domingo, 9 de setembro de 2007

CÂMARA DE PATOS PROMOVE TREM DA ALEGRIA
A Câmara de Vereadores de Patos deve discutir nos próximos dias um projeto da sua Mesa Diretora que cria um verdadeiro trem de alegria. Atualmente a Câmara possui um quadro de 68 (sessenta e oito) servidores dos quais apenas 28 (vinte e oito) prestam serviços. Os demais 40 (quarenta) estão cedidos a outros órgãos. O presidente Marcos Eduardo achou pouco e agora quer elevar este número para 150 (centro e cinqüenta). Ou seja, enquanto assembléias legislativa e Congresso Nacional reduzem seus quadros, a Câmara de Patos, que certamente está nadando em dinheiro, quer engordar a sua folha de pagamento com mais 82 (oitenta e dois) funcionários. Pela proposta em discussão, a Câmara teria 38 (trinta e oito) cargos efetivos e 112 (cento e doze) cargos comissionados. Destes 112, apenas 17 (dezessete) trabalhariam no serviço interno da própria Câmara, os demais 95 (noventa e cinco) seriam destinados aos gabinetes dos 19 (dezenove) vereadores, ou seja, cada vereador teria cinco cargos comissionados em seus gabinetes (um supervisor de gabinete, um assessor parlamentar, um assessor de comunicação, um assistente parlamentar e uma secretária de gabinete parlamentar). Segundo se comenta estes noventa e cinco cargos seriam o “cala-boca” para os vereadores aprovarem o projeto, pois como os cargos são de livre nomeação do presidente este poderia negociar cada cargo com os vereadores.
Vale ressaltar que, se a Câmara cedeu quarenta servidores para outros órgãos, é porque não precisa deles. Ou seja, se a Câmara está funcionando com vinte e oito funcionários e cedeu os outros quarenta não tem necessidade de trinta e oito.
O projeto esconde outra “casca de banana”. Autoriza o Presidente a conceder “até 200% (duzentos por cento) de gratificação ao servidor, quando o mesmo exceder o expediente normal , através de portaria definindo o porcentual desta gratificação”. Ou seja, além do trem da alegria cria uma verdadeira fábrica de horas-extras. Quem quiser ganhar mais é só deixar tudo para última hora e demorar o mais possível na execução do serviço, para garantir três vezes o seu salário.
Na sessão da quinta-feira houve um bate-boca em torno da matéria. O presidente Marcos Eduardo teria chamado o vereador Inácio de Gelo de traidor, ao que Inácio retorquiu que não tinha traído ninguém e que votara em Marcos Eduardo a pedido do ex-prefeito Dinaldo Wanderley. Durante a sessão, Inácio de Gelo mandou que o seu nome fosse retirado do projeto de criação do Plano de Cargos, Carreira e Vencimento da Câmara de Vereadores de Patos. Por sua vez, o vereador Bonifácio Rocha, presidente da Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização, pediu vistas do projeto para melhor examiná-lo. Como Bonifácio é um dos mais respeitados dos nossos parlamentares, conhecido pela sua seriedade, está se aguardando com ansiedade um pronunciamento dele sobre a matéria.
É importante que o eleitor fique ligado na discussão e votação desta matéria, que representa uma verdadeira imoralidade administrativa, que pode aumentar a folha de pagamento da Câmara em mais de cem mil reais, por mês.
Enquanto a Câmara de Patos aumenta os cargos e a despesa com eles, na Assembléia Legislativa da Paraíba se anuncia reduções para conter os gastos. Isto é uma injustiça. Enquanto a Assembléia Legislativa corta despesas, a Câmara de Patos nada em dinheiro.

COLÉGIO ESTADUAL MONS. VIEIRA REALIZOU UMA SÉRIE DE HOMENAGENS AO SEU PATRONO..
Professores e alunos da Escola de Primeiro e Segundo Graus de Ensino Fundamental Mons. Manoel Vieira, antigo Colégio Estadual, promoveram nos últimos dias 5 e 6 de setembro, vários eventos com que visam comemorar o centenário de nascimento do grande educador que teve o nome homenageado no título da referida escola. Durante os dois dias, foram exibidos, no Centro Cultural Amaury de Carvalho, na Praça João Pessoa, fotografias, recortes de jornais e objetos pessoais com referência ao Mons. Vieira. Na quarta, na Fundação Ernani Sátyro, foram exibidos documentário e vídeos com fatos da vida do homenageado. Na quinta-feira, foi aposta na biblioteca do Colégio uma placa comemorativa dos cem anos de nascimento daquele sacerdote, educador e político que tanto engrandeceu a cidade de Patos.
No próximo mês de outubro, a família e amigos do Mons. Vieira estarão também lhe prestando homenagens pelo centenário do seu nascimento. Inclusive, com a aposição de uma estátua sua dentro do Colégio e o relançamento de um livro que conta a sua vida. (LG)

NÚMEROS PRELIMINARES DO IBGE DIZEM QUE PATOS SÓ TEM 95.375 HABITANTES.
O escritório local do IBGE informou nos últimos dias que a cidade de Patos tem apenas 95.375 habitantes. Segundo Osvaldo de Sousa, dirigente local do órgão, muitas casas estão fechadas e em muitas outras as pessoas não querem atender ao recenseador, motivo pelo qual estes números são provisórios. Como muita gente afirma que não foi recenseada, Osvaldo orienta estas pessoas a que procurem o escritório do IBGE para participarem do censo, ao mesmo tempo em que apela para as pessoas que não quiseram receber os recenseadores que abram as portas numa nova tentativa que será feita. Diz que todos os recenseadores estão devidamente identificados e que não há perigo para quem os recebe. Se houver qualquer dúvida, as pessoas podem ligar para o IBGE ou para a Polícia. A população de um município é importante para a determinação do montante de recursos a ser distribuído pelo governo através do FPM, assim como para indicar outros benefícios. A população indicada previamente, por exemplo, já garante ao município onze vagas na Câmara ao invés das atuais dez. Isto se o Congresso não aprovar nenhuma mudança nesta questão. (LG)

BONIFÁCIO ROCHA CONVIDOU INÁCIO DE GELO A FORMAREM UMA CHAPA.
Esta semana, companheiros de imprensa testemunharam, na Sala de Imprensa da Câmara de Vereadores, o convite que o vereador e suplente de deputado federal Bonifácio Rocha fez ao seu companheiro de Câmara Inácio de Gelo. Bonifácio convidou a ser seu companheiro numa chapa que seria anunciada imediatamente naquele mesmo local. Inácio de Gelo declinou do convite e disse que inclusive talvez não fosse nem candidato a vereador. Inácio foi o sexto candidato mais votado nas eleições de 2004, com 1.491 votos. (LG)

VEREADORES HOMENAGEADOS NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA.
Na última terça-feira, a Assembléia Legislativa homenageou todos os vereadores pela passagem naquela data do seu dia. A sessão da Assembléia foi proposta pelo deputado estadual Dinaldo Wanderley. Durante a sessão usou da tribuna o vereador patoense Bosco Medeiros, homenageando seus colegas vereadores de todo o país. (LG)

ZÉ PINDOLA VOLTA DO PR PARA O PFL.
Vereadores e candidatos a vereadores estão se organizando para as disputas de 2008, fixando-se nos partidos pelos quais pretendem concorrer. O ex-vereador Zé Pindola, incomodado com o anúncio de que o ex-vereador Cláudio Barreto iria comandar o partido em que Pindola estava, o PR, e temendo uma aproximação entre Cláudio e o PMDB, decidiu voltar ao PFL partido pelo qual já se elegeu vereador. Outra definição teria sido tomada nos últimos dias pela vereadora Zefinha das Bolsas, cuja ida era dada como certa para o PMDB. Zefinha, segunda mais votada em 2004, com 2.068 votos resolveu continuar no PTB comandado por seu irmão Vicente das Bolsas, depois de uma certa pacificação entre PFL e PSDB, partidos com os quais deve se juntar o PTB, no próximo ano. (LG)

PARTIDO VERDE CRESCE EM PATOS.
Dirigido pelo ex-vereador Madiel Conserva, o PV tem crescido em Patos. Outra aquisição recente do partido é a do sargento bombeiro Toinho Nascimento, que apresenta um programa da Carismática na Rádio Espinharas. Toinho e outras aquisições recentes do partido deverão se filiar brevemente em solenidade que terá a presença do presidente nacional do partido, Fernando Gabeira. (LG)

MARIA CRISPIM NEGA CANDIDATURAS DA FAMÍLIA.
A vereadora Maria Crispim procurou a imprensa esta semana para anunciar que nem ela nem nenhum irmão seu será candidato a vereador em 2008. O desmentido de Maria se prendeu ao fato de terem anunciado que seu irmão Elizardo seria candidato a vereador nas próximas eleições. (LG)

RILDEMAR NUNES IRÁ PARA PP.
O executivo Rildemar Nunes cuja candidatura a vereador em Patos foi anunciada aqui no último domingo já decidiu em que partido vai se filiar. Ele deverá ir para o PP dirigido a nível local pelo empresário Vieirinha. (LG)

Nenhum comentário: