domingo, 30 de dezembro de 2007

O FACTORAMA
em março de 1972, lançamos o nosso programa REVISTA DA SEMANA, com a mesma filosofia que mantivemos ao longo destes 27 anos. Comentar em linguagem ao alcance do nosso público menos instruído as notícias da semana, mantendo para isso uma linha independente, possível pela linha de independência adotada até hoje pela Rádio Espinharas. Essa linha independente e a linguagem de amplo alcance nos granjeou uma das maiores audiências de rádio em toda a região, em todas as camadas sociais. Em 1974 fomos morar em Recife e tivemos que descontinuar o programa. As condições da época não permitiam manter o programa no ar. Aproveitamos a nossa estada em Recife para cursar Jornalismo, na Universidade Católica de Pernambuco. Voltando a Patos em 1979 e com os novos conhecimentos adquiridos, resolvemos voltar a fazer a REVISTA DA SEMANA, o que aconteceu a partir de 1980. Algum tempo depois fomos incentivados a fazer um rápido programa diário, numa linha parecida com a REVISTA e que pela sua freqüência fosse mais ágil, aproveitando os fatos do dia-a-dia, para noticiá-los e comentá-los. Nascia assim, o programa LUIZ GONZAGA INFORMA, que foi ao ar até setembro de 1983, quando voltamos a residir em Recife. Aos “trancos-e-barrancos”
, continuamos a fazer a REVISTA que era gravada nos estúdios da Rádio Jornal do Comércio e mandada pelos ônibus da Boa Esperança. Mas não era possível manter o LUIZ GONZAGA INFORMA, numa época de comunicações muito custosas. O companheiro Edleuson Franco topou continuar o programa cujo nome teve que mudar, por razões óbvias. Passou a chamá-lo Factorama, mantendo o mesmo estilo do programa anterior. E por dezesseis anos (de 1983 a 1999) Edleuson tocou o programa. Com a sua morte, em 13 de dezembro de 1999, aceitamos um duplo encargo da direção da Fundação Cultural Nossa Senhora da Guia: continuar o Factorama e dirigir o departamento de jornalismo da Espinharas até que surgisse alguém que assumisse os dois encargos. A direção do jornalismo foi assumida há algum tempo pelo companheiro Airton Alves, que deve abdicar da função na próxima semana para assumir a coordenação de comunicação da administração municipal.
Nos últimos tempos, manter o Factorama ficou difícil devido aos meus constantes deslocamentos por todo o Estado, a serviço do Ministério do Trabalho. Pedi o auxílio do Padre Francisco que tem se alternado comigo, apresentando o programa às terças e quintas e mantendo o pique, apesar dos inúmeros afazeres do seu ministério sacerdotal. Agora a direção da emissora resolveu fazer algumas modificações na programação e uma dessas mudanças é a expansão do Jornal da Bola, programa apresentado logo depois do Factorama. Pelo projeto, a resenha ocupará todo o horário entre dezoito e dezenove horas. Em decorrência disso, segundo a última informação que recebi da direção da emissora, o Factorama será suspenso durante o mês de janeiro, enquanto se estuda a possibilidade de um novo apresentador e horário. Desejamos ao nosso possível sucessor, na sua empreitada, o sucesso que não conseguimos no decorrer destes longos anos. De nossa parte, vamos continuar na apresentação da REVISTA DA SEMANA, enquanto a direção da emissora nos honrar com a sua confiança. Sei que há quem não goste do nosso estilo e da linha que imprimimos ao programa. Principalmente aqueles atingidos por algumas das notícias e comentários que, ao longo destes vinte e sete anos, aqui divulgamos. Mas ninguém pode agradar a todo mundo e não foi isso que quisemos ao longo da vida da REVISTA. Tivemos sempre os nossos críticos, seja quando divulgávamos comentários contrários ao militares durante a ditadura, seja quando criticávamos os governos que passaram pelo Brasil, pela Paraíba e por Patos, ao longo de quase três décadas. Muitos teriam ficado imensamente satisfeitos se nos tivessem calado. Felizmente, a direção da emissora nos deu um contínuo crédito de confiança que nos permitiu continuar no ar. E não queremos continuar, a partir do dia que esta confiança nos faltar. A nossa saída do FACTORAMA em nada diminui o empenho que sempre tivemos em manter os nossos ouvintes bem informados com a maior independência possível. Independência que, temos certeza, dificilmente, teríamos na maioria das emissoras não só de Patos, mas de toda a região. A partir de agora, a REVISTA terá as noticias e comentários costumeiros e um pouco mais frios, os “furos” jornalísticos que nos chegam ao conhecimento, muitos dos quais reservávamos ao programa diário, pela sua agilidade.
Aproveitamos o final do ano, para agradecer a todos os ouvintes que nos honraram com a audiência ao longo de 2007. Agradecemos a todos que tornaram possível a existência do programa: patrocinadores, colaboradores e companheiros da Rádio Espinharas. Agradecemos à direção da Fundação Cultural Nossa Senhora da Guia pelo espaço que nos proporcionou e pela confiança que nos tem dado.
Que todos (ouvintes, patrocinadores, colaboradores, companheiros da Espinharas e direção da Fundação) tenham um 2008 cheio de paz, amor, prosperidade e muito sucesso em tudo o empreendam. (LG)

REGISTROS
1. Registramos o falecimento esta semana de Inácio Cesário, comerciante na Barraca Padre Cícero, no Mercado Central. As condolências para a viúva, dona Zita, e demais familiares.
2. Faleceu, na madrugada de sexta-feira, dona Raimunda de Abel, mãe do antigo craque Perequeté. Raimunda era filha de uma velha e querida nossa, que trabalhou com Padre Dutra na época em que este foi vigário do Santo Antônio e em que nós éramos seminaristas e freqüentávamos aquela paróquia. Por intermédio de Maria ficamos amigos dos seus filhos e netos. Daqui transmitimos as nossas condolências ao Perequeté e a todos os seus familiares, pelo falecimento de Dona Raimunda, cujo sepultamento aconteceu no final da própria sexta-feira.
3. Ontem, 29/12, o casal Luciano Fortunato e Adriana comemorou 23 anos de união conjugal. Parabéns dos filhos, dos demais familiares e do programa.
4. Na próxima sexta, 04 de janeiro, o casal José Fortunato e Maria Dalva dos Santos estará comemorando 62 anos de feliz união conjugal. Parabéns dos filhos Roberto e Luciano Fortunato e de todos os familiares. Parabéns também do programa de que eles são antigos ouvintes.
5. Quem estará aniversariando também na sexta, 04 de janeiro, é minha esposa Arlene Nóbrega Lucena Lima de Morais. Parabéns da mãe dona Maria Nóbrega, dos oito irmãos, dos filhos Bruno Artur e Luma, de todos os sobrinhos e de Fernanda. Votos de felicitações meus e do programa do qual ela é responsável através de Argon Jornalismo e Publicidades.

CONSELHO TUTELAR DENUNCIA TRABALHO DE MENOR NA VENDA DE PICOLÉ.
O Conselho Tutelar Sul denunciou ao Ministério do Trabalho e ao Ministério Público do Trabalho a ocorrência de trabalho de menores de dezesseis anos na cidade de Patos. O trabalho de menores só é permitido a partir dos dezesseis anos, em atividades que não sejam perigosas ou insalubres e em horário anterior às dez horas da noite. Segundo os representantes do Conselho, já teriam entrado em contato com alguns fabricantes e demonstrado a ilegalidade do trabalho dos menores e estes teriam garantido ao Curador da Infância e da Adolescência que não utilizariam os menores. Como não cumpriram o compromisso, o conselho resolveu apelar para o Ministério do Trabalho e para a Procuradoria Regional do Trabalho, Ofício de Patos. A fiscalização do trabalho, presente na cidade na verificação das condições de trabalho na construção civil, fez uma rápida diligência na cidade e localizou vários menores trabalhando na venda de picolés. Três fábricas foram notificadas pela fiscalização que encaminhará seus nomes ao Ministério Público do Trabalho para as providências de praxe. Dois dos fabricantes atenderam muito bem à fiscalização e ficaram de apresentar a documentação dos seus trabalhadores em idade legal, no final de janeiro. Um terceiro fabricante, apesar de assinar a notificação recusou-se a apresentar qualquer documento de sua empresa ou documentos pessoais, cujos dados foram conseguidos nos arquivos da Receita Federal, do INSS e em processos no Tribunal de Contas da União. Todos os empresários foram advertidos verbalmente da proibição do trabalho de menores, vez que foram encontrados menores com idade entre dez e quinze anos utilizados na venda de picolé. A advertência vale para todos os empresários que mantêm menores de dezesseis no trabalho. (LG)

NABOR FARÁ MUDANÇAS DA SUA EQUIPE.
Durante almoço em que confraternizou com a imprensa local, o prefeito Nabor Wanderley confirmou que fará mudanças na sua equipe administrativa nos próximos meses. Nabor não confirmou, entretanto, as informações de que todos os parentes de candidatos seriam afastados dos seus cargos nos próximos meses. Segundo as informações colhidas pela reportagem junto a pessoas próximas ao prefeito, todos os parentes de candidatos seriam afastados dentro do prazo legal. Na lista estariam Márcia Motta (esposa do vereador Zé Motta), Dr. Corsino (filho de Lucinha Peixoto, candidata a vereadora), Elizabete Sátiro (mãe de Juliana Sátiro, outra candidata a vereadora), entre outros. Segundo as fontes, a idéia inicial do prefeito era afastar apenas alguns destes nomes mas os prejudicados teriam pressionados para que fossem afastados todos os parentes. Outras mudanças afetarão auxiliares que seriam aproveitados na equipe de campanha de Nabor, casos de Vicente Conserva (que deve sair para a entrada de Airton Alves), Sebastião dos Santos Lima (Secretário de Agricultura) e Maurício Alves (Procurador do Município).
A saída de Dr. Maurício, segundo se comenta, se deveria também as suas profundas ligações com a oscip INTERSET, cujos convênios com a Prefeitura de Patos estão sendo objeto de investigação pelo Tribunal de Contas do Estado. Segundo as especulações, Nabor tentaria diluir a sua responsabilidade pela contratação da OSCIP feita por Maurício, na época titular da Secretaria de Administração. (LG)
PS. - Segundo comentários dos bastidores, por trás da saída dos parentes estaria o vereador Zé Motta (embora também prejudicado pela saída da esposa, Márcia Motta, da Secretaria de Educação). Nos seus sonhos de ser o mais votado, não quer concorrentes (ele tem prestígio suficiente para indicar alguém de confiança para o lugar de Márcia) e já estaria pleiteando até que Nabor tire Orlando Xavier de seu programa na Rádio Itatiunga (antes do prazo da Lei Eleitoral, claro). (LG)

DANIEL DA COROA DESCARTA CANDIDATURA EM 2008, MAS SE DIZ CANDIDATO EM 2012.
Surpreendido pela reportagem, quando batia animado papo numa mesa do Café Centenário com o prefeito Nabor Wanderley, o empresário Vicente das Bolsas e o vereador Marcos Eduardo, o empresário Daniel da Coroa garantiu ao repórter que não pretende sair candidato em 2008, mas que certamente disputará as eleições de 2012. Daniel não adiantou a que grupo estará integrado, nem em 2008, nem em 2012. Daniel esteve muito cotado para ser o candidato de Dinaldo à sua sucessão em 2004, mas desistiu da postulação, obrigando Dinaldo a recorrer ao nome de Dineudes Possidônio que terminou sendo derrotado pelo atual prefeito Nabor Wanderley. Nabor, por sua vez, na sua tentativa de reeleição, deverá enfrentar o ex-prefeito Dinaldo Wanderley. (LG)

INSTITUTO DE NATAL DEVERÁ FAZER PESQUISA EM PATOS.
O Dr. Ivanes Lacerda, líder do PSDB e da oposição na Câmara de Vereadores, informou ao nosso colaborador jornalista Adilton Dias que contratou um instituto de pesquisa don Rio Grande do Norte para fazer uma pesquisa eleitoral no município de Patos. Dr. Ivanes diz que quer uma pesquisa que informe realmente as preferências do nosso eleitorado, tanto para o pleito majoritário, como para o proporcional. Entende Ivanes que as pesquisas divulgadas até agora não merecem confiança, por não refletirem a real tendência do eleitorado local. (LG)

RESERVATÓRIOS DE PATOS TEM POUCO MAIS DA METADE DO SEU VOLUME.
Segundo informações de João Batista Morais, agrônomo da Empasa, os nossos reservatórios detinham na sexta-feira, 28/12, 50,76% da sua capacidade de acumulação. O maior volume em termos relativos está armazenado na barragem de Capoeiras que ainda tem 62,4% de sua capacidade (33.336.712 dos seus 53.450.000 m³ de capacidade). No Jatobá ainda restam 35,2% (6.174.334 dos seus 17.516.000 m³), enquanto a Farinha ainda detém 9.455.046 m³ (36,7% dos seus 25.738.500 m³). A expectativa agora é que as chuvas de 2008 recuperem o volume dos nossos principais reservatórios.
Por falar, em chuva, segundo o mesmo João Batista, durante o ano de 2007 cairam 559,1 mm de chuva no município de Patos. (LG)

VILSON LACERDA DEVE SER CANDIDATO A PREFEITO EM QUIXABA.
O advogado Vilson Lacerda, irmão de outro velho amigo nosso, Dr. José Lacerda Brasileiro, também foi picado pela “mosca azul” da política. Advogado muito conceituado na região, onde defende os interesses jurídicos de várias prefeituras, motivo pelo qual é profundo conhecedor dos meandros da administração pública, Vilson foi convidado pelo ex-prefeito de Quixaba, Totó Candeia, a ser candidato do seu grupo a prefeito daquela cidade. Segundo fomos informados, a pretensão de Vilson é fazer uma administração moderna, o que lhe seria facilitado pelo equilíbrio financeiro do município, atualmente governado por Marli Candeia. Pelo que sabemos, apesar do desgaste do grupo, Marli deixa uma prefeitura com o quadro de funcionários enxuto, sem contratados irregulares e com as finanças em dia. Uma herança importante para quem queira fazer uma boa administração e uma raridade em prefeituras da região. Dr. Vilson estaria recrutando um grupo de amigos para “pensar” uma administração moderna para a pequena cidade de Quixaba. Com profundas raízes familiares naquele município (minha ali nasceu e foi professora de primeiras letras), só nos resta desejar boa sorte ao Dr. Vilson, que tem tudo para inserir Quixaba na modernidade da política do século XXI. (LG)

Nenhum comentário: