitucional que pode aumentar o número de vagas em muitas de nossas câmaras. Marcos Eduardo diz que já está preparado. Se aumentar para dezessete o número de nossos vereadores ele vai precisar fazer novos gabinetes no novo prédio inaugurado ontem. Como já foram construídos treze, teria que fazer mais quatro gabinetes. E tem que agir logo, antes que sejam reduzidos os recursos da Câmara.
    Em tempo: Os jornais de ontem anunciavam que presidentes de câmaras de todo o país pretendiam ir a Brasília nos próximos dias tentar pressionar o Senado a pelo menos retirar da PEC os dispositivos que reduzem os repasses de recursos para os legislativos municipais. Até engolem o aumento de vereadores, desde que não haja redução nos repasses de recursos. (LG)
    ________________________________________________________________
    notícias
    Cajazeiras pode ganhar cavalaria da PM antes de Patos.
    Sousa e Cajazeiras querem ultrapassar Patos à força. Enquanto Sousa, com inveja de Patos, briga para ter também a sua Delegacia da Polícia Federal, Cajazeiras pode ganhar um pelotão de cavalaria da PM antes de Patos. Em recente entrevista o comando da PM informou que Patos e Cajazeiras deveriam, em breve, ganhar um pelotão de cavalaria. Agora sai a notícia de que, antes de Patos, Cajazeiras ganharia o seu pelotão. Deputados de Patos estariam se articulando para evitar que mais uma vez passem a perna em Patos. Dinaldo, Socorro e Mineral estariam se mobilizando para convencer o comando da PM de que Patos, por todos os motivos, tem mais razões para receber o novo benefício. (LG)
    ________________________________________________
    Esquerdas patoenses se reuniram na segunda e marcaram convenção para 29/06.
    Partidos ditos de esquerda e que fazem parte da base política do atual prefeito, reuniram-se mais uma vez na segunda-feira em Patos. Na ocasião, confirmaram para o próximo domingo, 08 de junho, o lançamento de sua chapa de candidatos a vereadores nas eleições deste ano. Na mesma oportunidade, decidiram marcar para o dia 29 de junho as suas convenções partidárias, onde confirmarão as chapas proporcionais e definirão o apoio à chapa majoritária.
    Diante da possibilidade de aumento do número de vagas para vereadores, aumentam também as chances de maior número de vagas nas chapas proporcionais, que subiram para 34 em cada coligação, acabando com a disputa entre os partidos que, atualmente, têm mais candidatos do que vagas, caso do PT, que têm quinze candidatos para sete vagas disponíveis na coligação.
    O aumento de vagas vai conciliar as duas bandas do PT. O PT chapa branca, formado pelos que têm cargos no governo municipal, e o PT de base, ligado aos movimentos sociais mas sem maiores ligações com o poder público. Com a necessidade de conciliar a quantidade de candidatos com as vagas disponíveis, havia um movimento interno no partido que pretendia garantir as vagas para o PT chapa branca, deixando de fora os petistas não pendurados nas tetas do poder. (LG)
    _______________________________________________________________
    Justiça Eleitoral definiu juízes para eleições 2008.
    A Justiça Eleitoral definiu quais juízes terão funções específicas no processo eleitoral, na comarca de Patos. A Dra. Thana Michele Carneiro será a coordenadora da propaganda eleitoral, enquanto o Dr. Antônio Maroja será o responsável pelos registros de candidaturas e de pesquisas eleitorais. (LG)
    ________________________________________________________
    Ex-vereadora Maria Crispim desistiu de sair candidata.
    A ex-vereadora Maria Crispim desistiu de postular o retorno à Câmara nas eleições deste ano. Vereadora pelo PRN em 1992, com 501 votos, reeleita em 1996 pelo PFL com 681 sufrágios, ficou na suplência pelo mesmo PFL em 2000 e em 2004, com 288 e 153 votos, respectivamente. Diante da desistência de concorrer nas eleições deste ano, Maria resolveu apoiar o nome de Valdeci Júnior, filho de sua amiga e também ex-vereadora Eliane Batista. Eliane foi eleita pelo PFL em 1992 com 481 sufrágios, 1ª suplente do PMDB em 1996 com 790 votos, 2ª suplente do PMDB em 2000 e 2004 com 715 e 1104 votos, respectivamente. (LG)
    _____________________________________________________________
    Noticiário da Câmara de Patos
    A Câmara só realizou a sessão da terça-feira, já que os funcionários teriam que preparar a transferência para a nossa sede da casa, inaugurada ontem. Presentes todos os vereadores. Foram aprovados em segunda votação, os sete projetos aprovados na terça anterior, em primeira votação. Aprovado também um requerimento de Bosco Medeiros reiterando pedido anterior ao prefeito Nabor Wanderley para que mande construir calçamento e galerias no Conjunto Aderbal Martins (apelidado Mutirão) e na Vila Teimosa. Foram encaminhados para as comissões sete projetos que deram entrada na última sessão. Dois deles do Poder Executivo pedem autorização para desafetação e doação de terrenos para as finalidades que indicam. O primeiro deles destina terreno no Jardim Nova Brasília para a Ação Evangélica, que pretende construir centro comunitário multi-uso onde pretende implantar Faculdade de Serviço Social e acolher outros cursos. O segundo destina um terreno de 11 ha, no Alto da Tubiba, para a construção do CEFET. Outros projetos enviados às comissões: um de Zefinha das Bolsas dando ao seu gabinete o nome de Juvino Rodrigues Torres; outro de Orlando Xavier dando ao seu gabinete o nome de José Valdevino da Silva, um terceiro de Inácio de Gelo deu ao seu gabinete o nome do ex-prefeito Aderbal Martins. Projeto da Mesa distribuiu os atuais dez gabinetes pelos dez vereadores com assento na Câmara. Zé Motta propõe o nome de Durval Travassos da Rocha para a Farmácia Básica do Município e o de Clemilde Wanderley (mãe de Naborzinho) a uma creche a ser construída no Conjunto Aderbal Martins (dito Mutirão)
    Duas observações a fazer sobre o assunto. Primeiro, em que pese o merecimento de muitas pessoas que estão sendo homenageadas na denominação dos gabinetes, o mais lógico seria homenagear antigos vereadores, como fizeram alguns dos edis. Eu recebi a informação de que Orlando pretendia homenagear Ruy Gouveia, homenagem das mais merecidas a um dos maiores vereadores patoenses que se transformou depois (caso único, junto com Edivaldo Motta) em combativo deputado estadual. Outra observação é com relação a dar o nome de pessoas notáveis a equipamentos que sequer foram construídos ainda, o que está se tornando comum ultimamente.
    Usaram da tribuna na terça os vereadores Bonifácio Rocha, Chico Bocão, Marcos Eduardo, Inácio de Gelo e Zé Motta. O destaque da tribuna foi a precariedade de funcionamento da UML e a reclamação de Inácio de Gelo pelo não envio à Câmara de projeto de doação de terreno para construção da Delegacia da Polícia Federal, objeto de apelo de todos os vereadores na sessão anterior.



Nenhum comentário: