domingo, 23 de dezembro de 2007

REGISTROS
  1. Faleceu na sexta-feira, 13 de dezembro, o ex-vice-prefeito patoense Gabriel Luiz Gomes (Gabi). Industrial dedicado à produção de fumo picado, Gabi começou com seu pai Manoel Luiz e com os irmãos José Luiz, Aluízio e Zélia Gomes, numa fábrica na rua do Nego onde produziam o famoso Fumo Dubom. Depois Gabi se estabeleceu em Arapiraca (AL) no centro da região produtora de fumo, onde sua indústria se expandiu e ganhou mercados em todo o país. Sua indústria de Fumo Dubom tinha como garoto propaganda ninguém mais do que o Rei do Baião, Luiz Gonzaga, que chegou a fazer “merchandising” do fumo na música Samarica Parteira. Gabi foi vice-prefeito de Patos, eleito com Dr. Edmilson Motta, formando a dupla Baixinho e Baixote. Era sogro de João Leuson Palmeira Gomes, presidente da Fundação Francisco Mascarenhas. Daqui transmitimos a todos os familiares e amigos de Gabriel Luiz Gomes as nossas condolências.
  2. A semana passada fizemos aqui o registro da morte de Dona Lia (Maria Primo de Medeiros) a quem tratamos como “uma verdadeira heroína, dedicada ao trabalho e aos filhos”. Na segunda-feira, conhecemos outra faceta generosa de Dona Lia. Conhecemos mais um filho dela. Luciano, o filho do coração. Filho do marido dela, Sebastião Amargoso, Luciano veio para sua companhia com vinte dias de idade, trazido por Fia, uma das filhas do casal. Dona Lia passou a amar Luciano como amava os outros filhos, provocando inclusive ciúmes. Como filho o tratou até os seus últimos momentos, no que era inteiramente correspondido por Luciano.
  3. Se viva fosse, nesta sexta-feira, 21 de dezembro, minha mãe, Constantina Lima de Morais, teria feito 89 anos. Saudades de filhos, netos e bisnetos.
  4. Registramos o falecimento na última quinta-feira do nosso velho amigo Antônio Soares de Moura. Colega de juventude de meu pai, tendo freqüentado juntos forrós de Quixaba, Cacimba de Areia e Patos, Antônio Soares era uma figura simples a quem o povo de Cacimba de Areia fez prefeito por duas vezes e disso não se arrependeu. Comerciante e agropecuarista foi atraído para a política, mas não se corrompeu com ela. Continuou a mesma pessoa simples que atendia ao seu povo no meio da rua ou onde fosse procurado. Seu filho Nanô também passou pela prefeitura de Cacimba de Areia, aonde outro filho, meu amigo Dr. Dimas, não conseguiu chegar, apesar de gozar também de imensa popularidade entre os seus conterrâneos. Com Antônio Soares morre uma das últimas grandes lideranças populares que praticamente fizeram os municípios da grande Patos, como João Dino em São José do Bonfim, Antônio Murilo em São José de Espinharas, Djalma Morais em Salgadinho e Severino Pereira em Santa Terezinha, entre outros.
    O prefeito Inácio Roberto, o Betinho, reconhecendo a importância de Antônio Soares para o município, decretou luto oficial por cinco dias.
    O sepultamento de Antônio Soares aconteceu no final da tarde de sexta-feira, na sua Cacimba de Areia, com acompanhamento de muitos amigos de toda a região.
    Daqui transmitimos a todos os familiares de Antônio Soares, principalmente meu amigo Dr. Dimas Soares de Veras, as nossas condolências. Na sua simplicidade de sertanejo forte e sincero, Antônio Soares foi um grande homem.
  5. Faleceu, ontem, em Campina Grande, Heronildes Leite (o Gordo Heronildes), colega aposentado do Banco do Brasil. Heronildes era patoense e foi chefe da Carteira Agrícola da agência do Banco do Brasil em Patos, depois transferiu-se para Campina Grande e de lá para Brasília. Voltou a Campina Grande onde estava radicado há vários anos. Casado com Lúcia Carneiro (filha de Pedro Carneiro), prima de Dona Maria Nóbrega de quem era compadre, Heronildes era grande amigo da família.

SENADO APROVA DIREITO DE RENÚNCIA À APOSENTADORIA (Agência Senado)

Mediante acordo de líderes partidários, o Senado aprovou nesta quarta-feira (19) projeto de lei da Câmara dos Deputados (PLC 78/06) que reconhece o direito de renúncia à aposentadoria no Regime Geral da Previdência. Como os órgãos da Previdência indeferem regularmente requerimentos de aposentados com essa finalidade, os interessados são obrigados a recorrer à Justiça quando têm interesse na medida, com a finalidade de se habilitar a outro benefício do mesmo regime ou de outro sistema previdenciário. O projeto seguiu à sanção do presidente da República.
De acordo com o relator substituto da matéria na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vem se negando a atender a requerimentos de segurados com base no argumento de que a aposentadoria representa um ato jurídico perfeito. Como tal, tendo sido concretizada, não pode mais ter seus efeitos suspensos. Esse, no entanto, não tem sido o entendimento do Tribunal de Contas da União (TCU), bem como do Poder Judiciário, com muitos julgamentos favoráveis aos segurados.
Nessas duas esferas vem prevalecendo o entendimento de que a renúncia constitui um ato unilateral, em que o direito adquirido e o ato jurídico perfeito representam garantias do detentor do benefício e não do poder público. Os parlamentares entenderam que, para sanar a controvérsia, era necessária uma regulamentação definitiva.
O projeto foi apresentado à Câmara pelo então deputado Inaldo Leitão e altera a legislação que trata dos Planos e Benefícios da Previdência Social (Lei 8.213/91).
A notícia para mim é muito boa. Como pretendo me aposentar nestes três anos, ia ter de renunciar à minha aposentadoria do INSS e enfrentar uma ação na Justiça para o INSS reconhecer a minha renúncia e certificar o meu tempo de serviço para me habilitar junto ao Ministério do Trabalho. (Meu colega, Chico Pereira [Chico Anjinho, Chiquim de Picium] passou o maior sufoco para se aposentar de novo, o que só conseguiu faltando dois dias para completar a idade da aposentadoria compulsória). Com a nova lei, assim que for sancionada pelo Presidente da República, é só renunciar à primeira aposentadoria e pedir a contagem do tempo de serviço. Com os trinta do INSS e mais doze de serviço público já tenho quarenta e dois anos de serviço e posso me aposentar na hora que quiser. Mas ainda tenho gás para uns três anos de fiscalização. (LG)


DINALDO FOI O DEPUTADO MAIS PRODUTIVO DA REGIÃO.
O portal CLICKPB divulgou esta semana o levantamento feito pela Assembléia Legislativa sobre a atuação dos deputados paraibanos durante este ano. Segundo a notícia, o deputado Dinaldo Wanderley foi o mais produtivo dos quatro deputados patoenses, ficando sua antagonista, a deputada Francisca Motta em quarto lugar. Em todo o Estado, Dinaldo foi o quarto colocado, enquanto Francisca ficou em um dos últimos lugares. Dinaldo creditou o mérito da conquista à intensa atividade desenvolvida pelos funcionários do seu gabinete. (LG)

JOSIMAR DO HOSPITAL CONFIRMOU QUE PEDIU A CASSAÇÃO DE MARCOS EDUARDO.
O suplente de vereador Josimar do Hospital, em contato com o nosso colaborador Adilton Dias, confirmou que já requereu ao TRE a cassação do mandato do vereador Marcos Eduardo por infidelidade partidária. Eleito pelo PSDB, partido que compunha a coligação junto com o PFL de Josimar, Marcos Eduardo transferiu-se para o PMDB depois da data base estipulada pelo TSE. Como o primeiro suplente da coligação, Bosco Medeiros assumiu a titularidade com a morte de Petrônio Lucena e o segundo suplente Enemarques Marques Dantas não tomou a iniciativa de pedir a cassação de Marcos Eduardo, Josimar resolveu defender o seu direito potencial e entrou com o pedido de cassação do atual presidente da Câmara junto ao TRE. Na mesma conversa com Adilton, Josimar confirmou que o suplente de vereador Cláudio Barreto pediu a cassação do vereador Expedito Simões (o Pipi). A situação é parecida. O primeiro suplente da coligação PDT / PTB / PSL / PL / PMN / PRP é Edmilson Araújo. Como ele não se interessou, Cláudio Barreto (segundo suplente) teria ingressado com o pedido de cassação do mandato de Pipi. (LG)
Mudanças (Osvaldo Medeiros, em sua coluna social, neste domingo, em O NORTE)
Publicamente, ainda não foi oficializado, mas uma fonte de dentro da administração municipal local me confidenciou que poderá haver mudanças no setor de comunicação desta edilidade. Airton Alves pode assumir o comando da comunicação e o jornalista Vicente Conserva vai dirigir os destinos do departamento de jornalismo do Sistema Itatiunga. Bagagem tem. Vamos esperar.
A troca é certa, Osvaldo, a partir de 1º de janeiro. Airton troca o departamento de Jornalismo da Espinharas pela Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura. Vicente passa a ser assessor especial do prefeito e coordenador da campanha de Nabor à reeleição. E de acordo com a nota acima, ganha a direção do departamento de jornalismo da Itatiunga (prêmio de consolação?). Segundo se comenta, o prefeito estaria insatisfeito com a cobertura que vem recebendo, apesar de pagar assessoria de imprensa a quase todos os jornalistas e afins de Patos. O problema é que confundiram quantidade com qualidade. Tem muita gente no caderno do prefeito, mas falta credibilidade em muitos deles e nos órgãos a que servem. Alguns poucos jornalistas com credibilidade desmancham o serviço de uma multidão de “aspones” e alguns periódicos “chapa branca”. Outra crítica que se faz a Vicente (que por sinal sempre foi muito atencioso comigo) foi o fato de ele manter um programa próprio de rádio, aproveitando-se das informações privilegiadas de que dispunha. Desejamos boa sorte ao Airton e ao Vicente. (LG)
Velox (Osvaldo Medeiros, em sua coluna social, neste domingo, em O NORTE)
Que me desculpe o alto comando desta empresa em nosso Estado, mas a verdade tem que ser dita. O funcionamento desta empresa em Patos no momento vem deixando e muito a desejar. Sempre deixando a gente a ver navios, principalmente nos momentos em que mais precisamos. Velocidade zero.
Uma novidade na área, Osvaldo, principalmente, para quem tem “notebook”. A Claro está disponibilizando o acesso à internet através de celular. Eu já testei lá na minha Granjazinha Asa Branca e fiquei satisfeito. Entrei na internet em pleno dia, com boa velocidade, num local em que só com muita dificuldade conseguia acesso utilizando a Tim. E a Claro promete para breve a internet de 3ª geração (3G), com acesso muito mais rápido. O acesso à internet fornecido pela Claro pode ser usado em “notebook” e em computador de mesa. Telefones Claro e “chips” para acesso à internet estão sendo vendidos em Patos pela Líder Assessoria, que fica na rua Felizardo Leite, vizinho à Farmácia dos Municípios, ali ao lado do Banco do Nordeste. (LG)
CÂMARA APROVOU ORÇAMENTO EM SESSÃO “DUAS EM UMA”.
Na última terça-feira, a Câmara aprovou o Orçamento 2008, em duas votações, como se tivessem sido realizadas duas sessões. Aprovado também a proposta do Poder Executivo que modifica o projeto PATOS PRÁ FRENTE. Foi retirado de pauta, por pedido de vistas do vereador Dr. Ivanes, o projeto do Poder Executivo que altera a estrutura da STTRANS. Aprovado anteriormente em primeira votação o projeto só volta à discussão no próximo ano. Foi aprovado também um requerimento de Chico Bocão, subscrito por todos os demais vereadores, propondo um voto de pesar pelo falecimento do ex-vice-prefeito Gabriel Luiz Gomes (Gabi). Todos os vereadores estavam presentes na última sessão do ano, tendo usado da tribuna: Orlando Xavier, Inácio de Gelo, Chico Bocão, Zé Motta e Dr. Ivanes. Todos fizeram um balanço das atividades da Câmara em 2007, considerado positivo.
Depois da sessão, os vereadores participaram de uma confraternização com a presença de alguns representantes da imprensa. Ausente o mais freqüente dos seus assessores, o jornalista Adilton Dias que esqueceram de convidar.
Os nossos vereadores entraram em recesso só voltando a partir de 20 de fevereiro. Pernas pra cima que ninguém é de ferro. (LG)
MÃE DÁGUA TAMBÉM PAGOU DÉCIMO TERCEIRO E DEZEMBRO ANTES DO PRAZO.
Continuando uma tradição implantada pelo saudoso Antônio Tota, a prefeitura de Mãe Dágua também antecipou os pagamentos do décimo-terceiro e do salário de dezembro. O décimo foi pago totalmente em 20 de novembro e o mês de dezembro no dia 19 de dezembro.
CONDADO ATUALIZOU SALÁRIOS DE FUNCIONÁRIOS.
Do velho amigo e companheiro do Banco do Brasil, Valdeci Pereira dos Santos, recebi a seguinte mensagem:
Caro Gonzaga,
Em meio a tantas noticias desagradáveis que dominam nosso noticiário, até mesmo para que sirva de exemplo, se faz necessário chegar ao conhecimento público, os acontecimentos e as ações louváveis quando isto, por ventura, ocorre. Então eu pediria ao estimado amigo, que, se possível, contemplasse esse entendimento no seu prestigiado Programa, noticiando ao seu grande público o fato de que o Prefeito SOM do município de Condado (aquele que tomou posse há pouco mais de seis meses devido a cassação do ex-prefeito Edvan Junior), apesar de ter recebido a Prefeitura submetida a todo tipo de restrições e dificuldades - aí incluindo-se um atraso de três meses no pagamento dos salários do funcionalismo municipal - nesse pouco espaço de tempo, o novo Prefeito tem conseguido grandes realizações. Por incrível que possa parecer, além de ter conseguido superar muitos dos problemas encontrados na Prefeitura, vem trabalhando pela Cidade e ainda conseguiu atualizar os salários, pagando a folha de Dezembro dentro do mês (dia 21), depois de ter pago o décimo-terceiro salário, integralmente, desde o último dia 12, e deverá iniciar 2008 com o pagamento de todos os fornecedores, em dia. Ainda, por cima, o prefeito Som já concedeu aumento salarial na ordem de 26% aos professores e está realizando concurso público, neste domingo (dia 23), para preenchimento de vagas em todas os níveis da Administração, democratizando, desta forma, a oportunidade de acesso ao serviço público, conforme o mandamento da Lei.

Um comentário:

Anônimo disse...

obrigado por esta lembrança sobre Gabriel Luiz Gomes....Pai querido ,esposoamoroso e um amigo inesquecivel....