domingo, 31 de agosto de 2008

Semana de 25 a 31 de agosto de 2008

registros
1. Registramos o falecimento, na sexta-feira da semana passada (22/08), do Sr. Aurélio Gomes de Albuquerque. Antigo gerente da Viação Brasília, seu Aurélio tinha 78 anos, era casado com dona Ioneida Cartaxo e tinha seis filhos. Daqui as nossas condolências a dona Ioneida, nossa antiga ouvinte, e a todos os familiares, inclusive minha amiga Verônica.
2. Nosso primo e ouvinte Airton Candeia nos mandou, via e-mail, o convite para a Missa do 13º ano de falecimento de Pedro Candeia de Lima, a realizar-se na Igreja de Fátima, Bairro Belo Horizonte, dia 07 de setembro de 2008, às 8:00Horas. Faço meu o convite. Além de casado com minha tia Dizinha, irmã de minha mãe, Pedro Candeia era meu padrinho de crisma e uma pessoa a quem todos queríamos bem. A missa, repetimos, será no próximo domingo, sete de setembro, às oito da manhã, na Matriz de Fátima. Agradecimentos de filhos, netos, genros e noras.
3. Faleceu na última segunda-feira, em Patos, Luiz Machado, mais conhecido por YAZEC. Muito inteligente e estudioso, Luiz foi colega meu no Seminário de Cajazeiras. Daqui as nossas condolências a todos os familiares.
4. Registramos o falecimento, também na segunda-feira, do Sr. Edinaldo Carvalho Dantas, casado com Patrícia, filha do meu velho amigo Almir do Cinema. Os nossos sentimentos a todos os familiares.
5. Familiares de Mariano Sabido lembraram o segundo ano de sua morte, ocorrida em 26 de agosto de 2006. Mariano era casado com Dona Socorro (dona da Cantina do Banco nos meus bons tempos na agência local) e pai do Sargento PM Mariano e de meu amigo Ivanildo.
6. Registramos o aniversário na terça-feira, 26/08, de Lívia Bandeira. Filha de Pelé e Leônia, neta de meus velhos amigos Renê e Lenice, residentes na Praça João Pessoa, Lívia comemorou seus quinze anos. Parabéns à aniversariante.
7. Faleceu na última quarta-feira, 27/08, em Patos, Alba Lúcia Candeia, vereadora na cidade de Quixaba. Alba era filha do meu primo Arnaldo Candeia de Lima e casada com o ex-vereador Damião Bala, também parente meu. Alba tinha quarenta e cinco anos e deixou três filhos e dois netos. Era neta de Pedro Candeia que foi prefeito na Quixaba. Daqui as nossas condolências a todos os familiares.
8. Registramos o falecimento, na última quinta-feira, 28/08/08, de dona Francisca Wanderley da Nóbrega, viúva do saudoso Dr. Osman Araújo. Era mãe de Maurílio e Maurici. Daqui os nossos sentimentos a todos os familiares.
__________________________________________________________opinião
Patoenses reclamam de carros de som de políticos.
Vários ouvintes contataram o programa para reclamar dos excessos cometidos pelos responsáveis por carros de som de divulgação política. Primeiro reclamam da altura do som usado nos veículos. Segundo reclamam da maneira como os veículos são utilizados. Além do som fora do limite, os veículos estariam trafegando com o som ligado em locais proibidos pela legislação eleitoral.
Segundo a lei eleitoral ”São vedados a instalação e o uso de alto-falantes
ou amplificadores de som em distância inferior a duzentos metros (Lei nº 9.504/97, art. 39, § 3º):
I – das sedes dos Poderes Executivo e Legislativo da União,
dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, das sedes dos órgãos
judiciais, dos quartéis e de outros estabelecimentos militares (Lei nº 9.504/97,
art. 39, § 3º, I);
II – dos hospitais e casas de saúde (Lei nº 9.504/97, art. 39, § 3º, II);
III – das escolas, bibliotecas públicas, igrejas e teatros, quando em funcionamento (Lei nº 9.504/97, art. 39, § 3º, III).”
Isto não está sendo obedecido na cidade de Patos. Basta que o juiz da propaganda mande um fiscal seguir cada um dos carros de som para constatar esta infração. Os carros de som não podem funcionar a menos de duzentos metros do Hospital São Francisco, da Clínica Santa Luzia, do Forum, da Prefeitura, da Catedral, da Igreja Evangélica da Pedro Firmino, da Escola Rio Branco e do Colégio Estadual (quando em funcionamento), entre outros. Aliás a melhor providência a tomar seria o que foi feito em Campina Grande. Foi estabelecida uma zona no centro da cidade onde é proibida a utilização de carros de som. Outra questão. Mesmo nas regiões onde é permitido o uso do carro de som, não deveria ser permitido que eles usassem o som com o carro parado, o que acontece principalmente nos sinais, incomodando a quem mora ou trabalha por perto.
Como nem a Justiça, nem a SUDEMA estão fiscalizando os excessos cometidos pelos carros de som, só resta ao eleitor incomodado uma providência. A cada propaganda que o incomodar, ele anota o nome do candidato ou dos candidatos que estão desrespeitando o seu sossego e não vota neles. Ou seja. Não vamos votar em quem faz barulho. E se encontrar o candidato faça questão de dizer a ele: “Não voto por que sua propaganda volante está me incomodando”. A idéia quem me deu foi um antigo ouvinte do programa que trabalha no centro da cidade. E aqui vai o apelo. Não vote em quem faz barulho. Em outras cidades a Justiça já proibiu carreatas, fogos de artifícios e outras formas de incomodar o cidadão. Aqui só as carreatas estão proibidas e as outras formas de incomodar, não. Então só uma coisa nos resta a fazer. Vamos deixar de votar em quem faz barulho. (LG)

Jornalistas defendem obrigatoriedade do diploma.
Manifesto à Nação - Em defesa do Jornalismo, da Sociedade e da Democracia no Brasil
A sociedade brasileira está ameaçada numa de suas mais expressivas conquistas: o direito à informação independente e plural, condição indispensável para a verdadeira democracia.
O Supremo Tribunal Federal (STF) está prestes a julgar o Recurso Extraordinário (RE) 511961 que, se aprovado, vai desregulamentar a profissão de jornalista, porque elimina um dos seus pilares: a obrigatoriedade do diploma em Curso Superior de Jornalismo para o seu exercício. Vai tornar possível que qualquer pessoa, mesmo a que não tenha concluído nem o ensino fundamental, exerça as atividades jornalísticas.
A exigência da formação superior é uma conquista histórica dos jornalistas e da sociedade, que modificou profundamente a qualidade do Jornalismo brasileiro.
Depois de 70 anos da regulamentação da profissão e mais de 40 anos de criação dos Cursos de Jornalismo, derrubar este requisito à prática profissional significará retrocesso a um tempo em que o acesso ao exercício do Jornalismo dependia de relações de apadrinhamentos e interesses outros que não o do real compromisso com a função social da mídia.
É direito da sociedade receber informação apurada por profissionais com formação teórica, técnica e ética, capacitados a exercer um jornalismo que efetivamente dê visibilidade pública aos fatos, debates, versões e opiniões contemporâneas. Os brasileiros merecem um jornalista que seja, de fato e de direito, profissional, que esteja em constante aperfeiçoamento e que assuma responsabilidades no cumprimento de seu papel social.
É falacioso o argumento de que a obrigatoriedade do diploma ameaça as liberdades de expressão e de imprensa, como apregoam os que tentam derrubá-la. A profissão regulamentada não é impedimento para que pessoas – especialistas, notáveis ou anônimos – se expressem por meio dos veículos de comunicação. O exercício profissional do Jornalismo é, na verdade, a garantia de que a diversidade de pensamento e opinião presentes na sociedade esteja também presente na mídia.
A manutenção da exigência de formação de nível superior específica para o exercício da profissão, portanto, representa um avanço no difícil equilíbrio entre interesses privados e o direito da sociedade à informação livre, plural e democrática.
Não apenas a categoria dos jornalistas, mas toda a Nação perderá se o poder de decidir quem pode ou não exercer a profissão no país ficar nas mãos destes interesses particulares. Os brasileiros e, neste momento específico, os Ministros do STF, não podem permitir que se volte a um período obscuro em que existiam donos absolutos e algozes das consciências dos jornalistas e, por conseqüência, de todos os cidadãos!

FENAJ – Federação Nacional dos Jornalistas
Sindicatos de Jornalistas de todo o Brasil
Obrigados a contratar jornalistas, os patrões têm que aceitar as condições destes para trabalhar e, entre estas condições, os jornalistas de vergonha exigem ética, independência e salário decente. Por isso, a obrigação do diploma incomoda aos patrões. Se puder contratar qualquer um, o patrão só vai contratar quem se sujeitar às suas próprias condições e aí qualquer picareta se submete. Isto compromete a qualidade da informação que o público recebe. (LG)
_______________________________________________________________
notícias
Patos continua como quarto do Estado em população.
O município de Patos, com 99.977 habitantes, continua como o quarto município mais populoso do Estado, segundo dados do IBGE para 2008. Mais populosos do que Patos, a capital João Pessoa com 693.082 habitantes, Campina Grande com 381.422 pessoas e Santa Rita com 125.858 residentes. Vêm depois Bayeux com 95.470 moradores, Sousa com 65.568 e Cajazeiras com 57.627 habitantes. Em oitavo lugar Guarabira com 55.704 pessoas. Em nono e décimo, Cabedelo e Sapé com 51.064 e 47.690 residentes, respectivamente. Em 2007 a população de Patos era de 97.276 moradores. Entre as dez cidades de menor população estão Passagem com 2.183 habitantes, Areia de Baraúnas com 2.156 pessoas e Quixaba com 1.472 moradores. Aliás Quixaba só ganha do município de Parari que tem apenas 1.283 habitantes. O detalhe é que Quixaba, ao contrário de Passagem e Areia de Baraúnas, tem mais eleitores do que habitantes. Segundo dados do TRE o eleitorado de Quixaba em julho de 2008 era de 1.542 eleitores, contando, portanto, com setenta eleitores a mais do que a população. Como isto é possível? Muita gente que mora em Patos, por exemplo, tem propriedade ou casa em Quixaba e pode permanecer eleitor naquela cidade. Uma prova é que prefeito, vice e muitos vereadores moram em Patos e têm domicílio eleitoral em Quixaba ou não poderiam ser candidatos. (LG)
________________________________________________
Flávio Sátyro Fernandes é doutor “honoris causa” da FIP.
As Faculdades Integradas de Patos (FIP) concederam o primeiro título de doutor “honoris causa” ao Conselheiro do Tribunal de Contas, Flávio Sátyro Fernandes. O diretor-presidente da FIP quis homenagear o antigo professor e primeiro diretor das Faculdades que deram origem à nossa universidade. O evento aconteceu na última sexta-feira, à noite. Na oportunidade, João Leuson entregou também a Medalha de Mérito Universitário ao Secretário de Educação do Estado, Neroaldo Pontes. A sessão teve a presença dos conselheiros Nominando Diniz e Juarez Farias, do TCE, do historiador José Otávio de Arruda Melo, além de autoridades locais. Na ocasião foi também inaugurada a Biblioteca Central da FIP que recebeu o nome de Flávio Sátyro Fernandes. (LG)
___________________________________________________
TRE indeferiu candidatura de Rildian Pires.
O ex-vereador Rildian Pires teve a sua candidatura a vereador indeferida em recurso que impetrou para o Tribunal Regional Eleitoral que, por sua vez, confirmou a decisão de indeferimento tomada pela Justiça local. Segundo se informa, Rildian não teria votado em 2006 nem justificado, posteriormente, o seu não comparecimento. Rildian já recorreu para o Tribunal Superior Eleitoral. (LG)
_______________________________________________
Santa Terezinha sedia em setembro o 7º Festival de Cantadores.
A cidade de Santa Terezinha na Paraíba vai assistir no próximo mês de setembro o seu 7º Festival de Cantadores de Viola. Com a coordenação de Jomaci Dantas Promoções Culturais, o festival acontecerá no dia 26 de setembro, às oito e meia da noite, no Clube Municipal. Quatro duplas estão confirmadas: José Cardoso e Louro Branco; Fenelon Dantas e Severino Feitosa; José Carlos do Pajeú e Luiz Pereira; e Paulo Pereira e Genaldo Pereira. Além dos cantadores teremos a presença dos emboladores Gavião da Paraíba e Chico de Condessa. Serão cobrados ingressos ao preço de cinco reais. Crianças não pagam.
Infelizmente, Ivanildo Vilanova e João Paraibano assumiram um compromisso com a Caixa Econômica para um circuito de cantorias no Ceará e Sergipe não vão poder comparecer a Santa Terezinha como havíamos anunciado. Como não encontrou nenhuma dupla de mesmo nível, disponível, Lola preferiu realizar o Festival com apenas quatro duplas.

_______________________________________________________________
Noticiário da Câmara de Patos
A Câmara de Patos se reuniu na terça-feira, 26 de agosto, com a ausência do vereador Zé Motta, além do licenciado Bonifácio Rocha. Foram aprovados três requerimentos: um de Chico Bocão pedindo esgotamento sanitário para a rua Bélgica no Jardim Europa (e as outras ruas já têm, Chico?), outro de Bosco Medeiros pedindo a recuperação do calçamento da rua Manoel Torres no Salgadinho e um terceiro de Pipi pedindo ao prefeito a construção de um conjunto habitacional no Monte Castelo (bem lembrado, Pipi, pois o bairro tem sido ultimamente o primo pobre do sempre lembrado Jatobá). Usaram da tribuna, Bosco Medeiros, Marcos Eduardo que ameaçou cortar o ponto dos faltosos (por que só agora?), Ivanes Lacerda que disse que ia pedir prestação de contas da administração municipal já que Zé Motta pedira a prestação de contas da STTRANS e Inácio de Gelo que criticou a administração municipal por estar contratando trabalhadores por apenas quatro meses (estão adivinhando o quê, heim Inácio?).
Na quinta-feira, faltaram, além de Bonifácio, Dr. Ivanes e Orlando Xavier. Foram aprovados quatro requerimentos: Bosco Medeiros pediu calçamento para a rua Alexandrino Rodrigues, o mesmo Bosco pediu reparo no asfalto da rua Chico Guedes que estaria provocando acidentes. Chico Bocão pediu calçamento para a rua Irineu Lacerda, próximo ao Bar de Leninha, no Mutirão, e também calçamento para a travessa Antônio Gonçalves, no Jatobá. Usou da tribuna apenas Inácio de Gelo.
Amanhã a Câmara realiza audiência pública solicitada pelo vereador Dr. Ivanes que quer debater a transferência da folha de pagamentos do município do Banco Real para o Banco do Brasil, de onde viera anteriormente. Ivanes expediu convites para o Secretário de Administração, Dr. Francisco Camboim, para o Procurador do Município, Dr. Maurício Alves, para os gerentes do Banco Real e do Banco do Brasil, para o Ministério Público, entre outros.

Nenhum comentário: