domingo, 17 de agosto de 2008

Semana de 11 a 17 de agosto de 2008

registros
1. Aniversário neste 16 de agosto, Adriana Martins de Andrade Fortunato, esposa de nosso velho amigo Luciano Fortunato. A filha dos dois, Lívia Martins de Andrade Fortunato, estudante de Enfermagem em Campina Grande, aniversaria na terça-feira, 19 de agosto. Recebendo, ambas, os parabéns dos familiares e amigos;
2. Na última quarta-feira, 13/08, fez um ano do falecimento de minha prima Marizete Torres Xavier, viúva de Eduardo Lucena Xavier. Filha de Manoel Lucena (Bilé) e de minha saudosa tia Severina Torres de Lucena, era irmã de Maria, Marisa, Betinha, e Neto. Deixou duas filhas: Aparecida e Isabel.
3. Registramos o aniversário, na última sexta-feira, do vereador Marcos Eduardo, atual presidente da nossa Câmara de Vereadores. Daqui os parabéns do programa.
4. Ontem fez um ano do falecimento do antigo vereador patoense, Polion Carneiro. Polion tinha 63 anos de idade, era filho de Severino Canuto de Oliveira (já falecido) e de Joadiva Carneiro de Oliveira (falecida alguns meses atrás). Funcionário aposentando da Caixa Econômica Federal. Polion foi vereador em Patos, durante três mandatos nas décadas de 60 e 70.
5. Aniversário hoje da vereadora Zefinha das Bolsas. Parabéns do programa.
6. Registramos o aniversário na próxima quarta-feira de minha sogra, Dona Maria Nóbrega. Recebe aqui os parabéns de todos os filhos, genros, netos e bisnetos. Eu e Aécio nos antecipamos e almoçamos hoje com ela.
7. Aniversário também na quarta, 20/08, de minha amiga Iraquitânia e seu filho Mateus. Parabéns meus, de Arlene e das crianças. Iraquitânia é filha de minha saudosa amiga Nenzinha Cunha Lima.
______________________________________________________________
opinião
Uma nova Câmara
(artigo escrito para o Jornal Empresarial e publicado no número que está nas bancas)
Outro dia um ouvinte me abordava para comentar a inauguração do novo prédio da nossa Câmara de Vereadores e fazia um comentário que achei por demais pertinente, partindo da sabedoria popular: “É uma pena, uma gaiola tão bonita cheia de papa-sebos”. Quem conhece as coisas do sertão sabe o que ele queria dizer com isso. Papa-sebo é um pássaro abundante no sertão. Sem canto e sem encanto. Não vale a pena nem numa gaiola de tabocas e palitos de coqueiro, quanto mais numa gaiola de ouro.
Pertinente o comentário do conterrâneo, pois a nossa Câmara deixou de brilhar pela qualidade dos seus componentes, para mostrar um amontoado de aproveitadores dos dinheiros públicos. Ser vereador deixou de ser um ônus público de defesa dos interesses da sociedade para se transformar num emprego folgado em que se ganha um bom salário para assistir a duas sessões de duas horas semanais. São raras as exceções entre os nossos vereadores dos que fazem jus ao salário que ganham. Não vamos dizer nomes, pois a legislação eleitoral não o permite, mas os nossos eleitores sabem muito bem do que e de quem estou falando.
Acompanhar os debates de nossa Câmara, nos raros momentos em que se debate algum assunto, faz pena. Numa cidade conhecida em todo o Brasil como pólo universitário, há vereadores que nunca ocuparam a tribuna, simplesmente por que não sabem fazer um simples discurso. Que saudade dos tempos de Polion Carneiro, Marconi Sobral, Nestor Gondim, Ramiro Gondim, Rênio Torres, Zé Augusto, Virgílio Trindade, Ribamar de Brito, Wilson Dias, Antônio Simões, Abdias Guedes, Ruy Gouveia e tantos outros. Havia grandes e vibrantes debates, onde a intervenção de Chico Bocão e Cícero Sulpino terminava ilustrando as discussões, por que, se lhes faltava a eloqüência, sobrava a experiência de vida e o conhecimento dos problemas da cidade. Nos meus tempos de estudante era programa de muitos de nós ir para a Câmara escutar os debates. Riamos com os disparates dos menos ilustrados, mas aprendíamos com as tiradas dos bons oradores. Hoje uma sessão da Câmara é uma tortura para quem tem um mínimo de senso crítico. Uns poucos sabem do que falam, dois ou três balançam a cabeça, outros permanecem surdos e mudos.
A culpa cabe em muito a uma depreciação da política, que de lugar dos defensores da coisa pública, passou a ser profissão dos espertos. Mas cabe muito também a uma depravação do eleitorado. A grande massa, aí incluída os analfabetos políticos, deixou de votar pela capacidade de trabalho do candidato em defesa da comunidade para votar naquele que tem mais a oferecer ao seu interesse imediato.
Mas apesar de isso estar acontecendo em toda a parte, a situação de Patos parece que é pior do que a de muitas outras cidades do mesmo porte. Cajazeiras, Sousa, Guarabira, Bayeux, Santa Rita, João Pessoa e Campina Grande também têm os picaretas da política a postos em suas Câmaras. Mas ainda há muita gente boa. Sousa e Cajazeiras, por exemplo, aqui mais perto de nós, têm Câmaras de melhor nível do que a nossa. Lá há professores, médicos, advogados, comerciantes, fazendeiros e empresários participando da política e dando sua contribuição para os debates nas Câmaras de Vereadores, na condição de representantes do povo. Em Patos, a maioria, talvez dos nossos vereadores, não tem outra profissão senão a de vereador. Não são representantes do povo pelo interesse público, mas exercem a função como um emprego, de onde procuram tirar as maiores vantagens possíveis. Daí as famosas mudanças de partido ou de lado, em busca de maiores vantagens. Não têm ideologia. Têm interesses próprios a defender. E muitos são até descarados, quando se lhes cobra o motivo das mudanças de partido ou de lado. A desculpa é a fisiologia, a política do “é dando que se recebe”, o “toma lá e dá cá” que transformou a política em um negócio nojento. Politicagem, seria o termo.
Está na hora de nós pensarmos em mudar isto. O plantel que se nos apresenta como candidatos nas próximas eleições não é dos melhores. Fica difícil conseguir onze bons nomes para eleger. Mas vamos fazer um exercício de cidadania e procurar escolher se não os melhores, pelo menos os que podemos considerar menos ruins. Não é preciso que sejam doutores. Basta que tenham um mínimo de vergonha, um mínimo de independência para não ficarem se vendendo a quem oferecer o melhor preço. Pode até ser de poucas letras ou até semi-analfabeto, mas que tenha pelo menos coerência, que não se submeta ao leilão de cada começo de mandato. Não vote em quem está procurando na política um emprego, mas naquele que busca uma oportunidade de prestar um serviço a comunidade. Sabemos que são poucos, mas será que não conseguimos pelo menos onze?
É hora de começarmos a pensar em uma mudança. Que as igrejas preguem isto, que os clubes de serviço debatam a questão, que as comunidades comecem a examinar quem pode melhor representá-los. Pena que a legislação nos impeça aos formadores de opinião, através da imprensa, de apontar os menos ruins. Mas que os formadores de opinião nos outros setores da comunidade apontem os melhores. Não os amigos do peito, os camaradas de rodas de cachaça, os colegas de mesas de banquetes. Que sejam apontados aqueles que tenham um mínimo de independência, um bom conhecimento dos problemas da cidade e das soluções que se lhes podem dar, um desejo sincero de servir a comunidade e não à sua vaidade e interesse pessoal.
Só assim, a gaiola bonita poderia agasalhar pássaros mais vistosos, mais canoros e mais produtivos. Depende de todos nós eleitores, analfabetos e alfabetizados. Descartemos os que querem comprar o nosso voto, a nossa consciência. Votemos pela capacidade de defender os interesses da comunidade. Esqueçamos os picaretas que só querem se arrumar. Que só defendem os seus próprios interesses. Vamos dar o troco diante da urna eletrônica. Quando só Deus e a nossa consciência estão vendo.
_______________________________________________________________
notícias
MPT combate trabalho degradante em Patos
(Patos Online)
O Ministério Público do Trabalho na Paraíba iniciou, no último dia 13 de agosto, uma série de audiências, no Ofício de Patos, com várias pessoas denunciadas por aliciamento de paraibanos para trabalho degradante em outros Estados. Com base em denúncia anônima, que citava apenas os codinomes dos acusados, o MPT recorreu à Polícia Federal e Polícia Civil para a identificação dos prováveis aliciadores.
“A identificação foi feita e, com base nisso, instauramos procedimentos preparatórios de inquérito civil público contra 12 acusados”, informou a procuradora-chefe do Trabalho na Paraíba, Edlene Lins, que está temporariamente atuando no Ofício de Patos durante as férias da procuradora Myllena Alencar.
Segundo a denúncia anônima, os trabalhadores são levados em caminhões para atuarem como vendedores ambulantes de várias mercadorias produzidas em Patos e na região do sertão. “As denúncias apontam para alimentação de péssima qualidade, ameaças de morte e espancamentos”, disse a procuradora Edlene Lins.
Segundo ela, muitos aliciadores se aproveitam da situação de desemprego no sertão paraibano para atrair trabalhadores com promessas de boa renda. “No entanto, as condições de trabalho são precaríssimas”, disse a procuradora-chefe que, no decorrer das investigações, observará se o trabalho pode ser considerado análogo ao de escravo.
“Esperamos que, a partir dessas audiências, outros trabalhadores aliciados façam novas denúncias, ainda que anônimas. Assim poderemos tomar medidas mais drásticas”, disse. Nas audiências, os acusados assinarão Termos de Ajustamento de Conduta se abstendo de novas práticas ilícitas. Se for o caso, haverá representações criminais, já que cópias dos TACs serão enviadas ao Ministério Público Estadual e Ministério Público Federal.
_______________________________________________
Rede Paraiba de Comunicação realizou debates entre prefeitáveis de Patos.
O primeiro debate realizado pela Rede Paraíba de Comunicação com candidatos a prefeito, nesta sexta-feira (16) em Patos, foi um grande sucesso que mobilizou toda a população patoense, em uma cena comparada aos grandes eventos futebolísticos.
O debate aconteceu no auditório do Sebrae de Patos, e do lado de fora uma verdadeira multidão, com camisas e bandeiras de cada candidatura, fazia uma verdadeira festa. Todos os quatro candidatos, Nabor Wanderley, Dinaldo Wanderley, Socorro Marques e Isaac Newton, estiveram presentes. (Patos Online)
As atenções se concentraram nos candidatos que polarizam a disputa (Nabor e Dinaldo) e mesmo os outros dois concorrentes contribuíram para isso no direcionamento de suas perguntas, segundo observadores. (LG)
_____________________________________Patos terá primeiro doutorado na área agrária do Semi-árido do Nordeste.
(Jornal da Paraíba)
A Capes aprovou a criação do doutorado em Medicina Veterinária de Ruminantes e Eqüídeos do Centro de Saúde e Tecnologia Rural (CSTR) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Patos. O doutorado é o primeiro a ser autorizado pelo MEC para a instituição e já recebeu conceito quatro da comissão que avaliou o projeto em Brasília. Também será o primeiro a ser desenvolvido na região do semi-árido nordestino.
Para o diretor do centro, Paulo Bastos, o doutorado é uma grande conquista para a Unidade Acadêmica de Medicina Veterinária, para o CSTR e toda a UFCG.
Segundo a Coordenação de Pós-Graduação de Medicina Veterinária, o curso de doutorado deve ter início em março de 2009. “A divulgação do edital, inscrições e o processo seletivo devem ser realizados até o final deste ano”, frisa a professora Rosane Trindade. Ela informou também que o número de vagas, linhas de pesquisas e outros detalhes ainda estão sendo estudados pela comissão responsável.
“Ter um curso com essa estrutura e importância aprovado pelo MEC e com conceito alto, não é apenas uma conquista, é um presente para todos os que fazem parte da Unidade Acadêmica. Tudo é reflexo do trabalho em conjunto e dos esforços contínuos”, finalizou.
O curso de mestrado em Medicina Veterinária do Campus Patos também conseguiu o conceito quatro. De acordo com a coordenadora Rosane Trindade Medeiros, a nota foi dada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), na primeira avaliação do MEC, em 2007. Além de Medicina Veterinária, também são oferecidos os mestrados em Zootecnia e Ciências Florestais.
Já o curso de graduação em Medicina Veterinária da instituição, conseguiu, pela segunda vez consecutiva, obter o melhor desempenho do Norte e Nordeste no Exame de Desempenho dos Estudantes (Enade), referente ao exercício 2007. Além da UFCG, apenas a Universidade Federal do Piauí (UFPI) obteve o mesmo resultado, só que nesta segunda avaliação.
_______________________________________________
Juíza da 65ª Zona Eleitoral convoca candidatos para audiência na próxima quarta-feira.
A Dra. Thana Michele Carneiro, juíza responsável pela 65ª Zona Eleitoral, está convocando todos os candidatos dos município da Zona para audiências públicas que serão realizadas na próxima quarta-feira, 20 de agosto, para verificação das fotografias e dados a serem inseridos nas urnas eleitorais. Ela adverte que quem não comparecer está automaticamente concordando com os dados já fornecidos à Justiça. As audiências serão realizadas durante toda a quarta-feira nos horários de cada município, segundo o seguinte cronograma. Patos às oito horas da manhã, Santa Terezinha às nove, Cacimba de Areia às dez, Areia de Baraúna às onze. A audiência de Passagem será às duas da tarde, a de Salgadinho às três e a de São José do Bonfim às quatro horas.
_______________________________________________
Espíritas realizam VI Encontro Regional do Sertão Paraibano.
Começou na última sexta com abertura na cidade de Taperoá e uma segunda abertura ontem em Patos, o VI ERESP (Encontro Espírita do Sertão Paraibano). O evento foi aberto em Patos com o seminário sobre o tema JESUS O MESTRE DO AMOR, dirigido por Frederico Menezes. Á noite, no Fórum Miguel Sátyro, o mesmo Frederico Menezes dirigiu o seminário ESPIRITISMO EDUCAÇÃO DO AMOR. Hoje pela manhã, no Forum de Santa Luzia haverá também um seminário com a participação de Frederico Menezes. O Encontro terá ainda vários eventos em Patos durante a semana. (LG)
_______________________________________________
Maçons patoenses realizam Semana de Estudos Maçônicos.
De quarta a sábado a Loja Maçônica Pedro Cruz Guedes, sediada na rua Carlos Trigueiro promove a I SEMANA DE ESTUDOS MAÇÔNICOS. A abertura será na quarta-feira 20 de agosto (Dia do Maçon) com uma exposição fotográfica sobre as atividades da loja. Consta ainda da programação uma Explanação sobre a Ritualística Empregada nos Templos Maçônicos a cargo de Ronaldo Marinho. No encerramento haverá o lançamento do livro do senador Efraim Morais, O Senado e a Maçonaria. (LG)
_______________________________________________
Santa Terezinha sedia em setembro o 7º Festival de Cantadores.
A cidade de Santa Terezinha na Paraíba vai assistir no próximo mês de setembro o seu 7º Festival de Cantadores de Viola. Com a coordenação de Jomaci Dantas Promoções Culturais, o festival acontecerá no dia 26 de setembro, às oito e meia da noite, no Clube Municipal. Cinco duplas já estão confirmadas: José Cardoso e Louro Branco; Fenelon Dantas e Severino Feitosa; Ivanildo Vilanova e João Paraibano; José Carlos do Pajeú e Luiz Pereira; e Paulo Pereira e Genaldo Pereira. Além dos cantadores teremos a presença dos emboladores Gavião da Paraíba e Chico de Condessa. Serão cobrados ingressos ao preço de cinco reais. Crianças não pagam.
_______________________________________________
Justiça Eleitoral indeferiu o registro de Rosalba candidata em São José do Bonfim.
A Dra. Thana Michele Carneiro Rodrigues, Juiza da 65ª Zona Eleitoral, indeferiu esta semana o registro de Rosalba, candidata do PMDB à prefeitura de São José do Bonfim. A impugnação partiu da assessoria jurídica do também candidato Vavá Marques que alegou que Rosalba era esposa do atual prefeito Miguel Motta, eleito e reeleito prefeito do município o que a tornaria inelegível. A Justiça Eleitoral acatou o argumento e indeferiu o registro de Rosalba. A assessoria da candidata peemedebista pode recorrer ao TRE. (LG)
_______________________________________________________________
Noticiário da Câmara de Patos
A Câmara de Vereadores realizou sessões relâmpagos esta semana. Na terça, com a ausência do vereador licenciado Bonifácio Rocha, não houve tribuna nem votação de projetos. Foram aprovados dezesseis requerimentos, destacando-se o de Zé Motta propondo votos de aplausos ao escritor João Nóbrega pelo lançamento do seu livro, seis de Chico Bocão pedindo calçamento para seis ruas dos bairros de São Sebastião e Vitória e outros dois também de Chico em que ele pede uma lavanderia e uma creche para o bairro Dona Melindra. Pipi pede vários melhoramentos para o Assentamento do Campo Comprido: saneamento, escola de ensino fundamental, calçamento, creche e posto médico. Houve uma reunião proposta por Inácio de Gelo para propor a realização de apenas uma sessão semanal durante a campanha eleitoral. O assunto não foi decidido por falta de quórum.
Na quinta-feira estavam presentes apenas cinco vereadores: Marcos Eduardo, Pipi, Bosco Medeiros, Chico Bocão e Zé Motta. Não houve deliberações. Marcos Eduardo e Zé Motta usaram a tribuna.
Na sexta-feira foi realizada uma sessão especial proposta por Marcos Eduardo para homenagear o Pais. Apenas quatro vereadores presentes: Marcos Eduardo, Inácio de Gelo, Pipi e Chico Bocão. Só Marcos Eduardo e Inácio de Gelo usaram a tribuna, além de algumas pessoas do público.

Nenhum comentário: