domingo, 6 de maio de 2007

CRIME TRAUMATIZA A CIDADE DE PATOS.
A cidade de Patos foi surpreendida no final da noite da última segunda-feira com a notícia do assassinato de Tarsiana Torres Medeiros de Figueiredo. O crime teria ocorrido por volta das dez e quarenta e cinco da noite, segundo telefonema recebido pela polícia, nas proximidades de uma barragem existente no bairro do Salgadinho. O telefone foi dado por um homem que afirmou ter ouvido os tiros e o barulho de uma mota se afastando. Várias viaturas da PM, juntamente com agentes do Serviço Reservado da PM se deslocaram para o local, confirmando a veracidade do teor do telefonema. Ao lado do corpo da vítima, a polícia encontrou um telefone celular. Verificando os registros de telefonemas dados para a vítima nas últimas horas, a polícia teria chegado a um desses telefonemas que teria sido dado por um motorista de táxi da Rodoviária. Confrontado pela polícia, o taxista disse que emprestara o seu celular a um outro taxista que tentava falar com uma pessoa que não estava atendendo quando ele usava o seu próprio celular. O segundo taxista foi localizado em casa e identificado como a pessoa que mantinha até bem pouco tempo um relacionamento amoroso com a vítima. O taxista, identificado pela polícia como Rosemiro Sales de Assis, residente no bairro do Salgadinho, foi preso e encaminhado para a 5ª Superintendência de Polícia Civil, de onde, depois de ouvido foi levado para a Penitenciária local. Alguns outros indícios coligidos pela polícia reforçam a identificação do suspeito através do telefone celular. Um vigia de rua que trabalha próximo ao local do crime teria visto a moto passar com o casal e pouco depois ouviu os tiros e a passagem do suspeito de volta, sozinho. A vítima teria sido atraída para o encontro fatal por um telefonema em que o suspeito ameaçava a vida de um filho menor da vítima, fruto de um casamento anterior, se ela não atendesse ao seu chamado. O telefonema teria sido presenciado por uma pessoa ligada à vítima. Moradores das ruas Miguel Sátiro e Tiradentes teriam visto quando o suspeito apanhou a vítima nas proximidades da barraca de Tião, numa pracinha próxima no final da Miguel Sátyro. Segundo os vizinhos da vítima, durante o relacionamento com o suspeito, eram constantes as brigas do casal por motivos de ciúme e era freqüente ela ser surrada pelo suspeito. O relacionamento fora rompida há algum tempo, mas o suspeito continuava a insistir por uma reconciliação.
Ontem pela manhã foi realizada em Patos uma caminhada pela Paz, promovido pelos movimentos ligados aos direitos da mulher e por familiares da mais nova vítima de agressão fatal contra mulheres. A caminhada que começaria em frente à Catedral, às nove horas da manhã, estava programada para ir até a frente do Presídio Regional, com uma parada em frente ao Fórum Miguel Sátyro, para pedir justiça.
VICENTE CONSERVA GARANTE QUE NABOR ANUNCIA MUDANÇAS ATÉ O DIA 10.
Em contato com o companheiro Virgílio Trindade, o coordenador de Comunicação da Prefeitura, jornalista Vicente Conserva, confirmou que haverá mudanças na equipe do prefeito Nabor Wanderley. Vicente, entretanto, minimizou as mudanças dizendo que serão feitos apenas alguns ajustes. O Secretário de Planejamento, e também jornalista, Mizael Nóbrega, por outro lado, garante que as mudanças não serão meramente decorativas. Garante que haverá mudanças profundas.
O nosso colaborador jornalista Adilton Dias apurou que, na última sexta-feira, aconteceria uma reunião do prefeito com sua equipe, vereadores e lideranças do partido para discutir as mudanças.

RILDIAN GARANTE QUE SAI DA STTRANS POR VONTADE PRÓPRIA.
Dado como uma das mudanças certas na equipe da atual administração, o superintendente da STTRANS diz que tem sido vítima de “fogo-amigo”, nos últimos dias mas que sairá do órgão por vontade própria. Ele diz que pessoas ligadas ao grupo do prefeito têm divulgado a sua substituição, mas não seria esse o “animus” de Nabor. Rildian diz que entende que cumpriu a missão que lhe foi confiada (realizar mudanças profundas no trânsito de Patos) e que vai partir para outros desafios.
Corre, entretanto, a informação, nos bastidores da política local, de que, em recente reunião das lideranças do partido, a deputada Chica Motta teria “pedido a cabeça” de Rildian, alegando que ele seria fonte de desgaste para a administração.
Admite-se que Rildian enfrentou sérias resistências para a implantação de mudanças que melhoraram sensivelmente o trânsito de Patos. Mas quem ganhou com isso foi a população de modo geral. Os insatisfeitos foram justamente os que se sentem prejudicados pessoalmente com as mudanças. Espera-se que no caso de mudanças na STTRANS não seja destruído o trabalho feito até agora. Neste caso, os responsáveis pela saída de Rildian seriam responsáveis pelos problemas que surgirem daqui pra frente. E ainda há muitas irregularidades no nosso trânsito, como a existência de moto-taxistas e taxistas clandestinos que ameaçam o serviço de transportes públicos. Pessoas que trafegam na “contra-mão” em ruas de mão única, veículos carregando pedra, areia e barro sem a cobertura obrigatória da carroceria, transporte alternativo em veículos de uso pessoal e outros abusos. A STTRANS precisa de alguém que tenha moral para combater estes abusos.

NABOR ESTARIA PRETENDENDO DESCARTAR OSCIP.
Circulou esta semana na sala de imprensa da Prefeitura a informação de que o prefeito Nabor Wanderley estaria pretendendo, nos próximos sessenta dias, descartar uma OSCIP que presta serviço na cidade de Patos e que seria fonte de várias irregularidades. Outra informação que corre é que pessoas ligadas a esta OSCIP estariam insatisfeitas com a administração justamente por essa pretensão de contrariar o seu interesse.
Com relação à OSCIP é bom lembrar que a Prefeitura de Patos assinou o Termo de Ajuste de Conduta com o Ministério Público do Trabalho em que se comprometeu a realizar concurso público para as áreas atendidas por uma OSCIP, principalmente na área de Saúde, e admitir os concursados, descartando os trabalhadores fornecidos pela OSCIP. Como o prazo acertado no Termo de Ajuste de Conduta vence no próximo mês de agosto, a decisão de Nabor (descartar a OSCIP em sessenta dias) deveria estar baseada neste compromisso e não em ânimo próprio.

MÚCIO NÃO DEVE IR PARA PMDB.
Em entrevista a Virgílio Trindade, sábado passado no Radar, o ex-vereador Guaray Martins disse que é muito provável que o ex-deputado Múcio Satyro, que se desfiliou do PTB, assine ficha de filiação em um dos partidos que apóiam o prefeito Nabor Wanderley, de quem Elizabeth Sátyro, esposa de Múcio, é Secretária de Ação Social. Guaray acha que dificilmente Múcio se filiará ao PMDB. Guaray, um dos escudeiros de Múcio Satyro, disse que não acompanharia Múcio na sua nova opção, mas deve ir para o DEM (ex-PFL) pois continuará apoiando o deputado Dinaldo Wanderley, único candidato, segundo ele, capaz de derrotar o atual prefeito Nabor Wanderley. Guaray entende que a oposição a Nabor deve marchar junta, discutindo internamente algum problema existente dentro do grupo. Guaray entende que qualquer dissidência na base de Cássio Cunha Lima, a nível local, só beneficiará ao atual prefeito.

Nenhum comentário: