domingo, 24 de agosto de 2008

Semana de 18 a 24 de agosto de 2008

registros
1. Registramos o aniversário na última quarta-feira, 20 de agosto, de minha sogra, Dona Maria Nóbrega. Recebeu os parabéns de todos os filhos, genros, netos e bisnetos.
2. Aniversário na mesma data, 20/08, de minha amiga Iraquitânia e seu filho Mateus. Parabéns meus, de Arlene e das crianças. Iraquitânia é filha de minha saudosa amiga Nenzinha Cunha Lima.
3. Aniversário também na quarta-feira de Múcio Sátyro Filho, filho do ex-deputado Múcio Sátyro e de dona Elizabeth Sátyro, secretária de Ação Social do município de Patos.
4. Quem aniversariou na última sexta-feira, 22 de agosto, foi o empresário Rodnilson Carreiro, titular da Carreiro Sports.
5. Familiares e amigos do desportista Sebastião Sátiro da Nóbrega participaram ontem à noite, na Catedral, da missa de 30º dia em sufrágio da alma de Nego Basto, irmão dos meus velhos amigos Chico e Amélia Sátiro.
6. Registramos o aniversário, ontem, 23/08, do Dr. Ivanes Lacerda, vereador patoense e conceituado médico ortopedista com atuação em nossa região.
7. Aniversário na próxima quarta-feira, 27/08, de Valquíria Cândido, ouvinte de nosso programa residente, na rua Major Vicente Jansen, no Santo Antônio.
______________________________________________________________
opinião
Também tem galo de briga.
No programa de domingo (17/08), reproduzimos artigo nosso, escrito para o Jornal Empresarial e publicado no número que está nas bancas. No artigo, intitulado UMA NOVA CÂMARA, repercutimos um comentário feito por um ouvinte sobre o novo prédio da Câmara de Vereadores de Patos. “É uma pena, uma gaiola tão bonita cheia de papa-sebos” foi o comentário do ouvinte. Em cima disso, comentamos a decadência do nível da nossa Câmara, comparando-a com a sua composição ao longo dos últimos quarenta anos. Vale a pena lembrar aqui que tivemos vereadores que chegaram à Câmara Federal, como Gilvan Freire e Edivaldo Motta, enquanto o polêmico Ruy Gouveia foi eleito e reeleito deputado estadual. Dos recentes o que mais avançou foi Bonifácio Rocha que é primeiro suplente de deputado federal de sua coligação.
Na sessão da terça-feira, vários vereadores criticaram o artigo sentindo-se agredidos por nós. Puseram a carapuça na cabeça, mas não se sentiram confortáveis. Não gostaram de ser chamados “papa-sebos”. Oito dias depois eu quero pedir desculpas por tê-los (usando o comentário do ouvinte) chamado de papa-sebos. É que eu não sabia que também havia, entre eles, alguns galos de briga. Isto ficou provado em uma sessão que aconteceu na própria terça-feira. Como a sessão foi secreta, a notícia transpirou certamente através de algum dos outros vereadores. Segundo as fontes, um dos ilustres vereadores, insatisfeito com um comentário de um companheiro de bancada que criticava um projeto seu, partiu para a agressão, dando um murro no correligionário. O agredido garantiu a companheiros de imprensa que o murro não “pegou”, mas houve quem garantisse que não pegou no rosto para onde era endereçado. Rápido o agredido livrou a cara e o muro teria atingido o “peito”. Para tirar quaisquer dúvidas, na sessão da quinta-feira, depois de o agredido dizer que não houvera a agressão, o “agressor” teria ocupado a tribuna para dizer que realmente agredira o companheiro de partido e de bancada.
Dirimidas as dúvidas, a grande pergunta que fica é: Por que a agressão? Durante os últimos dias surgiram várias versões. Para uns, o agredido estaria sendo beneficiado por um privilegiamento de sua candidatura por parte do grupo dirigente do partido que quer fazê-lo o mais votado da cidade para sagrá-lo depois presidente da Câmara. O fato de lideranças maiores do partido estarem dando todo apoio a sua candidatura estaria prejudicando vários outros companheiros de partido, alguns com quase meio século de fidelidade canina e entre os mais votados da legenda, que estariam sendo prejudicados não só pela falta de ajuda como até com a retirada de votos em benefício do privilegiado. Esta seria uma das razões, segundo comentários dos bastidores. A ciumada vem desde o início da campanha e pelo menos três concorrentes estariam reclamando de invasão de território e de falta de ajuda das lideranças maiores. Outra versão é de que estaria em jogo a própria presidência da Câmara, pretendida pelos dois. Talvez as duas versões se combinem, segundo alguns observadores.
Não entramos aqui no mérito de quem merece ou não o voto. Este julgamento cabe aos eleitores, muitos deles, inclusive, aficionados de brigas de galo. Também não entramos no mérito da aludida ação da cúpula partidária. Que a julguem os correligionários.
O que fica claro do episódio é que, se houver novidades, o auditório da Câmara fica lotado. Projetos polêmicos, grandes debates, discursos e discussões calorosos. Quinta-feira, segundo os colegas da imprensa, tivemos casa cheia, até com direito a torcidas. O que deve acontecer ainda na próxima terça-feira se a turma “do deixa disso” não intervier para apaziguar os ânimos. Claro que a platéia vai lá conferir. Por sinal, consta haver uma disputa surda entre os contedores há vários meses, só que uma das partes recuou depois de um discurso em que fazia várias acusações ao concorrente. Pode até ocorrer novo recuo. A conferir.
Por falar em turma do “deixa disso”, o “pega” na sessão secreta da terça-feira só não foi maior por que a oposição impediu.
Por essas e outras razões tenho que retificar o que foi dito no criticado artigo. Entre os papa-sebos há também, além das honrosas exceções, alguns galos bons de briga. (LG)
_______________________________________________________________
notícias
Escola de Serviço Público promove curso de operador de micro.
A Escola de Serviço Público da Paraíba estará promovendo, de 1º a 30 de setembro, um Curso de Formação de Operadores em Micro, destinado a funcionários do Estado. As inscrições vão até o dia 28 de agosto e podem ser feitas através do site da ESPEP: www.espep.pb.gov.br. Duzentas vagas estão reservadas para a região de Patos.
--------------------------------------------------------------
TV Correio vai realizar debate com prefeitáveis patoenses.
Está marcado para o próximo dia 20 de setembro o debate entre os candidatos a prefeito da cidade de Patos, promovido pela TV Correio. O debate será na Câmara de Vereadores, de 10 horas ao meio dia. Já foram acertados todos os detalhes do debate.
_______________________________________________________________
Noticiário da Câmara de Patos
A Câmara se reuniu na terça-feira, 19 de agosto, com a ausência apenas do vereador licenciado, Bonifácio Rocha. Deram entrada dois projetos. Um de decreto legislativo autorizando a instalação de uma agência do Multibank no prédio da Câmara de Vereadores e outro pedindo autorização para fechamento de uma rua no bairro do Belo Horizonte para construção de um condomínio fechado. Usaram da tribuna Marcos Eduardo que defendeu a aprovação do decreto legislativo, Chico Bocão, Orlando Xavier e Zé Motta. Todos comentaram o artigo divulgado na Revista da Semana do último domingo, publicado no Jornal Empresarial em que fazíamos comparação entre o nível atual de nossa Câmara e o nível das composições de nossa Câmara ao longo dos últimos cinqüenta anos. A comparação não é favorável à atual composição. Alguns vereadores não gostaram da comparação.
Depois da sessão ordinária aconteceu uma sessão secreta em que teria acontecido um sério atrito entre dois vereadores da bancada da situação, chegando, segundo se informa, a agressão física.
Na quinta-feira, estavam ausentes o mesmo Bonifácio Rocha, que se recupera de cirurgia, Chico Bocão e Orlando Xavier. Na ocasião foi apresentada uma nova versão corrigida do decreto legislativo que dera entrada na sessão anterior e que teria sido o motivo da divergência entre os dois vereadores que se atritaram na sessão secreta. Usaram da tribuna Zé Motta negando ter sido agredido e Marcos Eduardo confirmando a agressão, além de Inácio de Gelo.
Durante as duas sessões foram aprovados dezoito requerimentos, dos quais destacamos: um de Zé Motta pedindo à prefeitura a construção de um Calçadão dos Feirantes na Travessa Miguel Motta, no lado sul do Centro Comercial Darcílio Wanderley, outro do Dr. Ivanes Lacerda pedindo a realização no dia 1º de setembro, às dezoito horas, de uma audiência pública para debater a transferência da folha de pagamentos dos funcionários da prefeitura do Banco Real para o Banco do Brasil. Todos os vereadores subscreveram um requerimento em que pedem ao prefeito a elaboração de um projeto de construção do Distrito Mecânico de Patos. Chico Bocão apresentou vários requerimentos pedindo o calçamento para a rua Evangelista Rodrigues (continuação da Elias Asfora) e várias outras ruas da cidade. Orlando Xavier pediu, em requerimento a STTRANS, a implantação de um semáforo na rua do Prado, na altura do Posto Redenção do Vale (assino em baixo). Orlando renovou o pedido à prefeitura para que construa um posto médico na comunidade do Matadouro.

Nenhum comentário: