domingo, 14 de setembro de 2008

Semana de 08 a 14 de setembro de 2008

registros
1. Na quinta-feira, 11 de setembro, se vivo fosse, o Ministro Ernani Sátyro, ex-deputado federal, ex-governador da Paraíba e dos maiores intelectuais de nossa terra, teria completado 97 anos.
2. Registramos o falecimento na última quinta-feira de Dona Judite Dantas Diniz, de 74 anos de idade. Dona Judite era mãe de Dumerval (vigilante do Banco do Brasil) Sebastião Neto, Roberval e Ruberval. O sepultamento aconteceu na sexta-feira, no cemitério de São Miguel. As nossas condolências a todos os familiares.
3. A semana passada noticiamos aqui o falecimento do nosso ex-aluno Heriberto Gomes de Assis (Catolé), funcionário aposentado do Banco do Brasil. Na última sexta-feira tomamos conhecimento, através do também ex-aluno Larrimê Silva, de que outro ex-aluno, Coriolano de Moura Gomes, teria também sido vítima de enfarto na capital do Estado. Cori, como era mais conhecido, era engenheiro agrônomo e trabalhava há muitos anos para o Governo do Estado, tendo exercido vários cargos na antiga SEMARH, inclusive, ao tempo do falecido Secretário Gilberto Morais de quem gozava de toda confiança.
4. Quem aniversariou nesta sexta-feira, 12/09, foi o Dr. Egilmário Bezerra, conceituado médico local, que já foi prefeito da sua Cacimba de Areia. Parabéns meus e do meu companheiro de trabalho Evilásio Moreira, seu parceiro de longa data.
5. Aniversário ontem, 13/09, de meu ex-companheiro da Rádio Espinharas, Ribamar. Ribamar é importante liderança comunitária no Salgadinho e foi cerceado na sua pretensão de sair candidato a vereador este ano;
6. Também aniversariou ontem, 13/09, o meu amigo Igor, filho de Sílvia Letícia, companheira de trabalho no Ministério, em Patos. Parabéns dos pais, do mano Sávio, do bisavô Severino Carneiro, dos tios e primos. E também os nossos.
7. Registramos o aniversário hoje do prefeito Nabor Wanderley e na quinta do seu filho Ugo;
8. Quem está aniversariando na próxima quarta-feira, 17 de setembro, é a vereadora Zefinha das Bolsas, cujo aniversário havíamos anunciado em 17 do mês passado, por engano do informante;
9. Recebi esta semana, via e-mail, a seguinte mensagem:
”Luiz Gonzaga, estou ligado no seu programa de Boa Vista (Capital de Roraima) juntamente com minha família. Aqui tenho encontrado vários conterranêos.
Abraço de Roberto Fulton (filho do ex vereador Abdias Guedes)”
__________________________________________________________
opinião
A importância do voto de vereador.
Muita gente menospreza a função de vereador. E por isso não dá importância ao voto de vereador. Se empolga com a eleição de prefeito, é capaz de brigar em defesa do seu candidato e não dá importância ao voto que se destina a eleger o vereador.
Com relação ao vereador se criou um círculo vicioso que a gente tem que quebrar. Ao dar pouca importância aos vereadores, o eleitor vota em qualquer um e elege Câmaras cada vez piores. Uma Câmara ruim leva ao menosprezo cada vez maior da função. E o nível da Câmara afunda cada vez mais. Vereadores despreparados, vereadores venais, vereadores puxa-sacos.
A função da Câmara é fiscalizar o prefeito e a administração municipal. O vereador representa os olhos e os ouvidos dos eleitores para que a administração se faça em benefício da comunidade. O vereador que se vende ou o vereador puxa-saco que só faz balançar a cabeça aprovando tudo o que o prefeito quer, trai o voto que recebeu. Dá as costas para o seu eleitor e para a comunidade como um todo.
Um vereador independente é capaz de influir mesmo no prefeito do seu próprio partido, fazendo com que ele trabalhe em benefício da comunidade. Um bom vereador é garantia de que o prefeito será fiscalizado. Mesmo o prefeito que você elegeu, pode, em determinado momento, tomar decisões que prejudiquem a comunidade. Um vereador independente, mesmo que seja do partido do prefeito, vai criticar aquela decisão, vai combatê-la se for preciso e vai terminar fazendo com que o prefeito mude de idéia. A mesma coisa, fará uma oposição construtiva. Mesmo um vereador de oposição, se fizer uma oposição respeitosa e construtiva, será ouvido pelo prefeito.
Daí a importância de você escolher um bom vereador. Será um bom vereador aquele que conhecer os problemas da cidade, que participar dos movimentos da comunidade, que não se vender, que for independente. São poucos os candidatos que atendem estas condições, mas acredito que ainda haja em número suficiente para montar um câmara com nove, dez ou onze vereadores, como são as das cidades da nossa região.
Não vote em vereador que muda de lado em troca de vantagens. Não vote em vereador que só faz o que o chefe manda. Não vote em vereador financiado por alguém que vá mandar nele. Não vote em vereador que não tem profissão e que faz da política uma profissão. Se ele for viver do mandato é capaz de tudo para valorizar este mandato. Na maioria dos nossos municípios ninguém é vereador em tempo integral. Há sempre tempo para se dedicar a uma profissão, seja médico, advogado, comerciante, bancário, comerciário, funcionário público, empresário, militar, fazendeiro, agricultor, enfermeira, jogador de futebol, operário ou qualquer outra. O exercício de uma profissão vai garantir ao vereador uma posição de independência.
Ainda está em tempo de você escolher bem o seu vereador. Lembre-se ele é tão importante quanto o prefeito, principalmente, por que ele será um fiscal do prefeito seja correligionário seja adversário. E aqui um lembrete. Não tem nada de mais se você escolher um candidato a prefeito de um lado e o candidato a vereador do outro. Pode ser até uma garantia. Você pode ter um bom prefeito e um bom fiscal na Câmara. E se o vereador for bom, será até uma garantia de fiscalização bem feita, no caso de você não conseguir eleger o prefeito de sua preferência.
Pense bem na hora de escolher os seus candidatos. A escolha valerá para os próximos quatro anos. Mas não esqueça de que é tão importante escolher um bom prefeito, quanto escolher um bom vereador. Na última eleição o meu candidato a prefeito não conseguiu sucesso, mas o meu vereador foi eleito e não me fez vergonha durante quatro anos. E por isso vou votar nele de novo. Será que você pode dizer o mesmo do seu vereador?
_______________________________________________________________
notícias
TCE deferiu recurso de Dinaldo contra decisão anterior do tribunal.
Na sessão da última quarta-feira, o presidente em exercício no Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Nominando Diniz, deu o voto de desempate acolhendo recurso do ex-prefeito Dinaldo Wanderley. Em decisão anterior, o conselheiro Marcos Ubiratã havia levantado dúvidas sobre as despesas com a recuperação de quinze casas e com a rede coletora de esgotos, obras essas executadas no exercício de 2004, último da administração do ex-prefeito. Na oportunidade Marcos Ubiratã dera parecer pela desaprovação daquelas despesas o que motivou o recurso de Dinaldo, apresentando documentação em que entende justificadas as despesas. Com o deferimento do recurso o Presidente do Tribunal determinou que o órgão de instrução daquela Corte responda, em relatório complementar, os questionamentos levantados pelo conselheiro Marcos Ubiratã. Com a decisão o Tribunal de Contas fica devendo o seu parecer sobre as contas da administração Dinaldo Wanderley referentes ao ano de 2004, já que as contas referentes aos sete exercícios anteriores foram todas aprovadas. (LG).
______________________________________________________________
Socorro Marques contesta pesquisa.
A deputada Socorro Marques, candidata a prefeita de Patos pelo PPS, contestou, esta semana, recente pesquisa divulgada na cidade, em que seu nome não aparece como citada pelos eleitores. Se a pesquisa estava sob suspeita pelos números apresentados com relação aos candidatos que polarizam a disputa, Nabor e Dinaldo, tais suspeitas se tornam maiores com o fato de não apontar nenhuma manifestação em favor dos dois outros candidatos, a própria Socorro e Isaac Newton do PCB. Com relação a Isaac que teve apenas 101 votos como candidato a vereador em 2004 a surpresa não é tanta. Mas é inconcebível que a pesquisa não tenha encontrado nenhum eleitor da deputada Socorro Marques, que teve 2.293 votos em Patos para deputado estadual há apenas dois anos e que tem aqui militância política há muitos anos. Ela pode até não ter votos suficientes para disputar com os dois candidatos que polarizam a campanha, mas tem certamente votos em todos os bairros da cidade. São fatos desta natureza que terminam desacreditando as pesquisas que são apresentadas como feitas em Patos. (LG)
______________________________________________________________
Centro de Patos já recebe os primeiros parques para a festa da padroeira
(Wandecy Medeiros, portal da Rádio Espinharas)
O centro de Patos já começa a receber os primeiros parques para a tradicional Festa da Padroeira de Nossa Senhora da Guia. A expectativa é que no dia 14 praticamente todos os parques estejam armados para a alegria da criançada.
Depois das mudanças implementadas já desde o ano de 2007 os parques já não causam tanto transtornos no trânsito como acontecia antes, embora o fechamento de algumas ruas impliquem em maior movimentos em outras – o que provoca muito estresse nos motoristas, estresse que acaba sendo compensado com a alegria reinante durante os dez dias de festividades.
Na sexta-feira, as previsões otimistas não se concretizavam. O trânsito de Patos era uma verdadeira confusão, em que pese o esforço dos “azuisinhos” da STRANS. Uma das mãos da Solon de Lucena e a rua Ruy Barbosa eram insuficientes para fazer fluir o trânsito no centro da cidade. O sentido Santo Antônio/Centro exige outras alternativas para os veículos maiores. Talvez fosse o caso de abrir a Leôncio Wanderley nos dois sentidos, impedindo o estacionamento nas laterais. Assim como deveria ser impedido o estacionamento na Rui Barbosa e na faixa da Solon de Lucena destinada à passagem de veículos. Uma faixa de rolamento só não está dando vazão ao tráfego que, nos tempos normais, tinha várias alternativas. O tráfego que utilizava a Solon de Lucena nos dois sentidos, as ruas Ruy Barbosa num sentido, a João da Mata nos dois sentidos até a Bossuet Wanderley, além de Roldão Meira e rua da Pedra, está tendo que utilizar apenas metade da Solon de Lucena num sentido e a Ruy Barbosa no outro. Por conta disso a rua do Prado tem engarrafamento toda hora e a Felizardo Leite marcha para isso, embora tenha a alternativa de uma faixa da Pedro Caetano e outra da 26 de julho para quem sai para Teixeira. É louvável o esforço da STTRANS e dos seus guardinhas, mas a confusão é grande e vai durar mais dez dias. A solução talvez seja tirar parques e barracas da Solon de Lucena e Epitácio Pessoa, passando a utilizar só as transversais como Peregrino Filho, Bossuet Wanderley e Rio Branco. Ou levar tudo para o Terreiro do Forró e adjacências. (LG)
______________________________________________________________
Jantar abriu Fasta da Guia em Patos
(Patos Online)


A Paróquia de Nossa Senhora da Guia realizou o jantar de lançamento de mais uma edição da tradicional Festa da Guia, padroeira de Patos, que celebra 220 anos.
Durante o jantar, realizado após à missa, houve apresentações culturais de dança e humor. A abertura da festa será próximo domingo, 14, com uma carreata saindo da Igreja de São Pedro, Bairro Jatobá, a qual visitará as paróquias, finalizando na Catedral, onde acontece hasteamento da bandeira.
Novenário, missas e confissões marcarão a parte religiosa. O público de toda a região está convidado também para participar da parte social, com o pavilhão central, que este ano trará vários artistas, inclusive a banda Estação da Luz, de Esperança, a qual tocou na festa dos Anos 60 deste ano, e o pernambucano Geraldinho Lins, um dos grandes sucessos da música nordestina da atualidade, além dos parques, que começaram a chegar esta semana para invadir as ruas centrais da cidade, contribuindo para uma maior alegria de crianças e jovens.
Começa hoje a parte religiosa e social da Festa da Guia. A tradicional Festa de Setembro é a festa do reencontro dos patoenses espalhados por todo o Brasil. Milhares de devotos da Mãe Daguia e de patoenses saudosos virão a Patos até o dia 24 de setembro, dia da nossa excelsa padroeira. (LG)
______________________________________________________________
Sindicato dos Jornalistas elege nova diretoria na terça.
Associados do Sindicato dos Jornalistas da Paraíba estão sendo convocados a participar da eleição da nova diretoria do Sindicato, na próxima terça-feira. Os associados de Patos poderão votar na sede da AISP que fica no primeiro andar do Edif. Rayane. O presidente Land Seixas é candidato à reeleição contra um forte candidato de oposição. (LG)
______________________________________________________________
Damião Lucena lançou sua belíssima revista Mãe Daguia.
Com o capricho que sempre cerca as revistas que lança, o companheiro Damião Lucena lançou esta semana a revista Mãe Daguia, Padroeira de Patos. Contando a história das igrejas dedicadas à Mãe Daguia e mostrando as pinturas do interior da Catedral, inclusive com a tradução dos dísticos em latim, a nova edição merece ser adquirida e guardada com todo o carinho. A revista é acompanhada de um DVD que mostra o estado atual das pinturas internas da Catedral.
Agradecemos a Damião que através do Adilton nos fez chegar um exemplar da revista e do DVD. (LG)
______________________________________________________________
Antônio Mineral tirou licença de 125 dias.
Confirmando o que antecipamos aqui na REVISTA DA SEMANA, o deputado Antonio Mineral, depois de uma licença saúde de oito dias tirou uma licença de 117 dias para tratar de assuntos particulares com o que ensejou a posse do suplente Carlos Sousa irmão do prefeito de Bayeux, Jota Júnior. Segundo se informa, Mineral pretende intensificar a participação na campanha de vários candidatos amigos. (LG)
______________________________________________________________
Delegado Regional da Polícia Civil critica interdição da Bossuet Wanderley.
O delegado regional da Polícia Civil, Dr. Marcos Vasconcelos, criticou esta semana a interdição da rua Bossuet Wanderley, em frente à Superintendência de Polícia, para a instalação de parques de diversão. Disse o Dr. Marcos que o espaço é área de segurança e a ocupação da rua pode trazer transtornos para o trabalho policial, isentando-se das conseqüências advindas do bloqueio da rua. Dr. Marcos disse que a administração municipal não o convidou para a reunião em que foi discutida a utilização dos espaços pelos parques, motivo pelo qual só agora tomou conhecimento de que o trecho em frente à Superintendência seria interditado.
Também manifestaram insatisfação com o bloqueio da rua Bossuet Wanderley os proprietários de várias clínicas existentes no trecho interditado, argumentando com a dificuldade de acesso dos clientes, muitos inclusive com dificuldade de locomoção.
Os críticos têm sugerido que se faça uma consulta à população no sentido de levar os parques e barracas para o Terreiro do Forró. Alegam que deveriam ficar nas imediações da Catedral apenas a parte religiosa e as barracas de quermesse. (LG)
______________________________________________
III BPM promove na próxima quinta caminhada educativa do trânsito.
O comando do III BPM está convidando toda a população para acompanhar de perto a Caminhada Educativa alusiva ao início da Semana Nacional do Trânsito e ao 5º ano do Projeto UMA SEMANA TRANSITANDO COM VOCÊ. A Caminhada que terá a participação de 350 crianças de escolas da cidade terá início na Praça João Pessoa, na quinta-feira, às sete e meia da manhã.
Não sabemos por onde prosseguirá a caminhada, já que uma das pistas da Solon de Lucena e da Epitácio Pessoa está interditada e a outra se destina ao já conturbado trânsito de veículos. O exemplo não parece dos melhores para uma semana de trânsito. (LG)
Adiada a realização do 7º Festival de Cantadores, em Santa Terezinha.
Foi adiada para data a ser anunciada, provavelmente no próximo mês de outubro, a realização do 7º Festival de Cantadores de Viola que estava marcado para o dia 26 de setembro, na cidade de Santa Terezinha (PB). O Festival deve ser realizado no Clube Municipal e o coordenador do evento, poeta Jomaci Dantas, foi aconselhado a adiar o evento para evitar exploração política. Deverão participar do evento as mesmas duplas previstas anteriormente, a menos que haja conflito entre a nova data e compromissos marcados anteriormente por algum dos poetas, fato que deverá ser considerado na marcação do novo dia. Em breve deveremos anunciar a nova data do evento assim como os participantes, de acordo com a coordenação de Jomaci Dantas Promoções Culturais.
______________________________________________________________
Noticiário da Câmara de Patos
Câmara se reuniu apenas na terça-feira, começando um recesso branco que deve durar durante toda a Festa de Setembro e queira Deus que termine antes das eleições. Apenas o licenciado vereador Bonifácio Rocha deixou de comparecer. Apenas os vereadores Marcos Eduardo e Inácio de Gelo usaram a tribuna. Ambos manifestando a preocupação com a exigência feita pelo Ministério Público de que comerciantes de calçados, bolsas e redes que comandam intenso comércio ambulante a partir de Patos passem a registrar os seus vendedores ou corretores como empregados. Alegam que a exigência pode gerar desemprego. (Esquecem que sem registro os trabalhadores são meros biscateiros que nunca poderão se aposentar e se adoecerem ou se acidentarem deixarão as famílias à míngua). Foram aprovados quatro requerimentos. Um de Zé Motta propondo votos de pesar pelo falecimento de Joselito Pereira de Andrade, ocorrida no dia 11 de agosto (por que só se lembrou agora, um mês depois?). Pipi pediu à administração municipal a construção de asfalto da cidade de Patos até a Agrovila Campo Comprido (será que a prefeitura tem condições, Pipi?). Chico Bocão pediu à prefeitura uma sede própria para a Associação dos Moradores do Bairro do Salgadinho (e para as outras associações de Moradores será que elas também não merecem, Chico? E elas não é que deveriam implantar sua sede própria?). Requerimento do mesmo Chico Bocão propôs voto de pesar pelo falecimento do comerciante Martinho Pereira de Araújo, de 71 anos de idade, ocorrido no último dia 28 de agosto. (LG)

Nenhum comentário: