domingo, 16 de setembro de 2007

REGISTROS (16/09/2007)
Quem aniversariou na quarta-feira, foi o Dr. Egilmário Bezerra, conceituado médico local, que já foi prefeito da sua Cacimba de Areia. Egilmário deve tentar a reeleição o ano que vem. Parabéns meus e do meu companheiro de trabalho Evilásio Moreira, seu parceiro de longa data.
Aniversário na quinta-feira de meu companheiro da Rádio Espinharas, Ribamar. Aliás Ribamar vai tentar a vereança nas próximas eleições aqui em Patos, pelo PT. Espero que tenha mais sorte do que eu. Com os eleitores e com o PT. Ribamar é importante liderança comunitária no Salgadinho;
Também aniversariou na quinta-feira, do meu amigo Igor, filho de Sílvia Letícia, companheira de trabalho no Ministério, em Patos. Parabéns dos pais, do mano Sávio e do bisavô Severino Carneiro. Nossos parabéns.
O aniversariante da sexta-feira, primeiro dia da Festa de Setembro, foi o prefeito Nabor Wanderley, que recebeu os parabéns dos funcionários da municipalidade na própria sexta, na prefeitura, com direito à uma execução especial da Banda Vinte e Seis de Julho. Parabéns do programa.
Aniversário amanhã, 17/09, da vereadora Zefinha das Bolsas. Por sinal Zefinha deve migrar nos próximos dias do PR para o PTB, partido pelo qual deve disputar a reeleição. Parabéns pelo aniversário.
No próximo dia 23 de setembro está fazendo um ano da morte do nosso velho e querido amigo José Humberto de Farias Soares, para a família Beto, para os amigos Jacaré. Nascido em 25 de novembro de 1963 em Taperoá, filho dos meus amigos Everson e Dona Nenen, comerciantes na Rodoviária de Patos, Jacaré depois de casado passou a residir na cidade de Currais Novos. Grande figura humana fez muitas amizades na época em que trabalhava no bar do pai, na nossa Rodoviária. Sua morte deixou tristes parentes e amigos. Agora a família está mandando celebrar uma série de missas em sufrágio de sua alma. Hoje pela manhã foi celebrada uma missa aqui na Catedral da Guia. No próximo sábado, 22 de setembro, às sete da noite, será celebrada uma missa na Matriz de Nossa Senhora da Conceição em Taperoá, no domingo, à mesma hora, na Matriz de Santana em Currais Novos e às sete e meia, na Catedral de Nossa Senhora da Conceição em Campina Grande. Na segunda-feira, 24 de setembro, às cinco da tarde na Igreja de Santa Maria Gorete em Caruaru. Para Everson e Dona Nenen, um grande abraço e muito obrigado pelo convite que faço meu para os meus amigos e ouvintes.

NOTICIÁRIO LOCAL E REGIONAL
O TREM DA ALEGRIA DA CÂMARA DE PATOS
O presidente da Câmara de Vereadores de Patos continua muito mal assessorado. Mas não será criando mais cargos que ele vai resolver o problema, mas escolhendo melhor os seus assessores. Esta semana tive acesso a um projeto dele em que declara de utilidade pública a Associação Social Esconderijo do Altíssimo. Não discuto os méritos da tal associação que sequer conheço, mas quem redigiu o projeto parece que queria gozar com a cara do presidente dizendo que ela assinava sem ler, tão ruim era a redação do projeto. O redator simplesmente copiou o artigo do estatuto da tal associação que dizia das finalidades da entidade. E o presidente assinou em baixo.
Mas eu volto aqui ao assunto Trem da Alegria. Ele foi muito mal informado ou, se ouviu não entendeu o que eu disse aqui no programa passado. Eu não disse em parte alguma que ele havia criado cargos. No primeiro parágrafo da notícia eu dizia textualmente: “A Câmara de Vereadores de Patos deve discutir nos próximos dias um projeto da sua Mesa Diretora que cria um verdadeiro trem de alegria”. Eu me referia a um projeto, assinado pelo presidente e dois outros membros da mesa. O projeto, a cujo texto tive acesso, foi retirado de discussão por um pedido de vistas do vereador Bonifácio Rocha e criava mais de oitenta cargos. Não foi submetido a votação, porque alguns vereadores adiantaram que não o aprovariam e a mesa desistiu do projeto.
Não tenho nada pessoal contra o presidente da Câmara que sempre tem me tratado com respeito. Mas me reservo o direito de criticar as coisas que acho erradas. É a função que cabe ao jornalista independente. Tudo o que afirmei no comentário do domingo passado corresponde à realidade. Em momento algum disse que o presidente criou cargos, mas que encaminhou para votação um projeto que criava cargos. E muitos. Numa Câmara que tem mais de quarenta funcionários cedidos a outros órgãos, a maioria desses servidores sem fazer nada. Se os cedeu, e não quero dizer aqui que tenha sido o atual presidente, é por que não precisa deles. (LG)

Vereador denuncia: Está havendo terrorismo fiscal em Patos (Patos Online) O vereador Bonifácio Rocha (PSB), usou a tribuna da Câmara Municipal de Patos em sessão realizada na noite desta terça-feira (11/09), para reclamar do arrocho fiscal que está acontecendo em Patos por parte dos órgãos do Estado.
Segundo Bonifácio, está havendo um “terrorismo” fiscal com fiscais nas portas dos estabelecimentos, promovendo uma rígida fiscalização eletrônica. Esse fato, segundo o vereador, está deixando os comerciantes, sobretudo os pequenos, apavorados.
Bonifácio afirmou que em um país onde a carga tributária é uma das maiores do mundo, uma fiscalização perene, e a toda hora nos estabelecimentos, afronta os comerciantes. Bonifácio, que também é contador, explicou que essa rigidez, não irá acabar com a sonegação, mas sim aumentá-la.
Ele afirmou que não é a favor da sonegação, mas sim, contra a fiscalização, às vezes rígida demais e arbitrária.
Rocha comparou a atual situação vivida pelos comerciantes de Patos, com o arrocho fiscal promovido na gestão do então governador da Paraíba, José Agripino, onde vários comerciantes de Patos quebraram, sendo registrado inclusive suicídio.
Há na notícia, a nosso ver, um engano. Talvez do redator da notícia, pois conhecemos os conhecimentos contáveis de Bonifácio Rocha. O engano é quando se coloca na boca de Bonifácio a declaração de que “está havendo um “terrorismo” fiscal com fiscais nas portas dos estabelecimentos, promovendo uma rígida fiscalização eletrônica”. Se a fiscalização é eletrônica não está acontecendo na porta dos estabelecimentos. O que pode acontecer é que, graças à informática, o fiscal já chega no estabelecimento sabendo de tudo, o que tem aterrorizado os empresários. Mas os contadores também já estão todos informatizados e têm condições de orientar os seus clientes. O problema é que, como já me reportaram muitos contadores, os empresários não querem aceitar as suas orientações e terminam “entrando bem”. A sonegação paga um preço. O cidadão acha que está lucrando com ela, chega até a concorrer deslealmente com os colegas de ramo baixando os preços, e quando a fiscalização os flagra vêem que o pretenso lucro virou prejuízo. (LG)

Nabor rebate números do IBGE
Os dados estatísticos preliminares colhidos pelo IBGE em Patos, que apontam para uma população de 95.375 habitantes, geraram grande polêmica e indignação na cidade, principalmente por parte da Prefeitura Municipal, clubes de serviços, que discordam dos dados.
O prefeito Nabor Wanderley disse que não há lógica nesses números preliminares, tendo em vista que hoje a população supera os 100 mil habitantes, segundo dados da Secretaria de Saúde do Município. Ele citou a taxa de natalidade no município, que mantém uma média anual de 1.900 e estimativa de mortalidade de 600, ou seja, confirmando que o número de pessoas vem crescendo a cada ano.
Eu concordo com o prefeito Nabor Wanderley. É por demais sabido que Patos tem uma população flutuante devida, principalmente, a estudantes de outras cidades que residem temporariamente em Patos. Mas não existe explicação para o fato de a população ter caído numa cidade que longe de estar decadente, pulsa de crescimento, com construção de inúmeros edifícios residenciais e casas do mais diversos tamanhos. Infelizmente, mais uma vez vamos correr atrás do prejuízo. Diante dos números preliminares a administração municipal deveria ter feito uma campanha de esclarecimento para que todos aqueles que dizem que não foram procurados pelos recenseadores procurassem o IBGE para serem incluídos no número dos habitantes da cidade. Não sei se ainda há tempo para reparar o erro. (LG)

SAULO ARAÚJO DEVE SE FILIAR AO PRB.
Ao contrário do que prevíamos em nosso Factorama de que Saulo Araújo deveria ser convidado por Nabor para se filiar ao PMDB, não foi esse o convite que Saulo recebeu. Nosso colega aposentado do Banco do Brasil e jornalista formado na FIP, que deve sair candidato a vereador nas próximas eleições, foi convidado por Nabor para integrar o Partido Republicano Brasileiro (PRB) que deverá ser parceiro do PMDB nas eleições do ano que vem. Saulo deverá, inclusive, ser um dos indicados para compor a comissão provisória do partido em Patos. O PRB, segundo se especula deverá formar uma coligação com o PT e outros partidos do grupo situacionista para as disputas proporcionais. Na majoritária o partido formará com o PMDB que deverá apresentar chapa proporcional própria. (LG)

JORNAL DA TARDE PASSA A SER APRESENTADO COM ESTÚDIO ABERTO.
Depois de mais de trinta anos de existência com o atual formato, o Jornal da Tarde da Rádio Espinharas muda de forma e conteúdo. Além da apresentação das notícias, abrirá o microfone para a participação do ouvinte fazendo denúncias e apelos e terá a participação de vários apresentadores, lendo as notícias e fazendo comentários. Airton, Cláudio, Fábio e Mário apresentarão o novo ESTÚDIO ABERTO, com formato parecido com o programa polêmico que Airton Alves apresentava aos sábados. O novo programa começa na terça-feira, 18 de setembro e será apresentado de meio dia às duas da tarde. (LG)

MONUMENTO DA PRAÇA JOÃO PESSOA GANHA ACESSO CALÇADO.
Um monumento existente da Praça João Pessoa, erguido há mais de cinqüenta anos para comemorar os primeiros cinqüenta anos de nossa emancipação política ganhou um novo acesso. O monumento exibe uma mensagem do grande intelectual patoense Allyrio Wanderley e era cercado de grama o que inibia as pessoas educadas para não pisar na grama, entre os quais o companheiro Virgílio Trindade que nos deu conta da novidade. Agora quem quiser ler o que dizia o nosso ilustre conterrâneo, cinqüenta anos atrás, pode chegar junto do monumento para um momento de reflexão. (LG)

COMPANHEIROS DE IMPRENSA DEVEM ELEGER NOVA DIRETORIA DA AISP.
Foi marcada finalmente a nova eleição para a diretoria da Associação de Imprensa do Sertão da Paraíba, cuja diretoria tivera o mandato extinto em agosto passado sem providenciar uma nova eleição. Um grupo de companheiros resolveu “pegar o pião na unha” e por a Associação para funcionar em defesa dos interesses da categoria. Foi indicada uma comissão eleitoral presidida pelo companheiro Hamilton Silva que está tomando todas as providências para a realização das eleições que devem acontecer no próximo dia 28 de setembro, uma sexta-feira, na Associação Rural. A votação deverá acontecer entre às oito da manhã e o meio dia. Três chapas estão sendo anunciadas: uma encabeçada por Neuman Oliveira, uma segunda por Cláudio Pascoal e uma terceira por Jéferson Saldanha. As chapas devem ser inscritas de amanhã até sexta-feira. O ideal a nosso ver seria uma chapa de consenso já que todos estão imbuídos do desejo de recuperar a nossa associação para trabalhar em benefício de toda a categoria. Como as chapas estão sendo colocadas, a de Neuman composta só por mulheres, a de Cláudio com base nos companheiros da Espinharas e a de Jéferson representando a Itatiunga, fica comprometido o sentido de união da categoria. O ideal, repetimos, seria a representação de todos os órgãos de imprensa da cidade, ou pelo menos dos principais, já que há muitos veículos de uma pessoa só. (LG)

PARTIDOS DE OPOSIÇÃO EM PATOS TAMBÉM DEVEM FORMAR DUAS CHAPAS PARA VEREADOR.
Os partidos de oposição em Patos, PSDB, PFL, PP, PDT, PTB e PR devem formar duas chapas para concorrer às eleições proporcionais em 2008. Uma das coligações será puxada pelo PSDB e outra pelo PFL. A decisão foi tomada em duas reuniões que aconteceram no final da semana passada. Uma primeira reunião aconteceu no escritório do empresário Vieirinha, presidente do PP, a segunda realizou-se na residência do deputado Dinaldo Wanderley quando foi acertado o acordo entre as diversas lideranças partidárias. (LG)

PATOS DEVE GANHAR DUAS NOVAS PONTES.
Duas notícias auspiciosas foram dadas no início da semana. Por uma, o prefeito Nabor Wanderley anunciou que já conseguiu um milhão e meio de recursos federais para a construção de uma ponte ligando a rua dos 18 do Forte ao bairro de Salgadinho. Pela outra, o deputado Dinaldo Wanderley informou que o Governo do Estado já mandou realizar o levantamento topográfico para a construção de uma segunda ponte sobre o rio da Cruz, paralela à atual ponte do Figueiredo ligando a segunda pista do Monte Castelo/Jatobá, na rua Sólon Medeiros, ao bairro de Santo Antônio, na altura da rua Alto Casteliano. Concretizadas as duas obras, será solucionado o problema de engarrafamento da Ponte do Figueiredo e se criará uma alternativa de trânsito de saída para Campina Grande sem passar pelo Centro da Cidade. (LG)

MUDANÇAS NA FESTA DE SETEMBRO.
Algumas mudanças foram feitas para a tradicional Festa de Setembro que começou na última sexta-feira e vai até as solenidades religiosas da segunda-feira, 24 de Setembro.
Enquanto as barracas da quermesse continuarão na frente da Catedral, os parques e barracas de comes-e-bebes se concentrarão em redor da Catedral, da Prefeitura até a Praça João Pessoa. Serão utilizadas toda a rua Solon de Lucena, e partes da Epitácio Pessoa, Bossuet Wanderley, Peregrino Filho, João da Mata e Praça João Pessoa. O trânsito para quem vem de Teixeira e Piancó escoará pela Rui Barbosa que ficará livre e no sentido da saída pelas Leôncio Wanderley e Pedro II. A rua Pedro Firmino também ficará livre em toda a sua extensão para a passagem de quem vem de Campina ou sai para aquela cidade. Também ficará livre para o trânsito o trecho da Epitácio Pessoa, da Pedro Firmino até a Horácio Nóbrega.
Outra novidade, esta na quermesse, é que não haverá leilões, que segundo a comissão organizadora seriam responsáveis pelo fato de muita gente evitar o pavilhão central. Segundo algumas pessoas da comissão, os leilões, embora trouxessem aporte financeiro, serviam para uns poucos que gostavam de se exibir e afugentava os que queriam evitar ostentação. Concordamos com o argumento. Eu mesmo nunca gostei de leilões de quermesse. Não faz meu gênero. (LG)

FUNDAÇÃO ERNANI SATYRO COMEMORA NASCIMENTO DE SEU PATRONO.
A Fundação comemorou na última quinta-feira os noventa e seis anos de nascimento do ex-governador Ernani Sátyro. Como parte da programação foi encerrado o projeto Pintando A Melhor Idade com a entrega dos diplomas aos participantes, foi lançado o CD Prelúdio, de Nenen do Sax, e houve a cerimônia de entrega, pelos familiares de Sebastião Fernandes, de objetos de valor histórico pertencentes ao pai de Amaury e Flávio Sátyro. (LG)

Edmilson do Mercadinho será aceito pelo grupo dos ex e suplentes.
O suplente de vereador Edmilson do Mercadinho que havia sido esnobado pelo grupo de suplentes e ex-vereadores, sob argumento de que, por ter estrutura financeira poderia ter mais chance de que os demais, agora tem a sua filiação admitida pelo que está sendo chamado de Grupo da Morte. O apelido é decorrente da sua iniciativa de não admitir os que têm mais chance por terem maior suporte financeiro, o que certamente dificultará que o grupo atinja o quociente eleitoral, necessário para garantir vagas na Câmara. (LG)

FILARMÔNICA DE TAPEROÁ SE APRESENTA EM RECIFE.
A Filarmônica Maestro João Ferreira, de Taperoá, comandada por nosso velho e querido amigo Zé da Trompa (José Francisco Fernandes) se apresentou garbosamente, na última sexta-feira, de 10:30 às duas da tarde, no Festival de Cultura Popular, realizado na capital pernambucana, e que homenageava ao taperoaense de coração Ariano Suassuna. Os músicos paraibanos foram entusiasticamente aplaudidos pelo público pernambucano. (LG)

Nenhum comentário: