domingo, 8 de junho de 2008

registros
1. Faleceu na quarta-feira, 28 de maio, em Patos, Dona Joadiva Carneiro, velha e querida amiga nossa e da família, antiga ouvinte de nosso programa. Dona Diva era viúva de Severino Canuto e mãe de Lodim e Polion Carneiro, além de avó do companheiro Genival Júnior. Enfrentou a morte de Severino e de Polion, mas não resistiu ao peso da idade e à tristeza pela morte dos que lhe eram caros. Inabalável até o fim na fé que adotou, manteve em torno de si, com amor e carinho a família que constitui junto com seu amado Severino. Daqui para os filhos, netos e bisnetos, as condolências do programa de que desde o início, ela e Severino foram ouvintes assíduos. Pelo carinho que sempre nos devotou vão aqui os meus sentimentos, mesmo sabendo que está colhendo agora, os frutos do que plantou em vida.
2. Faleceu na quinta-feira, 29 de maio, Dona Maria Farias Gomes (Maria de Patrício). Casada com o antigo comerciante Patrício Gomes, dona Maria era mãe de Edmilson e Messias (o grande Marreta) e de Conceição, entre outros. Edmilson e Marreta foram meus alunos, no Colégio Diocesano de Patos. Grande figura de mulher sertaneja dona Maria criou, ao lado de Patrício, numerosa família, toda encaminhada na vida. A todos eles, daqui as nossas condolências.
3. Faleceu também na quinta-feira, 29/05, dona Odaci de Sousa Medeiros, esposa do nosso velho amigo Ambrósio Dinoá de Medeiros. Daqui minhas condolências a Ambrósio e demais familiares. (Aliás meus informantes, inclusive o Genival, falharam em não me comunicar a tempo os passamentos de Dona Diva e Dona Maria).
4. Hoje, às cinco horas da tarde, será celebrada a na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, em Mãe Dágua, a missa de primeiro aniversário por alma de Antônio Soares de Figueiredo (Antônio Tota). Uma outra missa foi celebrada hoje pela manhã, na Catedral de Nossa Senhora da Guia, reunindo uma multidão de amigos de Toinho. Dona Margarida e demais familiares convidam amigos e admiradores de Antônio Tota para a missa lá na cidade de Mãe Dágua, hoje às cinco da tarde.

______________________________________________________________
opinião
· Qual a razão da candidatura de Dona Socorro Marques?
(Este artigo foi escrito para o jornal Vitrine Patos que circulou durante a semana)
Analistas políticos locais discutiam outro dia o sentido da candidatura de Dona Socorro a prefeito de Patos, já que, quase por unanimidade, achavam que ela tem reduzidas chances de suplantar as candidaturas de Nabor e Dinaldo.
Não seria, por exemplo, uma estratégia com vistas a futuras incursões políticas, uma vez que o próprio grupo já deu a entender que ela não tem outras pretensões políticas, tendo já sido anunciada a candidatura do seu filho Monaci a deputado estadual em 2010, depois de dois mandatos à frente da prefeitura de Vista Serrana.
A candidatura de dona Socorro teria sentido se o grupo viesse ganhando terreno, em Patos, nas eleições de que participou nos últimos anos. Poderia chegar a se constituir numa terceira força em Patos, ultrapassando Ivânio e Bonifácio. Os números, porém, não apontam para avanços. Em 1998, Dona Socorro se elegeu deputada estadual pelo PSDB, com ajuda dos 4.046 votos obtidos em Patos. Em 2000, Enemarques ficou na suplência de vereador com 779 votos, assumindo o cargo, justamente com a ajuda do então prefeito Dinaldo Wanderley. Em 2002, Dona Socorro ficou na suplência de deputado pelo PSDB, mas seus votos em Patos caíram para 2.123. Em 2004, Enemarques ficou novamente na suplência, desta vez pelo PFL, com 1.181 votos. Em 2006, Socorro conseguiu se eleger novamente, agora pelo PPS, com ajuda dos 2.293 votos obtidos em Patos. Ou seja, o grupo não conseguiu passar, nas últimas quatro eleições, dos 2.293 votos obtidos em 2006 por dona Socorro que já tivera 4.046 votos aqui em 1998.
Para os analistas restam três alternativas que justifiquem a sua candidatura. Ajudar Nabor, dar uma resposta a Cássio Cunha Lima (que já demonstrou mais de uma vez não ver sentido na sua postulação) ou dar um troco a Dinaldo. Os motivos é que permanecem misteriosos. Dona Socorro tem sido prestigiada por Cássio, que mantém Vavá Marques na gerência da CAGEPA, desde o início de sua administração. E sem oposição de Dinaldo. Por fim, a deputada e os filhos sempre foram objeto de considerações elogiosas de parte do ex-prefeito por conta da postura correta que tiveram para com ele em todos os pleitos de que participaram juntos.
Daí continuar a dúvida: Qual a razão da candidatura de Dona Socorro?
PS. Dona Socorro não pode usar a desculpa de Aguinaldo Ribeiro em Campina Grande. Lá há um segundo turno quando Aguinaldo, se ficar de fora, pode votar em Rômulo. Aqui Dona Socorro só ajuda Nabor. (LG)
________________________________________________________________
notícias
Câmara de Patos inaugura novo prédio
.
Depois de muitos anos se espremendo no antigo prédio da rua Pedro Firmino, os vereadores patoenses ganharam novas acomodações no sábado da semana passada. Trata-se do prédio construído no lugar do antigo Ceu, no bairro do Belo Horizonte. Modernas e amplas instalações vão propiciar aos nossos representantes não só um plenário amplo e com espaço para o público, como gabinetes individuais onde possam receber suas visitas e permitam aos seus assessores elaborarem projetos e requerimentos com todo conforto.
A obra marca definitivamente a atual administração encabeçada pelo vereador Marcos Eduardo.
Durante a solenidade de inauguração usaram da tribuna o ex-vereador Guaraí Martins representando o governador Cássio Cunha Lima (de quem é secretário adjunto de Infra-Estrutura) e o deputado Dinaldo Wanderley (convalescente de uma dengue) os vereadores Orlando Xavier e Inácio de Gelo, a deputada Francisca Motta, o prefeito Nabor Wanderley, o ex-vereador, ex-deputado estadual e ex-deputado federal Gilvan Freire, o deputado federal Vital Filho e o presidente Marcos Eduardo. (LG)
______________________________________________________________
Dinaldo se licencia a partir de sexta para se dedicar à campanha.
Em licença saúde até a próxima quinta-feira, Dinaldo deverá se licenciar para trato de assuntos do seu interesse, a partir do dia 13, quando a Assembléia dará posse ao seu suplente, Ariano Fernandes. Durante o afastamento, Dinaldo não receberá vencimentos. Dinaldo justifica a licença dizendo que precisa se dedicar integralmente à campanha e não seria correto continuar percebendo os vencimentos de deputado, sem comparecer à Assembléia o que vem fazendo assiduamente desde que iniciou o seu mandato. Disse que mesmo em campanha continua atento aos interesses de Patos e os defenderá por intermédios dos amigos de Patos que continuam na Assembléia Legislativa. (LG)
____________________________________________________________
Artur rebate insinuações dobre afastamento de Dinaldo Wanderley da AL
(Paraíba Online)
O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Artur Cunha Lima (PSDB) rebateu as insinuações divulgadas nesta sexta-feira (06), sobre o afastamento do deputado Dinaldo Wanderley das atividades parlamentares. Segundo ele, o deputado já está sob licença, mas não deverá receber remuneração porque seu afastamento será para tratar de questões pessoais, no caso de sua candidatura à sucessão municipal de Patos.
“Com certeza o pedido de licença para cuidar de interesses pessoais não tem vencimento. O único que já fez isso para tratar de saúde durante campanha eleitoral foi o ex-governador José Maranhão para disputar o governo do Estado novamente. Então, essa forma a Assembléia não admite, não conhece e nem fará”, rechaçou.
A licença do deputado Dinaldo Wanderley foi publicada no dia de ontem no Diário do Poder Legislativo. A Mesa Diretora vai convocar a partir de agora o candidato suplente, Ariano Fernandes para assumir a titularidade do mandato parlamentar que deverá acontecer na próxima sexta-feira, dia 13.
_____________________________________
Lei Estadual permite posse de suplente de deputado licenciado para tratar de interesse pessoal.
A Assembléia Legislativa aprovou há poucos dias um projeto de Lei que permite que suplentes de deputados estaduais assumam o cargo quando os titulares se licenciam para tratar de assuntos do seu interesse. Antes a posse só era permitida quando o titular se afastava por licença saúde. Na aprovação da Lei, a Assembléia da Paraíba, apenas se enquadrou ao que é permitido também pelas Casas Legislativas Federais. Como o primeiro caso de deputado que se afasta para tratar do seu interesse aconteceu com o deputado Dinaldo Wanderley, a Lei está sendo chamada por alguns de Lei Dinaldo Wanderley. O afastamento de Dinaldo que pretende se dedicar em tempo integral a sua campanha a prefeito de Patos dará lugar à posse do ex-deputado Ariano Fernandes. Segundo o presidente da Assembléia, Artur Cunha Lima, a substituição é legal e Dinaldo não vai perceber vencimentos enquanto estiver afastado do cargo. (LG)
______________________________________
Edna Wanderley assumiu na quinta a Secretaria de Desenvolvimento Humano.
A ex-deputada Edina Wanderley assumiu na última quinta-feira a Secretaria de Desenvolvimento Humano (antiga Secretaria de Ação Social), no governo Cássio Cunha Lima. Ela substituiu o suplente de deputado Djaci Brasileiro que pretende se candidatar a prefeito de Itaporanga. A nomeação de Edina demonstra o prestígio do deputado Dinaldo Wanderley, junto ao governo Cássio Cunha Lima, onde foi o responsável também pela indicação do secretário-adjunto de Infra-Estrutura Guaraí Martins. Ex-Secretária de Ação Social, na administração Dinaldo Wanderley, Edina conhece bem a área e deverá fazer um bom trabalho em todo o Estado, principalmente em nossa região. (LG)
_______________________________________________________________
Desembargador Federal diz que Vara Federal para Patos depende de Congresso.
O Desembargador José Batista de Almeida Filho, presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em Recife, em resposta a correspondência da Assembléia Legislativa, motivada por requerimento do deputado Antônio Mineral, informou que a criação de uma Vara Federal em Patos está dependendo da aprovação de um projeto em tramitação na Câmara Federal. O projeto de lei 5829/2005, de iniciativa do Superior Tribunal de Justiça, “dispõe sobre a criação de 400 (quatrocentas) Varas Federais destinadas precipuamente à interiorização da Justiça Federal de primeiro grau e à implantação dos Juizados Especiais Federais no País e dá outras providências”. O projeto destina uma vara federal para Patos e outra para Guarabira. (LG)
______________________________________________________________
Hemonúcleo realiza semana de Doação de Sangue.
O Hemonúcleo de Patos realiza de amanhã até sábado (Dia Internacional do Doador de Sangue) uma campanha para estimular a doação de sangue aos centros da rede estadual. Lembram os promotores da campanha que durante os festejos juninos aumenta a necessidade de suprimento de sangue nos hospitais da rede público e a própria comunidade pode suprir isto através da doação. (LG)
_______________________________________________________________
CEHAP convoca inscritos no PROMORADIA.
A CEHAP está convocando os inscritos no programa PROMORADIA em Patos, para uma reunião que acontece amanhã, nos dois expedientes, no Auditório do Guedes Shopping Center. A reunião acontece pela manhã, a partir das nove horas, e à tarde, a partir de uma e trinta. Os inscritos no programa devem levar Certidão Negativa de Imóveis no município de Patos.
_______________________________________________________________
Fundação UVA comemora Dia do Meio Ambiente.
A Fundação Universidade Vale do Acaraú realizou, ontem, na Praça João Pessoa, um evento sobre o Meio Ambiente, como parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente. O evento constituiu de caminhada da Praça João Pessoa até a Telemar e da distribuição de panfletos alusivos á defesa do meio ambiente. (LG)
______________________________________________________________
Troca de comando no escritório da CAGEPA local.
Aconteceu na última quinta-feira, 5 de junho, a troca de comando no escritório local da CAGEPA. O até então gerente regional, Wagner Marques Dantas (Vavá) deu posse ao seu substituto no cargo, o próprio irmão Enetônio Marques Dantas. Vavá é candidato assumido ao cargo de prefeito da vizinha cidade de São José do Bonfim, município que já administrou na década passada. A posse de Enetônio repete o que aconteceu em 2004, quando Vavá se afastou também com a finalidade de concorrer no Bonfim e foi substituído pelo irmão. Vavá é forte concorrente no vizinho município, onde deverá ter como companheiro de chapa conceituado comerciante Dedé de Evaristo. O ex-prefeito deverá enfrentar o candidato do atual prefeito Miguel Motta que não pode concorrer, pois já exerceu dois mandatos consecutivos e pretenderia, segundo se informa, lançar sua esposa Rosalba, com a justificativa de que estariam separados, o que certamente vai levar o Ministério Público Eleitoral e os adversários a impugnarem uma possível candidatura de Rosalba. (LG)
_____________________________________________________________
Eleitorado de Patos tem mais mulher do que homem.
O último levantamento da Justiça Eleitoral confirma aquilo que todo mundo sabe, em Patos tem mais mulher eleitora do que homens. Em parte porque as mulheres sabem ler mais do que os homens, havendo portanto mais analfabetos do que analfabetas. Em parte por que muitos homens vão “tentar a vida” fora e, muitas vezes, perdem o domicílio eleitoral. Segundo os últimos números do TRE, que podem ser modificados com o batimento nacional, quando títulos duplicados podem ser cancelados, Patos tem atualmente 65.755 eleitores. Destes 36.059 são mulheres (54,84% do eleitorado) e apenas 29.696 são homens (45,16% do eleitorado). O eleitorado dos outros municípios da Grande Patos é o seguinte: Santa Terezinha tem 3.759 eleitores, São Jose de Espinharas 3.621, Passagem 2.002, Quixaba é o menor deles com 1.543, seguido de Areia de Baraúnas com 1.754, Salgadinho tem 2.564 aptos a votar, Cacimba de Areia 2.901 e São José do Bonfim 3.076 votantes. O maior eleitorado da Paraíba é o de João Pessoa com 444.965, seguido de Campina Grande com 267.046 e de Santa Rita com 82.595 eleitores. Bayeux tem pouco mais do que Patos, 67.740 (menos de dois mil a mais), Sousa tem 45.419 e Cajazeiras 41.141. (LG)
_______________________________________________________________
Esquerdas realizam seminário e lançam chapa para eleições proporcionais.
Durante todo o dia de hoje os partidos de esquerdas estarão reunidos na nova Câmara durante a realização de um seminário para os candidatos a vereador de suas legendas. Na oportunidade deverá ser lançada a chapa de candidatos a vereador dos partidos ditos de esquerda que comporão uma das coligações da situação. A escolha do dia de hoje para a realização do evento teria também a intenção de homenagear o saudoso militante petista e de esquerda Manuel Oliveira. A grande expectativa é pelos nomes a serem lançados pelo PT, já que o partido tinha quinze pretendentes para apenas oito vagas que lhe foram destinadas pela coligação. Nos últimos dias, corriam rumores de insatisfação entre os petistas ligados aos movimentos sociais, diante da informação de que na formação da chapa seriam privilegiados os candidatos “chapa-branca”, ligados intimamente ao governo municipal. (LG)
_____________________________________________________________
Pedro Leitão deixa chefia de gabinete de Nabor para coordenar campanha.
O chefe de gabinete do prefeito Nabor Wanderley, Pedro de Figueiredo Leitão, deixou o cargo esta semana. Pedro deverá ser um dos coordenadores da campanha do atual prefeito à reeleição. (LG)
______________________________________________________________
Oposição redefine chapa em Teixeira.
Os partidos de oposição na cidade de Teixeira redefiniram a sua chapa majoritária, esta semana. Na cabeça da chapa continua Nego de Guri, como candidato a prefeito. Como candidato a vice foi indicado o nome de Stoessel Dantas. Diante da desistência de Dr. Rômulo a oposição anunciou o nome do ex-prefeito Elenildo Queiroz, que preferiu ser candidato a vereador, resultando na indicação de Stoessel. (LG)
_____________________________________________________________
Cássio assina protocolo pela integração rodoviária entre PB e PE
Os governadores Cássio Cunha Lima e Eduardo Campos assinarão, na tarde deste domingo (8), no Ginásio Poliesportivo Governador Miguel Arraes, no município de Itapetim (PE), protocolo de intenção para integração rodoviária entre as cidades do Sertão paraibano e o interior de Pernambuco. Eles também discutirão o projeto para duplicação da BR-101, ligando Campina Grande a Caruaru.
O dois governadores, em vôos distintos, desembarcarão arcar em Patos, de onde se dirigirão para a cidade de Itapetim. (LG)
_____________________________________________________________
Justiça Federal confirma obrigação de carteira de músico para exercício da profissão.
A Justiça Federal julgou, há poucos dias, o mérito de uma ação em que se discutia a obrigatoriedade da carteira de músico, emitida pela Ordem dos Músicos do Brasil, para o exercício da profissão de músico. A Justiça Federal confirmou a exigência da carteira, já que a determinação emana de legislação federal. Há alguns meses, o governador Cássio Cunha Lima vetou projeto de lei de iniciativa da deputada Chica Motta que dispensava a exigência da carteira de músicos para os músicos de bandas. A alegação do governo era de que o projeto era inconstitucional. Quem nos acompanha deve lembrar que, assim que a deputada apresentou o projeto, nós dissemos aqui que a proposta era inconstitucional, o que foi confirmado agora pela justiça federal de primeira instância. (LG)
_______________________________________________________________
Noticiário da Câmara de Patos
Câmara realizou esta semana as primeiras sessões no novo prédio.
A Câmara de Vereadores realizou sessões esta semana, na terça (03/06) e na quinta (05/06). Na terça estavam presentes todos os vereadores, enquanto que na quinta faltou o vereador Dr. Ivanes. Na terça-feira, a tribuna foi utilizada por oito dos dez vereadores. Só Pipi (ainda virgem de tribuna) e Zefinha (pouco assídua) não discursaram, perdendo uma oportunidade histórica, discursar na primeira sessão da nova câmara. Na sessão o procurador jurídico da casa, José Lacerda Brasileiro, falou sobre a emenda a Lei Orgânica do Município para aumentar o número de vagas na Câmara. Zé Lacerda argumentou que a Câmara deveria fazer o aumento apenas para onze, como permite a Resolução do TSE com base no aumento da população do município. Admitiu a possibilidade de um dispositivo prevendo o aumento para dezessete, no caso de aprovação da PEC 333, antes de 30 de junho. Foram aprovados na 3ª e na quinta, em primeira e segunda votação, oito projetos de lei. Dois de iniciativas do Poder Executivo, pedindo autorização para doar um terreno, no Loteamento Nova Brasília, para a Ação Evangélica e outro, no Alto da Tubiba, para a construção do CEFET. Os seis projetos de iniciativa dos vereadores foram: Três de Zefinha das Bolsas, Orlando Xavier e Inácio de Gelo, respectivamente, dando nomes aos seus gabinetes parlamentares. Um quarto da Mesa da Câmara fazendo a distribuição dos diversos gabinetes pelos dez parlamentares, um quinto de Zé Motta dando o nome de Durval Travassos à Farmácia Básica do Jatobá e um último do mesmo vereador dando o nome de dona Clemilde Wanderley a uma creche da cidade (dona Clemilde é a mãe de Nabor). Um projeto de Zé Motta dando o nome de Ernani Sátyro ao futuro teatro foi retirado de pauta por conta de pedido de vistas de Bonifácio Rocha e Dr. Ivanes. Na terça-feira deu entrada projeto do Poder Executivo pedindo crédito suplementar. Na quinta entraram o projeto de emenda à lei orgânica elevando de dez para onze o número de vereadores (em regime de urgência já que a Justiça Eleitoral deu o prazo até o dia 10 de junho para aprovação de matérias desta natureza), um projeto de Chico Bocão dando o nome de Fernando Limeira à Sala de Protocolo da nova Câmara, de Zé Motta dando o nome do Padre Zé Lopes a um calçadão nos fundos da Catedral da Guia e um outro de Bonifácio Rocha obrigando a administração municipal a usar papel ofício reciclável em toda a burocracia municipal. Não gostei da idéia do calçadão nos fundos da Catedral por impedir o trânsito pela rua Roldão Meira. Para que serviria um calçadão com seis metros de largura? Por que não na rua Duarte Dantas, que fica por trás da Cúria, mais larga e que poderia abrigar uma praça? Foram aprovados durante a semana vinte e dois requerimentos, quinze na terça e sete na quinta. Destacamos. Um de Bonifácio Rocha pedindo ao prefeito que transforme a Lei de Incentivo à Cultura em um Fundo Municipal de Arte e Cultura, outro subscrito por todos os vereadores propondo um voto de pesar pela morte de Teodorico José de Lucena (Dorico) tio do vereador Inácio de Gelo. De Chico Bocão o voto de pesar pelo falecimento, no dia 29/06) de dona Odaci de Sousa Medeiros, esposa do ex-vereador Ambrósio Dinoá. Do mesmo Chico Bocão pedindo ao prefeito o calçamento da rua Vereador Tião Pereira, no São Sebastião. De Bonifácio Rocha votos de pesar pelo falecimento, no mesmo dia 29/06, de dona Maria Farias Gomes (Maria de Patrício). Bosco Medeiros pede ao deputado Dinaldo Wanderley para sugerir ao Governador Cássio Cunha Lima que seja dado o nome de Maria de Patrício ao Restaurante Popular que está sendo construído pelo Governo do Estado no bairro do Jatobá. De Zé Motta propondo voto de pesar pelo falecimento, ocorrido no dia 28/06, de dona Joadiva Carneiro, mãe dos ex-vereadores Polion Carneiro (já falecido) e Lodim. Outro requerimento de Zé Motta pede ao prefeito o calçamento da travessa Antônio Gonçalves, no Jatobá. Marcos Eduardo pede que a Fundação Banco do Brasil doe três ambulâncias para atender diversos bairros da cidade. Zefinha das Bolsas foi responsável por três requerimentos: um pedindo a STTRANS a sinalização da rua Lima Campos, do SESI até o giradouro da Rodoviária, outro pedindo a construção de uma praça ao lado da Creche Tia Luci e um terceiro pedindo ao prefeito a recuperação do Rivaldão e a capinação das suas adjacências. A pedido do vereador Marcos Eduardo, foi marcada para a próxima sexta-feira, 13 de junho, uma sessão solene para entrega de títulos de cidadão patoense ao casal Getúlio e Cleide Xavier César. (LG)



Nenhum comentário: