domingo, 10 de agosto de 2008

Semana de 04 a 10 de agosto de 2008

registros
1. Hoje é o dia dos pais. É uma data inventada pelo comércio para vender mais. Mas vamos aproveitar a tradição e homenagear os nossos pais. Os vivos, os mortos, os ausentes, os desconhecidos. Sem eles não existiríamos. Que tenhamos recebido deles amor ou não, merecem homenageados. E aqui nós homenageamos os pais que nos escutam, os pais daqueles que nos escutam e todos aqueles que são pais e também os sogros, os tios, os avós, os bisavós de todos. Eu sou um feliz pai de seis filhos que me dão muito prazer e alegria e recebi também o carinho presente ou ausente de todos eles. Tem valido a pena ser pai. E mais filhos tivesse. Filhos do sangue ou filhos do coração que sempre os temos todos nós. E se você não é pai, procure a alegria de sê-lo nem que seja por adoção. Há milhões de crianças, por esse mundo a fora, precisando de pais. Se você não tem mais pai, que tal ir hoje a um asilo de velhos fazer uma visita a quem não tem mais filhos que olhem por eles!
2. Registramos o falecimento no último dia 27 de julho, na cidade de Patos, onde foi sepultado, de José Medeiros de Lucena (Dedé). Filho de Pedro Lima de Lucena (já falecido) e de dona Francisca Medeiros de Lucena, Dedé tinha 65 anos de idade. Era casado com Maria do Socorro Rodrigues de Medeiros e deixou três filhos: Sidney, Sílvio e Silmara. Era irmão do Padre Quinídio e de Maria, Gerlane, Geralda (esposa de meu amigo Dr. Zé Lacerda), Manoel, Noberto, Raimundo, Moacir, Quitico e Bertino. Daqui as nossas condolências a todos os familiares.
3. Registramos o aniversário na última segunda-feira, 04/08, do empresário Vicente das Bolsas que comemorou o evento com amigos e familiares.
4. Faleceu na manhã de ontem, em Patos, Alírio Sulpino. Conhecido nas rodas de boemia como Barata, Alírio era filho do ex-vereador Cícero Sulpino e de dona Maria Sulpino, velhos amigos de minha família, e irmão de Adauto, Alberto, Adalberto e Álvaro (já falecido). Daqui as nossas condolências a Dona Maria e a todos os familiares.
5. Registramos o aniversário, hoje, 10 de agosto, do Padre Ronaldo, vigário da Paróquia de São Sebastião. Com os parabéns do programa.
6. Aniversário na quarta-feira, 13/08, de Vânia Ferreira, residente na rua Sebastião Queiroz, no bairro da Vitória. Parabéns do seu esposo Toinho e demais familiares.
7. Quem aniversaria na próxima sexta-feira é o vereador-presidente da Câmara de Patos, Marcos Eduardo. Recebendo os parabéns do programa.
8. No próximo domingo quem aniversaria é a também vereadora Zefinha das Bolsas, recebendo também os nossos parabéns.
______________________________________________________________
opinião
Supremo Tribunal Federal não aceita “ficha suja” sem sentença final.
Embora louvável a idéia de barrar a candidatura dos chamados “ficha suja”, a decisão tomada esta semana pelo Supremo Tribunal Federal colocou a questão no seu devido lugar. A população é quem vai julgar se as acusações feitas aos seus candidatos são verdadeiras ou não e se são suficientes para impedir a sua eleição. Cabe a quem quer impedir a corrupção na política divulgar os fatos e deixar com a população o julgamento dos candidatos.
O dispositivo constitucional invocado pelo Supremo Tribunal Federal (ninguém é considerado culpado até sentença condenatória transitada em julgado) foi criado para evitar injustiças. Afinal, o direito de recorrer de uma sentença condenatória é garantido por todas as legislações modernas. Um cidadão pode sofrer uma acusação e ser julgado e condenado por um juiz com base em indícios insuficientes de autoria. Para corrigir isso existe o recurso para uma segunda, terceira ou até quarta instância. É uma garantia da lei para evitar que se cometam injustiças. No caso recente do casal Nardoni, eles requereram Habeas Corpus em todas as instâncias recursais (foram até o Supremo Tribunal Federal) e nada conseguiram. Mas se houvesse um erro de avaliação do juiz que os mandou prender, o Tribunal de Justiça de São Paulo, o Superior Tribunal de Justiça ou o Supremo Tribunal Federal poderiam corrigir a injustiça da prisão. Como o juiz estava certo, decisão prevaleceu.
A mesma coisa acontece com um candidato. Ele pode ser impedido de concorrer por um juiz, mas a sentença pode ser corrigida pelo Tribunal Regional Eleitoral, pelo Tribunal Superior Eleitoral ou até pelo Supremo Tribunal Federal. A mesma coisa acontece se o registro for concedido e se o Ministério Público Eleitoral ou os adversários não se conformarem. Eles podem recorrer a todas as instâncias recursais. E a gente acompanha no dia-a-dia quantas injustiças são cometidas pelos chamados juízos singulares. É mais fácil um juiz se enganar ou ser forçado por pressões e interesses do que sete, nove ou onze juízes reunidos num tribunal. Para isto existem os recursos. O Tribunal Superior Eleitoral, por exemplo, pode achar que o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba estava errado ao cassar o mandato de Cássio Cunha Lima. Os desembargadores locais poder ter se enganado na interpretação da lei e no exame das provas, podem ser levados por interesses pessoais, por pressões da mídia e da sociedade e sua decisão pode ser reformada por um Tribunal menos sujeito a esses erros, essas pressões e esses interesses.
No caso das fichas sujas, o STF decidiu que só a condenação em última instância pode impedir uma candidatura. E os tribunais e juízes vão ter que se enquadrar.
E por fim, um questão que muita gente não considerou quando discutiu a questão dos “fichas-sujas”. Quantos dos acusados não estão sendo condenados por erros técnicos e não por desonestidade? E o que é pior para a comunidade: um prefeito que muito fez, embora tenha cometido alguns erros técnicos ou um prefeito que nada fez? Uma coisa é pecar por desonestidade, é enriquecer com o dinheiro público e permitir que amigos e parentes enriqueçam. Outra coisa é fazer alguma coisa mal feita, mas sem desonestidade. A não ser que tudo que ele fez tenha sido malfeito. O incompetente deve ser impedido de concorrer. O desonesto deve ser impedido de concorrer. Aquele que agiu com competência e sem desonestidade deve ser perdoado mesmo que tenha cometido algumas falhas técnicas. Para isso existem na justiça as instâncias recursais. (LG)
________________________________________________________________
notícias
Realizado em Patos o Encontro Paraibano Sobre Manejo Florestal Sustentável na Caatinga.
Promovido pela ONG SOS Sertão a discussão feita neste encontro é muito oportuna, por conta do processo de desertificação que aqui ocorre por conta do desmatamento. O Encontro foi aberto, na quarta-feira à noite, na ACIAP com a palestra sobre Situação Florestal na Paraíba. O evento continuou na quinta-feira no Centro de Treinamento Santo Antônio. Pela manhã os temas objeto de palestras e debates foram: Manejo Florestal e Demanda por Produtos Florestais, Aspectos Legal e Institucional do Manejo Florestal, Projeto de Implantação de Oito Planos de Manejo Florestal Sustentável da Caatinga e apresentação do Projeto Reflora. À tarde, na quinta, palestra e debate sobre Processo de Descentralização Florestal do Estado da Paraíba, com debates finais e encerramento do Encontro. Presentes ao encontro além de debatedores acadêmicos o Delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário na Paraíba e o Coordenador do Programa Nacional de Florestas do Ministério do Meio Ambiente.
O assunto é muito importante e deve ser levado à imprensa, principalmente ao rádio, para que a comunidade rural tome conhecimento da sua importância. (LG)

Termina na quarta-feira prazo para recadastramento de motoristas de carteiras sem retrato.
Termina na próxima quarta-feira o prazo de recadastramento dos motoristas que ainda portam Certificado Nacional de Habilitação sem fotografia. O recadastramento é feito para emissão de nova carteira. É importante que você faça o recadastramento para evitar que tenha que tirar uma carteira nova com todos os procedimentos atuais: passagem por auto-escola, exames de direção, sinalização e outros. Procure o DETRAN até a quarta-feira para fazer o seu recadastramento levando toda a sua documentação pessoal. (LG)

Estudantes deverão estudar Música, Sociologia e Filosofia a partir do ano que vem.
Os estudantes do ensino fundamental II terão uma nova disciplina a partir do ano que vem. Eles vão estudar Música como acontecia antigamente. Já os alunos do ensino médio (2º grau) terão que estudar Sociologia e Filosofia. A novidade foi adotada pelo MEC e será implantada a partir do ano que vem, abrindo um novo mercado de trabalho para professores das três disciplinas. Há preocupação dos dirigentes de escola pelo fato de não haver professores suficientes para preencher todas as vagas existentes no Estado. (LG)

Rede Paraíba de Comunicação entrevistou candidatos a prefeito de Patos.
Muito importante a iniciativa da Rede Paraíba de Comunicação realizada na última quinta-feira em Patos. Na oportunidade o jornalista Arimatéia Sousa entrevistou todos os candidatos a prefeito da cidade de Patos fazendo perguntas que eram sorteadas pela organização e outras feitas pelo público. Foram entrevistados, pela ordem, a deputada Socorro Marques, o deputado e ex-prefeito Dinaldo Wanderley, Isaac Newton e o prefeito Nabor Wanderley. Os quatro candidatos tiveram oportunidade de dizer que propostas trazem para o caso de serem eleitos prefeitos de Patos. O evento destinou de cinqüenta minutos para cada candidato e foi realizado na Câmara Municipal de Patos, com grande comparecimento de público que ocupou o plenário da casa e as proximidades do prédio na rua Horácio Nóbrega. (LG)
Santa Terezinha sedia em setembro o 7º Festival de Cantadores.
A cidade de Santa Terezinha na Paraíba vai assistir no próximo mês de setembro o seu 7º Festival de Cantadores de Viola. Com a coordenação de Jomaci Dantas Promoções Culturais, o festival acontecerá no dia 26 de setembro, às oito e meia da noite, no Clube Municipal. Cinco duplas já estão confirmadas: José Cardoso e Louro Branco; Fenelon Dantas e Severino Feitosa; Ivanildo Vilanova e João Paraibano; José Carlos do Pajeú e Luiz Pereira; e Paulo Pereira e Genaldo Pereira. Além dos cantadores teremos a presença dos emboladores Gavião da Paraíba e Chico de Condessa. Serão cobrados ingressos ao preço de cinco reais. Crianças não pagam.
_______________________________________________________________
Noticiário da Câmara de Patos
Na terça-feira a Câmara começou a sessão com a ausência do vereador licenciado Bonifácio Rocha que apesar de acamado batalha pela reeleição, mas dois vereadores saíram antes do final da sessão. Na oportunidade foram aprovados em segunda votação três projetos já aprovados na sessão anterior. Aprovados também cinco requerimentos dos quais destacamos o de Chico Bocão pedindo à OI um orelhão na rua Chico Paulino no bairro do Salgadinho, outro de aplausos a João Lêuncio pelos relevantes serviços prestados à educação de Patos (esta alma quer reza) e outro também de aplausos aos agentes de trânsito (jogando prá torcida, heim Chico?). Usaram da tribuna Marcos Eduardo, Inácio de Gelo, Zé Motta e Chico Bocão.
Na quinta-feira, faltaram Dr. Ivanes, Pipi e o licenciado Bonifácio Rocha. Aprovados em primeira e segunda votação três projetos do Poder Executivo. Um deles abria um crédito de 660 mil reais para a Prefeitura oferecer a contra partida para verba do Governo Federal destinada à construção de um Centro de Zoonoses, em terreno próximo ao Campus local da UFCG, centro que funcionará em convênio com a Universidade;
Outro projeto pedia liberação de um milhão e vinte e sete mil reais para reforma da iluminação pública da cidade de Patos (esperamos que seja recuperada a iluminação das entradas da cidade). Um terceiro projeto do Poder Executivo delimitava o perímetro urbano da cidade de Patos. Entendemos muito mal elaborado este projeto que determina os limites da cidade com propriedades de Antônio Justino, Elvina Caetano, Cleto Pereira, Adauto Pereira, Gelmirês e outros ao invés de citar os nomes das propriedades que são muito mais permanentes. Daqui a vinte/trinta anos ninguém talvez vai mais se lembrar dos atuais proprietários. Mas nomes como Campo Comprido, Liberdade, Trapiá são mais duráveis, embora pudesse se fazer referência aos atuais proprietários. Aliás, Adauto Pereira e Gelmirês, por mortos, não são mais proprietários de nada, por memoráveis que sejam para seus parentes. Em segunda votação foi aprovado também na quinta o projeto da prefeitura que destinava recursos para uma cozinha comunitária. Aprovados seis requerimentos dos quais destacamos de Zé Motta voto de pesar pelo falecimento de José Braz Leite, de Bosco Medeiros pesar pelo falecimento de Domingos Elizeu de Almeida, também de Bosco votos de pesar pelo falecimento de Francisco de Assis Possidônio da Silva. Um requerimento de todos os vereadores propôs votos de aplausos à TV Cabo Branco e TV Paraíba pelas entrevistas feitas com os candidatos a prefeito de Patos (bando de babões, as entrevistas foram feitas pelo Jornal da Paraíba que sequer foi citado no requerimento). Orlando Xavier apresentou dois requerimentos. Um solicitando da STTRANS um redutor de velocidade para a rua Pedro Moura, no bairro da Vitória, e noutro o calçamento na rua Evangelina Rodrigues, no bairro da Maternidade. Todo mundo jogando para a platéia. (LG)

Nenhum comentário: