domingo, 27 de maio de 2007

MONSENHOR VIEIRA NA HISTÓRIA DE PATOS 2
Recebemos, durante a semana, várias mensagens de ouvintes e leitores do programa na internet, se solidarizando com os termos do comentário que aqui fizemos no último domingo sobre a idéia de retirar a estátua de Mons. Vieira, da praça João Pessoa para colocar numa praça escondida ao lado da Escola Estadual Mons. Vieira.
Na terça-feira, o coordenador de Comunicação da Prefeitura, Vicente Conserva, entrou em contato conosco para dizer que a estátua não seria mais tirada do local atual, na frente da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Mons. Vieira, na Praça João Pessoa.
Ontem, o vereador José Motta também ligou para mim para assumir a paternidade da idéia de levar a estátua de Mons. Vieira para a praça construída ao lado do Colégio e que teria o nome do saudoso sacerdote. Disse-nos Zé Motta que fora informado da intenção dos familiares de Mons. Vieira de confeccionar um busto do seu parente para colocar na Praça João Pessoa e, por isso, esposara a idéia de levar a estátua para a indigitada praça. Argumentei que a idéia dos familiares era outra, conforme me fora transmitida pelo professor Durval Fernandes, primo do Mons. Vieira e, como ele, ex-diretor daquele colégio. Segundo Durval, os familiares pretendem mandar confeccionar um busto ou estátua de bronze para colocar na praça João Pessoa e colocar a estátua dentro do Colégio em lugar de destaque. Informou que representantes da família já estariam em contato com a Secretaria de Educação do Estado para viabilizar a nova localização da estátua assim que a nova escultura fique pronta.
A nosso ver, desde que uma nova escultura seja colocada na Praça João Pessoa, a melhor localização para a atual estátua seria o interior do Colégio que leva o nome de Mons. Vieira, onde ele estaria espiritualmente mais à vontade. E até sugeriríamos que a estátua antiga fosse colocada no espaço existente à frente das duas escadarias que dão acesso à diretoria, mais ou menos no local de onde Padre Vieira fazia preleções aos seus milhares de alunos.
Com relação à nova escultura em bronze que a família anuncia, poderia ser colocada ou nas escadarias da Praça João Pessoa ou no espaço existente entre os canteiros da parte de cima da praça, desde que fique em posição fronteira ao colégio. Reconheço que a atual posição é inconveniente pois fica no leito da rua. O que não admito de maneira nenhuma (mas quem sou eu para enfrentar os iluminados e poderosos de plantão?) é que a estátua de Mons. Vieira seja jogada no lixo, por maior que tenha sido o esforço em transformar o antigo monturo em praça, escondida de quem passa pela Praça João Pessoa. Por mais árvores e luminárias que lhe agreguem, continuará a ser um local escondido, ideal para namoros escusos e rodadas de fumaça.
No ano em que se comemora seu centenário de nascimento, Mons. Vieira deveria receber da cidade de Patos, de que foi grande benfeitor, as mais expressivas homenagens. (LG)

Nenhum comentário: